Autor Tópico: Câmera fotográfica para vídeos....  (Lida 4745 vezes)

Del Rei

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Online: 02 de Outubro de 2017, 17:41:11
Bom dia, gente... Meu primeiro tópico.
Espero que não seja excluído, rs. :assobi:

Vou investir numa câmera, e como não tenho $$ pra comprar uma para fotografia e outra para filmagem, comprarei uma boa fotográfica que filme razoavelmente bem.

A ideia de filmagem é principalmente de conteúdo musical, em ambiente interno com pouca iluminação (propositadamente). Mas também usarei pra filmagens externas.
É um lance amador, mas com qualidade, rs.

Os requisitos que preciso são:

1) Bitrate de vídeo - Pelo menos 50 mbps em 1080p
2) QPS - Pelo menos 60qps (~59.94) em 1080p
3) Boa estabilização (não quero depender de aparatos externos de estabilização)
4) "Flip screen" - Preciso me ver durante as filmagens
5) Tamanho de câmera - O tamanho de uma mirrorless é ideal... Nada trambolhudo. Dispensei uma 60D porque era pesada e grande..... rs
6) Duração mínima de vídeo - Pelo menos 30min ~29:59 (Já li algumas que filmam menos)
7) Preço máximo: U$1,000.00 (em dólar!)

Pesquisando algumas câmeras, me interessei pela Olympus OM-D EM-5 MK II.

Alguém teria alguma dica ou sugestão de outra(s) câmera(s)?

Obrigado.

 :)

« Última modificação: 02 de Outubro de 2017, 17:44:19 por Del Rei »


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #1 Online: 02 de Outubro de 2017, 18:32:58
Fora essa que vc falou, tem a Panasonic G85, que custa exatamente mil dólares já com a lente do kit. O bitrate dela em 1080/60p é de 28mbps, mas a qualidade já é muito boa. Em 4K sobe para 100mbps, mas aí não tem 60fps.

O ideal seria adquirir também lentes mais luminosas que a do kit, já que são ambientes com pouca iluminação. As opções são as fixas nativas m4/3, na faixa de f/1.4 a f/1.8 (Panasonic, Olympus, etc...), ou as zooms f/2.8. Ou então adaptar lentes antigas, praticamente todas servem, através de adaptadores, como as Canon FD, Nikon mecânicas (AI), lentes bocal M42, entre outras.

Considere também a compra do Neat Video, que é um ótimo redutor de ruído, caso não tenha a opção das lentes mais claras.

Com estabilização no corpo, tela articulável e baixo custo, acho que são essas as opções.

  vimeo     flickr     insta


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #2 Online: 02 de Outubro de 2017, 20:06:19
Canon SL2 é o melhor custo/benefício pra vídeo atualmente.
E é a menor DSLR do mercado. Praticamente uma mirrorless.
Se não precisar de 4K, eu iria nela.

$550 apenas corpo
$700 com a lente kit

Eu pegaria apenas o corpo e compraria uma 24mm f2.8 STM ($150).


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 05 de Outubro de 2017, 12:23:40
Mirrorless da Sony ou Panasonic, particularmente iria pra uma  T7i com a 24 2.8 stm.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2017, 12:24:16 por Marcio WH »


Del Rei

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #4 Online: 05 de Outubro de 2017, 12:46:49
Fora essa que vc falou, tem a Panasonic G85, que custa exatamente mil dólares já com a lente do kit. O bitrate dela em 1080/60p é de 28mbps, mas a qualidade já é muito boa. Em 4K sobe para 100mbps, mas aí não tem 60fps.
O ideal seria adquirir também lentes mais luminosas que a do kit, já que são ambientes com pouca iluminação. As opções são as fixas nativas m4/3, na faixa de f/1.4 a f/1.8 (Panasonic, Olympus, etc...), ou as zooms f/2.8. Ou então adaptar lentes antigas, praticamente todas servem, através de adaptadores, como as Canon FD, Nikon mecânicas (AI), lentes bocal M42, entre outras.
Considere também a compra do Neat Video, que é um ótimo redutor de ruído, caso não tenha a opção das lentes mais claras.
Com estabilização no corpo, tela articulável e baixo custo, acho que são essas as opções.

