Autor Tópico: Vale a pena comprar a 6D ainda?  (Lida 21483 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #30 Online: 06 de Outubro de 2017, 14:52:16
Mercado de Semi Novos está muito desbalanceado, Tem horas que uma nova custa só 500 reais a mais que uma usada com 50... 100K cliques...

Tanto 6D Canon quanto D610 Nikon.

São modelos que é difícil achar um usado que compense o preço. Tem D610 no ML que está o valor que o Nakamura cobra de uma Nova.
Por isso que são modelos de boa liquidez. Acho que a 6D deve a câmera de maior liquidez hoje no mercado de usado no Brasil. Uma bem conservada por uns 4 mil ou menos vende rapidinho.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Clautavares

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Feminino
Resposta #31 Online: 11 de Outubro de 2017, 20:01:22
Na minha opinião não vale a pena. Câmera antiga já, poucos pontos de foco e apenas o central é cruzado, oa outros pontos focam apenas por contraste.
Eu iria em algo mais recente com certeza, que tenha mais pontos de foco e foco preciso.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #32 Online: 11 de Outubro de 2017, 20:26:35
Na minha opinião não vale a pena. Câmera antiga já, poucos pontos de foco e apenas o central é cruzado, oa outros pontos focam apenas por contraste.
Eu iria em algo mais recente com certeza, que tenha mais pontos de foco e foco preciso.
Que custaria no mínimo o dobro do preço, aí fica fácil dar essa sugestão.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #33 Online: 12 de Outubro de 2017, 07:16:00
Na minha opinião não vale a pena. Câmera antiga já, poucos pontos de foco e apenas o central é cruzado, oa outros pontos focam apenas por contraste[/size].

Como assim? Os pontos de foco periféricos não são por detecção de fase como o central? Quer dizer que alterando o ponto de foco do central para o ponto periférico eu altero também todo o sistema?

« Última modificação: 12 de Outubro de 2017, 07:17:10 por Roberto Dellano »


Clautavares

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Feminino
Resposta #34 Online: 12 de Outubro de 2017, 07:18:47
Pelo o que sei, apenas o central é cruzado. Os outros não são. Muitas pessoas falam no Youtube que os outros pontos são muito ruins e por isso ficam apenas no ponto central focando e recompondo. É o que sei. Me parece o mesmo sistema de foco da t3i, t5i.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #35 Online: 12 de Outubro de 2017, 07:30:17
Pelo o que sei, apenas o central é cruzado. Os outros não são. Muitas pessoas falam no Youtube que os outros pontos são muito ruins e por isso ficam apenas no ponto central focando e recompondo. É o que sei. Me parece o mesmo sistema de foco da t3i, t5i.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Ponto cruzado ou simples é uma coisa, foco por detecção de fase ou contraste é outra. Foco no Live View é por contraste, no Viewfinder é detecção de fase, independendo do ponto.


Clautavares

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Feminino
Resposta #36 Online: 12 de Outubro de 2017, 07:39:05
Ponto cruzado ou simples é uma coisa, foco por detecção de fase ou contraste é outra. Foco no Live View é por contraste, no Viewfinder é detecção de fase, independendo do ponto.

No site da Canon consta lá a informação.
Um ponto de foco do tipo cruzado (que é o central).




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Clautavares

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Feminino
Resposta #37 Online: 12 de Outubro de 2017, 08:05:11
Que custaria no mínimo o dobro do preço, aí fica fácil dar essa sugestão.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

Ai vai do que você deseja, o resultado que deseja, qual tipo de fotografria faz. Se for fotografia que precisa de um sistema de foco mais ágil (esportes, cães correndo, criancas correndo), ai não serve, na minha visão.

Boa sorte.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #38 Online: 12 de Outubro de 2017, 10:55:33
No site da Canon consta lá a informação.
Um ponto de foco do tipo cruzado (que é o central).




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Mas onde diz que os pontos periféricos são por contraste?


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #39 Online: 12 de Outubro de 2017, 12:04:45
Não vamos disseminar informações erradas no fórum  :no:

A 6D possui 11 pontos de AF, sendo que o central é cruzado (cross-type/vertical e horizontal) e os 10 restantes são sensíveis à linha vertical ou horizontal.

O Dellano está correto, isso não tem relação com a visualização de contraste do live view (contrast-detection), estes 11 pontos são por fase (phase-detection), sendo o central mais sensível, cross-type.
« Última modificação: 12 de Outubro de 2017, 12:09:12 por ArmandoFerreira »


Clautavares

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Feminino
Resposta #40 Online: 12 de Outubro de 2017, 12:16:21
Mas onde diz que os pontos periféricos são por contraste?

E onde diz que os outros pontos são por detecção de fase?
Pode colar aqui para nós onde diz isso?
Agradeço!


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #41 Online: 12 de Outubro de 2017, 12:21:38
E onde diz que os outros pontos são por detecção de fase?
Pode colar aqui para nós onde diz isso?
Agradeço!

Porque isso é básico e você como professora de fotografia deveria saber disso.
https://en.wikipedia.org/wiki/Autofocus

Detecção por Fase - Pelo view finder, e neste caso da Canon 6D, pontos cruzados ou não.

Detecção por Contraste - Pelo live view, com diversas tecnologias diferentes, DPAF etc
« Última modificação: 12 de Outubro de 2017, 12:23:29 por ArmandoFerreira »


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #42 Online: 12 de Outubro de 2017, 12:22:05
Alguém poderia me dizer se os pontos não cross-type da 6D são eficazes para retratos com boa iluminação como em ambientes externos?
E em casos de iluminação não tão favorável, como em ambientes internos utilizando flashs/tochas?

Focar e recompor é uma técnica obsoleta para o meu uso, que costumo usar aberturas grandes.
Focar e recompor nessas situações é pedir pra tirar fotos fora de foco.

Nunca usei uma câmera com pontos não cross-type, então não sei bem quais são suas limitações.
« Última modificação: 12 de Outubro de 2017, 12:24:27 por Di Torres »


Clautavares

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Feminino
Resposta #43 Online: 12 de Outubro de 2017, 12:41:24
Porque isso é básico e você como professora de fotografia deveria saber disso.

Detecção por Fase - Pelo view finder, e neste caso da Canon 6D, pontos cruzados ou não.

Detecção por Contraste - Pelo live view, com diversas tecnologias diferentes, DPAF etc

É ÓBVIO que eu sei disso!

A imagem abaixo mostra exatamente o que mencionei  em minha opinião de compra da câmera.





Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #44 Online: 12 de Outubro de 2017, 13:07:39
Na minha opinião não vale a pena. Câmera antiga já, poucos pontos de foco e apenas o central é cruzado, oa outros pontos focam apenas por contraste.

Você afirma aqui que o ponto central é cruzado, e os outros focam apenas por contraste, está claro na sua afirmação aqui em cima, correto?.

Está errado. Vamos ao certo professora?

O ponto central é cruzado, os pontos periféricos não são, MAS TODOS ELES SÃO POR DETECÇÃO DE FASE.

Foco por contraste NÃO é utilizado por nenhum ponto de foco no View Finder, seja ele o central, ou os periféricos, cruzado ou não.

Foco por contraste é usado apenas para focar pelo Live View!

poucos pontos de foco e apenas o central é cruzado, oa outros pontos focam apenas por contraste.

Foco por contraste é usado apenas para focar pelo Live View!

Captou?