Autor Tópico: Firmamento  (Lida 5718 vezes)

Marcos Borges Filho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #15 Online: 20 de Setembro de 2017, 10:26:33
Me parece que você já domina muito bem a técnica para executar esse tipo de fotografia (gostei mais do WB da segunda).
Agora, é necessário agregar a técnica uma cena que valorize o espetáculo da natureza...
Ou seja, a técnica me parece muito boa... falta uma composição para ficar completamente top...  :clap: :clap:


DPCaetano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 125
Resposta #16 Online: 20 de Setembro de 2017, 11:29:31
Acho fantástico este tipo de fotografia. Esta na lista do que quero experimentar um dia, além de estar em condições favoráveis de clima/ambiente.

Como os colegas falaram, uma composição ajudaria a deixar a foto mais completa. Mas mesmo assim já é impactante por mostrar a beleza do que está diante dos nossos olhos mas nossa visão não consegue captar.


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 20 de Setembro de 2017, 12:29:11
Ficou bacana, até um pouco diferênte do que vemos mais comumente.

Gostei mais da segunda apresentada, achei mais bonita.

Valeu Raphael! Acho que a diferença tem um pouco a ver com o ambiente e o WB, talvez..
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 20 de Setembro de 2017, 12:48:10
Eu gostei, é uma foto impactante na primeira olhada. Mas tenho andado meio cabreiro com essas fotos de estrelas. Acho que na maioria falta composição. Nessa também acho que falta.

Também acho, mas sem querer arrumar desculpas, a composição nem entrou "na pauta"  na hora dos cliques, tantas foram as dificuldades a superar e as limitaçoes do momento. Por exemplo, nunca levo tripé nas minhas saídas (hj vejo o que já disperdicei de oportunidades rss..). Dessa vez levei um mini clone do gorillapod de 20cm de altura, bem inadequado. No nível do chão nao dava pra compor nada, ai tive q entrelaça-lo em um tronco seco de arvore de 1 metro, tudo super precário, inclusive para posicionar a camera. Fora isso nao enxergava o q compor, tava tudo bem escuro (mas aprendi que dá para resolver isso com a lanterna rss...). Então a composição depende do que o ambiente fornece e também da flexibilidade de um tripé "normal" para posicionar a camera no local mais favorável.  Mas o maior problema mesmo foi o focar no infinito, minha lente nao tem as marcaçoes como nas lentes manuais.. Além do que nao me lembrava da formula dos 500 ou 600 para a correta exposiçao..  Extrapolei um pouco a exposiçao equivalente a minha lente, só vi isso na volta qdo notei que ampliando a imagem aparece o arrasto das estrelas.  Fora isso,  tem o lance de configurar o atraso no disparo, movimentos da camera com o vento, etc..  Então, foi tudo um parto. Foi a primeira vez que fiz esse tipo de foto, nunca nem tinha tentado. Mas aprendi um monte e com certeza na próxima vez irei melhor preparado tecnicamente e, se as condiçoes climáticas favorecerem, espero conseguir coisa melhor, incluindo dar a devida importância a composição..
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 20 de Setembro de 2017, 12:56:02
Bem bacana. Também fico encantado ao ver fotos assim da via-láctea, já até estudei os passos para executar uma foto assim, mas nunca tentei colocar em prática. Gostei mais da primeira versão, com WB mais quente.

Também fiquei bastante animado com esse tipo de foto e me pergunto pq nao tentei antes.. Essa foi a primeira tentativa, mas começo a me interessar de verdade por noturnas..  O problema é morar em grandes centros, os "treinamentos" devem ser bastante esparsos, infelizmente..
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 20 de Setembro de 2017, 13:00:01
Me parece que você já domina muito bem a técnica para executar esse tipo de fotografia (gostei mais do WB da segunda).
Agora, é necessário agregar a técnica uma cena que valorize o espetáculo da natureza...
Ou seja, a técnica me parece muito boa... falta uma composição para ficar completamente top...  :clap: :clap:

Quem dera eu "dominar a técnica" estou a anos luz disso rsrs... Como disse anteriormente, foi minha primeira experiencia com esse tipo de foto e, pior, nao me preparei nem um pouco. Peguei um mini tripé, uma semi-angular clara e pus a mão na massa rsrs.. Nao lembrava nada do que havia lido a respeito, mas consegui alguma coisa com base na tentativa e erro..  Na proxima oportunidade vou melhor informado e munido tecnicamente..
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 20 de Setembro de 2017, 13:12:14
Acho fantástico este tipo de fotografia. Esta na lista do que quero experimentar um dia, além de estar em condições favoráveis de clima/ambiente.

Como os colegas falaram, uma composição ajudaria a deixar a foto mais completa. Mas mesmo assim já é impactante por mostrar a beleza do que está diante dos nossos olhos mas nossa visão não consegue captar.

Pois é, as criticas dos colegas foram muito precisas, com certeza foram memorizadas e na proxima oportunidade vou me atentar muito a elas e caprichar ao máximo.
Esse tipo de imagem nos lembram da infinitude do universo e sua complexidade,  o quanto somos limitados e podem  levar-nos  a contemplação e conscientização da nossa finitude..
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #22 Online: 20 de Setembro de 2017, 13:59:09
Gostei mais das cores da Segunda, mas são fotos realmente impressionantes  :ok:


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #23 Online: 21 de Setembro de 2017, 09:23:17
Também acho, mas sem querer arrumar desculpas, a composição nem entrou "na pauta"  na hora dos cliques, tantas foram as dificuldades a superar e as limitaçoes do momento. Por exemplo, nunca levo tripé nas minhas saídas (hj vejo o que já disperdicei de oportunidades rss..). Dessa vez levei um mini clone do gorillapod de 20cm de altura, bem inadequado. No nível do chão nao dava pra compor nada, ai tive q entrelaça-lo em um tronco seco de arvore de 1 metro, tudo super precário, inclusive para posicionar a camera. Fora isso nao enxergava o q compor, tava tudo bem escuro (mas aprendi que dá para resolver isso com a lanterna rss...). Então a composição depende do que o ambiente fornece e também da flexibilidade de um tripé "normal" para posicionar a camera no local mais favorável.  Mas o maior problema mesmo foi o focar no infinito, minha lente nao tem as marcaçoes como nas lentes manuais.. Além do que nao me lembrava da formula dos 500 ou 600 para a correta exposiçao..  Extrapolei um pouco a exposiçao equivalente a minha lente, só vi isso na volta qdo notei que ampliando a imagem aparece o arrasto das estrelas.  Fora isso,  tem o lance de configurar o atraso no disparo, movimentos da camera com o vento, etc..  Então, foi tudo um parto. Foi a primeira vez que fiz esse tipo de foto, nunca nem tinha tentado. Mas aprendi um monte e com certeza na próxima vez irei melhor preparado tecnicamente e, se as condiçoes climáticas favorecerem, espero conseguir coisa melhor, incluindo dar a devida importância a composição..

Que trabalheira... rsrs    Tripé bom é fundamental. E nessas fotos o ajuste em si é fácil, mas focar é complicado sim. Tem alguns artifícios - usar a distância hiperfocal (com ajuda de uma lanterna ou de alguém que leve uma lanterna para a distância hiperfocal), focar na lua, etc. E o enquadramento acaba sendo um processo de tentativa e ajuste (mais um motivo para ter um bom tripé).
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #24 Online: 21 de Setembro de 2017, 09:41:44
(mais um motivo para ter um bom tripé).

Angelo, aproveito o comentário do Waldyr para reforçar o que ele disse, sei que estou repetindo pela bilhonésima vez, mas quem quer realmente fazer fotos noturnas, principalmente em paisagens, precisa fazer esse investimento.

Eu tbm faço trekkins de alguns dias e confesso que carregar esse bicho nas costas é dispendioso, mas jamais achei que não valeu a pena, principalmente quando as condições de terreno e clima eram mais difíceis.


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 21 de Setembro de 2017, 11:03:44
Angelone...ficou excelente!!!!!  :clap: :clap:

Ainda pegou uma etrela cadente no tempo de exposiçao...aliás expos por quanto tempo 20s?
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 21 de Setembro de 2017, 13:09:17
Eu gostei, é uma foto impactante na primeira olhada. Mas tenho andado meio cabreiro com essas fotos de estrelas. Acho que na maioria falta composição. Nessa também acho que falta.

Vejo muito isso, na verdade eu tenho preferido menos "astrofotografias" e mais paisagens noturnas que penso serem bem interessantes também, porém menos valorizadas.

De qualquer forma o resultado alcançado pelo colega aqui foi muito bom em termos de "astrofotografia".


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 21 de Setembro de 2017, 13:10:00
Curiosamente essa semana li aqui no fórum que sensores menores que o 35mm não dariam resultados satisfatórios para este tipo de fotografia.


-------------------
flickr.com/photos/cfcsosa
instagram.com/cfcsosa
500px.com/cfcsosa1978


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 21 de Setembro de 2017, 13:18:04
Angelone...ficou excelente!!!!!  :clap: :clap:

Ainda pegou uma etrela cadente no tempo de exposiçao...aliás expos por quanto tempo 20s?

também queria saber... sempre tive vontade de fazer uma foto assim, mas se puderem compartilhar, qual foi o método, lente, velocidade, abertura...?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 21 de Setembro de 2017, 13:18:40
Curiosamente essa semana li aqui no fórum que sensores menores que o 35mm não dariam resultados satisfatórios para este tipo de fotografia.


-------------------
flickr.com/photos/cfcsosa
instagram.com/cfcsosa
500px.com/cfcsosa1978


já vi umas fotos assim com efeito olho de peixe, será que foi pós produção? ou dá pra fazer e ficar bom?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.