Autor Tópico: Uso ou não de flash em ambiente fechado com apenas uma janela  (Lida 3471 vezes)

ewsg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Resposta #15 Online: 04 de Dezembro de 2019, 18:09:02
Opa, sou eu novamente enchendo o saco de vocês, pessoal. Me desculpem. :(

Então, pra fotografar só o rosto das pessoas, a parede traseira sendo branca, posso voltar o flash para trás e bater a foto, que vai suavizar a intensidade?


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #16 Online: 04 de Dezembro de 2019, 18:28:15
Opa, sou eu novamente enchendo o saco de vocês, pessoal. Me desculpem. :(

Então, pra fotografar só o rosto das pessoas, a parede traseira sendo branca, posso voltar o flash para trás e bater a foto, que vai suavizar a intensidade?

Sim, isso se chama rebater o flash. Muitos usam esse meio, inclusive eu!
Mas tenha em mente que a direção que você rebate o flash em relação ao objeto determina a qualidade da sua luz, se for para trás a luz vai ficar bem chapada, sem sombras. Para esse tipo de foto que você comentou pode ser interessante, mas para outros não!


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #17 Online: 04 de Dezembro de 2019, 18:53:59
Sim, isso se chama rebater o flash. Muitos usam esse meio, inclusive eu!
Mas tenha em mente que a direção que você rebate o flash em relação ao objeto determina a qualidade da sua luz, se for para trás a luz vai ficar bem chapada, sem sombras. Para esse tipo de foto que você comentou pode ser interessante, mas para outros não!

Eu uso o flash rebatido o tempo todo, evento, retratos, decoração, tudo que precise de uma solução rápida. Precisa de prática pra ter um resultado bem controlado, mas só de jogar pra trás já vai ser mil vezes melhor do que o flash direto pra frente. A ideia é que jogando na parede, o tamanho da fonte de luz vai aumentar e a luz vai ficar mais suave

Alguns cuidados importantes ao rebater o flash:
- Sempre olhe onde vai rebater o flash. Se tiver uma superfície refletora na parede (vidro, metal, etc), vai dar reflexos indesejados na sua luz.
- Se a parede for colorida, a luz vai ficar colorida. Procure sempre uma parede branca, cinza ou no máximo bege.
- Se a parede for muito próxima, não terá espaço para ampliar o facho de luz e a luz vai continuar dura, então sempre rebata numa parede mais afastada.
- Se for rebater em uma parede lateral, tome cuidado de não deixar a cabeça do flash nem um pouco apontada pra frente, tente deixar sempre um pouco apontada pra trás. Isso evita que a luz do flash vá diretamente o sujeito, fazendo com que só luz rebatida o atinja.
- Rebater o flash come muita (muita!) potência do flash, então preste atenção pra usar abertura e ISO compatíveis.
- Faça testes em casa antes, não deixe pra aprender tudo na hora. Flash rebatido parece trivial, mas é mais complicado do que parece.


ewsg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Resposta #18 Online: 05 de Dezembro de 2019, 14:28:50
Obrigado por toda a atenção e gentileza, amigos. O flash chegou hoje. Vou testar à exaustão. :)


ewsg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Resposta #19 Online: 05 de Dezembro de 2019, 18:30:07
Pessoal, chegou hoje meu flash da Godox, com rádio, etc. Essa é mesmo uma marca boa?


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.554
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 05 de Dezembro de 2019, 18:42:37
Pessoal, chegou hoje meu flash da Godox, com rádio, etc. Essa é mesmo uma marca boa?
Normalmente é boa sim, passa a ficha técnica ai, qual o modelo que vc comprou, preço, fornecedor, etc...
Conhecimento importa mais que equipamento.




Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #22 Online: 05 de Dezembro de 2019, 18:57:30
É bom sim, pequeno, mas dá conta de muita coisa!


ewsg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Resposta #23 Online: 06 de Dezembro de 2019, 11:45:18
É bom sim, pequeno, mas dá conta de muita coisa!

Legal. Valeu!