Autor Tópico: Câmera fotográfica para vídeos....  (Lida 4751 vezes)

Del Rei

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #15 Online: 09 de Outubro de 2017, 15:36:00
Se você pretende usar lentes em 1.4 ~ 1.8 e vai operar a câmera sozinho, recomendo que dê mais importância pro sistema de auto foco do que pra estabilização in-body. As únicas câmeras que tem um auto foco confiável pra fazer isso são as Canon com Dual Pixel AF e a Sony a9 (que está muito fora do seu orçamento).

Se você for de Sony a6500 ou alguma Panasonic, pode se preparar pra perder muito material por falta de foco.
Essas câmeras são ótimas pra vídeos com um operador dedicado, a Panasonic GH5 e suas irmãs mais novas são as queridinhas dos videographers, mas com foco manual e coisa e tal. Colocar elas em situações de vídeo de movimento constante ou de baixa iluminação com grandes aberturas e no foco automático, elas não aguentam, vão ficar caçando foco o tempo todo.

Recomendo novamente você dar uma olhada na Canon SL2.
Pegue uma lente com estabilização pra ela e use a estabilização que ela tem em combinação com a lente.

A SL2 tem 2 sistemas de estabilização.
Um que ela cropa a imagem, igual estabilização de pós.
E outro modo que intensifica a estabilização da lente movendo a área de sensibilidade do sensor em conjunto com a lente. Use esse segundo modo, ele não cropa a imagem e vai te dar uma estabilização satisfatória quando combinado com uma lente com IS.

Obrigado, Torres.
Então, na verdade, eu pretendo usar a câmera sozinho sim. Pras filmagens internas de baixa iluminação (que é o principal uso) o foco é manual, fixo. E nesses casos vou precisar me ver durante a filmagem. Mas eu uso tripé nesses casos.

Assim como a G85, o tamanho da SL2 me deixou receoso. No site camerasize ficou bem evidente a diferença. Estou vendo vários vídeos dela no Youtube e as críticas são boas pro que ela se propõe. E eu nunca tinha ouvido falar dela.

Nas imagens externas provavelmente irei mesclar foco manual e automático, dependendo da situação. Não sou vlogger ou algo do tipo que sai andando se filmando com a câmera na mão. E nessas filmagens externas que pretendo utilizar os 120fps, que o resultado é espetacular... E precisaria da boa estabilização, pois não utilizarei aparatos externos pra esse fim. Eu mesmo farei a operação da câmera. Ainda assim você acha que perderei muito material?



Eu indiquei a Panasonic G85 pela tela articulável e a estabilização de imagem no corpo (IBIS). As baterias duram razoavelmente bem (opção do grip DMW-BGG1) e é uma camera selada. Se abrir mão da tela articulável, tem que ter em mente que ficará dependente do celular pra fazer a monitoração, e isso é uma desvantagem. Mas essa função é muito bem implementada nas Panasonic, dá pra usar tranquilo.

Nesse caso tem a GX85 (eu tenho essa), que é menor, mais discreta e tem o IBIS também, como na G85, comparável a EM5ii e GH5. Ela tem a tela basculante, mas não possui entrada pra microfone externo.

Quanto às lentes, eu ficaria com a do kit pois vc tem 12mm (24 equiv.) em F/3.5 o que é bem razoável e garante um zoom, e ainda com Dual IS (corpo + lente). Daí pegaria uma 20/1.7 (ou a 25mm se quiser mais grip no anel de foco) e uma 42.5/1.7 para retrato/bust-shot (essa usa Dual IS também). O Dual IS da Panasonic é sensacional, dispensa o uso de uma traquitana externa para a maioria das situações. E fazendo em 4K você pode estabilizar na pós sem qualquer perda de qualidade, gerando a saída em Full HD.

Outra opção de camera é a Panasonic LX100. Essa tem tela fixa, não troca a lente e o IS é só na lente. De resto ela tem praticamente todas as funções das outras e uma boa lente, luminosa inclusive.

A Sony a6500 é mais cara, mas é uma boa pedida também. A imagem dela é muito boa. Só que as lentes em geral são maiores e mais caras. O problema do aquecimento foi resolvido, mas não pela diminuição da temperatura em si, mas por uma função no menu que não deixa a camera delisgar. Então no Rio 40 graus é bom ficar preparado pois ela vai ficar quente.

Os diferenciais da Canon, que eu vejo, são preço e foco automátco em vídeo. Na Sony o AF também é bom, nas Panasonics fica um pouco atrás.

Não sei se conhece, mas nesse site vc pode comparar os tamanhos, trocar as cameras, lentes, etc… http://camerasize.com/compact/#689.458,673.5,691.446,660.471,hd,t

Rinaldo, eu li sua mensagem ontem, e fiquei quase a madrugada toda nesse site camerasize, hehe!! É ótimo pra quem tem o tamanho da câmera/lente como critério de compra! Muito obrigado pela dica!!

Pelo tamanho da G85, eu fiquei receoso. Achei grande, mas a GX85 já melhora um pouco, embora esteja atualmente "in love" com os 120fps da Sony. E você tem razão, as lentes da Sony são mais caras, e isso é um pouco negativo... Até por isso já cogito uma Sigma 30mm f/1.4 de cara. Considerando o visor da GX85, precisarei de monitoramento via celular/tablet. Ela permite? Dei uma pesquisada na net e só achei app para transferência de arquivos/controle, mas não vi sobre monitoramento.



Del Rei

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #16 Online: 09 de Outubro de 2017, 15:41:23
Então, galera...

Só pra ilustrar minha intenção.

Basicamente, o uso principal da câmera é um lance desse abaixo. Conteúdo musical.
A câmera fica num tripé com foco automático. Nesse caso, a estabilização é desnecessária. Mas preciso poder me ver durante a filmagem.


A questão da estabilização é pra filmagens e fotos externas.

Atualmente minha câmera é simples, uma Canon G7X II.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #17 Online: 09 de Outubro de 2017, 20:58:06
Belo vídeo, amigo.
Realmente pra esse uso nem a estabilização e nem o foco são fatores muito importantes.
Você pode usar o WIFI da câmera ou um controle para focar manualmente e deixar o foco fixo onde você quer.
E a estabilização o tripé já resolve.

Pras externas, se você pretende fazer só slowmotion em 120fps, a estabilização também não é tão importante.
Um slowmotion de 120fps pra 24~30fps já vai te dar uma estabilização natural.
Slowmotions de 120fps ficam com aparência de estabilizados mesmo sem nenhum sistema de estabilização na câmera/lente ou na pós.
Nesse caso o autofoco se torna mais importante que a estabilização se o seu assunto estiver em movimento.

Mas se você pretende fazer vídeos externos sem ser slowmotion operando a câmera sem aparatos de estabilização, a estabilização pode sim quebrar um galho, mas em muitos casos uma lente estabilizada já resolve (mas costumam ser mais caras também).

Na minha opinião... eu só iria de Sony6500 ou Panasonic G85 pelo 4K e não pela estabilização, pois a estabilização pode ser resolvida de forma satisfatória por uma lente estabilizada, mas se você precisar de um autofoco mais consistente, não tem nada que vai poder te dar isso na Panasonic ou na Sony. Agora, eu escolheria alguma dessas pelo 4K pois ele pode ser útil pro seu uso, mesmo que você dê upload em 1080p. Você pode usar a imagem em 4K para te dar múltimos ângulos em um só take, pegando a imagem em 4K e dando downsize para 1080p, assim você poderia dar zoom para pegar quadros diferentes sem perder a qualidade 1080p. Você também poderia criar efeitos de sliders usando essa mesma técnica. E quando quisesse ou precisasse criar um vídeo 4K, você teria a opção também.

Enfim, se achou a SL2 grande, isso significa que sua busca vai agora se limitar as Mirrorless, pois a SL2 já é a menor câmera DSLR do mercado atual.
Se a G85 pareceu muito grande também, dê uma olhada na G7 (ela é praticamente uma G85, mas sem estabilização). Se ela também não te agradar, suas opções vão ser Sony ou Olympus.


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #18 Online: 10 de Outubro de 2017, 19:44:07
Rinaldo, eu li sua mensagem ontem, e fiquei quase a madrugada toda nesse site camerasize, hehe!! É ótimo pra quem tem o tamanho da câmera/lente como critério de compra! Muito obrigado pela dica!!

Pelo tamanho da G85, eu fiquei receoso. Achei grande, mas a GX85 já melhora um pouco, embora esteja atualmente "in love" com os 120fps da Sony. E você tem razão, as lentes da Sony são mais caras, e isso é um pouco negativo... Até por isso já cogito uma Sigma 30mm f/1.4 de cara. Considerando o visor da GX85, precisarei de monitoramento via celular/tablet. Ela permite? Dei uma pesquisada na net e só achei app para transferência de arquivos/controle, mas não vi sobre monitoramento.

Tranquilo, legal que o CameraSize te ajudou. É realmente muito útil.

As Panasonic oferecem controle total via wi-fi, além de ser rápido e fácil de usar. Mas lembre-se que operar via wi-fi sempre vai ter um certo lag, ou pequeno atraso de resposta do equipamento, qualquer que seja o sistema. Veja como funciona: https://youtu.be/5XJZqT5UoXY?t=347

E aqui um trecho com a GH5, que funciona exatamente igual na G85 ou GX85: https://youtu.be/oRZI1WugGqw?t=320

Quanto às colocações do colega Di Torres eu queria discordar de algumas, sem nenhuma intenção de polemizar. Mas por exemplo, slowmotion não vai te dar estabilização. Pode, no máximo, suavizar um pouco se a camera estiver balançando muito e, claro, interfere no ritmo da cena. Trata-se de uma linguagem específica, não creio que dê pra substituir uma coisa pela outra. Quanto à estabilização interna de 5 eixos das cameras Olympus e Panasonic, ela faz uma grande diferença sim, é bem superior à estabilização só na lente. Em vídeo principalmente, e falo por experiência própria. E como eu já tinha colocado, as vantagens da Canon são preço e AF em vídeo (Dual Pixel CMOS - nem todas têm). Se preço não é problema, só sobra o AF, função que profissionalmente não se deveria usar, mas concordo que pode ser útil em algumas situações. Eu também não investiria numa reflex nos dias de hoje, ainda limitada à Full HD, se gravar vídeos é uma de suas prioridades. Você ganha um espelho dentro da camera e perde o visor eletrônico, que é muito útil. Mas entendo que faça todo sentido pra quem já usa e gosta de Canon, e curte um visor ótico. Na questão do tamanho, quando você começa a colocar outras lentes na equação, como zooms ou lentes mais longas, as diferenças de peso e tamanho começam a aparecer, no caso de comparar micro 4/3 com os outros sistemas (APS-C e FF). Outra versatilidade das m4/3 é você poder ter um segundo corpo realmente pequeno (veja os extremos), e compartilhar as mesmas lentes, mantendo praticamente a mesma qualidade de imagem.

Enfim, no final das contas é tudo questão de gosto, necessidade e adaptação. Qualquer uma dessas cameras ou sistemas vai dar conta do recado. Boa sorte em sua decisão!
  vimeo     flickr     insta


Del Rei

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #19 Online: 02 de Janeiro de 2018, 21:16:09
Olá, pessoal.

A vida é mesmo incerta... rs.
Acabei comprando a Sony a6300, que apesar de não ter estabilização no corpo, filma em 120 fps, o que me permite coisas bem interessantes. E uma Sigma 30mm 1.4... Mas agora estou de olho na 16mm 1.4.... rs.

Agradeço a ajuda de TODOS.
Comprei a câmera no início de dezembro e ainda estou me entendendo com os controles. Na verdade, é minha primeira câmera mais séria, então não tenho muita intimidade.

Fiz um vídeo do réveillon já pra testar e sei que há DIVERSAS coisas a acertar. Mas estou bem feliz com o resultado!

https://www.youtube.com/watch?v=CkFJ4js6gcY