Autor Tópico: Eu publiquei um livro (mais ou menos...) - análise do Blurb.com  (Lida 1242 vezes)

Bucephalus

• Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
Resposta #42 Online: 06 de Outubro de 2017, 18:05:12
Pessoal, como fica a questão da tributação ?

Eu pessoalmente não posso te informar sobre isso, pois moro fora do Brasil.

Outra coisa que já foi discutido por aqui em relação ao Blurb. Na época, as rotinas de resizing que eles usavam eram terríveis. Se vc mandasse uma foto em tamanho grande para ser impressa em tamanho normal, ao redimensionar as fotos ficavam cheias de artefatos e retículas.

Para sair com boa qualidade, eu calculei o tamanho em pixels das fotos para impressão em 300dpi, fiz o resizing das fotos para o tamanho correto e depois incorporei no álbum. Ficou perfeito.

Qual o método utilizado na época em que esses problemas aconteciam? Eu li algo sobre algumas pessoas importando fotos para PDFs, o que me parece insano.

Eu usei o "Bookwright", que é o software deles. Redimensionei o tamanho de várias fotos, muitas abaixo de 100% e algumas eu ampliei acima de 100%. Não vi problema nenhum.

Bucephalus

• Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
Resposta #43 Online: 31 de Outubro de 2017, 01:12:11
Aqui estão imagens do meu segundo livro, de fotografias em P&B.

Primeiramente, eu fiz duas versões de capas: uma de capa dura e a outra de capa mole. A capa dura desse livro é diferente do meu livro em cores. Essa nova versão usa uma dustjacket, que é aquela folha que vai em volta da capa dura.

Eu também imprimi duas versões diferentes: uma é impressão em jato de tinta e em um papel de menor gramatura. Essa combinação de papel e impressão é bem barato. A outra versão usa o mesmo tipo de papel, mais pesado, e o mesmo processo de impressão (HP Indigo), que o meu livro de fotografias em cores.

Antes de tudo, ignorem a tonalidade azul das imagens. Eu estava fotografando em condições de luz ruim e o balanço de branco não é real. As fotografias saíram com uma boa tonalidade neutra, não existe essa cor azulada.

A diferença entre as capas (capa mole em cima, capa dura abaixo):

Aqui a capa dura com a dustjacket:

A capa dura é de tecido, cor cinza (não dá pra escolher outra cor):

Aqui a capa mole:

As fotos em si agora. Primeiro, a impressão HP Indigo:

Novamente, ignore o tom azulado, ele não existe nas fotos impressas.

Aqui está uma foto do outro método de impressão mais barato, a jato de tinta:

Uma comparação entre a impressão mais cara (HP Indigo, acima), e a mais barata (jato de tinta, abaixo):

(acho que o papel/impressão mais caros refletem a luz de uma forma diferente, por isso ela parece ser mais azul que a outra impressão na imagem acima. Na realidade o tom de branco é bem neutro nas duas)

Como dá pra ver, a qualidade é bem inferior. O contraste é menor, e os tons de preto são mais fracos. Mas até que eu desse aspecto de baixa qualidade, em especial porque elas deixam o papel com acabamento áspero e dá um efeito geral mais rústico. E o processo todo é muito barato; o livro de 122 páginas, em capa mole, ficou com um preço final de 8 dólares!

Porém, esse método de impressão barato tem um problema bem grande. Dá pra ver nas imagens algumas linhas verticais que aparecem nas fotos impressas. Falei com um representante da Blurb, e ele me disse que na impressão a jato de tinta isso é inevitável. Isso é uma pena, pois eu até que gostei da qualidade e aspecto da impressão mais barata.

Aqui uma diferença na gramatura do papel. Ambos livros tem a mesma capa e o mesmo número de páginas, mas dá pra ver que o papel mais caro é mais grosso e deixa o livro com um volume maior:

(esquerda papel mais caro, direita papel mais barato)

Aqui um close-up da falha de impressão na jato de tinta:

E a mesma foto na impressão mais cara:

Enfim, estou muito satisfeito, novamente, com a Blurb. Só gostaria que a impressão a jato de tinta tivesse menos falhas de linhas verticais.

Aqui está o livro de capa dura, com impressão perfeita e de melhor qualidade: http://www.blurb.com/b/8225024-speargun-hardcover-version