Autor Tópico: Fotografia é felicidade?  (Lida 1784 vezes)

Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Online: 29 de Setembro de 2017, 13:27:04
Certa vez me perguntaram porque eu fazia fotos, porque eu gastava tempo e dinheiro para me expor ou expor uma parte do meu gosto ou pensamento, sem ganhar absolutamente nada com isso, ao contrário, ainda gastar quantias as vezes consideráveis. Naquele momento não soube responder, resumir em palavras motivos que convencesse alguém que simplesmente não via sentido naquilo tudo, mas o pensar na resposta me fez, ao longo do caminho, formatar minha atividade, proporcionando que eu encontrasse o real sentido do que estava buscando e fazendo.

Isso foi a muito tempo. Hoje eu não me preocupo mais se preciso convencer as outras pessoas das minhas ideias, eu simplesmente as exponho, pois as fotos são para mim o resultado das minhas prazerosas experiências, onde busco sintonizar, entender, e assim gerar algo que transmita isso tudo.

A simplicidade de um momento na natureza merece todo o meu empenho para ser compartilhada da melhor forma, e isso não é gerado por qualquer motivo que não seja a felicidade de faze-lo.

Claro, confesso que já houve momentos em que me perdi, no sentido original da coisa, sai da linha de pensamento zen para entrar em frustrações por não conseguir algum objetivo específico, e ao perceber o quanto mal isso me fez, essas breves paranóias, senti que estava trilhando no caminho errado e vagarosamente harmonizei meus sentimentos até que as coisas fluíssem naturalmente de novo, mas eu me permiti isso pelo fato do meu trabalho ser totalmente autoral, eu tenho essa vantagem.
Poderia ter transformado um dos meus maiores prazeres na vida em tormento, e isso comprometeria tudo, pois para mim se não for de coração não é de verdade, não para as minhas intenções.

O porque fotografamos é algo pessoal e intransferível, os motivos e objetivos são vários e só dizem respeito ao fotógrafo, seja ele amador ou profissional, ou os dois.

E você, é feliz fotografando?




Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 29 de Setembro de 2017, 13:44:52
Excelente, Rapha!

Também já parei para pensar nessa questão e acho que inclusive já fiz um post aqui na galeria com alguma foto que também exprimisse esse sentimento do que seria o "gatilho" para a minha fotografia.

Aproveitando o momento desabafo, confesse que comecei a me interessar por querer simplesmente mais qualidade nas minhas fotos de viagem. Entrei no forum como boa parte dos "gearheads" atrás de equipamentos, achando que isso resolveria meu problema. Minha surpresa foi quando percebi que a fotografia ia muito além disso. E quando menos percebi, já estava me sentindo um "artista", mesmo que num nível despretensioso. Hoje, posso dizer que sei quais são meus motivos e objetivos na fotografia e, sem dúvida alguma, quais deles me trazem mais felicidade.

Interessante que esse post, na parte do texto, daria uma boa conversa na área de "Arte fotográfica". Ainda assim, complementa muito bem a imagem nesta galeria.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #2 Online: 29 de Setembro de 2017, 22:43:10
Acredito que muito é da sensibilidade, existem pessoas que não conseguem entender o motivo de tanto "trabalho" para uma fotografia. Muitas pessoas apenas olham, jamais observam, se o fizessem, veriam o quanto esse mundo é belo, quantos momentos podemos capturar, é como tornar um frame de memória em realidade, e poder contempla-lo, e o melhor, compartilha-lo.
Tem certas coisas que não tem como explicar, devemos apenas sentir.
Comida é arte.


Gustavo Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 974
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Amador: O que ama a Fotografia!
Resposta #3 Online: 29 de Setembro de 2017, 22:56:13
Veio muito a calhar esse post!

Tenho pensado muito no que é a fotografia para mim, sou um sujeito agitado, sempre fazendo muitas coisas, sempre atrasado e sem tempo para fazer outras tantas mais! Tenho milhares de raws gritando no HD pela edição e a publicação...mas o que é a fotografia para mim?

Tenho descoberto na fotografia um chamamento à calma, à reflexão...ao mais devagar e mais pensado, e por que isso? Tenho feito fotos que depois digo: Puxa poderia ter feito assim ou assado! E é isso que a fotografia tem me chamado, parar e buscar o Zen, o observar, refletir e então bem depois clicar.

Por isso tenho descoberto um encontro comigo mesmo e uma paz interior quando saio com a câmera e 1 lente, e posso desfrutar de pensar detalhadamente de como farei a tal foto.

Sim, a fotografia é felicidade! A fotografia é a revelação de minha essência para mim mesmo, aonde desacelero, reflito, sinto.


« Última modificação: 29 de Setembro de 2017, 22:56:51 por Gustavo Fernandes »


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 01 de Outubro de 2017, 01:11:47
Eu acredito que exista uma diferença entre nós, que fotografamos por hobby (e estudamos essa linguagem) para alguém que meramente pega um celular e fotografa aquilo que aparece na sua frente de qualquer forma para compartilhar no mesmo momento.

Fotografia é linguagem, e todos nós estamos aprendendo a nos expressar por ela. Quando um poeta escreve um texto, além de ter domínio sobre a linguagem que utiliza, deve ter alguma experiência ou ponto de vista próprio que embase o que foi escrito. Conosco a mesma coisa, só altera-se a linguagem. Quando fotografamos, estamos expressando um experiência pessoal em uma linguagem própria. Fazemos, e, uma só imagem (ou em uma série) uma síntese da forma como vemos o mundo, e guardamos isso para nós como os poetas guardam duas poesias. É uma das formas do nosso inconsciente se manifestar. Assim faziam os pintores antigamente.

