Autor Tópico: Firmamento  (Lida 5743 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 21 de Setembro de 2017, 13:19:41

já vi umas fotos assim com efeito olho de peixe, será que foi pós produção? ou dá pra fazer e ficar bom?

Dá pra fazer sim, só precisa ficar atento para o efeito coma, não são todas as lentes que servem pra astrofotografia.


-------------------
flickr.com/photos/cfcsosa
instagram.com/cfcsosa
500px.com/cfcsosa1978


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 21 de Setembro de 2017, 13:20:32
Curiosamente essa semana li aqui no fórum que sensores menores que o 35mm não dariam resultados satisfatórios para este tipo de fotografia.


Sim...tbém vi...e deixei pra lá...não tem sentido algum isso.   Mas se lá não postei posto aqui ...boa leitura...e lindas fotos:

http://aurelm.com/2017/07/10/olympus-e-m1-mark-2-english-review/
« Última modificação: 21 de Setembro de 2017, 13:22:30 por Oliberal »
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 21 de Setembro de 2017, 13:26:16
Esse ultimo review que postei tem astrofotografia feita a mão sem tripé, expondo 4s...mas já vi outras fotos feitas a mão sem tripé com 8s de exposição e perfeitas...isso é incrível.
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 21 de Setembro de 2017, 14:04:59
É hoje que nao faço mais nada  kkk.. Esse forum toma um tempo danado da gente  :D

@Waldyrneto,  valeu pela dica, vou dar uma estudada a respeito da distancia hiperfocal, hj nao lembro mais nada rsrs..

@Raphael, agora estou convencido de levar sempre tripé, mas eqto nao encontrar um "normal",  leve e compacto, vou levar o clone do gorillapod mesmo e me virar com troncos e pedras rsrs.. O problema é que nunca fiz saída fotográfica dedicada, qdo fizer uma e tudo que ela implica, com certeza poderei ir equipado de verdade..

@cfcsosa, o sensor menor tem a ver com o tamanho do pixel menor e arrasto das estrelas consequentemente maior, já que o tempo de deslocamento entre eles é menor, logo sao mais registros do  movimento das estrelas (na realidade movimento da Terra, nao é?). Mas como prova em contrário, basta ver os exemplos do link q Oliberal postou. Tem muitas outras variáveis no processo, basta ver os resultados absolutamente impecáveis do Aurel Manea.  Um artigo legal que discute a questão do tamanho dos pixels pode ser lido aqui http://starcircleacademy.com/2012/06/600-rule/  Se for considerado somente o tamanho dos pixels, sem considerar todos os outros aspectos envolvidos na astrofotografia, parece que o ideal seria a A7S  de 12mp, deduzo eu. Ah, em relação a composiçao, como disse antes para o Valdyr,  nem considerei frente aos inumeros problemas que tive que superar qdo fotografei, foi a primeira experiencia nesse tipo de foto, nunca tinha feito nada do tipo, mas nas proximas, com certeza, vou melhor preparado, que "os céus"  colaborem rssrs..

@Oliberal,  então, essa exposiçao foi de 30 segundos, nao a ideal para evitar o arrasto, levando em conta a regra dos 600/500   (600 / DF*crop). No caso deveria ser 20 segundos ou menos (a lente era uma 15mm + crop 2X). Nao lembrei da "formula" mas fiz experimentos com velocidades menores, tipo 15 seg. e menos. Curiosamente apareceu também um ligeiro arrasto, então ficou a dúvida se era arrasto mesmo ou vibraçao na hora do click (apesar de ter configurado atraso no disparo), falta de estabilidade do tripé, vento... Ou seja, o negócio é complicado mesmo, mas um super tripe Benro, cabeça hidraulica, mais umas pedronas de ancoragem devem dar uma estabilidade adequada. Além do que pode ser problema de foco também..

@fabianob,  Meu "método" (ahahh) foi tentativa e erro rss.. Camera Olympus EM5 mk II (sensor m4/3), lente Leica Sumicron 15mm f1.7 (30mm equivalente), abertura máxima, velocidade 30 seg, ISO 1600. Como disse antes, tem muitos detalhes a observar, qto mais aberta angular menor o arrasto, qto mais clara menor o ISO, tem q observar a regra dos 600, disparador no automatico ou com atraso e, fundamental, estudar métodos eficientes de focar no infinito, caso a sua lente nao tenha as marcaçoes de foco, etc..

« Última modificação: 21 de Setembro de 2017, 14:08:53 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 21 de Setembro de 2017, 16:27:26
Dá pra fazer sim, só precisa ficar atento para o efeito coma, não são todas as lentes que servem pra astrofotografia.


-------------------
flickr.com/photos/cfcsosa
instagram.com/cfcsosa
500px.com/cfcsosa1978

Então a que vi foi a Nova Fisheye Nikkor 8-15 pelas fotos foram feitas com a lente mas vai saber se não foi tratamento depois... como a lente é nova provável que seja possível e renda bons resultados... fiquei impressionado com a qualidade da lente pra este tipo de fotografia.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 21 de Setembro de 2017, 16:29:09
@fabianob,  Meu "método" (ahahh) foi tentativa e erro rss.. Camera Olympus EM5 mk II (sensor m4/3), lente Leica Sumicron 15mm f1.7 (30mm equivalente), abertura máxima, velocidade 30 seg, ISO 1600. Como disse antes, tem muitos detalhes a observar, qto mais aberta angular menor o arrasto, qto mais clara menor o ISO, tem q observar a regra dos 600, disparador no automatico ou com atraso e, fundamental, estudar métodos eficientes de focar no infinito, caso a sua lente nao tenha as marcaçoes de foco, etc..

Show de bola... muito boa a explicação. Valeu...

 :worship: :worship:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Resposta #36 Online: 21 de Setembro de 2017, 16:40:34
Muito bonita, Ângelo.
Só uma observação pessoal: não achei que as árvores agregaram tanto...


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 22 de Setembro de 2017, 12:26:20
Muito bonita, Ângelo.
Só uma observação pessoal: não achei que as árvores agregaram tanto...

Os "céus"  agradecem  :)
Estava em condiçoes muito precárias e praticamente sem alternativas para considerar composição.
Na próxima oportunidade vou tentar caprichar nesse quesito..
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 23 de Setembro de 2017, 22:23:24
Postado para ser criticado  :D



CRITICAR O QUE HOMMI .... ?
Somente se for o fato de NÃO  ESTAR  num quadro .
Gostei demais .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


tiagonn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
Resposta #39 Online: 24 de Setembro de 2017, 06:35:08
A foto está muito bonita... Fiquei feliz em saber que conseguiu este resultado com uma micro 3/4.

Um ponto de preocupação que eu tenho com fotos de astros é que as estrelas tem uma certa tendência de ficarem rouxas..
 Tipo uma aberração cromática mesmo. Na primeira foto com balanço de branco mais quente foi a primeira coisa que me chamou a atenção...

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk



angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 24 de Setembro de 2017, 14:01:07
A foto está muito bonita... Fiquei feliz em saber que conseguiu este resultado com uma micro 3/4.

Um ponto de preocupação que eu tenho com fotos de astros é que as estrelas tem uma certa tendência de ficarem rouxas..
 Tipo uma aberração cromática mesmo. Na primeira foto com balanço de branco mais quente foi a primeira coisa que me chamou a atenção...

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

Então, as m4/3 sao perfeitamente aptas a fotografar estrelas, o meu caso nem chega a ser um bom  exemplo, tem imperfeiçoes que já mencionei antes. Existem milhares de exemplos com alto nível de qualidade, como os do fotografo Aurel Manea, já mencionados nesse tópico pelo Oliberal, feitas com camera e lentes Olympus m4/3  http://aurelm.com/2017/07/10/olympus-e-m1-mark-2-english-review/

Quanto à tendencia de algumas  estrelas (as mais brilhantes) ficarem com um halo roxo (púrpura), voce tem razão, é aberração cromática, nem tinha notado esse detalhe, mas felizmente pode ser resolvido no LR  com um clique. Aparecem com mais destaque na versão mais quente, mas na outra  quase nao aparecem,  e de certa forma até  destacam as estrelas.. Muito legal sua observação,  vou atentar também para esse detalhe nas próximas..
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 25 de Setembro de 2017, 11:01:13
CRITICAR O QUE HOMMI .... ?
Somente se for o fato de NÃO  ESTAR  num quadro .
Gostei demais .

Valeu camarada!
Abraço
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #42 Online: 25 de Setembro de 2017, 16:09:00
Muito foda, parabéns, a única crítica é:
Acho que tinha um predador se formando no céu, observe a boca em triângulo, e a boca está brava... e acho que aquele raio, foi alguém que percebeu o bicho. Formou pareidolia, mas aí já não é culpa sua... é minha rs.
Fotassa.(ou Fotaça)...
« Última modificação: 25 de Setembro de 2017, 16:25:44 por Macrolook »
Comida é arte.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 25 de Setembro de 2017, 16:22:29
Muito foda, parabéns, a única crítica é:
Acho que tinha um predador se formando no céu, observe a boca em triângulo, e a boca está brava... e acho que aquele raio, foi alguém que percebeu o bicho. Formou pareidolia, mas aí já não é culpa sua... é minha rs.
Fotassa.


poltz... depois que você vê o predador não pode mais desver...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.