Autor Tópico: Laptop para viagens e edição inlocation  (Lida 4913 vezes)

Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Online: 26 de Setembro de 2017, 06:51:48
Olá, amigos.
Estava a procura de um laptop para Lightroom e Photoshop que seja compacto para viagens e também para levar para eventos e fazer edições rápidas no próprio local para soltar algumas fotos nas redes sociais durante os eventos. Ele também seria meu desktop de trabalho, conectando ele ao meu monitor via HDMI.

Estava de olho nesse Xiaomi: https://www.gearbest.com/laptops/pp_648196.html
Ele é um pouco menor e mais fino que o Macbook Air e possui configurações mais parrudas que o Macbook Pro.
Quando taxado, ele fica com o preço similar ao Macbook Air. Se passar sem taxa, fica bem mais barato.

Achei um bom custo/benefício, mas gostaria de saber se alguém aqui tem outras recomendações.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 26 de Setembro de 2017, 07:44:57
A diferença é que um macbook tem garantia aqui (que pode ser estendida para 3 anos) e esse não.
Eu não arrisco.

Se for pra usar Windows, compre um Dell com tela IPS.


P.S.

99,99% de chance de ser taxado.
« Última modificação: 26 de Setembro de 2017, 07:45:33 por AFShalders »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 26 de Setembro de 2017, 07:54:09
Sem contar que o grande erro cometido por quem só pensa em hardware é esquecer que software sofre atualização e que a degradação causada ao hardware pelo software (no caso do Windows) deprecia o equipamento de forma mais rápida, o que não acontece com o MAC, fora que existem outras boas vantagens em ter MAC especialmente pra fotografia, como a aquisição de diversos editores RAW que são excelentes e só existem pra MAC.


-------------------
flickr.com/photos/cfcsosa
instagram.com/cfcsosa
500px.com/cfcsosa1978
« Última modificação: 26 de Setembro de 2017, 07:55:31 por cfcsosa »


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #3 Online: 26 de Setembro de 2017, 08:07:14
A diferença é que um macbook tem garantia aqui (que pode ser estendida para 3 anos) e esse não.
Eu não arrisco.

Se for pra usar Windows, compre um Dell com tela IPS.


P.S.

99,99% de chance de ser taxado.

A Gearbest oferece garantia de 1 ano e também o retorno de dinheiro caso o produto chegue estragado ou estrague em 45 dias.
O problema é o tempo de deslocamento que vai levar pra ir e voltar de lá se precisar da garantia, né?
Pode ficar uns 2 meses sem o material.

Sobre a taxação, vi vários relatos desse laptop estar passando com a taxa padrão (R$400 ~ R$600) e alguns sem taxa.
Acho que por ser leve e compacto não deva parar muito na vistoria detalhada.
E eu já comprei um produto na Gearbest que foi taxado full (60% + ICMS), entrei em contato com a loja e eles me disseram que eu poderia deixar voltar o produto para eles enviarem de novo pra tentar passar sem taxa ou pelo menos com a taxa padrão sem vistoria. E funcionou, no segundo envio passou sem taxa.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #4 Online: 26 de Setembro de 2017, 08:16:24
Sem contar que o grande erro cometido por quem só pensa em hardware é esquecer que software sofre atualização e que a degradação causada ao hardware pelo software (no caso do Windows) deprecia o equipamento de forma mais rápida, o que não acontece com o MAC
Nunca tinha ouvido falar sobre isso.
Poderia explicar melhor? Ou postar alguns links de artigos sobre esse assunto.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #5 Online: 26 de Setembro de 2017, 21:28:50
fora que existem outras boas vantagens em ter MAC especialmente pra fotografia, como a aquisição de diversos editores RAW que são excelentes e só existem pra MAC.
Irrelevante pra mim.
Desde que me entendo por gente rodo Linux com Windows e MacOS em partições virtuais.
Não tenho limitações de nenhum OS, pois posso usar qualquer um dos três quando quiser, em qualquer computador.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 26 de Setembro de 2017, 22:23:30
Beleza, depois conte para nós como foi a experiencia.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #7 Online: 26 de Setembro de 2017, 22:51:06
Já tive macmini, imac e macbook Pro. Depois do Windows 8,e agora no 10, não volto mais para a Apple. Eu optaria por um Dell, com garantia extra de 3 anos que cubra tudo (cobre quedas e derramamento de líquido) e ainda tem atendimento domiciliar em até 48h. Meu micro caiu no chão e dois dias depois estava absolutamente novo sem gastar um centavo. Sobre desvalorização, esse negócio de Mac X PC era válido 5 anos atrás. Hoje, não é bem assim. Até porque um PC equivalente custa bem menos, então mesmo que perdesse o valor mais rápido, no final seria equivalente. Eu tenho um modelo fino e leve, com i7 e bateria que dura 5h. Tenho o bônus do touch-screen, que ajuda no Lightroom. Enfim, eu acho que o investimento em um micro é alto, e sempre prefiro comprar com nota e garantia no BR, além de não ter dor de cabeça em viagens.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #8 Online: 26 de Setembro de 2017, 23:05:12
Já tive macmini, imac e macbook Pro. Depois do Windows 8,e agora no 10, não volto mais para a Apple. Eu optaria por um Dell, com garantia extra de 3 anos que cubra tudo (cobre quedas e derramamento de líquido) e ainda tem atendimento domiciliar em até 48h. Meu micro caiu no chão e dois dias depois estava absolutamente novo sem gastar um centavo. Sobre desvalorização, esse negócio de Mac X PC era válido 5 anos atrás. Hoje, não é bem assim. Até porque um PC equivalente custa bem menos, então mesmo que perdesse o valor mais rápido, no final seria equivalente. Eu tenho um modelo fino e leve, com i7 e bateria que dura 5h. Tenho o bônus do touch-screen, que ajuda no Lightroom. Enfim, eu acho que o investimento em um micro é alto, e sempre prefiro comprar com nota e garantia no BR, além de não ter dor de cabeça em viagens.
Bacana. Vou dar uma pesquisada nos Dells.


