Autor Tópico: Vcs se preocupam em ter um estilo bem definido pra si?  (Lida 8518 vezes)

lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Online: 13 de Setembro de 2017, 00:24:09
Algo que faça a pessoa bater o olho e reconhecer. "Pô. Essa foto é de tal fulano certeza. Inconfundível"

Vcs acham q isso é muito importante? Seja pra si mesmo, por reconhecimento, etc. Não importa o motivo.

Claro que pode não ser muito relevante mas mesmo assim vc tem aquela linha/estilo marcante. Tem gente q não liga e não tem estilo algum e tem gente q liga e mesmo assim tem um (mesmo q sem querer)

Fico meio deprimido às vezes. Entro no portfolio e insta de caras bons e vc nota um padrão claro nos trabalhos. Seja tratamento ou ângulo

Eu ainda não consigo ver como mérito ou demérito o q ando fazendo. Parece um pouco sem padrão. Até uns anos atrás eu achava isso legal (sem muito motivos. não pensei a fundo) mas agora não sei opinar sobre. Não sei o que pensar. Só sei que meu insta parece uma junção de 3 fotógrafos diferentes (+ um desenhista pra piorar.). Não tenho tanta clareza e sei da confusão visual e a mensagem negativa de promoção/marketing pessoal q isso causa. O ponto da discussão nem é essa na realidade mas fica como desabafo (e q to ciente disso). Até pq não é algo que me atrapalha profissinonalmente (ainda bem)

O foco é que não sei pq ainda não sigo uma linha mais firme. Talvez eu ainda esteja achando o ponto certo da fotografia que eu gosto de fazer. Cada abordagem fotográfica q faço é um novo tratamento q não conversa com outros estilos algumas vezes. Presets extremamente distintos como se eu ainda estivesse em fase de experimentação. Bom... talvez isso seja bom. Pode ser um processo q leva tempo até eu achar meu lugar. Ou se isso é o meu jeito q vou carregar pra sempre. Só vou saber em alguns anos (caso continue assim ou pare em algum lugar confortável. q me sinta em casa).

"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 13 de Setembro de 2017, 00:41:11
Acho que não tem nada a ver, se você pegar o trabalho de fotógrafos renomados verá que também houveram padrões distintos durante a carreira, não há regras.


http://platonphoto.com/gallery/stories/garage-on-vocation/






http://platonphoto.com/gallery/portraits/music/tonybennet/





lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #2 Online: 13 de Setembro de 2017, 00:50:20
Acho que não tem nada a ver, se você pegar o trabalho de fotógrafos renomados verá que também houveram padrões distintos durante a carreira, não há regras.


http://platonphoto.com/gallery/stories/garage-on-vocation/






http://platonphoto.com/gallery/portraits/music/tonybennet/

Acho que vc está falando de fases. Um período tirando de um jeito e aí acabou evoluindo ou mudando tempos depois, não é isso?

digo levar essas diferenças tudo ao mesmo tempo. Vc acorda num dia e faz uma foto de um jeito e às vezes no mesmo dia acaba fazendo algo bem diferente. Como se vc não fosse mais vc por umas horinhas  :hysterical:

Não sei se deixei claro. Ou se vc entendeu e as referências são basicamente o q falei. Porém vc não respondeu sobre vc mesmo. Se isso é algo q preocupa, busca, se isso é algo q te define, etc.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2017, 00:51:51 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #3 Online: 13 de Setembro de 2017, 01:00:45
Eu não sou o mesmo de 1 ano atrás e certamente serei diferente nos próximos.

Apesar da frase redundante e simples, ela reflete nossa caminhada como pessoa, inspirações, aspirações,
dores e alegrias que vão forjando nossa personalidade ao longo do tempo.

Olho para minhas fotos de 6 anos atrás e me enxergo nelas, no período em que elas foram feitas.

Faria diferente hoje? Como a mentalidade de HOJE sim, buscaria pelo mais simples, mais direto e com menos "clichê".