Não tente, de forma nenhuma, comparar o estudo da expressão humana pela imagem (a psicanálise é riquíssima nesse tema) com fotos para postagens em instagram.

No mais, belíssima foto.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 01 de Outubro de 2017, 06:57:21
Certa vez me perguntaram porque eu fazia fotos, porque eu gastava tempo e dinheiro para me expor ou expor uma parte do meu gosto ou pensamento, sem ganhar absolutamente nada com isso, ao contrário, ainda gastar quantias as vezes consideráveis. Naquele momento não soube responder, resumir em palavras motivos que convencesse alguém que simplesmente não via sentido naquilo tudo, mas o pensar na resposta me fez, ao longo do caminho, formatar minha atividade, proporcionando que eu encontrasse o real sentido do que estava buscando e fazendo.

Isso foi a muito tempo. Hoje eu não me preocupo mais se preciso convencer as outras pessoas das minhas ideias, eu simplesmente as exponho, pois as fotos são para mim o resultado das minhas prazerosas experiências, onde busco sintonizar, entender, e assim gerar algo que transmita isso tudo.

A simplicidade de um momento na natureza merece todo o meu empenho para ser compartilhada da melhor forma, e isso não é gerado por qualquer motivo que não seja a felicidade de faze-lo.

Claro, confesso que já houve momentos em que me perdi, no sentido original da coisa, sai da linha de pensamento zen para entrar em frustrações por não conseguir algum objetivo específico, e ao perceber o quanto mal isso me fez, essas breves paranóias, senti que estava trilhando no caminho errado e vagarosamente harmonizei meus sentimentos até que as coisas fluíssem naturalmente de novo, mas eu me permiti isso pelo fato do meu trabalho ser totalmente autoral, eu tenho essa vantagem.
Poderia ter transformado um dos meus maiores prazeres na vida em tormento, e isso comprometeria tudo, pois para mim se não for de coração não é de verdade, não para as minhas intenções.

O porque fotografamos é algo pessoal e intransferível, os motivos e objetivos são vários e só dizem respeito ao fotógrafo, seja ele amador ou profissional, ou os dois.

E você, é feliz fotografando?


Sinto que, como nesse seu exemplo, a fotografia pode ser uma forma de reverência à vida. Especialmente se estamos realmente nos sentindo conectados com o nosso contexto — se não estamos, a preocupação com a fotografia pode ter o efeito contrário. E aí, acho que a sensação não é exatamente de felicidade, mas de plenitude.


sareki

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 01 de Outubro de 2017, 07:22:35
Muito boas as reflexões, do post original e nos comentários que se seguem!

Apesar de estar começando, sempre gostei da fotografia, não como um click qualquer, mas em algo que transmitisse alguma mensagem!
Embora poucos sejam os que conseguem "ler a mensagem", assim como muitas coisas na sociedade são deixadas de serem vistas/lidas (pela superficialidade das pessoas), vale a pena a continuidade, afinal, fazemos muito mais por nós, ou só para nós, do que para os outros que estão fora desse circulo.
Aprendendo, começando! Objetivo: fotografias de paisagens.
Nikon D7200 | Sigma 18-35 1.8 Art | Nikkor 50 1.8 D | Nikkor 70-300 s/VR | Tripé Manfrotto Compact Advanced Black.


marcelo.leme

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.863
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/marceloleme/
Resposta #7 Online: 01 de Outubro de 2017, 22:25:32
fotografia é felicidade ?
Para nós aqui do fórum com certeza.
Nikon D7000
Nikkor 18-105 VR
Tokina 12-28 mm


Fabio Gomes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo e cineasta. Duas exposições individuais.
    • Fabio Gomes Foto e Cinema
Resposta #8 Online: 02 de Outubro de 2017, 13:40:57
Há alguns meses, ao ouvir a palestra de uma amiga fotógrafa, tive um momento de questionamento do meu fazer fotográfico, o que gerou o artigo 'O que te move?', publicado em meu blog (link:https://fabiogomesfotocinema.blogspot.com.br/2017/05/o-que-te-move.html )

(ah sim, a amiga é a fotógrafa pernambucana Ana Lira, cuja mais recente exposição analiso em outro artigo - https://vamosfalar-jornalismocultural.blogspot.com.br/2017/04/fotografia-inquietacoes-de-ana-lira.html )


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #9 Online: 02 de Outubro de 2017, 17:15:57
Muito boa a foto e a reflexão...
Eu fotografo muito eventos pessoais, esportes dos filhos e registro nossos momentos... Então é fácil ser feliz assim!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 02 de Outubro de 2017, 23:15:04
certamente já me preocupei mais com o que os outros pensam, hoje encontrei o meu caminho também para ser feliz.


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #11 Online: 03 de Outubro de 2017, 06:19:35
Às vezes parece tão estranho, segurar a câmera e fazer tudo, parece tão mágico, mas enquanto procuramos oportunidades de fotografia o tempo passa e muitas vezes já acordei cedo pra pegar o nascer do sol, mas tudo é um exercício de paciência e enquanto isso o tempo está passando e esse exercício de paciência pra fazer um registro é o q me atraí na fotografia e quanto ao pensamento dos outros, nunca me interessei

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #12 Online: 03 de Outubro de 2017, 07:41:19
Com certeza, fico muito feliz, seja fotografando um evento ou quando estou nos meus momentos de lazer, fotografando a natureza. Acho que não só para mim, mas para a maioria aqui, a fotografia é uma das coisas que nos dá felicidade nesse corre corre em que vivemos. Vai além do que às pessoas pensam ou não, é o prazer de registrar a beleza e emoção de um momento. É o que penso.  :ok: