Autor Tópico: Vale a pena comprar a 6D ainda?  (Lida 21481 vezes)

Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #45 Online: 12 de Outubro de 2017, 13:13:48
É ÓBVIO que eu sei disso!

A imagem abaixo mostra exatamente o que mencionei  em minha opinião de compra da câmera.


Acho que você está a confundir a tecnologia de detecção de ponto de focagem com o método utilizado para achá-lo. São coisas distintas. Todos os pontos de foco do viewfinder (os pontinhos) são por phase detection. Independente se é simples ou cruzado. Se simples, será mais difícil de encontrar; se cruzado, mais fácil (e ainda temos o duplo cruzado). Mas o método a se fazer a focagem é o mesmo: por fase. Quando se foca no liveview (tela traseira), que não há pontinhos, e se foca em praticamente toda a tela, é contrast detection. Nele, não se usa o sistema de fases, mas sim de contraste.

Para mim, cada um tem qualidades e defeitos. Exemplo: phase: (+) velocidade (-) precisão; contraste: (-) velocidade (+) precisão. No foco por contraste, por exemplo, não há front/back focus. Enfim... Conforme os colegas falaram, penso que você está equivocada. :ok:

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #46 Online: 12 de Outubro de 2017, 13:20:53
É ÓBVIO que eu sei disso!

Pena que entre seu discurso do óbvio que sabe o o que realmente demonstra e escreve há um abismo!

Só mais uma citação errônea sua que o Dellano esqueceu de por na conta:


Citar
E onde diz que os outros pontos são por detecção de fase?
Pode colar aqui para nós onde diz isso?

Ninguém aqui é dono da verdade ou sabe tudo, mas ao mostrar que estamos errados cabe a humildade de reconhecer o erro e aprender.

Você se equivocou ou não sabia, ok, bola pra frente ou vai ficar de birra e se contra-dizendo?


Clautavares

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Feminino
Resposta #47 Online: 12 de Outubro de 2017, 13:21:21
Acho que você está a confundir a tecnologia de detecção de ponto de focagem com o método utilizado para achá-lo. São coisas distintas. Todos os pontos de foco do viewfinder (os pontinhos) são por phase detection. Independente se é simples ou cruzado. Se simples, será mais difícil de encontrar; se cruzado, mais fácil (e ainda temos o duplo cruzado). Mas o método a se fazer a focagem é o mesmo: por fase. Quando se foca no liveview (tela traseira), que não há pontinhos, e se foca em praticamente toda a tela, é contrast detection. Nele, não se usa o sistema de fases, mas sim de contraste.

Para mim, cada um tem qualidades e defeitos. Exemplo: phase: (+) velocidade (-) precisão; contraste: (-) velocidade (+) precisão. No foco por contraste, por exemplo, não há front/back focus. Enfim... Conforme os colegas falaram, penso que você está equivocada. :ok:

Cumprimentos.

Eu não tenho a 6D, mas tenho amigos que tem e dizem que só focam no ponto central e recompõe, pois os outros pontos são muito ruins e lentos.



Clautavares

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Feminino
Resposta #48 Online: 12 de Outubro de 2017, 13:25:00
Pena que entre seu discurso do óbvio que sabe o o que realmente demonstra e escreve há um abismo!

Só mais uma citação errônea sua que o Dellano esqueceu de por na conta:


Ninguém aqui é dono da verdade ou sabe tudo, mas ao mostrar que estamos errados cabe a humildade de reconhecer o erro e aprender.

Você se equivocou ou não sabia, ok, bola pra frente ou vai ficar de birra e se contra-dizendo?

Não estou de birra! Vcs que estão pegando no meu pé!

Coloquem aqui um site, uma fonte de pesquisa que explique tudo isso que vocês estão dizendo! Isso ajuda as pessoas a escolherem suas câmeras (esse é o intuito desse fórum, não?).






ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #49 Online: 12 de Outubro de 2017, 13:28:55
Não estou de birra! Vcs que estão pegando no meu pé!

Coloquem aqui um site, uma fonte de pesquisa que explique tudo isso que vocês estão dizendo! Isso ajuda as pessoas a escolherem suas câmeras (esse é o intuito desse fórum, não?).

Ninguém pegando no seu pé, se é óbvio que você sabe sobre isso, precisa ainda de fonte de pesquisa?

Aliás, além do conhecimento da turma do fórum, eu coloquei um link na minha postagem que explicava sobre isso.

Mas é de conhecimento comum que o pontos de foco tradicionais em uma DLSR são por fase, e no live view por contraste.

