Autor Tópico: Eu publiquei um livro (mais ou menos...) - análise do Blurb.com  (Lida 1243 vezes)

Bucephalus

• Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
Online: 18 de Setembro de 2017, 04:16:44
Eu imprimi meu primeiro fotolivro na Blurb. Usei a opção dos "Trade Books" (ou livros comerciais), que são bem mais baratos que os fotolivros tradicionais por usarem papel de gramatura mais leve e sem revestimento (uncoated).

Escolhi o maior formato de trade book, que é 8×10, (21×26 cm), a impressão colorida "padrão" (mais cara que a "econômica", que não é 100% recomendada para fotografias) e a capa dura. Todas essas opções são as mais caras para o formato trade book, e com um total de 212 páginas o valor final ficou em $51.19 dólares -- o frete foi razoavelmente caro, mas eu usei um cupom que praticamente garantiu o frete grátis.

Os livros que você cria através da Blurb ficam armazenados em uma loja online deles, e outras pessoas podem comprar também. Essa é uma plataforma bem interessante pra quem tá pensando em fazer self-publish através do método "print on demand". Meu livro pode ser comprado aqui: http://br.blurb.com/b/8138324-like-dirt-clouds-on-a-path

Enfim, fiquei muito satisfeito com a qualidade do livro:

Esse é o tamanho das fotos impressas na horizontal:

E esse é o tamanho da foto em página dupla:

A qualidade da impressão é excepcional. Em distâncias normais a foto é impecável, mesma qualidade que a foto no monitor e com total fidelidade de cores:

Esse é um closeup de muito perto. Dá pra ver a boa resolução da impressão:

Minha única crítica é que o formato de encardenação não garante que o livro se abra completamente. A recomendação é evitar colocar elementos importantes da sua foto no centro, pois isso acontece:

Essa é uma das minhas fotos favoritas do livro, e agora ela tá meio cagada ali no centro  :(

Escolhi colocar essa foto na capa e contra capa, que é uma parede verde que aparece em muitas das fotos dentro do livro. Não coloquei nada escrito nem na frente e nem na lombada, mas coloquei o título no centro da contracapa:

Antes mesmo desse primeiro livro chegar, eu decidi preparar um segundo, com fotos em preto e branco. Escolhi o formato Trade Book novamente, mas num tamanho ligeiramente menor, 6x9 (15x23 cm). Os livros impressos em preto e branco tem um preço menor que os coloridos, mas usam o mesmo papel e mesma qualidade de impressão. Enquanto o primeiro livro em cores, de 212 páginas, custou $51.19 dólares, esse segundo P&B de 144 páginas custa $22.59, mesmo com uma opção mais cara de capa dura de tecido com sobrecapa em papel brilhante (dustjacket).

Resolvi também criar uma versão totalmente igual mas com capa mole, e o valor ficou em incríveis $8.59 dólares! Fica aí a dica: livros com fotos em P&B e de capa mole são extremamente baratos.

Decidi comprar os dois juntos para avaliar as semelhanças e diferenças das capas. O frete ficou em $17.00, e usei um cupom de 25%. O segundo livro pode ser comprado aqui:

http://br.blurb.com/b/8156096-speargun

Assim que esse segundo livro chegar (provavelmente semana que vem) eu atualizo o tópico com uma análise dele.

Conclusão: recomendo bastante o Blurb pra quem quer fazer algo além de simplesmente postar fotos no Flickr.
« Última modificação: 18 de Setembro de 2017, 04:20:58 por Bucephalus »

erickdlm

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • Não é a câmera, é o fotógrafo...
Resposta #1 Online: 18 de Setembro de 2017, 06:33:17
Parabéns pela iniciativa, pelas imagens parece ter ótima qualidade, eu publiquei recentemente um livro, e já estou pensando no segundo... Não conhecia essa plataforma Blurb, publiquei por uma editora daqui mesmo a Perse, estou aguardando a chegada dele com as alterações para ver a qualidade, se for boa, deixo neles mesmo. Um problema que estou tendo é que está demorando para abrir a amostra do livro em pdf no site deles, o pdf tem 42mb, talvez eu tenha que comprimir, mas tenho medo da qualidade ser prejudicada.
Poderíamos criar, se já não existe um tópico para os foristas colocarem suas experiências com editoras, dificuldades, isso com certeza será de ajuda para os que desejam publicar seu livro pela primeira vez. Parabéns  :ok:

C R O I X

• Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #2 Online: 18 de Setembro de 2017, 15:19:40
Parabens.

Eu acho que meu primeiro livro foi pelo Blurb (1), o resto foi pelo Lulu (5).

cfcsosa

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (3)
  • Referência
Resposta #3 Online: 18 de Setembro de 2017, 15:26:10
Darei uma olhada e depois posto aqui minhas "impressões" (trocadilho), o máximo que cheguei a fazer foi um álbum de viagem na Dreambooks, de repente experimento esse Blurb aí...  :clap:
-------------------
flickr.com/photos/cfcsosa
instagram.com/cfcsosa
500px.com/cfcsosa1978

cfcsosa

• Moderador(a) Global
  • Referência
Resposta #4 Online: 18 de Setembro de 2017, 15:32:47
Parabens.

Eu acho que meu primeiro livro foi pelo Blurb (1), o resto foi pelo Lulu (5).

Manda o link do Lulu...
-------------------
instagram.com/cfcsosa
500px.com/cfcsosa1978

lee.

• Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #5 Online: 18 de Setembro de 2017, 15:36:03
que legal! Minha única experiência foi quando fiz para o meu TCC de arquitetura.

com esse tipo de encadernação colocando fotografias, projeto (implantação, cortes) e achei demais ter um livro próprio de algum trampo bacana

deu vontade de fazer um aqui :)
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."

cfcsosa

• Moderador(a) Global
  • Referência
Resposta #6 Online: 18 de Setembro de 2017, 16:02:00
Queria saber como fica a qualidade da revista, talvez eu arriscasse fazer um com esse formato sobre algum tema bacana...
-------------------
instagram.com/cfcsosa
500px.com/cfcsosa1978