Autor Tópico: [ARTIGO] APS-C vs Full Frame – Does it Make a Difference to You?  (Lida 8168 vezes)

Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #15 Online: 02 de Outubro de 2017, 20:46:34
Olha Guto, eu até entendo que podem haver situações em que você quer ou precisa lançar mão disso, mas ainda assim hoje em dia as crops chegam com qualidade aí.
Sim, concordo com você. Existem ótimas câmeras com sensor cropado. Mas a melhor apsc não bate a Full Frame. Tem algumas aplicações que prefiro apsc inclusive, até pelo "ganho" de tele. Mas no meu tipo de trabalho, prefiro a câmera que me entregue o maior ISO possível com o menor ruído.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.755
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #16 Online: 03 de Outubro de 2017, 21:54:17
mais um:

https://petapixel.com/2017/10/03/full-frame-vs-crop-sensor-shootout-can-tell-difference/




Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Mas ele fechou a lente FF em f/2.8, aí matou a magia, o cosmo, o 3d pop, o look FF. :hysterical:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 03 de Outubro de 2017, 23:26:34
mais um:

https://petapixel.com/2017/10/03/full-frame-vs-crop-sensor-shootout-can-tell-difference/


Como já falei em outro tópico, a diferença se perde quando se abre 1 stop no diafragma para igualar o DOF e se reduz 1 ponto de ISO pra compensar a abertura.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #18 Online: 12 de Outubro de 2017, 20:46:27
Como já falei em outro tópico, a diferença se perde quando se abre 1 stop no diafragma para igualar o DOF e se reduz 1 ponto de ISO pra compensar a abertura.
Com certeza, mas a questão é que nem sempre se pode abrir mais 1 stop no diafragma e reduzir um ponto no ISO. Muitas vezes vc já está no limite da lente, ou reduzir o ISO vai resultar em uma foto borrada pelo movimento. A única solução pra isso é adicionar luz... Mas como nem sempre isso é possível, então as full frame justificam a sua existência, pois são superiores nestas situações e se fazem necessárias.

No fim vai de cada um saber o que precisa... Pra quem lida com esses extremos frequentemente, então é melhor investir em full frame mesmo. Agora, pra quem esses extremos só acontecem de vez em quando, então um bom sistema APS-C moderno vai atender muito bem, e a um custo bem menor.


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #19 Online: 13 de Outubro de 2017, 07:28:38
Eu prefiro ter um 1,5 stop de vantagem e não precisar, do que precisar e não ter.



Enviado de meu LG-V500 usando Tapatalk

* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 13 de Outubro de 2017, 10:45:53
Eu prefiro ter um 1,5 stop de vantagem e não precisar, do que precisar e não ter.



Enviado de meu LG-V500 usando Tapatalk


Eu prefiro um carro que chegue a 380 km/h porque um dia eu posso precisar.


No caso da APS-C se pode sempre usar um flash.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2017, 10:46:46 por cfcsosa »


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #21 Online: 13 de Outubro de 2017, 12:33:41

Eu prefiro um carro que chegue a 380 km/h porque um dia eu posso precisar.


No caso da APS-C se pode sempre usar um flash.
Sempre é um exagero... Mas concordo com a sua forma de pensar


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #22 Online: 13 de Outubro de 2017, 13:20:32
Em questão de ISO não mais uma diferença tão grande assim, pois há evolução progressiva nos dois sistemas.

Usando a comparação apresentada, não estamos mais discutindo, como há alguns anos, quando uma APS-C andava a 80Km/h e uma FF a 120Km/h, diferença muito considerável neste cenário.

Hoje discutimos que a FF anda a 400Km/h e as APS-C a 370Km/h... no mundo real ninguém, vai andar nesta velocidade, ou para não ser extremista, 0,0001% vai andar assim.

Me acostumei muito com o range de 70-300 nas APS-C, preciso de quase 500mm nas FF para ter esta experiência, e não sai barato lentes neste range.

Por outro lado a oferta de lentes wide do próprio fabricante para APS-C ainda é falha!

Quando vocês acham que a Canon lançaria uma lente APS-C 10-22 f/2.8L?  :no:

Isso não vai acontecer, e neste cenário precisamos de lentes de terceiros que atendam esta distancia focal, muitas delas apenas manuais.

Chega no mesmo ponto... quais são suas necessidades? Que ferramentas precisa?

Se vou "passarinhar" uma D500/7D Mark II e uma 100-400 são espetaculares!

Se gosto muito de paisagens mais abertas uma D810/5Ds com 16-35 também o são!

Por que é difícil aceitar que as pessoas tem necessidades diferentes e ferramentas diferentes?

Por que necessariamente uma tem que ser melhor que a outra?


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 13 de Outubro de 2017, 16:00:15
Em questão de ISO não mais uma diferença tão grande assim, pois há evolução progressiva nos dois sistemas.

Usando a comparação apresentada, não estamos mais discutindo, como há alguns anos, quando uma APS-C andava a 80Km/h e uma FF a 120Km/h, diferença muito considerável neste cenário.

Hoje discutimos que a FF anda a 400Km/h e as APS-C a 370Km/h... no mundo real ninguém, vai andar nesta velocidade, ou para não ser extremista, 0,0001% vai andar assim.

Me acostumei muito com o range de 70-300 nas APS-C, preciso de quase 500mm nas FF para ter esta experiência, e não sai barato lentes neste range.

Por outro lado a oferta de lentes wide do próprio fabricante para APS-C ainda é falha!

Quando vocês acham que a Canon lançaria uma lente APS-C 10-22 f/2.8L?  :no:

Isso não vai acontecer, e neste cenário precisamos de lentes de terceiros que atendam esta distancia focal, muitas delas apenas manuais.

Chega no mesmo ponto... quais são suas necessidades? Que ferramentas precisa?

Se vou "passarinhar" uma D500/7D Mark II e uma 100-400 são espetaculares!

Se gosto muito de paisagens mais abertas uma D810/5Ds com 16-35 também o são!

Por que é difícil aceitar que as pessoas tem necessidades diferentes e ferramentas diferentes?

Por que necessariamente uma tem que ser melhor que a outra?


Faz que nem eu e vai pra Fuji,
 Uma opção é usar as lentes Rokinon pra wide com grandes aberturas no APS-C



Song

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 721
Resposta #24 Online: 13 de Outubro de 2017, 17:14:30
E o fator psicológico de ter uma FF??

Posso acreditar que por ter uma FF tiro fotos melhores... E não vejo nada de errado nisso...

Acreditar é o primeiro passo para conseguir...

 :ok:


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 13 de Outubro de 2017, 21:36:01
E o fator psicológico de ter uma FF??

Posso acreditar que por ter uma FF tiro fotos melhores... E não vejo nada de errado nisso...

Acreditar é o primeiro passo para conseguir...

 :ok:

Também acredito que o equipamento dá "tesão" em fotografar. Mas é importante não cairmos em nenhum extremo de "qualquer câmera serve" até "preciso torrar todo meu dinheiro em equipamento senão não serve".


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #26 Online: 13 de Outubro de 2017, 22:50:42
Também acredito que o equipamento dá "tesão" em fotografar. Mas é importante não cairmos em nenhum extremo de "qualquer câmera serve" até "preciso torrar todo meu dinheiro em equipamento senão não serve".

Se eu torrar todo meu dinheiro com equipamento vou comprar uma 50tinha da Yongnuo.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #27 Online: 14 de Outubro de 2017, 08:54:22
E o fator psicológico de ter uma FF??

Posso acreditar que por ter uma FF tiro fotos melhores... E não vejo nada de errado nisso...

Acreditar é o primeiro passo para conseguir...

 :ok:

Ou... O primeiro passo para uma decepção.

O que já vi de nego que compra uma FF e depois diz: Cara, peguei uma FF e minha foto não fica igual a do "fulano", por que será?


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #28 Online: 14 de Outubro de 2017, 09:54:32
Ou... O primeiro passo para uma decepção.

O que já vi de nego que compra uma FF e depois diz: Cara, peguei uma FF e minha foto não fica igual a do "fulano", por que será?
Exatamente. Cada sistema tem o seu "desafio"... Se em APS-C o "desafio" é o ruído, creio que em FF seja a profundidade de campo: é mais fácil que a profundidade de campo fique erradamente curta demais numa FF... E isso fica claro principalmente em retratos... Tem muita foto por aí com foco errado no nariz, nas orelhas... Ou então o foco está corretamente cravado nos olhos, mas a profundidade de campo escolhida é tão fina que os brincos nas orelhas já estão totalmente borrados... Isso sem falar nas fotos em grupo, aí os erros são mais comuns ainda...
Então tem que tomar mais cuidado.

É o bom e velho lema do homem aranha: grandes poderes trazem grandes responsabilidades


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #29 Online: 14 de Outubro de 2017, 14:36:13
Quanto melhor o equipamento, 2 coisas podem acontecer:

1 - demonstração da qualidade do fotógrafo  :ok:
2 - constatação da mediocridade do fotógrafo 8-)

Imagine aquela foto bosta com...  8-)
- ISO baixíssimo! Grande riqueza de detalhes dos feijões na bosta, excelentes contornos definidos!  :o
- Grande DR/latitude! Os detalhes entre as baixas e altas luzes da bosta, riqueza de detalhes!  :o
- Alta Velocidade e AF preciso! Nunca mais perder aquele momento bosta por falta de foco ou velocidade!  :o
- Equipamento altamente selado! Para poder tirar foto bosta até dentro da privada sem risco de molhar o equipamento!  :o