Olhando pra mim, no começo eu tinha uma necessidade de experimentar de tudo, provar que era capaz de fazer, ânsia de um aspirante na fotografia.

Tenho comigo que quero seguir a linha de paisagens, à fundo e bem feita, é o que me atrai atualmente.

Em relação à frustração, ela faz parte do processo artístico, não há aprendizado sem trauma e a insatisfação é a alma inquieta que busca pela excelência!
« Última modificação: 13 de Setembro de 2017, 01:00:59 por ArmandoFerreira »


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #4 Online: 13 de Setembro de 2017, 01:06:52
Eu não sou o mesmo de 1 ano atrás e certamente serei diferente nos próximos.

Apesar da frase redundante e simples, ela reflete nossa caminhada como pessoa, inspirações, aspirações,
dores e alegrias que vão forjando nossa personalidade ao longo do tempo.

Olho para minhas fotos de 6 anos atrás e me enxergo nelas, no período em que elas foram feitas.

Faria diferente hoje? Como a mentalidade de HOJE sim, buscaria pelo mais simples, mais direto e com menos "clichê".

Olhando pra mim, no começo eu tinha uma necessidade de experimentar de tudo, provar que era capaz de fazer, ânsia de um aspirante na fotografia.

Tenho comigo que quero seguir a linha de paisagens, à fundo e bem feita, é o que me atrai atualmente.

Em relação à frustração, ela faz parte do processo artístico, não há aprendizado sem trauma e a insatisfação é a alma inquieta que busca pela excelência!

pelo jeito não me expressei bem mesmo. A foto q a gente faz hoje com certeza vai ser diferente de anos atrás por N fatores (as vezes não muda. acontece :/).

Pode ser pq vc evoluiu, mudou como pessoa, etc. Meu ponto não é exatamente esse... Isso aí q vc falou é normal acontecer na vida. Durante sua jornada vc muda/evolui/cresce/amadurece

meu ponto é só falta de algo mais definido pra esse momento de agora. Meio perdido fazendo muita coisa q não se conversam bem visualmente em um curto espaço de tempo.
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #5 Online: 13 de Setembro de 2017, 01:06:52
meu estilo é não ter estilo. sempre que você ver uma foto nao conseguir definir de quem é, saiba que talvez seja minha.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #6 Online: 13 de Setembro de 2017, 01:09:10
meu estilo é não ter estilo. sempre que você ver uma foto nao conseguir definir de quem é, saiba que talvez seja minha.

as vezes nós mesmos não damos conta de como o nosso trabalho pode ter uma linha q outros captam com facilidade (por estar vendo por uma outra ótica. Espectador de fora)

pode ou não ser o meu caso. Pode ser q vc ache q não tem um mas outros conseguem saber quando é ou não é uma fotografia sua. É interessante tbm.
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #7 Online: 13 de Setembro de 2017, 01:11:16
Eu entendo o que quer dizer, você está pronto para ouvir ideias em um outro ponto de vista?


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 13 de Setembro de 2017, 01:12:32
Como procuro fazer algo por prazer e estou sempre estudando, prefiro mudar quando aprendo algo novo ou quando sinto necessidade, isso me dá prazer no processo fotográfico, vendo meu flickr dá pra sacar que muda bastante, tem muita experimentação.


Quer algo pior ? Escolher fotos que você realmente goste e mande imprimir por exemplo, complicado...


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #9 Online: 13 de Setembro de 2017, 02:00:08
Eu entendo o que quer dizer, você está pronto para ouvir ideias em um outro ponto de vista?

er... sim?

Como procuro fazer algo por prazer e estou sempre estudando, prefiro mudar quando aprendo algo novo ou quando sinto necessidade, isso me dá prazer no processo fotográfico, vendo meu flickr dá pra sacar que muda bastante, tem muita experimentação.


Quer algo pior ? Escolher fotos que você realmente goste e mande imprimir por exemplo, complicado...

Haha sim é complicado. Depois de passar num estudio de impressão tive q rever umas coisas sobre edição pq tem coisas q vc tem q segurar e aparecem de forma bem nítida no print.

Bom q o lugar onde vou fazem uma pequena edição para que a foto saia do jeito q vi no monitor deles mediante a minha aprovação.

O problema q não dá pra mandar direto por email. Arquivo tiff de 130mb e ter q ver pessoalmente se a imagem ficou ok e se o papel q vc escolheu combina e agrada tbm. Só pegando na mão mesmo! É uma área q não tenho vergonha alguma de admitir que delego 100%. Pra mim já basta morrer na pós produção  :hysterical:
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 13 de Setembro de 2017, 06:30:08
Há 3 anos, escrevi um texto sobre esse assunto. Se alguém tiver paciência pra ler...

http://camaraobscura.fot.br/estilo-fotografico/

Nós gostamos de criar conceitos. Nomes, categorias, rótulos. Sua função é nos ajudar a descrever e entender o mundo. Olhamos para o mundo e, a partir dele, inventamos palavras que significam algo. É muito prático: em vez de termos que descrever ou olhar para o mundo toda vez que queremos nos referir a ele, podemos usar apenas uma ou duas palavras e pronto. Mas, com o tempo, esquecemos que a linguagem não é o mundo, e que os conceitos que criamos não existem por conta própria: eles são apenas uma representação simplificada de algo que vai muito além.

Um desses conceitos é o de estilo na criação fotográfica. Olhamos para os trabalhos de alguns fotógrafos e percebemos que há algo ali. Um padrão, uma repetição, uma conjugação de elementos. No assunto, na estética, na forma de fazer. Algo que, após vermos algumas obras, nos permite identificar outras. O estilo é aquilo que torna as obras reconhecíveis. É a coesão.

Muitos fotógrafos iniciantes acreditam que precisam criar, inventar ou descobrir seu estilo, como se o estilo surgisse antes da produção. Querer encontrar um estilo antes de se aprofundar no fazer fotográfico é como querer estar bronzeado antes de sair no sol. É colocar o carro na frente dos bois.

Esquecem-se que o estilo, como algo isolado, não existe: é apenas uma palavra para descrever uma linha tênue e abstrata que percorre a produção de um autor. Em termos concretos, não há estilo, há apenas o trabalhos. O fotógrafo cria fotografias, ele vê o mundo e o retrata. O que chamamos de estilo é uma criação mental, um conceito, uma interpretação que deriva das obras na visão do espectador. Se nos prendermos demais ao conceito de estilo, perderemos o contato com a obra. Pior, podemos artificializar demais a nossa própria fotografia ao querer enquadrá-la em uma ideia sem que haja conteúdo que a sustente.

Se admiramos o “estilo” de um fotógrafo, na verdade admiramos o que ele faz, como ele faz. É a força do seu trabalho. Quando o trabalho é intenso, quando há dedicação, há o resultado. Para quem cria, é o processo que conta. Se olharmos apenas para o resultado, sem entender o caminho até lá, ficaremos perdidos.

Esqueça o estilo e concentre-se na busca. O que existe, o que você faz, o que os outros veem é a sua fotografia. O que chamamos de estilo é apenas uma consequência, que acontece dependendo da força do seu fazer fotográfico. Estilo é o resultado natural de uma busca sincera.


MoisesFontana

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 277
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 13 de Setembro de 2017, 06:35:16
Eu ainda estou tentando aprender a fotografar, então ter um estilo próprio me parece algo bem distante.

Também acredito que para ter um estilo próprio a pessoa precisa meio que ter um pé na arte de pintura, e isso, definitivamente é algo que não está no meu sangue.

Lembro quando fiz faculdade, tive uma cadeira de artes, e a cadeira toda foi estudar trabalhos da Frida Khalo, cara, sério, passei a cadeira toda pensando "what the hell", o que eu tô estudando? Eu simplesmente não consegui enxergar nada naqueles trabalhos.

Cheguei a conclusão que jamais serei um artista da fotografia, ou ter um estilo próprio,  simplesmente não consigo  ver a essência da arte, única coisa que enxergo é se está bonito ou não, baseado simplesmente em gostos pessoais.  :(
Nikon D7200 / Sigma 17-70mm / Nikkor 50mm / Nikkor Micro 40mm


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 13 de Setembro de 2017, 07:20:46
Eu tento manter meu estilo na fotografia, sempre saio pra fotografar de óculos escuros e com jaqueta de couro.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #13 Online: 13 de Setembro de 2017, 07:33:35
Lee, vou falar profissionalmente, pois eu vivo disso.

Eu acredito que quando alguém olha uma fotografia e não tem a menor ideia de quem fez, este fotógrafo será apenas mais um na multidão, é o cara que comercialmente falando, terá que se sobressair por outros meios, vendendo sua imagem profissional, ética e tudo mais, mas com uma fotografia que qualquer um pode fazer.

Eu hoje, em fotografia de ensaio (principalmente infantil), consegui me diferenciar da maioria, ouço dos mais variados tipos de pessoas, que reconhecem uma foto minha só de bater o olho, e isso teve um impacto fortíssimo no meu lado comercial, mas isso não vem ao caso, o caso é que durante muito tempo eu busquei, e ainda busco uma forma de não remar com a multidão, busco sempre uma forma de ser reconhecido pela minha fotografia, e tem funcionado.

Agora o problema: Esse diferencial que consegui nos ensaios, não estou tendo o mesmo resultado nos casamentos, minha fotografia de casamento é comum, como de qualquer outro fotógrafo comum, olho meus álbuns e não vejo diferença dos outros álbuns de amigos fotógrafos. E talvez por isso eu não tenha dado muita ênfase aos casamentos nesses últimos tempos e me dedicado muito a ensaios.

Não é uma questão da fotografia mudar constantemente, pois isso vai sempre ocorrer, é uma evolução natural, é uma questão de estar em outro patamar, tendo seu DNA nas imagens, e a evolução vai ocorrendo em um nível diferente.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #14 Online: 13 de Setembro de 2017, 08:14:54
Lee, vou falar profissionalmente, pois eu vivo disso.

Eu acredito que quando alguém olha uma fotografia e não tem a menor ideia de quem fez, este fotógrafo será apenas mais um na multidão, é o cara que comercialmente falando, terá que se sobressair por outros meios, vendendo sua imagem profissional, ética e tudo mais, mas com uma fotografia que qualquer um pode fazer.

Eu hoje, em fotografia de ensaio (principalmente infantil), consegui me diferenciar da maioria, ouço dos mais variados tipos de pessoas, que reconhecem uma foto minha só de bater o olho, e isso teve um impacto fortíssimo no meu lado comercial, mas isso não vem ao caso, o caso é que durante muito tempo eu busquei, e ainda busco uma forma de não remar com a multidão, busco sempre uma forma de ser reconhecido pela minha fotografia, e tem funcionado.

Agora o problema: Esse diferencial que consegui nos ensaios, não estou tendo o mesmo resultado nos casamentos, minha fotografia de casamento é comum, como de qualquer outro fotógrafo comum, olho meus álbuns e não vejo diferença dos outros álbuns de amigos fotógrafos. E talvez por isso eu não tenha dado muita ênfase aos casamentos nesses últimos tempos e me dedicado muito a ensaios.

Não é uma questão da fotografia mudar constantemente, pois isso vai sempre ocorrer, é uma evolução natural, é uma questão de estar em outro patamar, tendo seu DNA nas imagens, e a evolução vai ocorrendo em um nível diferente.

2x :clap:
Quando conseguimos uma identidade profissional, e magnifico.
Essa foto e de X, eu gosto dos estilo do X!!!!!! :ok:
« Última modificação: 13 de Setembro de 2017, 08:19:33 por agalons »