Autor Tópico: Experiência com rádio flash na T100  (Lida 2710 vezes)

souza75

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 09 de Julho de 2020, 12:55:35
Oi pessoal

Como vi que era dúvida de alguns aqui, inclusive minha, resolvi postar sobre o assunto.
Tenho uma Canon EOS T100, um flash Yongnuo YN565EXIII e resolvi arriscar a compra do rádio Yongnuo YN622 CII.

Funciona, mas achei complicado. A verdade é que nunca vi nem tive rádio flash funcionando antes, mas aqui vão as percepções.
Ele funciona em modo manual e TTL. Porém precisa configurar corretamente os grupos e o flash. Percebi que após mudar o modo de fotografia na câmera (mudando de manual para automático) o flash travava e parava de funcionar. Eu precisava tirar as pilhas e recolocar novamente. Mudei o flash para modo escravo em sc1 e o sistemas ficou mais estável. Eu não posso mudar o modo de fotografia sem desligar o flash antes, mas melhorou bastante. Ainda está em testes, o rádio chegou terça e só me dei conta disso ontem (quarta). Há muito a se descobrir. Creio que não seja perfeito dessa forma, acho que poderia mudar o modo da câmera sem travar o flash. Mas se pelo menos continuar como está, estável, não pretendo devolver.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.815
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 10 de Julho de 2020, 10:20:54
Muito interessante seu relato, amigo, obrigado por compartilhar.

Essas câmeras novas da Canon vêm com alguns recursos para dificultar a utilização de equipamentos de terceiros.

Sinceramente, foi melhor do que eu imaginava, acredita? Tinha muita dúvida se o sistema iria funcionar, por não ter o pino central na sapata da câmera.

Esse bug que dá, de travar o flash quando alterna o modo, imagino que deve ser alguma zica do software da Canon, porque 565 é muito estável, e os 622, sem comentários.

Na 80d, eu tinha uma ziquinha, ao alternar alguma coisa no menu de controle da câmera, ele dava uma mensagenzinha de erro, dizendo que flash não fora identificado.
Mas era só dar meio disparo, e abrir o menu de novo que voltava.

Quando comecei usar o versão II, o erro sumiu.

Apesar das dificuldades impostas pela Canon, Godox e Yongnuo têm conseguido fazer funcionar, hehehe.