Autor Tópico: E começam os testes do AF da D850  (Lida 1514 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Online: 29 de Setembro de 2017, 21:10:18
Não quero criar polêmica mas quero trazer a minha interpretação antes que se fiquem falando asneiras disso ou daquilo.

No primeiro vídeo do Matt Granger que compara a D850 e a D5, vê que a D5 deu uma surra na D850 no assunto foco, sendo que ambas possuem o mesmo módulo de foco. Mas é aquela história que o próprio Matt comentou, mesmo sistema de foco em câmeras diferentes (mesmo em gerações equivalentes) podem dar resultados diferentes. É igual ter o mesmo câmbio e mesmo motor em diferentes carros.
https://youtu.be/AdX8H6YSfZA --> mesmo quem não entende inglês vale a pena ver a câmera em ação

Mas eu fiquei intrigado. Aí hoje o Jared Polin (eu confio mais na opinião dele) postou um vídeo do tipo: "problemas no foco da D850!?"
https://youtu.be/d9BmTh2gj18
Ele também não teve uma performance espetacular com a D850 mas nada que desmerecesse. Na verdade, essa performance é com o 3D tracking. Quando ele coloca em Dynamic Area com 9 ou 25 pontos de foco (que é o mais adequado), a performance é quase de 100%.
Lembram do vídeo do Matt? Então, ele fez sempre no 3D tracking. O próprio Jared comentou sobre as diferenças de performance entre D850 e D5 no 3D tracking. O que explicaria seria o processamento da D5 melhor. Nada mais justo pois é o top de linha da marca e é feito para esportes.

Minha opinião até agora: a câmera é muito boa mas, assim como em outras câmeras, é preciso saber dominar os recursos do equipamento.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Setembro de 2017, 07:05:42
É igual ter o mesmo câmbio e mesmo motor em diferentes carros.

Mas essa analogia não faz sentido. A única forma que um conjunto câmbio/motor pode afetar o desempenho de um carro diferente é se ele for muito mais pesado ou leve que o outro. Não entendo como essa comparação se aplicaria a DSLRs. Mais provável que seja o mesmo sistema de AF em geral, mas com alguma modificação, nem que seja ajuste de firmware.

Não que eu queira debater velocidade de AF de câmera, porque PQP, eu tenho mais o que fazer na vida do que ficar debatendo se câmera X é 0,0005 segundos mais rápida que camera Y. Mas achei essa analogia falha.


sareki

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 30 de Setembro de 2017, 08:55:32
Acompanhando, mesmo sendo hobysta na expectativa para adquirir, até coloquei em stanby a compra de lentes DX para a minha D7200.
Aprendendo, começando! Objetivo: fotografias de paisagens.
Nikon D7200 | Sigma 18-35 1.8 Art | Nikkor 50 1.8 D | Nikkor 70-300 s/VR | Tripé Manfrotto Compact Advanced Black.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.768
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 30 de Setembro de 2017, 08:58:44
Mas essa analogia não faz sentido. A única forma que um conjunto câmbio/motor pode afetar o desempenho de um carro diferente é se ele for muito mais pesado ou leve que o outro. Não entendo como essa comparação se aplicaria a DSLRs. Mais provável que seja o mesmo sistema de AF em geral, mas com alguma modificação, nem que seja ajuste de firmware.

Não que eu queira debater velocidade de AF de câmera, porque PQP, eu tenho mais o que fazer na vida do que ficar debatendo se câmera X é 0,0005 segundos mais rápida que camera Y. Mas achei essa analogia falha.

A bateria, e por consequência limite de processamento, foi apontando como um motivo nos fóruns.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs