Autor Tópico: Alguém conhece bons livros?  (Lida 13326 vezes)

joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #15 Online: 12 de Abril de 2007, 15:41:12
Citar
Li "A Câmera", do Ansel Adams. Confesso que fiquei desapontado com a tradução. Estava disposto a comprar a trilogia completa (A Câmera, O Negativo e A Cópia) mas erros terríveis de revisão me fizeram repensar.
Para vocês terem ideia, o livro afirma que para amenizar problemas de paralaxe é necessário se aproximar ao máximo do assunto. O mesmo livro coloca fotos de antigos diafragmas, com legendas explicando que são obturadores.

O problema das traduções para livros técnicos (de qualquer área) é que muitas vezes não colocam pessoas que entendem do conteúdo para acompanhar a revisão.

Um compendio que recomendo bastante para quem está começando é o curso de fotografia da National Geographic.
Oi Petrucio,

Ansel Adams deve estar socando o caixão...

Lamentável isso.

Para quem lê em inglês, vale a pena. Para quem não lê, é melhor ficar de longe, senão acaba aprendendo tudo ao contrário. E aí, pra consertar, vão-se anos...

Bem lembrada a recomendação da National Geographic. Os materiais deles são de ótima qualidade. Tenho um livrinho pequeno que comprei na banca de jornal - Guia Prático de Fotografia • Gente e Retratos - que é ótimo. A informação, de qualidade, é passada de forma clara e objetiva, tem dicas de fotógrafos deles que são muito úteis.

Acho que não estão mais em banca, mas nesse link se encontra esse e os outros da série, assim como os CD ROMs:

http://nationalgeographic.abril.uol.com.br...e/lojanational/

Abraços,

José Azevedo


MayconPR

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 08 de Março de 2010, 22:49:05
Os dois livros são ótimos, mas qual vocês indicariam primeiro para os iniciantes?
Manual de fotografia digital de tom ang R$121,00

OU
O Novo Manual de Fotografia de John Hedgecoe R$99,00/Número de páginas: 418

« Última modificação: 08 de Março de 2010, 22:51:43 por MayconPR »


Patrícia Soransso

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #17 Online: 09 de Março de 2010, 02:04:41
A revista Fotografe Melhor tem livros muito bons para fotógrafos amadores e também profissionais..
Vou passar o links:

A técnica fotográfica - Biblioteca Fotografe Melhor 
http://www.europanet.com.br/site/index.php?cat_id=1222&pag_id=20390 (bem ilustrativo e muito bem explicado)

Estúdio na Prática (tá esgotado :()
http://www.europanet.com.br/site/index.php?cat_id=1222&pag_id=17055


O Melhor do Fotojornalismo - Biblioteca Fotografe Melhor 
http://www.europanet.com.br/site/index.php?cat_id=1222&pag_id=20500


Jefsouza

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
  • Sexo: Masculino
    • Jeff e Gal - Fotografia e Vídeo de Casamento
Resposta #18 Online: 17 de Março de 2010, 15:11:30
Não cheguei a ler, mas acho que o livro "O Negativo" e "A Camera" do Ansel Adams é muito mais atual e ligado a fotografia digital, o "A Cópia" não fala apenas da revelação da foto no papel? Ou seja, um excelente livro para quem quer conhecer laboratório Preto e Branco. Me desculpem se falei besteira.

Para quem está começando, aconselho o curso da National Geographic, muito bom!


GustavoSilveira

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #19 Online: 17 de Março de 2010, 21:39:57
Ah, eu tenho 'Tudo Sobre Fotografia por Michael Bussele' é um pouco desatualizado sim, mas é totalmente aplicavel no digital, gostei bastante.
O 'Novo Manual de Fotografia do John Hedgecoe' pela editora SENAC é excelente pra quem está começando.


MayconPR

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 22 de Março de 2010, 22:42:00
Sobre os 2 livros que questionei alguem teria alguma preferencia?


GustavoSilveira

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #21 Online: 23 de Março de 2010, 18:14:03
Sobre os 2 livros que questionei alguem teria alguma preferencia?
Nunca li o primeiro, mas o do John Hedgecoe eu gostei muito, linguagem simples, bem atualizado, bem legal pra quem está começando...


PATPAT

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
  • Sexo: Feminino
Resposta #22 Online: 23 de Março de 2010, 22:19:59
Oi Pessoal,
Também sou nova no mundo da fotografia e comprei o Guia Completo de Fotografia da National Geographic. Será que alguém poderia me dizer se este é legal par iniciantes?
Abs


PATPAT

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
  • Sexo: Feminino
Resposta #23 Online: 23 de Março de 2010, 22:27:25
Mais uma vez - quanto a John Hedgecoe, qual o melhor livro para iniciante:

Novo Manual da Fotografia ou Guia Completo de Fotografia?

Abs.


thiagorcaetano

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #24 Online: 29 de Junho de 2010, 16:33:49
Bom, quanto ao 'Tudo Sobre Fotografia por Michael Bussele' comprei a pouco e ainda nao tive a oportunidade de ler o livro mas já o folhe-ei a um tempo atras!
Achei o livro muito interessante e dá sim uma otima base para quem esta começando na fotografia! Descartei muita coisa sobre estudio e tudo mais pois só mexo com fotografia digital mas ainda pode ser interessante para quem busca este lado.
Estou terminando um curso de fotografia que foi todo baseado neste livro, o que me fez crer que é realmente um bom começo para todos!!

A Digerati, atual editora da revista Digital Photographer Brasil, tem tambem muito material legal sobre fotografia digital, inclusive esta revista que esta na 2ª edição que tem muita coisa legal pra se absorver lá!!


gfranco

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
Resposta #25 Online: 02 de Julho de 2010, 17:18:38
Uma coisa que eu fiz e acho bacana é procurar livros técnicos de fotografia em Sebos. Tem alguns antigos sensacionais! Todos relacionados a filme, mas a técnica de fotografar é a mesma independente do meio.
Aprendi bastante com os livros da série "Como Fotografar", "O prazer de fotografar", e uma série de livros sobre fotografia publicado pela revista Time também.
Todos estes livros básicos são bons pra quem está começando!


eprimos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/eprimos
Resposta #26 Online: 07 de Julho de 2010, 23:19:58
Oi, e com relação a portraits, quais são os livros que vcs recomendam?

Pode ser em inglês que nõ tem problema.
Canon 6D + Helios 50 f2.0, Canon 50 f1.4, Tokina 11-16 f2.8 (VENDENDO), Canon 24-70 f2.8 L, Canon 70-200 f2.8 IS L, Canon 24-105 f4 IS L
http://www.flickr.com/eprimos


GustavoSilveira

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #27 Online: 08 de Julho de 2010, 21:19:35
Vou aproveitar o tópico para uma dúvida. Estou lotado de livros técnicos aqui em casa, não aguento mais ler eles, sem contar que esses livros técnicos abrangem sempre o mesmo assunto, ou seja, no fim, é a mesma coisa contada de jeitos diferentes.

Estava atrás de livros onde ignoram a ténica, e vão para o lado mais "filosófico" da coisa.
Estou bem afim de comprar o "A Câmara Clara, Roland Barthes", dizem ser um livro genial.

Há mais opções?


Foto_Du

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 06 de Dezembro de 2012, 10:09:09
Vou aproveitar o tópico para uma dúvida. Estou lotado de livros técnicos aqui em casa, não aguento mais ler eles, sem contar que esses livros técnicos abrangem sempre o mesmo assunto, ou seja, no fim, é a mesma coisa contada de jeitos diferentes.

Estava atrás de livros onde ignoram a ténica, e vão para o lado mais "filosófico" da coisa.
Estou bem afim de comprar o "A Câmara Clara, Roland Barthes", dizem ser um livro genial.

Há mais opções?

Conheço o "Filosofia da caixa preta", de Vilém Flusser, que li há alguns anos. ***EDITADO***

Recentemente também foi lançado o "Tudo sobre fotografia", de Juliet Hacking e David Campany. Eu acho que alguém comentou aqui, mas não consegui localizar o tópico, então desculpe pela duplicação de informação, se isso aconteceu. Folheei na livraria e achei bem interessante, mas o único defeito do livro é que o texto tem uma letra muito pequena... :/. Mas me pareceu muito bom, pois conta a história da fotografia em geral, dividido em temas e épocas, além de trazer o perfil dos fotógrafos.

1.5. Não é permitida a difusão ou a postagem de mensagens que estimulem a pirataria de conteúdo ou de qualquer tipo de software comercial e que venha a ferir a moral e a legislação brasileira de propriedade intelectual.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2012, 10:20:51 por Mr. Hyde »
Foto_Du

Nikon D70s
AF-S Nikkor 18-200mm 1:3.5-5.6 G


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 06 de Dezembro de 2012, 20:48:58
é impressao minha ou estamos falando da volta dos mortos vivos I e II?

Caracas, o topico é de 2005 ressuscitado em 2010, e agora em 2013 (ja chegamos la).

Desculpem a sacanagem, mas eu perco o amigo mas nao perco a piada (mas que merecia um trofeu merecia. ainda mais com tantos topicos sobre livro).

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.