Olá, Rinaldo.
Muito obrigado pela sugestão. Realmente fiquei bem interessado nessa Panasonic e estou dando umas pesquisadas sobre ela no Youtube, parece ser muito bem recomendada. Seja qual for a câmera, possivelmente comprarei só o corpo justamente porque as lentes de kit não são muito interessantes pro que preciso. Possivelmente comprarei uma fixa (entre 25 e 30mm) e com 1.4 mesmo.
 :ok:


qq Canon com Dual Pixel e lente STM

Obrigado pela sugestão, Ernesto!


Canon SL2 é o melhor custo/benefício pra vídeo atualmente.
E é a menor DSLR do mercado. Praticamente uma mirrorless.
Se não precisar de 4K, eu iria nela.
$550 apenas corpo
$700 com a lente kit
Eu pegaria apenas o corpo e compraria uma 24mm f2.8 STM ($150).

Boa dica, Torres. Não conhecia essa SL2 e parece que foi feita com bastante foco em vídeos, né?
Vou pesquisar melhor sobre ela. Só essa lente 2.8 que não rola pra mim, pois uso pouca iluminação e a lente precisa ser bem clara. Estou pensando em algo em torno de 1.4 a 1.8 :)


Mirrorless da Sony ou Panasonic, particularmente iria pra uma  T7i com a 24 2.8 stm.

Obrigado, Marcio.
Esses dias andei olhando bem algumas da Sony, e achei bem interessante a a6300... Os 120qps dela são fantásticos, e achei a qualidade de imagem melhor que a Olympus em-5 mk2. Sobre a questão do visor articulável, vi que dá pra improvisar com um celular ou tablet e então creio que resolveria... O problema é a estabilização, que não tem....


Jr_Perinotto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo/Cinegrafista
Resposta #5 Online: 05 de Outubro de 2017, 14:43:37
Sony a6500
Fotógrafo e Cinegrafista Freelancer


Del Rei

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #6 Online: 05 de Outubro de 2017, 15:20:46
Sony a6500

Pois é, Perinotto.
Realmente pensei na a6300 e principalmente a parte da estabilização me deixa na dúvida sobre ela. E a a6500 veio justamente com estabilização, além de ter o LCD touch e pelos comentário que vi, esquenta menos que a a6300. Só que.... custa U$ 1,398.00 só o corpo. Não pretendo gastar mais que $1K... Mas só vou comprar no final de novembro, nos EUA, talvez role uma promoção boa do Black Friday ou Cyber Monday. Quem sabe...?


Jr_Perinotto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo/Cinegrafista
Resposta #7 Online: 05 de Outubro de 2017, 16:36:16
Pois é, Perinotto.
Realmente pensei na a6300 e principalmente a parte da estabilização me deixa na dúvida sobre ela. E a a6500 veio justamente com estabilização, além de ter o LCD touch e pelos comentário que vi, esquenta menos que a a6300. Só que.... custa U$ 1,398.00 só o corpo. Não pretendo gastar mais que $1K... Mas só vou comprar no final de novembro, nos EUA, talvez role uma promoção boa do Black Friday ou Cyber Monday. Quem sabe...?

Eu acho que o preço ainda vai cair sim...
O que me desagrada na a6500 é o consumo de bateria... fiz um casamento com ela há algumas semanas atrás e precisei de 8 baterias (making of, igreja e festa)... Se fosse com a Canon 6D, 2 ou no máximo 3 baterias seriam o suficiente. O estabilizador consome bastante, mas mesmo desligando ele o consumo é um absurdo. Mas dizem que isso acontece com a maioria das mirrorless. Por isso, se optar por uma mirrorless, te aconselho investir num grip tbm.
Fotógrafo e Cinegrafista Freelancer


Del Rei

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #8 Online: 05 de Outubro de 2017, 17:29:19
Eu acho que o preço ainda vai cair sim...
O que me desagrada na a6500 é o consumo de bateria... fiz um casamento com ela há algumas semanas atrás e precisei de 8 baterias (making of, igreja e festa)... Se fosse com a Canon 6D, 2 ou no máximo 3 baterias seriam o suficiente. O estabilizador consome bastante, mas mesmo desligando ele o consumo é um absurdo. Mas dizem que isso acontece com a maioria das mirrorless. Por isso, se optar por uma mirrorless, te aconselho investir num grip tbm.

Em um dos reviews no Youtube lembro de alguém comentando que o consumo de bateria e armazenamento voam com gravações de 4K ou 120fps. Suas gravações são em alguma dessas configurações?

Suas baterias são todas originais?


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #9 Online: 05 de Outubro de 2017, 17:34:10
Os requisitos que preciso são:

1) Bitrate de vídeo - Pelo menos 50 mbps em 1080p
2) QPS - Pelo menos 60qps (~59.94) em 1080p
3) Boa estabilização (não quero depender de aparatos externos de estabilização)
4) "Flip screen" - Preciso me ver durante as filmagens
5) Tamanho de câmera - O tamanho de uma mirrorless é ideal... Nada trambolhudo. Dispensei uma 60D porque era pesada e grande..... rs
6) Duração mínima de vídeo - Pelo menos 30min ~29:59 (Já li algumas que filmam menos)
7) Preço máximo: U$1,000.00 (em dólar!)

Brother.. Você vai ter que abrir mão de alguma coisa..
Seja o tamanho, bitrate ou no preço...

E acho que a ideia de usar sem NENHUM aparato de estabilização meio furada.. Se sua ideia é trabalhar com vídeo, vai ter que gastar, pelo menos, num bom tripé.. Ou em qualquer tipo de estabilizador manual, caso vá usar em movimento..

Já pesquisou a 80D? Talvez passe um pouco do seu orçamento e tamanho. Mas é uma ótima pedida.


Del Rei

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #10 Online: 05 de Outubro de 2017, 18:06:03
Brother.. Você vai ter que abrir mão de alguma coisa..
Seja o tamanho, bitrate ou no preço...
E acho que a ideia de usar sem NENHUM aparato de estabilização meio furada.. Se sua ideia é trabalhar com vídeo, vai ter que gastar, pelo menos, num bom tripé.. Ou em qualquer tipo de estabilizador manual, caso vá usar em movimento..
Já pesquisou a 80D? Talvez passe um pouco do seu orçamento e tamanho. Mas é uma ótima pedida.

Tem toda razão sobre ter que abrir mão de algumas coisas.
Talvez tivesse sido mais interessante elencar os requisitos de acordo com minha prioridade de necessidade. Atualmente já descarto o visor articulável desde que seja possível espelhar a imagem num celular ou tablet.

Quanto à 80D, não cheguei a pesquisar porque anteriormente acabei dispensando a 60D por achar grande e pesada. E como queria uma pequena, tipo mirrorless mesmo, descartei essa série da Canon. Sei que soa meio infantil esse critério, mas moro no RJ e não me sinto à vontade pra sacar uma câmera grande na rua, ainda mais com um aparato externo estabilizador... Por questões de segurança mesmo. Então dou prioridade às menores. E, além disso, realmente não sou profissional e minhas filmagens são por diversão. E algumas vezes cheguei a ficar com o braço cansado com a 60D durante a filmagem, depois de algum tempo usando.

A questão do bitrate fica complicado decidir por Youtube porque o próprio site comprime todos os vídeos numa faixa de 8 mpbs (até 30fps) até no máximo 12 mbps (60fps), então invariavelmente todos os vídeos perdem qualidade quando enviados. Mas, ainda considerando essa perda, achei a qualidade dos vídeos da Sony a6300 melhor que os da Olympus. Mas em termos de estabilização, a a6300 é zero. É como você falou, abrir mão de alguma coisa....
« Última modificação: 05 de Outubro de 2017, 18:35:51 por Del Rei »


Jr_Perinotto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo/Cinegrafista
Resposta #11 Online: 06 de Outubro de 2017, 08:06:45
Em um dos reviews no Youtube lembro de alguém comentando que o consumo de bateria e armazenamento voam com gravações de 4K ou 120fps. Suas gravações são em alguma dessas configurações?

Suas baterias são todas originais?

As gravações que fiz com ela foram em 1080/60p... Duas baterias são originais (e duram um pouco mais) e as outras 6 baterias são paralelas... A bateria original dessa câmera não carrega em carregador externo, elas só podem ser carregadas usando o USB da câmera. Por isso a opção das paralelas, pois podem ser carregadas mesmo durante o evento em carregador comum.
Fotógrafo e Cinegrafista Freelancer


Del Rei

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #12 Online: 06 de Outubro de 2017, 13:05:46
As gravações que fiz com ela foram em 1080/60p... Duas baterias são originais (e duram um pouco mais) e as outras 6 baterias são paralelas... A bateria original dessa câmera não carrega em carregador externo, elas só podem ser carregadas usando o USB da câmera. Por isso a opção das paralelas, pois podem ser carregadas mesmo durante o evento em carregador comum.

Entendi. Perguntei isso porque li alguns comentários sobre baterias paralelas que duravam pouco.
E ontem fiquei assistindo a alguns vídeos sobre a câmera, e foi bem comentada a questão da bateria durar pouco. E as genéricas duravam menos ainda.

Mas não sabia que não era possível carregar a bateria com carregador externo. Eu até vi nos unboxing's que não vinha carregador, apenas o cabo e plugue de tomada. Mas achei que comprando esses carregadores paralelos fosse possível utilizar na bateria original... Afinal, elas devem ser fisicamente idênticas, não?


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #13 Online: 06 de Outubro de 2017, 13:17:48
Eu indiquei a Panasonic G85 pela tela articulável e a estabilização de imagem no corpo (IBIS). As baterias duram razoavelmente bem (opção do grip DMW-BGG1) e é uma camera selada. Se abrir mão da tela articulável, tem que ter em mente que ficará dependente do celular pra fazer a monitoração, e isso é uma desvantagem. Mas essa função é muito bem implementada nas Panasonic, dá pra usar tranquilo.

Nesse caso tem a GX85 (eu tenho essa), que é menor, mais discreta e tem o IBIS também, como na G85, comparável a EM5ii e GH5. Ela tem a tela basculante, mas não possui entrada pra microfone externo.

Quanto às lentes, eu ficaria com a do kit pois vc tem 12mm (24 equiv.) em F/3.5 o que é bem razoável e garante um zoom, e ainda com Dual IS (corpo + lente). Daí pegaria uma 20/1.7 (ou a 25mm se quiser mais grip no anel de foco) e uma 42.5/1.7 para retrato/bust-shot (essa usa Dual IS também). O Dual IS da Panasonic é sensacional, dispensa o uso de uma traquitana externa para a maioria das situações. E fazendo em 4K você pode estabilizar na pós sem qualquer perda de qualidade, gerando a saída em Full HD.

Outra opção de camera é a Panasonic LX100. Essa tem tela fixa, não troca a lente e o IS é só na lente. De resto ela tem praticamente todas as funções das outras e uma boa lente, luminosa inclusive.

A Sony a6500 é mais cara, mas é uma boa pedida também. A imagem dela é muito boa. Só que as lentes em geral são maiores e mais caras. O problema do aquecimento foi resolvido, mas não pela diminuição da temperatura em si, mas por uma função no menu que não deixa a camera delisgar. Então no Rio 40 graus é bom ficar preparado pois ela vai ficar quente.

Os diferenciais da Canon, que eu vejo, são preço e foco automátco em vídeo. Na Sony o AF também é bom, nas Panasonics fica um pouco atrás.

Não sei se conhece, mas nesse site vc pode comparar os tamanhos, trocar as cameras, lentes, etc… http://camerasize.com/compact/#689.458,673.5,691.446,660.471,hd,t
  vimeo     flickr     insta


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #14 Online: 07 de Outubro de 2017, 00:41:52
Se você pretende usar lentes em 1.4 ~ 1.8 e vai operar a câmera sozinho, recomendo que dê mais importância pro sistema de auto foco do que pra estabilização in-body. As únicas câmeras que tem um auto foco confiável pra fazer isso são as Canon com Dual Pixel AF e a Sony a9 (que está muito fora do seu orçamento).

Se você for de Sony a6500 ou alguma Panasonic, pode se preparar pra perder muito material por falta de foco.
Essas câmeras são ótimas pra vídeos com um operador dedicado, a Panasonic GH5 e suas irmãs mais novas são as queridinhas dos videographers, mas com foco manual e coisa e tal. Colocar elas em situações de vídeo de movimento constante ou de baixa iluminação com grandes aberturas e no foco automático, elas não aguentam, vão ficar caçando foco o tempo todo.

Recomendo novamente você dar uma olhada na Canon SL2.
Pegue uma lente com estabilização pra ela e use a estabilização que ela tem em combinação com a lente.

A SL2 tem 2 sistemas de estabilização.
Um que ela cropa a imagem, igual estabilização de pós.
E outro modo que intensifica a estabilização da lente movendo a área de sensibilidade do sensor em conjunto com a lente. Use esse segundo modo, ele não cropa a imagem e vai te dar uma estabilização satisfatória quando combinado com uma lente com IS.