Fabiosantos25

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 27 de Setembro de 2017, 17:55:24
Na faixa de valor mais alta olhe o DELL XPS 15 2017. Tem versão com tela 4K (Ultrasharp com espaço de cor 100% AdobeRGB) e 1080p (100% sRGB), Core I7 Quad core, SSD NVME 1Tb, 16 ou 32 gb de Ram, placa de vídeo discreta Nvidia 1050 4gb. Em torno de U$D 2000,00. Se essa vai ser sua máquina principal e utilizará para edição é muito parruda, o monitor é excelente e calibrável automoticamente com o colorímetro xRite. Bem mais barata que o Macbook pro topo de linha e a especificação é ainda melhor. Meio pesado (2kg), mas vai durar muitos anos. É uma máquina excepcional.
5D IV e alguns vidros


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #10 Online: 27 de Setembro de 2017, 21:30:36
Ok, continuando com a busca.
Os notebooks da série 7000 da Dell me pareceram bem interessantes.
Porém, contudo, entretando, a internet está chovendo de reclamações sobre eles.
Parece que a construção dos modelos brasileiros está deixando muito a desejar.
Os cabos de som não tem isolamento apropriado e acabam gerando interferência no som, principalmente quando ligado direto na energia.

Além de diversas falhas que estão passando no controle de qualidade.
Ouvi um relato de um cliente que trocou CINCO vezes de laptop pois todos vieram com algum defeito de fábrica, e o sexto também, mas com um defeito que não afetava tanto e ele resolveu aceitar (o touchpad veio um pouco afundado).
Fiquei com o pé muito atrás e resolvi desconsiderar os Dells.

Fabiosantos25, os modelos XPS nos preços brasileiros estão bem fora do meu orçamento.
A linha 7000 já me atenderia e caberia no meu bolso (o top da linha está saindo por 3800), mas infelizmente não estou botando confiança.

Bem, então cheguei nesse LG:
http://clube.magazineluiza.com.br/notebook-lg-gram-intel-core-i5-8gb-128gb-ssd-lcd-15-6-full-hd-windows-10/p/2177972/in/note/

Todas as configurações me atendem muito bem.
8GB RAM DDR4, SSD, tela IPS 1080p, sétima geração do i5, etc e tal.
Mas aí vem a cota brasileira... esse modelo brasileiro não é igual ao americano e só é vendido aqui e na India.
Pra começar, a bateria do brasileiro é de 34w contra a de 60w do modelo americano, o que deve mudar muitos aspectos na construção.
Mas o pior é que quase não se acha reviews decentes desse modelo brasileiro.

Tá difícil comprar tecnologia nesse país. Até com o Xiaomi fiquei com um certo receio, pois ouvi relatos de que a receita vai começar a pegar pesado nas taxas.
Pelo jeito vou esperar 2018 que pretendo fazer uma viagem, trago um modelo americano qualquer comigo e alego uso pessoal.  :aua:
« Última modificação: 27 de Setembro de 2017, 21:32:17 por Di Torres »


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #11 Online: 27 de Setembro de 2017, 23:29:56
Em 2014 eu comprei um MacBook Air, modelo de 13" mais simples: i5, SSD 128GB, 4GB DDR3. Sou suspeito para falar, mas eu gosto muito dele. Tenho os dois sistemas operacionais, tanto o macOSX como o Windows 8.1.

A bateria dele, que antes durava cerca de 12 horas, hoje dura 9 horas, o que acho impressionante! A finura dele é muito boa para viagens, nem parece que se está com um notebook. Ele também não esquenta (Windows 8.1 esquenta um pouco) e não faz absolutamente nenhum barulho de cooler ligado: parece um celular em funcionamento.

Uso o Light room e o Photoshop nele. Algumas engasgadas esporádicas com fotos panorâmicas, por exemplo, acontecem, mas definitivamente não atrapalha no uso. Quando se usa o macOSX observa-se uma performance incrível; no Windows cai um pouco. Culpa do software, claro.

Na época ele me custou "barato": ~R$4.000,00 com o magic mouse incluso, nota fiscal e garantia de um ano. Hoje, pelo que vi, o mais barato está caríssimo, então já não sei se valeria tão à pena. Eu não vendo meu Macbook de forma alguma, pois acho que nenhum notebook hoje me atenderia tão bem quanto ele pelo preço barato que paguei.

Por fim, depois de quase 4 anos de uso, ele se encontra rigorosamente idêntico, em termos estéticos, à quando comprei. De fato não uso muito, talvez ~14horas na semana. Ele parece novo e ainda vai durar uns bons anos.

Sorte na escolha.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #12 Online: 28 de Setembro de 2017, 05:52:48
Se você não quer Dell, pode ver os notes da Avell.com.br
Eles tem modelos diversos e configuráveis até onde a imaginação alcança (e o bolso também.... Rs).
A Samsung lançou agora um notebook gamer, que tem boas especificações para o que você quer. Não sei de preço e outros detalhes, mas acho que vale a pena pesquisar.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 28 de Setembro de 2017, 07:41:11
Se você não quer Dell, pode ver os notes da Avell.com.br
Eles tem modelos diversos e configuráveis até onde a imaginação alcança (e o bolso também.... Rs).
A Samsung lançou agora um notebook gamer, que tem boas especificações para o que você quer. Não sei de preço e outros detalhes, mas acho que vale a pena pesquisar.

x2...

tenho um Avell e recomendo. ótimo notebook.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #14 Online: 28 de Setembro de 2017, 20:10:12
Ok, acho que finalmente encontrei a solução.
Resolvi seguir a mesma lógica que uso com desktops: Monte o seu!

Pesquisei pelo notebook mais barato com tela 1080p, processador de 7ª geração e que oferece possibilidade de upgrade sem perder a garantia.
Achei o Samsung Expert X21 que está saindo por R$1800.
Ele tem dois slots de memória. Vem com 4GB, mas pode chegar até 16GB (8GB em cada slot).
Ele também tem um slot SATA III (que vem com um HD fedorento de 5400 RP) e um slot M2 que vem vazio.
Vou comprá-lo no Brasil e aproveitar minha viagem do ano que vem para fazer um upgrade.

A configuração final vai ser:

i5 7200U
Tela 1980x1080p 15.6" antirreflexiva
Memória 16GB DDR4 2400Mhz (upgrade ~R$500)
SSD SATA III 500GB (upgrade ~R$500)
SSD NVMe M2 250GB (upgrade ~R$400)
Windows 10 Home

Ou seja, com cerca de R$3200 vou montar um notebook melhor que muitos top de linha por aí de R$8000.
Com garantia brasileira, teclado ABNT e Windows ativado.

Vou segurar a compra até chegar mais próximo da viagem pra ver se pinta uma promoção ou se um novo modelo mais interessante aparece.
Pontos legais que poderiam aparecer em um outro modelo que também me oferecesse possibilidade de upgrade:

. Tela IPS decente. Todos os modelos do mercado com tela IPS Full HD estão vindo com um acabamento glossy horroroso que reflete MUITO e fica inviável de usar em ambientes externos e até ambientes internos bem iluminados.

. Bateria. Todo modelo de entrada e intermediário no Brasil está vindo com baterias com média de 5h~7h de autonomia. Se aparecer um melhor, talvez troque de opção, mas não é um ponto tão forte pro meu uso.

. USB no lado direito para o mouse. Esse Samsung não tem absolutamente nada no lado direito.
« Última modificação: 28 de Setembro de 2017, 20:31:17 por Di Torres »