Autor Tópico: Precisando de ajuda com iluminação  (Lida 1268 vezes)

etromrlz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 05 de Outubro de 2017, 22:46:06
Amigos, tenho um e-commerce de moda feminina e estou precisando de mais autonomia com relação as fotos com fundo infinito. Sou iniciante na fotografia e estou pesquisando bastante sobre a iluminação ideal para montar o estúdio sem perder dinheiro.

Consigo um bom resultado com um custo benefício legal, utilizando dois hazes/softbox de 50x70 com luz contínua? Meu orçamento para isso não é tão alto, mas também não gostaria de perder dinheiro, por isso peço o auxílio dos senhores.

Vi alguns kits no ML com preços bem convidativos, mas tenho medo de comprar e não servirem pro que quero.

 :worship:


semcao

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #1 Online: 06 de Outubro de 2017, 09:31:34
Geralmente ninguém responde minhas dúvidas aqui, mas vou ser diferenciado.

Cara eu também estou começando, talvez esteja com bem menos conhecimentos que você.

Eu comprei e nem usei ainda, um kit Greika de 80x80, com tenda, fundo infinito luminária se pá até girafinha pra foto de produtos.... Custou uns 500 reais em 6x na PortSsar no centro de sp.

http://www.lojaportssar.com.br/p/2470/kit-mini-estudio-45w-still-iluminacao-completa---tenda-80x80cm---pk-st10


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #2 Online: 06 de Outubro de 2017, 10:12:03
Sua ideia é ter fundo 100% branco? Se for, pense que uma das fontes de luz tem que ir para o fundo. Eu acho que luz contínua nunca é muito prático para fotos desse tipo, porque se usa aberturas pequenas, então vai precisar de muita luz (ou de ISO alto, ou de exposição longa), mas é possível sim. Pra e-commerce o ideal é ter um set de luzes simples e fixo, sem mudar de peça pra peça, com uma luz principal na peça já resolve bem.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #3 Online: 06 de Outubro de 2017, 10:14:13
É que a resposta neste caso nunca vai ser simples.

Não é questão nem tanto do equipamento, mas como usá-lo, pode gastar horrores em qualquer kit, mas e aí?

Você precisa definir:

- tamanho das peças a serem fotografadas
- luz contínua ou flashes
- modificadores
- necessidade ou não de uma mesa still
- o elemento "gambiarra" pode estar presente?  :D
- qual seu conhecimento fotográfico?
- qual equipamento fotográfico já possui?

E isso são poucas perguntas ainda, a turma aqui ajuda sempre, mas receita de bolo não tem, nem kit mágico que faz tudo sozinho  :no:

Um exemplo prático do meu dia-a-dia:

- cartolina branca
- 1 flash manual em um softbox controlado por célula, luz principal
- 1 flash manual na sapata da câmera, luz de preenchimento



Agora netra outra questão importante:

- Qual seu conhecimento de pós edição?
- Precisa dos objetos recortados com fundo transparente ou 100% branco?

Isso vai determinar o quanto a foto precisa sair "100%" da câmera, neste meu exemplo eu tratei no Lightroom,
perfil de cor, correção da lente e subi de leve as altas luzes para um branco quase 100%

Se eu quisesse uma branco total 100% poderia preparar isso no clique com o uso diferente de luzes.

Ou poderia fazer o recorte com curvas bezier no photoshop mais preciso para este tipo de produto.

Como viu, tem muitas variantes, o que você já possui de equipamento?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 06 de Outubro de 2017, 13:28:49
Tem alguns tópicos bem interessantes sobre este assunto.

A princípio, dá pra fazer até com celular, tripé, fundo branco e luz contínua, mas obviamente vai ser um pouco mais trabalhoso.

Claro que é importante saber o que vc vai fotografar. Vestido de noiva vai ser diferente de biquini (apesar de ser tudo moda feminina).