Autor Tópico: Fazer ou não fazer a foto?  (Lida 2889 vezes)

RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Online: 13 de Setembro de 2017, 19:18:17
Às vezes vemos fotos que apresentam algum elemento interessante, mas que os outros elementos não ajudam. Por exemplo, uma cena interessante, mas com a luz não tão boa, um enquadramento melhor impossível, um ângulo que não favorece. Vejo duas possibilidades de caminho: fazer a foto mesmo assim, para aproveitar a cena, mesmo que ela não fique tão boa; ou baixar a câmera e entender que sem as outras condições favoráveis, a foto ficará ruim e é melhor nem fazê-la.

Qual a sua escolha?


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #1 Online: 13 de Setembro de 2017, 19:21:24
Geralmente eu faço a foto já imaginando o que fazer na pós para salvar... as vezes ela pode se tornar a melhor da sessão. :ok:


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 13 de Setembro de 2017, 19:22:00
Gostei da colocação. Muito me interessa ouvir os experts.
 :snack:
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 13 de Setembro de 2017, 19:22:41
Faça a foto. Guarde. Quando puder volta e faz melhor. Se a cena não for repetida nunca mais, faz de qualquer jeito.

Melhor ter e não precisar do que precisar e não ter.


Ryu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 384
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 13 de Setembro de 2017, 19:22:50
Em tempos de foto digital, na dúvida, sempre faço a foto.


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #5 Online: 13 de Setembro de 2017, 19:34:58
Para mim, o importante é guardar o momento. Às vezes, na hora, não damos importância àquela imagem, mas anos depois vem à tona. Só não se pode bater uma foto com algumas dessas circunstâncias e esperar "muito" dela.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #6 Online: 13 de Setembro de 2017, 19:37:28
Eu nao faco fotos baseado no elemento mas na cena como um todo.
Eu nao olho para as coisas focado em elementos isoladamente.

Quando eu vejo uma bela bicicleta eu vejo o ambiente em volta sendo parte dela.

A pera que esta em cima da mesa pode ser bonita mas eu nao a vejo isoladamente, eu vejo a mesa fazendo parte da pera, a porta no segundo plano, etc...

Se a pera estiver bonita e os demais elementos nao criar uma conecao interessante, nao me passa pela cabeca fotografar.

A foto tem que ser bonita e interessante e nao o elemento em si.
Com frequencia ha coisas que nao tem nada de especial, mas o conjunto da obra cria uma bela imagem.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2017, 19:39:59 por C R O I X »


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #7 Online: 13 de Setembro de 2017, 22:19:41
hoje mesmo vi uma foto no corredor onde o objeto principal está belíssimo mas os demais elementos poluindo de tal forma que mesmo cropando ao máximo não sobra espaço para aproveitar alguma coisa.
Aí você tenta fazer seu cérebro entender que o olhar deve se prender ao objetivo da foto mas ele trapaceia e insiste em olhar todo o frame jogando tudo por terra.
No fim é simples. ou a foto é boa ou é apenas um registro. No momento em que existe uma briga interna, onde você tem que insistir para provar que é boa, já era.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #8 Online: 14 de Setembro de 2017, 00:13:11
na dúvida tira.

várias vezes tirei da gaveta fotos velhas e as que gostava, deixei de gostar e outras q passava reto, tinham um certo brilho com o amadurecimento do olhar

não sei explicar bem pq é meio incoerente

na hora via potencial, fazia a foto e não achava grandes coisas. Até chegando a arrepender de ter tirado a foto. Só que não deletei e esperei uns anos. Alguns pioraram de fato.. Nunca teve potencial e falhei na dedução. Outras eu mudei de opinião e percebi q minha intuição na época não tava errada como imaginava.

Às vezes vc vai ver potencial na cena e não vai saber lidar bem naquele momento. Seja por causa da luz, do fundo, etc. Na dúvida vc faz o seu melhor. O amadurecimento vem pra discernir se o resultado foi satisfatório ou não. Vai ter hora q a resposta vem logo de cara. Vai ter hora q vc vai esperar dias, meses ou anos. Vale a pena arriscar. No fim das contas serviu pra treinar pelo menos. Vira um exercício prático.
« Última modificação: 14 de Setembro de 2017, 00:14:56 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 14 de Setembro de 2017, 08:04:02
Um escritor disse uma vez: "Escreva bêbado, edite sóbrio"

Mesma coisa pra fotografia. Senta o dedo na hora do clique, mas não publique todas.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 14 de Setembro de 2017, 08:20:18
Um escritor disse uma vez: "Escreva bêbado, edite sóbrio"

Mesma coisa pra fotografia. Senta o dedo na hora do clique, mas não publique todas.

Ponto interessante.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 14 de Setembro de 2017, 08:47:32
Um escritor disse uma vez: "Escreva bêbado, edite sóbrio"

Mesma coisa pra fotografia. Senta o dedo na hora do clique, mas não publique todas.

x2 muito boa frase!!!

D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 14 de Setembro de 2017, 08:50:25
Geralmente eu faço a foto já imaginando o que fazer na pós para salvar... as vezes ela pode se tornar a melhor da sessão. :ok:

Já tive esta experiência. A primeira foto da sessão, estourada, mas bem focada, fiz a arte na pós produção, sépia quase pra PB e ficou uma das mais bonitas da sessão. a Cliente adorou e até mandou fazer um quadro. Nessas horas penso que a fotografia digital vai além do clique.

Li na assinatura de alguém aqui do fórum que você não fotografa apenas com o equipamento e sim com todo seu conhecimento / cultura. A mais pura verdade!
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #13 Online: 14 de Setembro de 2017, 09:42:49
Pensar sobre o que ou porque fazer uma fotografia nos da base para descobrirmos, talvez não ( só ) naquele momento, mas com o tempo, qual a melhor forma de fazer isso. Como o Lee disse nos dá experiência e consequentemente amadurecimento.

Aprendemos muito mais errando do que acertando, pois ao cometermos erros paramos pra pensar porque aquilo aconteceu, o contrário apenas nos traz a simples satisfação.

Diante de algo chamativo, minha linha de pensamento é, antes de mais nada, se o fato de eu gastar meu tempo e pensamento com aquilo irá me fazer perder outras coisas mais interessantes. Se não, como dito, porque não fazer a foto? Não custaria nada.
Mas caso eu pudesse encontrar algo melhor, deixaria aquilo passar.

Quando pensamos mais antes de concluir a captura, temos a chance de fazer menos resultados mas com muito mais qualidade.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 14 de Setembro de 2017, 11:30:17
Estou pensando aqui, eu não me lembro de ter essa duvida, fazer ou não fazer, eu simplesmente faço ou não faço... sem preocupação com a perfeição, aceito ela mesmo que não seja perfeita.

Agora já passei por situações onde fiquei "p da vida" porque perdi o timing de uma foto, ou porque não estava com o equipamento a disposição, ou porque demorei pra armar a câmera, aquele tipo de cena ou alguma coisa inesperada que aparece em nossa frente do tipo: "clique agora ou vai ficar só na memória..."


Conhecimento importa mais que equipamento.