Segue lá, diverta-se:
https://www.google.com.br/search?q=dslr+phase+detection+contrast+detection&spell=1&sa=X&ved=0ahUKEwjs6_7AwOvWAhVJDpAKHVi1CzQQvwUIJCgA&biw=1920&bih=949




Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #50 Online: 12 de Outubro de 2017, 13:41:37
Eu não tenho a 6D, mas tenho amigos que tem e dizem que só focam no ponto central e recompõe, pois os outros pontos são muito ruins e lentos.

Isso é verdade, mas é uma característica do ponto simples, e não do foco por contraste. Eu tenho uma 5D clássica que usa praticamente o mesmo sistema de foco da 6D e, assim como ela, eu só uso o ponto central, pois ele é cruzado, enquanto os demais são simples. O foco por fase pode ser: simples, cruzado ou duplamente cruzado, mas todos são focos por fase, entende? Até porque, ser simples, cruzado ou duplamente cruzado só existe quando se fala em foco por fase. Foco por contraste é simplesmente foco por contraste, não existe nenhuma subdivisão em simples, cruzado, etc.

Acho que agora as coisas já estão esclarecidas.  :ok: É bom que voltemos ao curso do tópico, ou que abramos um só para conversamos sobre os tipos de focagem.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


Clautavares

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Feminino
Resposta #51 Online: 12 de Outubro de 2017, 14:03:31
Isso é verdade, mas é uma característica do ponto simples, e não do foco por contraste. Eu tenho uma 5D clássica que usa praticamente o mesmo sistema de foco da 6D e, assim como ela, eu só uso o ponto central, pois ele é cruzado, enquanto os demais são simples. O foco por fase pode ser: simples, cruzado ou duplamente cruzado, mas todos são focos por fase, entende? Até porque, ser simples, cruzado ou duplamente cruzado só existe quando se fala em foco por fase. Foco por contraste é simplesmente foco por contraste, não existe nenhuma subdivisão em simples, cruzado, etc.

Acho que agora as coisas já estão esclarecidas.  :ok: É bom que voltemos ao curso do tópico, ou que abramos um só para conversamos sobre os tipos de focagem.

Cumprimentos.

Sim sim, acho que está esclarecido sim. O modo foco por contraste é apenas no liveview e pelo viewfinder ela foca por detecção de fase (os outros pontos de foco que não seja o central).
Porém, o ponto central é o mais preciso por ser do tipo cruzado. Isso todos concordaram e sabemos que é assim!
Desculpem ter dito que os outros são por contraste. São por contraste pelo LIVE VIEW.

Esse meu amigo que tem a 6D reclama desses poucos pontos de foco e vejo muita gente reclamar também (em vídeos no Youtube), por isso quis dar minha opinião, pois eu considero a 6D uma câmera já antiga, visto que hoje em dia cada vez mais as câmeras possuem mais pontos de auto foco e precisão.

Atualmente fotografo com Mirrorless (Sony Aps e FF e Leica micro 4/3) e sou muito satisfeita com o sistema de foco delas.

Tive uma t3i lá em 2012 e achava muito ruim o sistema de foco, lento, etc. e talvez o da 6D seja parecido. Mas não "entendo" de Canon, então desculpem ai o equívoco pessoal.

Eu realmente gosto de uma nova tecnologia, por isso disse que já acho a 6D antiga, mas não deixa de ser uma ótima câmera que entrega lindas imagens, pelo que vejo por ai.

Abraços,


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #52 Online: 12 de Outubro de 2017, 14:32:00
Sim sim, acho que está esclarecido sim. O modo foco por contraste é apenas no liveview e pelo viewfinder ela foca por detecção de fase (os outros pontos de foco que não seja o central).
Porém, o ponto central é o mais preciso por ser do tipo cruzado. Isso todos concordaram e sabemos que é assim!
Desculpem ter dito que os outros são por contraste. São por contraste pelo LIVE VIEW.

Esse meu amigo que tem a 6D reclama desses poucos pontos de foco e vejo muita gente reclamar também (em vídeos no Youtube), por isso quis dar minha opinião, pois eu considero a 6D uma câmera já antiga, visto que hoje em dia cada vez mais as câmeras possuem mais pontos de auto foco e precisão.

Atualmente fotografo com Mirrorless (Sony Aps e FF e Leica micro 4/3) e sou muito satisfeita com o sistema de foco delas.

Tive uma t3i lá em 2012 e achava muito ruim o sistema de foco, lento, etc. e talvez o da 6D seja parecido. Mas não "entendo" de Canon, então desculpem ai o equívoco pessoal.

