Autor Tópico: Iniciando a vida na fotografia  (Lida 4488 vezes)

Paloma Galliac

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 03 de Outubro de 2017, 23:59:01
Olá pessoal!
Eu terminei a faculdade faz um mês, me formei em Cinema de Animação, mas não pretendo continuar na área, apenas como freelancer. Eu sempre gostei muito de fotografia, e toda vez que penso no que quero para a minha vida profissional, a fotografia é a primeira coisa que aparece na minha mente, e o que me dá uma sensação de felicidade.

A questão é que eu nunca fiz nenhum curso de fotografia, apenas tive uma disciplina na faculdade e um workshop também. Apesar disso eu sempre procurei me informar pela internet e fazer alguns exercícios, treinar meu olhar procurando fotos e fotógrafos que se encaixam no estilo que gosto. Eu tenho uma Canon 7D com uma lente 18 - 135mm que comprei justamente pensando que poderia treinar com ela e trabalhar também.

Eu pretendo me mudar para Porto Alegre logo mais, e procuro meu primeiro emprego. Pensei que poderia tentar um emprego em algum estúdio de fotografia lá, mesmo que não seja para tirar fotos, mas apenas estando perto da fotografia, já me ajudaria a aprender e a estar perto desse universo.

Então eu queria saber a opinião de vocês em relação a essa ideia, e também dicas para alguém que quer entrar nesse ramo, como mercado de trabalho, cursos, como estudar, se aprimorar, portfolio, e caso saibam de alguma vaga em algum estúdio, podem indicar também!

Obrigada pela ajuda!  :D


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #1 Online: 04 de Outubro de 2017, 09:48:18
Olá, seja bem vinda ao fórum  :ok:

Bom, você deve saber que fotografia é um ramo bem concorrido (aliás quase todos são).
Abre-se um grande leque de possibilidades profissionais dentro dessa área. Obviamente aqueles que se destacam acabam tendo uma remuneração mais alta. O porém, é que até você ser reconhecida no mercado leva um tempo.
A maioria do pessoal que trabalha com ensaios e casamentos, começa como hobby ou auxiliar de algum fotógrafo já estabelecido e vai pegando experiência até que se sinta seguro para alçar seu próprio voo.
Ensaios (femininos, new born, casais) é mais tranquilo porque você pode agendar um horário e repetir caso não fique tão legal (começar fotografando amigos, parentes sem compromisso ajuda).
Casamento, batizado não tem como errar. só tem uma chance então seu nível de preparação é hard.
Obviamente sua curva de aprendizado depende de muitos fatores, mas não iluda.. o mercado é super concorrido. Aqueles que se sobressaem acabam sendo minoria.
Então se é isso mesmo que você quer, invista em conhecimento, estude bastante (inclusive na parte administrativa/financeira).
Daqui a pouco outros colegas lhe passam mais dicas.
boa sorte


Paloma Galliac

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #2 Online: 05 de Outubro de 2017, 19:50:46
Obrigada pelas dicas amador47sc!
Eu sei que o mercado é concorrido, mas a vontade de tentar é maior :D


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #3 Online: 06 de Outubro de 2017, 06:22:50
Como já foi dito, invista em conhecimento, faça um curso de fotografia, mas não se prenda só a internet. É bom aprender pela internet? sim, é! Mas fazer um curso presencial, mesmo que seja rápido, já vai lhe abrir o horizonte para várias possibilidades, como assim? Lá você poderá tirar todas as suas dúvidas na hora, na prática, e não só sobre como utilizar seu equipamento, mas também sobre as diversas áreas de atuação na fotografia, o mercado... algumas vezes aparece serviço que é divulgado pelo próprio curso, sem falar que é um bom primeiro passo para você conhecer outros futuros profissionais e profissionais da área e pegar contatos.  :ok:


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 07 de Outubro de 2017, 07:41:46

Eu trabalho com fotografia ha cerca de 50 anos , mas não  tenho somente essa atividade , tenho uma outra que sempre complementa a fotografia e vice versa . Pense no caso , tenha uma outra opção pois a atividade de fotografo sempre teve suas ... " ... instabilidades ... " ... e ficar sem uma rota de fuga é muito complicado na hora do sufoco . Voce pode administrar as duas sem problemas , e voce pode sem duvida nenhuma continuar com a sua paixão pela fotografia .

O digitalismo trouxe muitas facilidades , tanto em custos quanto em resultados , pois voce tem condições de ver e corrigir a maioria dos seus trabalhos .

Tenha sempre um equipamento reserva , camera , lente e flash .
Se instrua tanto na fotografia quanto na administração dela .
Tirar fotos sem nenhuma pretensão ajuda demais no aprendizado .
Comece com amigos , colegas e vizinhos , o ser humano adora falar , eles serão sua melhor propaganda
Não tenha pressa , o fotografo não tem idade minima ou máxima para trabalhar  ( eu tenho 67 )
Seja critica consigo mesma .
Saiba ouvir de quem quer te ensinar , mesmo que vc considere como sendo bobagem a conversa .
Se instrua sempre .

Por ultimo , seja muito bem vinda .
Björn 
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 07 de Outubro de 2017, 07:53:52

Apesar para ilustrar ...

Conheci um fotografo durante muitos anos .
Ele trabalhava num pequeno studio no mesmo predio em que moravamos .
Sua esposa administrava tudo e fazia as revelações , inclusive a cores , o que na época era considerado o maximo do máximo.
Ele só tirava fotos 3x4 , 5x7 , fotos de studio e vez por outra um casamento .
Uma vez por ano ele tirava 30 dias de ferias e ia para a Alemanha para se reciclar ....
Eu sempre pensei .... cara Alemanha , 30 dias , para tirar 3x4 .... ?

Até que comecei a descobrir seus trabalhos , um verdadeiro mestre na iluminação , fotos irretocaveis       ( tecnicamente falando ) .... enfim , os 3x4 eram apenas o seu trabalho paralelo , o outro eram os casamentos , os trabalhos de studio .

Infelizmente ele já faleceu , sua esposa também  , e não tiveram filhos , ou seja seus conhecimentos foram com ele . Suas tecnicas de iluminação sempre me deixaram de boca aberta , e a qualidade dos trabalhos tambem , que nunca apareciam , apenas os 3x4 .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #6 Online: 08 de Outubro de 2017, 09:32:22
Apesar para ilustrar ...

Conheci um fotografo durante muitos anos .
Ele trabalhava num pequeno studio no mesmo predio em que moravamos .
Sua esposa administrava tudo e fazia as revelações , inclusive a cores , o que na época era considerado o maximo do máximo.
Ele só tirava fotos 3x4 , 5x7 , fotos de studio e vez por outra um casamento .
Uma vez por ano ele tirava 30 dias de ferias e ia para a Alemanha para se reciclar ....
Eu sempre pensei .... cara Alemanha , 30 dias , para tirar 3x4 .... ?

Até que comecei a descobrir seus trabalhos , um verdadeiro mestre na iluminação , fotos irretocaveis       ( tecnicamente falando ) .... enfim , os 3x4 eram apenas o seu trabalho paralelo , o outro eram os casamentos , os trabalhos de studio .

Infelizmente ele já faleceu , sua esposa também  , e não tiveram filhos , ou seja seus conhecimentos foram com ele . Suas tecnicas de iluminação sempre me deixaram de boca aberta , e a qualidade dos trabalhos tambem , que nunca apareciam , apenas os 3x4 .

As pessoas tem que trabalhar (ganhar dinheiro) para poder entao fazer o que gosta... E se quer ganhar dinheiro trabalhando com fotografia, vc tem que mostrar o que paga as contas.


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 09 de Outubro de 2017, 00:17:19
As pessoas tem que trabalhar (ganhar dinheiro) para poder entao fazer o que gosta... E se quer ganhar dinheiro trabalhando com fotografia, vc tem que mostrar o que paga as contas.
 

GOSTEI da sua colocação  , definiu exatamente o que eu sempre pensei a respeito , só que com palavras melhores do que as minhas ... !
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 27 de Outubro de 2017, 15:24:12
O problema que o mercado não está concorrido...está saturado....  :(


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #9 Online: 27 de Outubro de 2017, 15:48:55
O problema que o mercado não está concorrido...está saturado....  :(
Eh a mesma coisa. Quanto mais gente (ou quanto mais saturado), mais concorrencia.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 28 de Outubro de 2017, 00:39:15
Eh a mesma coisa. Quanto mais gente (ou quanto mais saturado), mais concorrencia.

Ann rann....a ideia era dizer que a concorrência está em outro nível heheheeh


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #11 Online: 28 de Outubro de 2017, 11:51:51
Obrigada pela ajuda!  :D
Olá Paloma.. Te desejo muita sorte e sucesso na caminhada que, pelo visto, estás bastante convicta de iniciar.
A saturação do mercado é parte das pedras que sempre encontramos no caminho.. Mas qual mercado não está saturado hoje em dia, né?
Moro em Porto Alegre, mas não vivo da fotografia aqui.. Faço como uma profissão paralela, num nicho bem específico.
Mas vejo que não há oportunidades sobrando, mesmo pra quem pretende "se oferecer" pra começar..
Participo de alguns grupos do Face de fotógrafos e fotografia aqui da região.. Acho que te anunciares lá é o primeiro passo. Esteja disponível para acompanhar algum fotógrafo em seus trabalhos..
Sei que é complicado a questão da remuneração, que normalmente é baixa ou nula nesses casos, mas vejo essa como única alternativa imediata pra começares a por a mão na massa profissionalmente.
Vi também, por esses dias, em um desses grupos, o anúncio de uma imobiliária procurando fotógrafo.. Pode ser uma oportunidade pra ti.. Mas tem que ter carro e disponibilidade de horário - das 9-18 acho..
Enfim..
Pesquisa muito, estuda muito, pratica o quanto puderes.. Participa de todas as áreas que puderes, pra ver onde te destacas... A partir daí as coisas começam a acontecer, basta ser perseverante e dedicada.

PS.: Ahh... Agora em novembro terá aqui em Porto Alegre o Foto Conhecimento, que é um "congresso" de fotografia bem interessante..


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #12 Online: 28 de Outubro de 2017, 22:14:19
Ela não voltou ao fórum desde o dia que postou essa dúvida.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 29 de Outubro de 2017, 13:47:37
Ela não voltou ao fórum desde o dia que postou essa dúvida.

Vai ver que ela decidiu sair dessa vida :(


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #14 Online: 29 de Outubro de 2017, 16:18:06
Ela não voltou ao fórum desde o dia que postou essa dúvida.
Acho que eh a tendencia de quem entra em um forum abrindo o primeiro topico sobre como comecar profissionalmente. A pessoa so vei em busta dessa informacao e nao para participar do forum.

Vai ver que ela decidiu sair dessa vida :(