Autor Tópico: Nitidez das lentes 50mm p/ Canon  (Lida 11688 vezes)

Roberto Dellano

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Resposta #30 Online: 20 de Setembro de 2017, 11:11:47
50 ART é a lente mais nítida do meu Set e a melhor lente que o dinheiro pode comprar abaixo de R$3000.

...continuo a entender que ele não disse que era a melhor lente apenas por causa da nitidez.

Eu também entendi isso, a afirmação de ser a melhor lente do set dele a baixo dos 3k, não é só pela nitidez.


vangelismm

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Resposta #31 Online: 20 de Setembro de 2017, 11:12:30
Claro o que é importante para mim pode não ser para o outro... MAS... há ferramentas para cada situação!

Quem faz macro e paisagens, still life e afins não vai usar 50L, 85L e 135L

Para estas áreas há lentes específicas, como 16-35 f/4 L, 100 f/2.8L Macro, lentes TS entre tantas outras

Quem faz paisagem usa sim lentes normais e meia teles. Fotografia de paisagem é muito mais que wide angle.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


ArmandoFerreira

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Resposta #32 Online: 20 de Setembro de 2017, 11:13:41
Mas independente disso, cada lente produz uma linguagem própria, eu posso colocar um prego na madeira com um martelo ou com um alicate, mas com o martelo é o ideal.

Por mais que a 85mm f/1.4 Art seja excelente, e ela o é, para muitos fotógrafos não substitui o bokeh que 85L em f/1.2 produz.

Aqui não é questão de ser melhor ou pior, e sim diferente, de usos diferentes.

O mesmo se dá entre a 50L e 50 Art, para mim, ferramentas diferentes.


Quem faz paisagem usa sim lentes normais e meia teles. Fotografia de paisagem é muito mais que wide angle.

E o que está subentendido na minha citação "entre tantas outras"  :ok:


Humberto Yoji

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Resposta #33 Online: 20 de Setembro de 2017, 11:16:07
Aqui não é questão de ser melhor ou pior, e sim diferente, de usos diferentes.

O mesmo se dá entre a 50L e 50 Art, para mim, ferramentas diferentes.

Bem por aí mesmo... Quem procura uma ou outra, faz isso por motivos diferentes.


Elder Walker

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Resposta #34 Online: 20 de Setembro de 2017, 11:20:22
continuo a entender que ele não disse que era a melhor lente apenas por causa da nitidez.

Eu também entendi isso, a afirmação de ser a melhor lente do set dele a baixo dos 3k, não é só pela nitidez.

Então falar que uma 50mm é a melhor lente abaixo de 3K tem sentido?

O cara vai escolher uma ultra-GA para fotografar a via-láctea aí o amigo chega e diz: "não, esquece essa lente e pega uma Sigma 50mm f/1.4 ART porque ela é a melhor lente abaixo de 3mil". Outro vai comprar uma 100mm f/2.8 L macro e ouve a mesma resposta. O outro vai comprar uma 70-200 e ouve novamente isso... tanto é que ela foi comparada até com a 200mm f/2L!  :shock:

Sério, tem coisas que não me entram na cabeça...  :no:
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Humberto Yoji

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Resposta #35 Online: 20 de Setembro de 2017, 11:29:33
Então falar que uma 50mm é a melhor lente abaixo de 3K tem sentido?

Bom, aí é outra questão, opinião pessoal dele, eu estava só corrigindo um suposto equívoco.


Rick99

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Resposta #36 Online: 20 de Setembro de 2017, 11:41:07
Então falar que uma 50mm é a melhor lente abaixo de 3K tem sentido?
[...]

Ela apenas respondeu o comentário da "JUX" (que comprou uma 50mm f/1.4 na loja Canon, mas que o sonho era a 50mm Art da Sigma). Em momento algum ela recomendou a 50mm para todas as ocasiões. Disse apenas que das 50mm disponíveis no mercado, a da Sigma era a melhor opções entre as lentes abaixo dos R$ 3k.



ArmandoFerreira

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Resposta #37 Online: 20 de Setembro de 2017, 11:43:13
Outro exemplo, 200 f/2L para casamentos, TODAS as fotos em f/2, assistam o vídeo:
Citar
https://www.youtube.com/watch?v=PyhxOoC26Gg

Se fosse para usar em f/2.8 ela usava uma 70-200

Ou seja, não dá para comparar a 70-200L com 200L, mesmo que ambas tenham a mesma DF

Esse negócio de "melhor lente", "melhor câmera" para mim não funciona, a unanimidade é burra
« Última modificação: 20 de Setembro de 2017, 11:43:59 por ArmandoFerreira »


Levinthal

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Resposta #38 Online: 20 de Setembro de 2017, 11:47:00
Ela apenas respondeu o comentário da "JUX" (que comprou uma 50mm f/1.4 na loja Canon, mas que o sonho era a 50mm Art da Sigma). Em momento algum ela recomendou a 50mm para todas as ocasiões. Disse apenas que das 50mm disponíveis no mercado, a da Sigma era a melhor opções entre as lentes abaixo dos R$ 3k.

É bem isso mesmo que entendi. Acho que ele quis dizer (entre as 50mm disponíveis no mercado), a 50mm 1.4 ART é a melhor lente que o dinheiro pode comprar.  :D

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

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Di Torres

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Resposta #39 Online: 20 de Setembro de 2017, 12:21:24
Outro exemplo, 200 f/2L para casamentos, TODAS as fotos em f/2, assistam o vídeo:
Se fosse para usar em f/2.8 ela usava uma 70-200

Ou seja, não dá para comparar a 70-200L com 200L, mesmo que ambas tenham a mesma DF

Esse negócio de "melhor lente", "melhor câmera" para mim não funciona, a unanimidade é burra
Mas essa 200L é melhor em tudo do que a 70-200 em 200mm.
E custa 4x mais.
Muitos a consideram a melhor lente para portraits, mas muita gente prefere ir com a 70-200 pelo preço, mesmo sempre usando ela em 200m para portraits.

E o principal motivo para essa mulher usar a 200L em f2 foi para trabalhar em igrejas escuras sem precisar subir muito o ISO, como ela disse no vídeo, e não pelo efeito de bokeh.

Agora, entre a 50L e a 50Art não tem muitas diferenças em termos de desfoque e de ganho de luz.
Duvido muito que alguém conseguiria identificar qual é qual pelo bokeh de uma foto. Seria muito mais fácil identificar pela nitidez, já que a 50L fica meio nevoada em f1.2 e tem aberração cromática pra dar e vender. O mesmo vale pra 85L contra a 85Art.

O fator que nunca me faria ir de Art seria mais pelo foco inconsistente. E estou esperando ansiosamente pra ver se a Canon consegue chegar perto da qualidade de imagem das Art com a nova 85L 1.4. Essa tem todo o potencial de ser a lente dos meus sonhos.  8-)


ArmandoFerreira

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Resposta #40 Online: 20 de Setembro de 2017, 12:31:42
Citar
Mas essa 200L é melhor em tudo do que a 70-200 em 200mm.

Mas mesmo assim acho que a 200L não fotografa bem entre 70-199mm  :D

Citar
Agora, entre a 50L e a 50Art não tem muitas diferenças em termos de desfoque e de ganho de luz.

Apenas 1 ponto de luz, imagina, pouca coisa...  :assobi:
(Falha nossa!!! 1 ponto seria f/1) "Que burro, dá zero pra ele!"  :D

Citar
já que a 50L fica meio nevoada em f1.2

Por isso alguém compra ela, justamente pelo "nevoado" que dá uma linguagem única, agora gosto é igual c*, cada um tem o seu  :hysterical:

Por isso digo, esse negócio de "mehor" é muito subjetivo, cada lente é uma ferramenta única que produz um resultado único.

Eu mesmo não teria a 50L e 85L, não encaixam no meu estilo de fotografar hoje, acredito que as necessidade e estilos mudam com o tempo,
não vou dizer "desta água não beberei"

Comparar uma 50 Art e 50L é como comparar uma Mercedes e uma BMW...
« Última modificação: 20 de Setembro de 2017, 12:44:57 por ArmandoFerreira »


Rick99

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Resposta #41 Online: 20 de Setembro de 2017, 12:41:39
[...]
Apenas 1 ponto de luz, imagina, pouca coisa...  :assobi:
[...]

Na verdade de f/1.4 para f/1.2 é meio ponto de luz.


Di Torres

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Resposta #42 Online: 20 de Setembro de 2017, 12:41:50
Apenas 1 ponto de luz, imagina, pouca coisa...  :assobi:
Não seria 1/3 de ponto?

1.4 ^2 /1.2 ^ 2 = 1.36
Ou seja, arredondando, 1/3 stop.


ArmandoFerreira

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Resposta #43 Online: 20 de Setembro de 2017, 12:43:37
Ops, falha nossa, f/1 seria 1 ponto à menos  :worship:


Rick99

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Resposta #44 Online: 20 de Setembro de 2017, 12:49:18
Não seria 1/3 de ponto?

1.4 ^2 /1.2 ^ 2 = 1.36
Ou seja, arredondando, 1/3 stop.

Não, pois um f/stop de luz mais aberto em relação ao f/1.4 seria f/1.
Portanto f/1.2 ficaria exatamente entre elas (meio ponto).