Eu realmente gosto de uma nova tecnologia, por isso disse que já acho a 6D antiga, mas não deixa de ser uma ótima câmera que entrega lindas imagens, pelo que vejo por ai.

Abraços,

As mirrorless estão muito boas, de fato. Hoje em dia, inclusive, conjugam os dois sistemas: inicia-se a focagem por fase e finaliza por contraste. Isso, a meu ver, une o melhor dos dois mundos: foco rápido e preciso (sem front/back focus).

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


Clautavares

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Feminino
Resposta #53 Online: 12 de Outubro de 2017, 14:36:17
As mirrorless estão muito boas, de fato. Hoje em dia, inclusive, conjugam os dois sistemas: inicia-se a focagem por fase e finaliza por contraste. Isso, a meu ver, une o melhor dos dois mundos: foco rápido e preciso (sem front/back focus).

Cumprimentos.

Exato!

Estou muito satisfeita com elas!

Cumprimentos!


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #54 Online: 12 de Outubro de 2017, 16:50:03
Amigos, uma dúvida.
Como exatamente funciona a sensibilidade dos pontos crosstype?
Por exemplo, a Canon 80D tem 45 pontos crosstype com sensibilidade f5.6 e o ponto central tem sensibilidade f2.8.

Isso significa que esses pontos só funcionam como cross type abaixo de f5.6 e f2.8 respectivamente?
Ou ao contrário? Eles só funcionam a partir de f5.6 e f2.8?
Ou isso significa algo completamente diferente?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #55 Online: 12 de Outubro de 2017, 20:48:07
Abaixo, o central funciona de f/1 até f/2.8, imagino ser dual cross type. A cima de f/2.8 e até f/5.6 deve funcionar como cross type, e a cima de f/5.6 até f/8 como single line.

Lembrando que esse valor é da abertura máxima da lente e não da abertura escolhida.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk
« Última modificação: 12 de Outubro de 2017, 20:49:04 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #56 Online: 12 de Outubro de 2017, 21:46:41
Amigos, uma dúvida.
Como exatamente funciona a sensibilidade dos pontos crosstype?
Por exemplo, a Canon 80D tem 45 pontos crosstype com sensibilidade f5.6 e o ponto central tem sensibilidade f2.8.

Isso significa que esses pontos só funcionam como cross type abaixo de f5.6 e f2.8 respectivamente?
Ou ao contrário? Eles só funcionam a partir de f5.6 e f2.8?
Ou isso significa algo completamente diferente?

É abaixo. Só não podemos nos esquecer que a lente sempre foca em abertura máxima. Ela só vai à abertura escolhida momento do click ou do preview de profundidade de campo. Então, essas especificações referem-se à abertura máxima da lente, sempre.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 13 de Outubro de 2017, 16:58:18
nossa uma discussão no fórum... e eu nem tô nela...  :eek: :eek: :eek:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Fabio Rodrigo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #58 Online: 13 de Junho de 2018, 09:44:54
ola galera acompanho o forum a 1 ano mais nunca postei nada por aqui, alias não descobri como fazer por isso estou respondendo aqui para poder tirar opiniões de vcs.

Uso canon e ja tive diversas rebels e tenho uma 50d velha de guerra que acabou de dar erro no leitor de CF, estou querendo uma full frame e tenho lentes que poderei migrar sem problema. Minha duvida é, tenho ate $4000 para compra e estou de olho em usadas, me apareceu uma 5D mk2 com 11k por $4500 zerada com varios acessorios e uma lente 24 105 f4 que me interessou muito, porem com esse valor consigo uma 6D só o corpo zerada e tbm apareceu uma 6D usada com mais 100k com obturador trocado recentemente por $2600, ambas são aqui da minha cidade mesmo então a compra seria pessoalmente.

O meu uso seria para fotografar meus trabalhos (sou tatuador), referencias para transformar em arte e portrait, no geral sempre em meu estudio mesmo com o fluxo de fotos baixo.

Sei que muitos vão dizer que com uma crop simples consigo fazer isso mais eu curto o resultado que as FF proporcionam para o estilo de foto que busco.

obrigado e desculpem o tamanho do texto


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 13 de Junho de 2018, 09:53:13
A 5DII ta boa de preço, levando em conta que a 24-105 custa usada uns 2 mil.
É uma questão de vc ver as cameras. Mas uma 6D ainda é uma bela aquisição, em conjunto com uma 40mm ou 50mm STM faz um estrago danado (no bom sentido claro) hehe.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia