Autor Tópico: Fotografia Real Estate, ambientes, arquitetura  (Lida 4108 vezes)

Felipepg

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Masculino
Online: 24 de Setembro de 2017, 22:53:47
Atualmente tenho me envolvido com esse setor. E minha maior duvida é quanto o pessoal está cobrando por aí, e como é feito o orçamento...
Alguém disposto a comentar sobre a área??


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 24 de Setembro de 2017, 23:51:43
"Real Estate"

"New Born"

"Pre Wedding"


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #2 Online: 25 de Setembro de 2017, 00:56:57
O ignorante aqui foi procurar no tio GG o que era "Real State"  :doh: :hysterical:


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #3 Online: 25 de Setembro de 2017, 02:14:11
tem gente q cobra por hora, pacote ou foto. Tem gente q tem tudo no esquema e tem gente q deixa bem transparente cada custo (meu caso)

já vi gente cobrar uns 400 reais por número indeterminado de fotografias de interior design, vi gente cobrando 1000 reais por pacote de 10 fotos. Varia muito com o jeito q vc aborda a cobrança. Os exemplos são extremos. Um é o cara q ta começando e outro aí já é bambambam no mercado. É o cara q tem contatos pra mandar pra revistas de arquitetura, por exemplo, e garantir publicação para os responsáveis pelo projeto/decor. Pra imobiliária isso já é inexistente.

O cliente fala a metragem, quantos ambientes/cômodos o imóvel tem, se vai ser interno, externo e pela experiência vc sugere para o cliente um valor. Tem dado certo pra mim pq já sei quantas fotos uma sala precisa, uma sala q tenha jantar junto, cozinha americana, cômodos, banheiro, etc. O fato de ser arquiteto, trabalhar com perspectiva 3D/render deixa as minhas especulações bem precisas.

Obs: Nem sempre apartamento menor, quer dizer menos fotos. Tem cliente que vai pedir preço mais baixo pq o imóvel é pequeno demais pra custar o mesmo que o outro projeto grande que ele fechou anteriormente, por exemplo.

Acredito que fotos de imóveis para imobiliárias usarem seja o tipo mais baratinho e pão duro. Os escritórios de arquitetura q querem valorizar seus projetos para o portfólio dão mais importância e pagam melhor. Costumam decorar o ambiente bem legal, o que te ajuda bastante tbm.

Além de fazer meus projetos (reforma, decor), tenho tirado foto para amigos arquitetos (amigo de amigos arquitetos, inclusive) e tem sido interessante a experiência (e como "part time job"). Eu sinto que cobro valor baixo comparado com o mercado. Simplificando as contas, o meu sai entorno de 45 reais cada fotografia, destrinchando o orçamento aqui. A média de fotos fica entre 10-20 fotografias. Em alguns casos raros até 25. Cobrando deslocamento à parte pelo fato dos locais variarem sempre (capital tem acréscimo de 30, ABC e regiões vizinhas 60 e locais fora dessa área um cálculo personalizado).

Não é um valor tão atrativo. Acho que uns 50-60 reais por foto seria o mais honesto mas os escritórios pequenos ainda não tem tanta condição pra bancar. É torcer para que alguns maiores peçam bastante imagens pq na maior parte dos casos não rende muitas imagens não. É diferente de ensaio com pessoas. O tempo é mais relevante e vc tira foto de pessoas que mudam de atividade e expressões o todo tempo. Arquitetura é a mesma do começo ao fim. Não muda de lugar. Então a abordagem de cobrança é diferente.

Só que é um valor honesto se vc estiver fazendo bem feito o trampo. Se está começando agora (que é o meu caso tbm), vai ser difícil ser contratado pela falta de valor percebido (a não ser q vc tenha bons contatos e lábia, que não é o meu caso).

« Última modificação: 25 de Setembro de 2017, 02:19:34 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #4 Online: 27 de Setembro de 2017, 07:49:29
Eu sempre tenho o principio que o correto e ideal valor a se cobrar deve ser aseado em seus custos e quanto merece ganhar baseado na demanda, oferta e experiencia. Entao basta fazer seus calculos e cobrar o seu resultado.

Digo isso pq o valor do mercado pode as vezes nao cobrir seus custos epode as vezes ser muito alem do que vc realmende deveria cobrar baseado em seu potencial/experiencia e custos.

Diferentes fotografos tem diferentes custos e qualidades, mesmo fazendo o mesmo tipo de foto.

Ta cheio de fotografo comprando do equipamento mais caro para impressionar clientes, e acessorios, e assim precisam cobrar valores muito mais altos para cobrir os custos, e reclamando de quem cobra menos "prostituindo o mercado".

Mas se vc tiver em uma area em que haja clientes mais inteligentes e concientes, souber investir em equipamwntos de qualidde, surabilidade e valores nao exorbitantes, vc pode cobrar um valor considerado abaixo do mercado e mesmo assim tem mais lucro (ou poder trabalhar menos) e ser melhor sucedido do que fotografos que investem pesadamente em ganhar clientes atraidos pela aparencia como prova da qualidade e prodissionalidade deles.

Eh aquela coisa, vc pode contratar um advogado baseado no carro que ele dirige ou na qualidade e  quantidade de casos que ele eh bem sucedido e uma coisa nao esta sempre relaxionada a outra. Aquestao esta em como obter o cliente que vc quer trabalhar para.
« Última modificação: 27 de Setembro de 2017, 07:54:21 por C R O I X »


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #5 Online: 28 de Setembro de 2017, 14:06:24
Eu sempre tenho o principio que o correto e ideal valor a se cobrar deve ser aseado em seus custos e quanto merece ganhar baseado na demanda, oferta e experiencia. Entao basta fazer seus calculos e cobrar o seu resultado.

Digo isso pq o valor do mercado pode as vezes nao cobrir seus custos epode as vezes ser muito alem do que vc realmende deveria cobrar baseado em seu potencial/experiencia e custos.

Diferentes fotografos tem diferentes custos e qualidades, mesmo fazendo o mesmo tipo de foto.

Ta cheio de fotografo comprando do equipamento mais caro para impressionar clientes, e acessorios, e assim precisam cobrar valores muito mais altos para cobrir os custos, e reclamando de quem cobra menos "prostituindo o mercado".

Mas se vc tiver em uma area em que haja clientes mais inteligentes e concientes, souber investir em equipamwntos de qualidde, surabilidade e valores nao exorbitantes, vc pode cobrar um valor considerado abaixo do mercado e mesmo assim tem mais lucro (ou poder trabalhar menos) e ser melhor sucedido do que fotografos que investem pesadamente em ganhar clientes atraidos pela aparencia como prova da qualidade e prodissionalidade deles.

Eh aquela coisa, vc pode contratar um advogado baseado no carro que ele dirige ou na qualidade e  quantidade de casos que ele eh bem sucedido e uma coisa nao esta sempre relaxionada a outra. Aquestao esta em como obter o cliente que vc quer trabalhar para.

eu concordo com o texto mas a analogia foi péssima. Não é como se o advogado levasse o carro dele para o tribunal... mas enfim  :hysterical: A câmera pelo menos está diretamente ligada ao trabalho independente de ser o mais barato ou o mais caro em termos de qualidade (lembrando que to diferenciando aqui qualidade da imagem com qualidade fotográfica, composição, etc*)

*claro q isso não quer dizer q com câmera pior, não dê pra fazer. Só pra cortar o mal pela raíz caso queiram dizer algo a respeito disso. O ponto é outro.
« Última modificação: 28 de Setembro de 2017, 14:12:31 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 28 de Setembro de 2017, 14:41:24
"Real Estate"

"New Born"

"Pre Wedding"


Faltou incluir "Post death"



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #7 Online: 28 de Setembro de 2017, 14:50:43
eu concordo com o texto mas a analogia foi péssima. Não é como se o advogado levasse o carro dele para o tribunal... mas enfim  :hysterical: A câmera pelo menos está diretamente ligada ao trabalho independente de ser o mais barato ou o mais caro em termos de qualidade (lembrando que to diferenciando aqui qualidade da imagem com qualidade fotográfica, composição, etc*)

*claro q isso não quer dizer q com câmera pior, não dê pra fazer. Só pra cortar o mal pela raíz caso queiram dizer algo a respeito disso. O ponto é outro.

O que eu quis dizer eh que um fotografo pode comprar uma Phase One, outro fotografo comprar uma Pentax 645Z e um terceiro fotografo comprar uma Nikon D700 usada. A mais cara nao eh necessariamente a melhor. E a mais barata, a Nikon D700, eh mais do que apropriada para o trabalho. Se quer mais pixels para uma gigante impressao de qualidade, uma Nikon D800 tambem tem um baixo custo e maior escala dinamica que chega proximo ao das medio formatos digitais (segundo alguns reviews).

