Para quem esta focado em fotografar como trabalho, para fins comerciais e de servicos pre arranjados, o estilo eh naveedade identidade visual, um marketing ao qual o fotografo escolhe e tem que entao entregar o trabalho dentro dessaidentidade vendida. Em outras palavras eh algo para vender.
Mas como fotografo em geral, hobby, artistico ou conceitual, ficar escolhendo ou pensando em uma maneira ou padrao para ficar aplicando em suas fotos eh criativamente limitador a criatividade, tende a ficar inatural. Como um cara que eu vi que falava que o estilo dele eram fotos com contraste forte e textura dura, e por ficar aplicado tal efeito visual em todas as fotos, acabava criando imagens em que tal eveito nao tinha muito a vez, como querer mostrar a beleza e vulnerabilidade de uma pequena crianca, ou as linhas harmonicas de um predio oderno, com tal textura que tornavam ambos com aparencia envelhecida e desgastada. E assim a pessoa aplicando tal "estilo" cegamente, acaba nem pensando mais o que esta comunicando visualmente, pq resume tudo em "meu estilo".
A maneira que eu vejo, estilo eh a sua forma de perceber o tema, de abordar o tema, de usar suas ferramentas, suas experiencias e consequentemente seu olhar.
E tal olhar vc nao pre programa se nao fica algo falso e artificial. Eh algo que vem com as experiencias e maneira deexperienciar, e abordar aquilo que fotografa.
Tal olhar eh a sua personalidade, sua fase, que pode resultar em caracteristicas visuais muito claras em suas fotos, ou nao tao claras, estando ali nos detalhes para os observadores mais atentos. Tal olhar/fase pode durar muitos anos ou pode durar 1 projeto, e casa projeto vc percebe a evolucao de seu olhar (estivo). Vc pode ter aüenas um olhar que eh como üercebe e aborda tudo, ou diferentes maneiras de abordar e experienciar diferentes temas.
Tal olhar que eh chamado de estilo cria certas padronizacoes que eh a forma que vc enxerga, expressa e aborda o que fotografa de acordo com sua personalidade, experiencias visuais, gosto, fase de vida. E muitas vezes o proprio fotografo nem percebe que tem um olhar definido, mas sim descobre quando ve outros percebendo essas padronizacoes.
Imagina se os grandes mestres da pintura, musica e escultura tivessem decidido que tem que ter um estilo. O quanto empobrecido seria as artes. Pq estilo, eh um olhar que vc descobre sobre uma abordagem e consequentemente explora tal percepao visual. Como descobrir uma porta e ver o que ha por tras dela, o que ela pode revelar e apresentar...
Nao atoa que imagens publicitarias sempre tem um are frio, vazio e artificial nelas, pq se percebe concientemente ou nao eh que imagens publicitarias/comerciais sao muito manufaturadas e pre planejadas, e principalmente buscasm te iludir (vender) a algo (produto, conceito, etc) que tem o objetivo de causar anciedades que incitam desejos sobre alternativas de si mesmo, ao qual se busca obter no consumismo.
Estilo nao eh um padrao visual pre planejado e programado, para ficar aplicando em todas as fotos como forma de vender um produto industrializado. Isso ai ja eh marketing (identidade visual marketeira. Branding). Nao ha investigacao, exploracao, descobertas, apenas apresentacao (vitrine).
Ai que esta, vc fotografa buscando vender um produto, criar arciedade de altenativas como incitacao de desejo alheio (ou de si proprio)...?
Ou vc fotografa buscando explorar perspectivas e olhares que lhe mostram uma nova parcepcao de mundo para descobrir, explorar, se aventurar?
Essa eh a diferenca entre fotografar para fins financeiros (atrair dinheiro alheio para pagar suas contas) e fotografar para fins artisticos (expressao da experiencia de mundo e pessoal).
E o que eu percebo eh que a grande maioria das pessoas, principalmente fotografos, usam linguagens e padraos publicitarios para expressao que a principio seriam artisticas, criando algo que entao seria uma expressao nao materialista e nem com fins tangivel que eh a arte, com uma linguagem desenvolvida para explorar o materialismo e anceios a tangibilidade de algo a se obter ou se tornar que eh a publicidade.