Autor Tópico: Duvida Lente Nikon D3100  (Lida 2148 vezes)

dianazanotti

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 374
  • Sexo: Feminino
  • Eu sou mansa mas minha função de viver é feroz.
Online: 19 de Setembro de 2017, 13:51:39
Boa tarde pessoal.

Tenho um camera Nikon D3100.

A uns dias postei uma duvida referente a minha lente do kit 18-55, pesquisei bastante fiz alguns testes e vi que realmente ela está com defeito. Agora vem a duvida, atualmente só uso a camera para fotos pessoais, do meu filho etc, nada profissional. Será que compensa arrumar minha lente do kit (provavelmente esta com fungo) ? Ou comprar uma lente nova ? Qual lente ideal para fotos assim do dia a dia que não seja muito cara, procuro custo beneficio pois é pra algo simples. Compensa comprar usada aonde encontro ?

Agradeço desde já quem puder me ajudar com as perguntas.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 19 de Setembro de 2017, 13:55:00
Boa tarde pessoal.

Tenho um camera Nikon D3100.

A uns dias postei uma duvida referente a minha lente do kit 18-55, pesquisei bastante fiz alguns testes e vi que realmente ela está com defeito. Agora vem a duvida, atualmente só uso a camera para fotos pessoais, do meu filho etc, nada profissional. Será que compensa arrumar minha lente do kit (provavelmente esta com fungo) ? Ou comprar uma lente nova ? Qual lente ideal para fotos assim do dia a dia que não seja muito cara, procuro custo beneficio pois é pra algo simples. Compensa comprar usada aonde encontro ?

Agradeço desde já quem puder me ajudar com as perguntas.

Já fez orçamento do valor dela? Acho que se chegar a metade do valor, já não compensa mais mandar consertar. A 18-55mm tem boa qualidade e é uma ótima pedida para uma lente "faz tudo" do dia a dia.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 19 de Setembro de 2017, 16:01:15
A 18-55 do kit você acha uma semi-nova por 300,00 ou até menos, acredito que se for mandar consertar vai custar no mínimo 200,00 pois 100,00 será da mão de obra e outros 100 provavelmente de peças que serão retiradas de outras lentes.

Pode ser que seja apenas algum ajuste que precisa ser feito aí o valor será apenas da mão de obra. Mas aí vai ter que gastar com frete para enviar a lente, receber a lente.

Sinceramente falando, optaria por comprar uma nova que custa na faixa de 400,00.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 19 de Setembro de 2017, 16:08:15
A 18-55 do kit você acha uma semi-nova por 300,00 ou até menos, acredito que se for mandar consertar vai custar no mínimo 200,00 pois 100,00 será da mão de obra e outros 100 provavelmente de peças que serão retiradas de outras lentes.

Pode ser que seja apenas algum ajuste que precisa ser feito aí o valor será apenas da mão de obra. Mas aí vai ter que gastar com frete para enviar a lente, receber a lente.

Sinceramente falando, optaria por comprar uma nova que custa na faixa de 400,00.

Ta especulando o valor do orçamento.

Melhor fazer o orçamento. Se o valor dele for de 40% ou mais de uma lente nova, compra a nova. Se puder, ainda vende a antiga bem baratinha pra compensar um pouco.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #4 Online: 19 de Setembro de 2017, 16:35:36
Lentes top de linha, abriu e fechou é uma loteria, imagina uma lente do kit, onde tudo é atarraxado em plastico, compre uma nova e jogue essa fora, no lixo mesmo, pois corre o risco do fungo se alastrar para outras lentes.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 19 de Setembro de 2017, 16:38:16
Se quiser começar a fazer umas fotos mais legais do seu filhote pega uma 35mm 1.8, agora se quiser manter a mesma pegada uma lente nova dessas que você já tem se acha até por R$ 150,00.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 20 de Setembro de 2017, 11:27:22
Lentes top de linha, abriu e fechou é uma loteria, imagina uma lente do kit, onde tudo é atarraxado em plastico, compre uma nova e jogue essa fora, no lixo mesmo, pois corre o risco do fungo se alastrar para outras lentes.

concordo com o Dellano, estas lentes são praticamente descartáveis.

só tenho uma opinião um pouco diferente de fungo, fungo está em todo lugar, na lente no ar, em tudo. mesmo que isole a lente com fungo se não tomar as providências corretas, guardar em local correto, o fungo vai reaparecer em outras lentes. a lente com fungo não contamina as demais pois elas na verdade já estão contaminadas. então a prevenção é manter o local onde guarda limpo, com umidade controlada, temperatura controlada e luminosidade controlada, limpar corretamente as lentes depois dos eventos. penso que o fungo só vai aparecer se tiver como se alimentar e em um ambiente favorável. como usamos nossa lente em festas com aquela gordura vinda da cozinha kkkk a lente já está com comida lá dentro só de dar o zoom já entra alguma coisa lá dentro que não dá pra limpar. no fim das contas o meio de evitar fungo na lente é manter o local onde guarda o menos propício possível para não proliferar os danados.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 20 de Setembro de 2017, 19:18:48
Diana, eu faria o orçamento.
Discordo de que a lente não vá prestar depois de aberta. Só se o fulano que fizer o conserto não entender de nada. Também não adianta consertar se o técnico for desconhecido ou não for sabidamente bom.

Agora, se ficar acima de 50% do valor de uma nova, prefira a nova e tente vender a lente com defeito, baratinha mesmo. $90 já tá ótimo.

Se for comprar outra nova:
Eu iria de 18-140mm - uma lente para quem fazer tudo com uma só. Ou tentaria pegar uma 18-55mm VRII, bem melhor que as anteriores.
Uma 24mm 1.8 também seria minha dica para uma lente prime única, só que é uma lente muito cara. Então a 35mm 1.8 DX é um ótimo custo/benefício, embora tenha um ângulo de visão um pouco fechado para locais apertados.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 20 de Setembro de 2017, 19:53:04
Diana, eu faria o orçamento.
Discordo de que a lente não vá prestar depois de aberta. Só se o fulano que fizer o conserto não entender de nada. Também não adianta consertar se o técnico for desconhecido ou não for sabidamente bom.

Acho que vai ser difícil achar quem vá abrir a lente, limpar, montar por menos de 100 reais... como o Sosa falou, acha-se esta lente usada por 150 reais.
A lente do kit é praticamente inteira de plástico, um agravante para abrir e fechar sem causar algum dano. mas concordo com você se encontrar alguém que faça o serviço por menos de 50% vale a pena... só precisa achar alguém.  :shock:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 20 de Setembro de 2017, 20:27:20
Acho que vai ser difícil achar quem vá abrir a lente, limpar, montar por menos de 100 reais... como o Sosa falou, acha-se esta lente usada por 150 reais.
A lente do kit é praticamente inteira de plástico, um agravante para abrir e fechar sem causar algum dano. mas concordo com você se encontrar alguém que faça o serviço por menos de 50% vale a pena... só precisa achar alguém.  :shock:

Eu já tive interesse em comprar uma nikon 18-55 para fotografar na rua, street (pelo baixo custo de reposição em caso de roubo), mas nunca encontrei uma em bom estado por menos de R$250. Pode ser que na minha região não haja tanta oferta.
Além disso há o risco de comprar uma usada ruim. A da moça, pelo menos ela sabe exatamente qual é o problema da lente.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 21 de Setembro de 2017, 08:07:14
Diana, vc mora onde? Tem assistência fácil ai?