Sendo assim, por mais que seja totalmente desnecessario gastar uma nota comprando uma Phase One (e se nao me engano foi essa mesma camera que caiu para a metade do preco semana retrasada), alguns fotografos optam por tal camera nao para fins fotograficos em sim mas por mera aparencia. A mesma estrategia usada por profissionais de outras areas para demonstrar que eh "bem sucedido financeiramente", como indiretamente dizendo que eh bem sucedido no trabalho que esta exercendo, e assim potenciais clientes escolher tais profissionais baseado nessa premissa.

Por isso que a camera pode sim ser comparada com o carro do advogado, com o celular, com o terno, etc, ja que nesse patamar a escolha da camera tem a mesma finalidade de um advogado que escolhe um carro mais caro como forma de dar prova de seu sucesso e consequentemente ser mais convincente nas vendas de seu servico.


Concluindo com o que eu quiz dizer ao todo. O fotografo com a Phase One tera um custo maior e o valor do mercado pode talvez nao gerar tanto lucro assim. Ele assim tem que trabalhar mais, ou cortar custos ou cobrar mais caro. Ja o fotografo que obtem uma Nikon D800 ou D700 usada, tem menos gasto na obtencao e reposicao de seu equipamento e assim o valor de mercado pode ser bastante llucrativo, podendo trabalhar com menos clientes, ou reduzir o preco, ou o que for...

Esse eh so um exemplo bobo, as variaveis sao muitas. Alguns alugam imovel para ter estudio e outros usam propriedade propria. Alguns recebem heranca, ou ainda vivem com os pais ou eh casado sem filhos, ou eh fotografo apenas como bico de tempo livre. Outros vivem so, eh separado e tem que sustentar filhos e nao tem absolutamente nenhuma outra fonte de renda.

Por isso que eu digo que o ideal eh cada um fazer os seus calculos de custos e previoes de ganhos para saber quanto cobrar. Se der a mais do que a media do mercado vc explica ao cliente sobre custos, caso o cliente questionar. Se der a menos do mercado vc explica tambem. Tem clientes que sentem mais seguros confiando que vao obter mais qualidade pagando mais caro, e tem clientes que vao priorizar a economia.


BGImagem

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 490
  • Sexo: Masculino
    • BRUNO GUERRA IMAGEM
Resposta #8 Online: 29 de Setembro de 2017, 15:22:20
Aí no Brasil esta sempre foi uma dificuldade pra eu começar a fazer orçamentos de acordo com o trabalho, quando vim morar na Escócia, bastou entrar nos sites dos fotógrafos que as tabelas estavam todas lá, detalhando valores por hora, estúdio, externa, casamento, etc... Ufa!


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 29 de Setembro de 2017, 15:31:39
Aí no Brasil esta sempre foi uma dificuldade pra eu começar a fazer orçamentos de acordo com o trabalho, quando vim morar na Escócia, bastou entrar nos sites dos fotógrafos que as tabelas estavam todas lá, detalhando valores por hora, estúdio, externa, casamento, etc... Ufa!

Mas o valor é tabelado ou cada um cobra o quanto quer mas coloca no site o valor a ser cobrado?

Se fizessem isso aqui seria um tal de um baixar mais que o outro e ninguém ia ganhar kkkkkk
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 29 de Setembro de 2017, 16:28:06
Mas o valor é tabelado ou cada um cobra o quanto quer mas coloca no site o valor a ser cobrado?

Se fizessem isso aqui seria um tal de um baixar mais que o outro e ninguém ia ganhar kkkkkk
Acho que seria o contrário, muitos teriam vergonha do que cobram e aumentariam os preços.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #11 Online: 29 de Setembro de 2017, 17:09:52
Acho que seria o contrário, muitos teriam vergonha do que cobram e aumentariam os preços.

Talvez... já cheguei a cogitar bastante colocar os preços direto no meu site, acabei optando por deixar um "a partir de..."
Aqui nós temos o costume de primeiro mostrar o VALOR e depois o PREÇO. Nos sites de fotógrafos dos EUA/Canadá eu vi muito preço direto no site, e eles são MUITO parecidos um com o outro. Lá parece que eles apostam muito no site mostrando o VALOR, ou deixam pra mostrar o VALOR numa reunião presencial caso o budget do cliente esteja de acordo.

Não sei dizer qual forma é a melhor  :ponder:
« Última modificação: 29 de Setembro de 2017, 17:10:17 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket