Autor Tópico: Antena sob Star Trails  (Lida 1340 vezes)

Paradela

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 473
  • Sexo: Masculino
Online: 14 de Setembro de 2017, 12:58:44

Aproveitando o feriadão passado para tirar a ferrugem do esqueleto e, principalmente, da câmera! Deixo aqui essa imagem para críticas e sugestões.

Foto feita em um hotel fazenda, bem na divisa entre os estados do RJ e MG.


Star_Trails by Alex Paradela, no Flickr


Obrigado.
Alexandre Paradela


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #1 Online: 14 de Setembro de 2017, 13:16:44
Morro de vontade de fazer uma foto assim!

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #2 Online: 14 de Setembro de 2017, 16:50:30
Alex, a foto em si está legal, gostei das cores, embora eu pense que talvez vc deveria ter procurado algo melhor para compor com as estrelas, a silhueta de uma árvore, por exemplo. Ou vc quis mesmo captar essa torre?

Ainda: A interrupção no trilho das estrelas foi devido as nuvens que vez por outra tornaram-se mais densas ou vc usou alguma técnica de empilhamento?


Paradela

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 473
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 14 de Setembro de 2017, 22:05:29
Alex, a foto em si está legal, gostei das cores, embora eu pense que talvez vc deveria ter procurado algo melhor para compor com as estrelas, a silhueta de uma árvore, por exemplo. Ou vc quis mesmo captar essa torre?

Ainda: A interrupção no trilho das estrelas foi devido as nuvens que vez por outra tornaram-se mais densas ou vc usou alguma técnica de empilhamento?


Rapha, eu quis captar a torre e ao mesmo tempo isso me foi imposto!(hehe)

Digo isso pois era o melhor ponto no hotel fazenda para fazer o registro da Via Láctea, nota-se a mesma atrás da torre, mas o local é "apertado" e não tinha como me deslocar muito... o jeito foi "abraçar o capeta"! :D  É possível ter uma noção pela imagem como é o lugar, essa rampa que aparece na mesma é a que dá acesso ao local, é muito íngreme e estreita, bem chatinha.

Nessa foto postada aqui eu usei a técnica de empilhamento sim e, consequentemente, a Via Látea não ficou nítida. Porém, além dessa, eu fiz um outra com a Via Láctea e a silhueta de uma árvore seca com somente as ramificações dos galhos, porém essa eu não usei o redutor de ruído da câmera e o tratamento da mesma não me agradou. Preciso aprender/dominar a técnica de reduzir o ruído, alguma dica ou conselho?!

Muito obrigado por comentar! :ok:

Alexandre Paradela


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #4 Online: 14 de Setembro de 2017, 23:01:23
Achei que a torre chamou mais atenção do que deveria. Mas isso não tirou o brilho (trocadilho) da foto. Eu curti.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #5 Online: 15 de Setembro de 2017, 09:22:14
Nessa foto postada aqui eu usei a técnica de empilhamento sim e, consequentemente, a Via Látea não ficou nítida. Porém, além dessa, eu fiz um outra com a Via Láctea e a silhueta de uma árvore seca com somente as ramificações dos galhos, porém essa eu não usei o redutor de ruído da câmera e o tratamento da mesma não me agradou. Preciso aprender/dominar a técnica de reduzir o ruído, alguma dica ou conselho?!

Muito obrigado por comentar! :ok:

Não sei qual o seu equipamento e o exif da foto ( essa outra que mencionasse ), mas eu só uso redutor de ruido na camera com ISO 6.400, menos que isso acho pouco necessário.

No tratamento ai se faz necessário uma leve exagerada no luminance e/ou algumas artimanhas com fusão, exportando a mesma imagem com diferêntes ajustes, cada qual o mais indicado para cada parte da mesma ( céu, paisagem, primeiro plano ).
Não sei se me fiz entender...

Eu trabalho assim.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 15 de Setembro de 2017, 10:08:51
Infelizmente star trail é bem complicado de fazer por exigir situações de tempo bastante rigorosas, mas achei legal a iniciativa, esse tipo de foto fica legal de fazer num lugar que dê pra tomar um vinho e conversar porque demoooooooora...


Paradela

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 473
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 15 de Setembro de 2017, 11:25:30
Não sei qual o seu equipamento e o exif da foto ( essa outra que mencionasse ), mas eu só uso redutor de ruido na camera com ISO 6.400, menos que isso acho pouco necessário.

No tratamento ai se faz necessário uma leve exagerada no luminance e/ou algumas artimanhas com fusão, exportando a mesma imagem com diferêntes ajustes, cada qual o mais indicado para cada parte da mesma ( céu, paisagem, primeiro plano ).
Não sei se me fiz entender...

Eu trabalho assim.



Então, nessa outra foto que eu não usei o redutor de ruído, configurei a 6d com ISO 6400, f/4.0 e 30seg. para cada exposição, foram 72 takes. O resultado ficou uma titica... muito ruim mesmo.

Uma pena, pois a silhueta da árvore seca agregou muito na composição da foto.

Tentarei reeditá-la me guiando pelo seu conselho de fusão!

Veremos...

 :ok:


Alexandre Paradela


Paradela

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 473
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 15 de Setembro de 2017, 11:26:27
Infelizmente star trail é bem complicado de fazer por exigir situações de tempo bastante rigorosas, mas achei legal a iniciativa, esse tipo de foto fica legal de fazer num lugar que dê pra tomar um vinho e conversar porque demoooooooora...


Pois é Carlos, e como demora... As condições estavam boas, mas tive que fazer o registro às preças, pois a lua estava cheia e já estava quase nascendo.

Acho que o mais difícil desse tipo de foto é a ansiedade para ver o resultado, fico parecendo criança aguardando o presente de natal!! kkk


 :ok:


Alexandre Paradela


Paradela

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 473
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 15 de Setembro de 2017, 11:27:35
Achei que a torre chamou mais atenção do que deveria. Mas isso não tirou o brilho (trocadilho) da foto. Eu curti.

Cumprimentos.


Muito obrigado, Levinthal!  :ok:
Alexandre Paradela


batman2001

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 843
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 16 de Setembro de 2017, 20:48:29
Ficou da hora Paradela !!!
Vou fazer a mesma pergunta que o Senhor me fez: Quantos seg. entre cada disparos ??
O que esta usando para fazer a fusão ?
Bom, eu sou um aprendiz, então fico na duvida: Precisou usar tudo isto de ISO ???
"Dê a um homem um peixe e Ele o alimentará por um dia. Compre uma câmera para Ele e você o manterá ocupado por anos." Michael Connor 1965


Paradela

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 473
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 16 de Setembro de 2017, 21:23:41

Opa, pode perguntar à vontade, o fórum serve para isso! :ok:

Então, o intervalo entre os takes variou um pouco, pois a patroa estava junto e sabe com é né, conversa vai, conversa vem... hehe

Mas em suma, girou em torno de 30 segundos, umas mais e outras menos. Como já mencionei eu estava com um intervalo de tempo curto, pois a lua já estava para nascer e estava cheia... Daí o ISO alto, optei por uma sensibilidade maior para conseguir captar bem qualquer vestígio de luz. A ideia era congelar a Via Láctea com os mesmos arquivos dessa foto com Star Trails. Não ficou tão nítida com eu gostaria, pois o manezão aqui errou o foco, mas já valeu alguma coisa...
Para fazer a fusão, tenho usado o StarStax, programa legalzinho e simples de mexer. O bom é que se consegue fazer download 0800! :D


Abç.






Alexandre Paradela