Autor Tópico: Grande angular! Qual melhor investimento?  (Lida 3509 vezes)

Felipepg

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Masculino
Online: 02 de Outubro de 2017, 21:51:16
Boa noite galera!

Hoje surgiu uma duvida. Sou fotografo de arquitetura, ambientes, real-estate. Faço imagens com ums t5i - 10-22mm/ 18-55mm. Tem atendido bem minhas necessidade, porém é hora de pensar em um upgrade de equipamento.
Percebo que dificilmente existe grande angular no mercado a não ser para as series EF-S. Ja para full-frame, é um negocio carissimo!!
Pense comigo, seria um investimento um tanto furado eu investir numa full-frame, já que pra minha área o ideal são as grande angular.
Alguém poderia me dar uma dica, uma luz rss pois gostaria de pegar um equipamento melhor mas não que eu tenha que vender o olho da cara pra comprar (desculpa a mão de vaca, mas R$9.000 paus numa objetiva pra mim é MUITO por enquanto).

Você acham que o mercado pra quem não tem full-frame, ainda funciona? Ou estamos indo no caminho apenas com full-frame no mercado?

Se eu investir em uma maquina com sensor sem ser full frame, qual me indicam?


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 02 de Outubro de 2017, 22:31:49
Boa noite galera!

Hoje surgiu uma duvida. Sou fotografo de arquitetura, ambientes, real-estate. Faço imagens com ums t5i - 10-22mm/ 18-55mm. Tem atendido bem minhas necessidade, porém é hora de pensar em um upgrade de equipamento.
Percebo que dificilmente existe grande angular no mercado a não ser para as series EF-S. Ja para full-frame, é um negocio carissimo!!
Pense comigo, seria um investimento um tanto furado eu investir numa full-frame, já que pra minha área o ideal são as grande angular.
Alguém poderia me dar uma dica, uma luz rss pois gostaria de pegar um equipamento melhor mas não que eu tenha que vender o olho da cara pra comprar (desculpa a mão de vaca, mas R$9.000 paus numa objetiva pra mim é MUITO por enquanto).

Você acham que o mercado pra quem não tem full-frame, ainda funciona? Ou estamos indo no caminho apenas com full-frame no mercado?

Se eu investir em uma maquina com sensor sem ser full frame, qual me indicam?

A Canon EF 16-35 F4L IS USM custa menos da metade do que citaste, especialmente quando a Canon tem promocoesÇ
http://www.loja.canon.com.br/product/cameras-digitais-eos/9518B003AA/ef-1635mm-f-4l-is-usm
JVc.


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #2 Online: 02 de Outubro de 2017, 23:13:45
Boa noite galera!

Hoje surgiu uma duvida. Sou fotografo de arquitetura, ambientes, real-estate. Faço imagens com ums t5i - 10-22mm/ 18-55mm. Tem atendido bem minhas necessidade, porém é hora de pensar em um upgrade de equipamento.
Percebo que dificilmente existe grande angular no mercado a não ser para as series EF-S. Ja para full-frame, é um negocio carissimo!!
Pense comigo, seria um investimento um tanto furado eu investir numa full-frame, já que pra minha área o ideal são as grande angular.
Alguém poderia me dar uma dica, uma luz rss pois gostaria de pegar um equipamento melhor mas não que eu tenha que vender o olho da cara pra comprar (desculpa a mão de vaca, mas R$9.000 paus numa objetiva pra mim é MUITO por enquanto).

Você acham que o mercado pra quem não tem full-frame, ainda funciona? Ou estamos indo no caminho apenas com full-frame no mercado?

Se eu investir em uma maquina com sensor sem ser full frame, qual me indicam?

Se tem te atendido, por que esse "upgrade"?

Pra esse tipo de foto não faz diferença ter lentes claras ou exigir muito do sensor. Sem falar que ganhar profundidade de campo é mais fácil com câmeras cropadas como a sua. A meu ver, não há razão para migrar pra full-frame.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 02 de Outubro de 2017, 23:19:58
Se tem te atendido, por que esse "upgrade"?

Pra esse tipo de foto não faz diferença ter lentes claras ou exigir muito do sensor. Sem falar que ganhar profundidade de campo é mais fácil com câmeras cropadas como a sua. A meu ver, não há razão para migrar pra full-frame.


Perfeitamente respondida pelo colega.  :ok:


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #4 Online: 02 de Outubro de 2017, 23:33:08
Parece que o update de equipamento é para aumentar o ego. Não existe melhoria do que já é mais que suficiente. Time que está ganhando não se mexe! Inclusive, parece que nem de equivalência de distância focal você entende. A 16-35, por exemplo, é a mesma coisa que a sua 10-22, só que para o FF, e nem por isso custa R$9.000,00... Enfim! Fosse eu, quietava. Trocar de equipamento por trocar, é jogar dinheiro fora.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 03 de Outubro de 2017, 08:47:54
Eu ficaria com o equipamento atual. Além da questão custo, vc deve lembrar que 16mm na sua cropada vão corresponder a aproximadamente 25mm e isto pode te limitar em algumas situações.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 27 de Outubro de 2017, 12:40:20
Boa noite galera!

Hoje surgiu uma duvida. Sou fotografo de arquitetura, ambientes, real-estate. Faço imagens com ums t5i - 10-22mm/ 18-55mm. Tem atendido bem minhas necessidade, porém é hora de pensar em um upgrade de equipamento.
Percebo que dificilmente existe grande angular no mercado a não ser para as series EF-S. Ja para full-frame, é um negocio carissimo!!
Pense comigo, seria um investimento um tanto furado eu investir numa full-frame, já que pra minha área o ideal são as grande angular.
Alguém poderia me dar uma dica, uma luz rss pois gostaria de pegar um equipamento melhor mas não que eu tenha que vender o olho da cara pra comprar (desculpa a mão de vaca, mas R$9.000 paus numa objetiva pra mim é MUITO por enquanto).

Você acham que o mercado pra quem não tem full-frame, ainda funciona? Ou estamos indo no caminho apenas com full-frame no mercado?

Se eu investir em uma maquina com sensor sem ser full frame, qual me indicam?

Eu também gosto de fotos de arquitetura e este é um ramo em que as cropadas funcionam. Não requer foco rápido, ISOs fantásticos, e outras coisas que as câmeras top trazem.
Você pode compor sua imagem com calma e com velocidades baixas. Não há uma necessidade real de uma FF.
O problema é que não é facil encontrar lentes top para cropadas, mas há algumas lentes manuais que podem ajudar. Como você já tem a 10-22 (equivale a uma 16-35 em FF) não há tantas opções para você. As 8mm geralmente são fisheye que distorcem bastante e talvez não tenha tanto uso. Há boas lentes da Rokinon ou Samyang, manuais entre 8 e 14mm, mas você já tem a maior parte dessas DFs na sua 10-22mm. É uma questão de ver em que distancia focal essas suas lentes não lhe atendem e escolher uma nessa distancia específica.
De resto nada que você não saiba: Tripé de boa qualidade (bem firme), aberturas pequenas sem exagero por causa da difração e disparo por controle remoto para não ter risco de tremida.
Muitos usam o empilhamento de foco para deixar tudo mais nítido.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


cascasrj

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #7 Online: 27 de Outubro de 2017, 18:38:53
Também estou com a maioria dos colegas: não mudaria de equipamento.
Acho que investiria em flashes, rádios, tripés pra auxiliar na iluminação em uma ou outra foto interna de ambientes.
No máximo, falando sobre lente, buscaria uma Tokina 11-16 2.8.

Enviado de meu Redmi Note 4 usando Tapatalk
« Última modificação: 27 de Outubro de 2017, 18:39:39 por cascasrj »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 28 de Outubro de 2017, 00:21:20
Não ficou muito claro o que você quer. Você já tem uma GA pra APS-C e não precisa de mais nada pra esse formato (apesar de eu achar a 10-18 melhor).
Agora se realmente quer uma FF e não quer gastar os tubos em lente FF vai de 17-40 f/4.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
Resposta #9 Online: 29 de Outubro de 2017, 22:42:26
Gostaria de experimentar na minha 5D Mark III a Sigma Art 20mm f/1.4, deve ser muito boa para arquitetura porque, creio, não deve distorcer muito nas bordas da imagem como acontece com as objetivas mais abertas que ela.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 30 de Outubro de 2017, 13:05:24
Gostaria de experimentar na minha 5D Mark III a Sigma Art 20mm f/1.4, deve ser muito boa para arquitetura porque, creio, não deve distorcer muito nas bordas da imagem como acontece com as objetivas mais abertas que ela.

Eu acho que o uso de lentes mais abertas qua a 20mm para FF seja bem esporádico e específico.
Pode-se fazer praticamente tudo com uma 17-35mm. Abaixo de 16 ou 17mm é muito aberto e geralmente distorce bastante.
Nunca testei essa 20mm para saber da distorção dela, logo a melhor maneira é ver se um amigo possui uma e fazer um teste. Uma prime deve ser mais nítida que os modelos zoom, mas apenas uma 20mm não dá para fazer tudo em arquitetura.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 30 de Outubro de 2017, 16:06:23


Se eu investir em uma maquina com sensor sem ser full frame, qual me indicam?


Se pretende continuar na mesma marca, uma Canon 80D.
Se mudar para Nikon, uma D7200.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva