Autor Tópico: Eu publiquei um livro (mais ou menos...) - análise do Blurb.com  (Lida 9980 vezes)

lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #15 Online: 18 de Setembro de 2017, 19:16:52
com relação aos arquivos como vc procedeu?

fez upload de jpg mesmo? Qualquer tipo de arquivo?
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 18 de Setembro de 2017, 19:39:53
Olha, discordo, aqui existem ótimas encadernadoras, não sei exatamente sobre preços, mas são boas, gostei bastante do que me entregou a Dreambooks por exemplo.


Agora pelo que vi existem opções mais baratas que a Blurb, só não sei dizer se são melhores, eu realmente me interessei em fazer umas revistas pra ver como fica, a única coisa é que como eu queria fazer de paisagens o papel fotográfico seria mandatário para garantir que os detalhes sejam preservados o que não é tão necessário assim em um livro de street ou retratos na minha opinião.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 18 de Setembro de 2017, 19:41:42
Em tempo: Ao entrar no site eles dão outro preço bem mais alto pra um fotolivro de 20 páginas apenas.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #18 Online: 18 de Setembro de 2017, 19:42:45
Olha, discordo, aqui existem ótimas encadernadoras, não sei exatamente sobre preços, mas são boas, gostei bastante do que me entregou a Dreambooks por exemplo.


Agora pelo que vi existem opções mais baratas que a Blurb, só não sei dizer se são melhores, eu realmente me interessei em fazer umas revistas pra ver como fica, a única coisa é que como eu queria fazer de paisagens o papel fotográfico seria mandatário para garantir que os detalhes sejam preservados o que não é tão necessário assim em um livro de street ou retratos na minha opinião.

por isso q falei q depende do nível de exigência de cada um, percepção de valor. Ou de não termos melhores referências então o que a gente conhece acaba sendo a única referência e ao mesmo tempo a melhor (dentro dessa bolha).

igual a treta de sushi q teve aqui inclusive (e fora daqui). Quando falei sobre creamcheases e morangos no salmão cru. Pro cara q nunca comeu o melhor sushi ou o original no japão vai ter critério de julgamento bem diferente. Cara até ousa discursar de que é "tropicalizado", "abrasileirado para atender nosso gosto" mas nunca tocou num prato realmente bom pra ter alguma propriedade sobre o assunto. Diferente de vc preferir o nacional mesmo tendo antes experimentado o original (escolheu de forma consciente após comparação)
« Última modificação: 18 de Setembro de 2017, 19:45:55 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 18 de Setembro de 2017, 20:00:26
por isso q falei q depende do nível de exigência de cada um, percepção de valor. Ou de não termos melhores referências então o que a gente conhece acaba sendo a única referência e ao mesmo tempo a melhor (dentro dessa bolha).

igual a treta de sushi q teve aqui inclusive (e fora daqui). Quando falei sobre creamcheases e morangos no salmão cru. Pro cara q nunca comeu o melhor sushi ou o original no japão vai ter critério de julgamento bem diferente. Cara até ousa discursar de que é "tropicalizado", "abrasileirado para atender nosso gosto" mas nunca tocou num prato realmente bom pra ter alguma propriedade sobre o assunto. Diferente de vc preferir o nacional mesmo tendo antes experimentado o original (escolheu de forma consciente após comparação)


Vou resolver essa dúvida mandando fazer um lá nessa Blurb, mas eu tenho quase certeza pela opção de papéis que eles dão que é pior em termos de qualidade. Ao menos em se tratando de papel fotográfico que pelo que entendi eles não tem.


E o papel mais comum não retém detalhes, eu sei porque tenho uma cópia da revista Fuji X Passion que pelo que andei vendo no site  Blurb eu quase posso afirmar que é uma espécie de papel jornal um pouco mais grosso (no caso da revista). Tentarei upar umas fotos aqui do que recebi da Dreambooks e da FujiXPassion pra vocês entenderem o que quero dizer, acho que enriquece a discussão.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 18 de Setembro de 2017, 20:01:24
Em tempo: Ao entrar no site eles dão outro preço bem mais alto pra um fotolivro de 20 páginas apenas.

Na Blurb? O fotolivro deles é bem caro comparado ao tradebook ou revista. Acho que é em boa parte culpa do papel revestido e mais pesado, enquanto nos outros tipos de livro o papel é mais leve e uncoated.

Isso vai da preferência de cada um, mas eu fiquei positivamente impressionado com a qualidade do papel uncoated deles. No meu livro eu tenho 1 paisagem com muitos detalhes, me página dupla, e a retenção de detalhes e nitidez é muito boa pro meu gosto.

Acho que os tipos de papel mais caros só valem se você quiser um acabamento ultra-brilhante.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 18 de Setembro de 2017, 20:04:16
com relação aos arquivos como vc procedeu?

fez upload de jpg mesmo? Qualquer tipo de arquivo?

Fiz as manipulações em tiff pra não ter perda de qualidade, converti em jpeg de maior qualidade e importei pro BookWright. O software deles não aceita tiff, o que é um troço chato, mas enfim.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 18 de Setembro de 2017, 20:10:52


Fuji X Passion - Capa (tenho certeza que é a revista do Blurb)




Dreambooks - Fotolivro










Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 18 de Setembro de 2017, 20:17:15

Vou resolver essa dúvida mandando fazer um lá nessa Blurb, mas eu tenho quase certeza pela opção de papéis que eles dão que é pior em termos de qualidade. Ao menos em se tratando de papel fotográfico que pelo que entendi eles não tem.


E o papel mais comum não retém detalhes, eu sei porque tenho uma cópia da revista Fuji X Passion que pelo que andei vendo no site  Blurb eu quase posso afirmar que é uma espécie de papel jornal um pouco mais grosso (no caso da revista). Tentarei upar umas fotos aqui do que recebi da Dreambooks e da FujiXPassion pra vocês entenderem o que quero dizer, acho que enriquece a discussão.

Estranho que a qualidade seja igual a jornal, pois um papel desse tipo não seria apropriado para fotografias. Esse cara fez uma revista de fotos da Blurb, e a qualidade parece ser bastante boa, não tem aspecto de papel de jornal:

http://www.learningsurfphotography.com/review-blurb-magazine-print-on-demand-service/





cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 18 de Setembro de 2017, 20:18:55
Estranho que a qualidade seja igual a jornal, pois um papel desse tipo não seria apropriado para fotografias. Esse cara fez uma revista de fotos da Blurb, e a qualidade parece ser bastante boa, não tem aspecto de papel de jornal:

http://www.learningsurfphotography.com/review-blurb-magazine-print-on-demand-service/






Maneiro, tava procurando na internet justamente alguns vídeos ou reviews que mostrassem isso... Acho que esse me mostrou que ficou bem bacana! Valeu! Mas será que esse é a revista mais cara ou a mais barata?


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 18 de Setembro de 2017, 20:25:04
Não faço idéia, mas imagino que seja a revista com impressão mais cara. Nem a própria Blurb recomenda imprimir fotos com a opção mais barata, a não ser que você queira fotos com um estilo lo-fi.

Esse cara fez dois tradebooks em preto e branco, um com a qualidade mais barata e outro com a qualidade mais cara. Dá pra ver que a versão barata tem menos contraste, os pretos são mais fracos, e a imagem parece ter mais ruído e menos nitidez:

https://www.rangefinderforum.com/forums/showthread.php?t=139081

Pra fotos em P&B isso até que pode ser aceitável se você quiser um visual mais rústico, mas pra fotos coloridas eu acho que não vai sair legal.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 18 de Setembro de 2017, 20:27:15
Vou encarar uma revista dessas, fazer uma do Atacama que já tá com as fotos prontas, só preciso escrever uns textos, acho que fica bem bacana...


Mais trabalho...  :eek:


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 18 de Setembro de 2017, 20:30:07


Fuji X Passion - Capa (tenho certeza que é a revista do Blurb)

Olhando o site da Fuji X Passion, eles informam que a revista deles é de um tamanho diferente das revistas da Blurb, então não acho que eles imprimem lá.

Mas a qualidade não parece ser ruim, pelo menos pelas fotos que você postou.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 18 de Setembro de 2017, 20:31:29
Olhando o site da Fuji X Passion, eles informam que a revista deles é de um tamanho diferente das revistas da Blurb, então não acho que eles imprimem lá.

Mas a qualidade não parece ser ruim, pelo menos pelas fotos que você postou.


Não é que seja ruim, mas pra paisagens perde muitos detalhes, tem umas fotos de paisagem na revista, não ficam tão legais quanto a versão PDF que tenho direito.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #29 Online: 18 de Setembro de 2017, 20:46:28
tem nada parecido no Brasil q se equipare em qualidade?


Não pesquisei mais sobre o assunto.. mas na época que fiz o meu a vantagem da Blurb (e outras do gênero no exterior) era a encadernação...

Aqui parece que gostam da abertura em 180º que eu acho horrível.. páginas ficam grossas parecendo livro infantil e limita a quantidade máxima de páginas do livro.. Mesmo em encadernações mais tradicionais, não 180º na época não encontrei nada que chegasse por exemplo a 100 páginas. O que fiz tem 190 páginas se não me engano