Autor Tópico: Vale a pena uma 5D ao invés de uma T3i para Still?  (Lida 2012 vezes)

marceloguimaraes.sp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Online: 18 de Setembro de 2017, 09:56:02
Olá amigos, meu nome e Marcelo e sou novato tanto aqui, quanto no mundo da fotografia.

Sou de São Paulo e tenho uma Fujifilm Finepix S8200 que comprei pela qualidade de gravação de videos e pela possiblidade de reprodução em camera lenta.

Porém, o mundo da fotografia publicitaria me agrada e tenho certos caminhos para acança-la.

A dúvida e a seguinte:
 Para fotos em ambintes controlados (estúdio),
Vale a mais a pena uma Canon 5D ou uma T3i?

Abraço a todos!!!

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

Começando na brincadeira mas com muita seriedade.
A caça de uma boa câmera!


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 18 de Setembro de 2017, 10:31:09
Até uma XTi serve.
Levando em conta o fator de corte das APS-C pra Still elas se sairiam melhor, na minha opinição, que uma FF. Não falo diretamente da qualidade de imagem, mas sim que vc consegue os mesmos resultados com "menos lente", o que vc precisaria de uma 100mm macro no FF vc faz com uma 50 2.5 ou 60 2.8 macro no APS-C e uma 100 macro da pra fechar beeeem o quadro (mas ai já é macro né hehe).

Eu quando faço fotos no estúdio improvisado em casa (de pessoas e crianças), quase sempre vou com a 40D ao invés da 5D, e os resultados são muito bons em ISO 100/200, melhores do que poderia imaginar. Agora subiu o ISO (800 pra fora) não tem pra 40D, a 5D dá um banho nela, mesmo sendo uma câmera com 12 anos.

Vc não especificou qual seria a 5D que vc mencionou. Se vc não for ficar apenas em still, partir pra algum evento ou até ensaios externos, ai eu cogitaria a 5D, mas só estúdio uma T3i da e sobra, só pegar uma lente boa.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.676
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 18 de Setembro de 2017, 11:29:36
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 18 de Setembro de 2017, 11:38:09
Não sei qual 5D vc falou, mas tem algumas questões ai como resolução, que precisaria resolver, se isso é importante pra vc.

Mas uma cropada vai proporcionar um dof maior, e isso ajuda em still.
A diferença no ISO da FF aqui não faz diferença, porque vc esta fotografando em um ambiente com luz abundante e controlada.

A respeito do comprimento focal para usar uma lente macro, como a 100mm macro, o que vai mudar é o tamanho do ambiente que com a cropada tem que ser maior e/ou mais alto dependendo do ângulo que vc deseja. Então prefira lentes macros de comprimento focal menor, como a EF-S 60mm f/2.8 macro.

« Última modificação: 18 de Setembro de 2017, 11:39:38 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 18 de Setembro de 2017, 11:38:28
Para still vai valer muito mais a técnica de como fazer do que o corpo, até uma T5 baratinha de 18MP vai sobrar!

Lente, iluminação, acessórios e conhecimento vai fazer a diferença :ok:


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 18 de Setembro de 2017, 13:52:45
Tenho uma 5D, mas para esse uso penso que a T3i seja melhor, tanto pelas vantagens do sensor menor auxiliar numa profundidade de campo maior quanto por ser mais moderna na questão de controle de flashes etc, além de poder fotografar utilizando o display, entre outros pontos ligados ao corpo mais moderno.

De qualquer forma, como também já foi dito, qualquer câmera fará bem o trabalho, considerando que essa é uma área onde a técnica se faz ainda mais necessária.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #6 Online: 18 de Setembro de 2017, 14:08:30
A câmera é o de menos neste caso. Ambas servem perfeitamente.
A preocupação ficaria entre a lente macro escolhida (por exemplo, uma EF-S 60mm ou EF 100mm). Quando eu tinha uma câmera APS-C, a 100mm ficava muito longa e eu não tinha espaço suficiente para fotografar no quarto. E outro fator é a iluminação.


marceloguimaraes.sp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #7 Online: 18 de Setembro de 2017, 15:46:48
Agradeço a atenção de todos aos que responderam.
Estou ainda estudando fotografia, mas acredito que ja tenha um perfil a seguir.

A 5D a que me refiro seria a classic. Acredito que seja uma das primeiras.


Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

Começando na brincadeira mas com muita seriedade.
A caça de uma boa câmera!


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 18 de Setembro de 2017, 16:26:50
A 5D a que me refiro seria a classic. Acredito que seja uma das primeiras.

Acho que todos entenderam que era essa a versão. Aqui no forum temos até um tópico dedicado a ela, que recebeu até o apelido carinhoso de "coroa" por ser a 5D mais velhinha da turma! haha
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 18 de Setembro de 2017, 17:50:59
Ah não entre naquele tópico, senão  :wub: :wub: :wub:  :aua:
Eu estava a procura de uma 50D, nem conhecia a 5D até entrar lá e hoje to na segunda 5D clássica, MKI, Coroa, como quiser.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


marceloguimaraes.sp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #10 Online: 18 de Setembro de 2017, 19:53:29
Ela mesma, um amigo que era profissional em fotografia disse que me venderia se eu quisesse.
Ele tem muito equipamento sem uso.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

Começando na brincadeira mas com muita seriedade.
A caça de uma boa câmera!


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 18 de Setembro de 2017, 21:07:44
Se for.montar estúdio de still, dê 80% de atenção aos equipamentos de luz e modificadores do que a câmera em si. Se fizer isso, o resultado sai até se iPhone.


marceloguimaraes.sp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #12 Online: 19 de Setembro de 2017, 07:32:37
Se for.montar estúdio de still, dê 80% de atenção aos equipamentos de luz e modificadores do que a câmera em si. Se fizer isso, o resultado sai até se iPhone.
Bacana Rafa! Valeu pela dica!

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

Começando na brincadeira mas com muita seriedade.
A caça de uma boa câmera!


marceloguimaraes.sp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #13 Online: 19 de Setembro de 2017, 07:33:16
Até uma XTi serve.
Levando em conta o fator de corte das APS-C pra Still elas se sairiam melhor, na minha opinição, que uma FF. Não falo diretamente da qualidade de imagem, mas sim que vc consegue os mesmos resultados com "menos lente", o que vc precisaria de uma 100mm macro no FF vc faz com uma 50 2.5 ou 60 2.8 macro no APS-C e uma 100 macro da pra fechar beeeem o quadro (mas ai já é macro né hehe).

Eu quando faço fotos no estúdio improvisado em casa (de pessoas e crianças), quase sempre vou com a 40D ao invés da 5D, e os resultados são muito bons em ISO 100/200, melhores do que poderia imaginar. Agora subiu o ISO (800 pra fora) não tem pra 40D, a 5D dá um banho nela, mesmo sendo uma câmera com 12 anos.

Vc não especificou qual seria a 5D que vc mencionou. Se vc não for ficar apenas em still, partir pra algum evento ou até ensaios externos, ai eu cogitaria a 5D, mas só estúdio uma T3i da e sobra, só pegar uma lente boa.
Obrigado Pablo, acho que ja deu uma boa clareada nas coisas.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

Começando na brincadeira mas com muita seriedade.
A caça de uma boa câmera!