Autor Tópico: Flash de estúdio, flash TTL e dúvidas sobre flash de estúdio  (Lida 3498 vezes)

vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Online: 20 de Setembro de 2017, 10:18:27


Já faz um tempo que eu tenho planejado em comprar flashes de estúdio, principalmente com esta verdadeira obra de arte em anexo, espero que a resolução seja a permitida pelo fórum, mas a questão é que chegou ontem pelos correios os primeiros Godox K150A e o tripé que comprei pelo Mercado Livre, estava brincando com ele pra conhecer e junto com o meu flash TTL acoplado na Canon EOS 40D, mas as fotos saem escuras se eu usar ele por PC Sync e se eu usar ele por fotocélula, sendo que uma vez fui ensinado a usar eles por fotocélula junto com um speedlite, peguei minha Nikon D80 e o Yongnuo YN460, mas saiu tudo bem e decidi testar na Canon de novo mas com o flash manual e tudo saiu bem, neste caso fica a dúvida se o flash de estúdio pode ser usado junto com flash TTL ou somente Manual, se eu quiser usar mais flashes de estúdio junto, como posso fazer? Rádios todos no modo manual? Se eu usar o Yongnuo YN460 na Canon EOS 40D, tenho duas portas PC Sync, mas se eu quiser usar mais flashes?
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #1 Online: 22 de Setembro de 2017, 22:20:29


Já faz um tempo que eu tenho planejado em comprar flashes de estúdio, principalmente com esta verdadeira obra de arte em anexo, espero que a resolução seja a permitida pelo fórum, mas a questão é que chegou ontem pelos correios os primeiros Godox K150A e o tripé que comprei pelo Mercado Livre, estava brincando com ele pra conhecer e junto com o meu flash TTL acoplado na Canon EOS 40D, mas as fotos saem escuras se eu usar ele por PC Sync e se eu usar ele por fotocélula, sendo que uma vez fui ensinado a usar eles por fotocélula junto com um speedlite, peguei minha Nikon D80 e o Yongnuo YN460, mas saiu tudo bem e decidi testar na Canon de novo mas com o flash manual e tudo saiu bem, neste caso fica a dúvida se o flash de estúdio pode ser usado junto com flash TTL ou somente Manual, se eu quiser usar mais flashes de estúdio junto, como posso fazer? Rádios todos no modo manual? Se eu usar o Yongnuo YN460 na Canon EOS 40D, tenho duas portas PC Sync, mas se eu quiser usar mais flashes?

Colegas do fórum, continuo com essas dúvidas, principalmente se um flash de estúdio manual pode ser usado junto com um flash TTL? Se eu tiver mais flashes, como eu posso fazer para que todos os flashes disparem tranquilamente? Faço o disparo de medição do TTL 3s antes de disparar a câmera e todos os flashes de estúdio realmente vão disparar na hora da foto? Se eu utilizar um flash manual na câmera ao invés de um TTL, todos os flashes de estúdio vão disparar junto?
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 23 de Setembro de 2017, 00:15:29
Um pouquinho de estudo sobre como o flash TTL funciona solucionaria a questão :D

Quando você fotografa com um flash em modo TTL, ele emite um "pré-flash" de baixa intensidade para fazer a fotometria da cena, e somente então emite o flash principal.

O que está acontecendo é que seu flash de estúdio "vê" este pré-flash e dispara junto com ele, e quando o flash TTL emite o disparo principal, o de estúdio não tem mais carga para acompanhá-lo.

Você tem algumas opções para solucionar o problema:

- Disparar o flash da câmera sempre em modo manual, que não emite pré-flash;
- Configurar o flash de estúdio para ignorar o pré-flash (nem todos os modelos possuem este modo);
- Utilizar uma fotocélula com este recurso para comandar o disparo do flash de estúdio.

Porém, note que em um ambiente controlado, como o estúdio, não faz sentido algum utilizarmos TTL, principalmente em conjunto com tochas manuais.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #3 Online: 23 de Setembro de 2017, 07:32:52
Você pode deixar o flash que não tem TTL em modo S2, desta forma ele despreza o pré-flash.

Mas o ideal, para consistência no trabalho, é tudo manual.


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #4 Online: 23 de Setembro de 2017, 20:36:57
Um pouquinho de estudo sobre como o flash TTL funciona solucionaria a questão :D

Quando você fotografa com um flash em modo TTL, ele emite um "pré-flash" de baixa intensidade para fazer a fotometria da cena, e somente então emite o flash principal.

O que está acontecendo é que seu flash de estúdio "vê" este pré-flash e dispara junto com ele, e quando o flash TTL emite o disparo principal, o de estúdio não tem mais carga para acompanhá-lo.

Você tem algumas opções para solucionar o problema:

- Disparar o flash da câmera sempre em modo manual, que não emite pré-flash;
- Configurar o flash de estúdio para ignorar o pré-flash (nem todos os modelos possuem este modo);
- Utilizar uma fotocélula com este recurso para comandar o disparo do flash de estúdio.

Porém, note que em um ambiente controlado, como o estúdio, não faz sentido algum utilizarmos TTL, principalmente em conjunto com tochas manuais.

Se eu apertar o * na Canon no caso o flash vai emitir o pré-flash? Sendo assim se eu disparar o pré-flash e contar até 2s resolveria essa questão? O flash que utilizo normalmente é todo automático!
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 23 de Setembro de 2017, 22:07:54
Se eu apertar o * na Canon no caso o flash vai emitir o pré-flash? Sendo assim se eu disparar o pré-flash e contar até 2s resolveria essa questão? O flash que utilizo normalmente é todo automático!

Sim, vai, mas fazer dessa forma é remendo. Mesmo o flash sendo automático, você pode configurá-lo para manual pelo menu da câmera, não?

Só não entendo por que insistir em usar TTL em uma situação em que o sistema não apresenta nenhuma vantagem, pelo contrário.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #6 Online: 24 de Setembro de 2017, 07:00:51
O Metz Mecablitz 36AF-5C ou o Metz Mecablitz 36AF-4C só trabalham em TTL, se eu conseguir comprar algum Metz q trabalhe em Manual melhor, gosto da luz branca deles e o Yongnuo é meio azulada, apesar do Godox ser ainda mais azul

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 24 de Setembro de 2017, 08:41:35
Curioso, nunca pensei que um flash só teria modo TTL.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #8 Online: 24 de Setembro de 2017, 09:01:51
Curioso, nunca pensei que um flash só teria modo TTL.

Infelizmente sim e o pior de tudo, ele é pra Canon e se eu colocar numa Nikon ele nem dispara, no menu em controlo de flash> Def. funções flash externo o Modo de flash fica fixo em E-TTL ii e não há como alterar, estou planejando em comprar mais dois Metz 58 AF-1C estes eu acho que tem o modo manual



Só pra se ter uma noção o painel do Metz 36 AF-5C é feio deste jeito!!!!
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #9 Online: 24 de Setembro de 2017, 09:39:39
Então leia as respostas dos amigos e coloque os outros flashes manuais em S2  :snack:  que vai desprezar o pré-flash dos Metz

Lembrando que desta forma você não vai ter consistência no trabalho, pode pelo menos ativar FEL nos flashes TTL


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #10 Online: 24 de Setembro de 2017, 18:18:20
Vou ter q fazer o bloqueio FEL contar 2 segundos e bater a foto pois o Godox K-180A tem somente o modo slave s1

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/