Autor Tópico: Dúvidas de Iniciante  (Lida 2468 vezes)

Vinícius Coelho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Online: 05 de Outubro de 2017, 21:19:41
Olá,

Já há algum tempo venho me interessando pelo mundo da fotografia. Principalmente depois de uma viagem de férias em que eu quase não consegui registrar as memórias e experiências.

Desde então, tenho tentado aprender mais sobre este assunto, lido artigos e até comecei um curso online.

No entanto, ainda não tenho uma câmera além daquela que tenho no celular (e que não é grande coisa). Em razão disto, comecei a pesquisar bastante sobre equipamento e cheguei a um ponto em que estou com a seguinte dúvida.

Nikon D5300/D5500/D5600 vs Alguma Fujifilm (provavelmente X-T10)

O meu orçamento não deveria exceder a faixa de 2000~3000.

A princípio eu iria com um desses modelos da Nikon, mas tenho muito receio de que o tamanho e o peso das máquinas acabe me desestimulando de levá-las para os lugares. Por outro lado, o sistema Fujifilm me parece mais caro e tenho dúvidas sobre a falta de assistência técnica especializada no Brasil.

Meu objetivo, nesse momento, seria fotografar paisagens, retratos, fotografia urbana, obras de arte... Enfim, de tudo um pouco. Quero descobrir ainda o que mais vai me agradar.

Sendo assim, gostaria de saber se algum dos colegas tem alguma dica para este iniciante curioso. A diferença de peso e tamanho é muito significativa no dia a dia? O sistema Fujifilm é realmente tão mais caro do que a Nikon? Tem mas algum tópico que vocês acham que seria importante levar em consideração?


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 05 de Outubro de 2017, 21:31:21
Sistema Fuji é realmente mais caro que a Nikon, sobretudo que a Fuji tem o melhor sistema APS-C da atualidade.

Eu acho que as Nikons D5XXX tem um tamanho razoável. Peso e tamanho de DSLR nunca foram problema pra mim. Pega uma bolsa confortável própria de fotografia que fica bem confortável levar a câmera pra qualquer lugar.


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #2 Online: 05 de Outubro de 2017, 22:12:01
Vinícius:
Tenho uma Nikon D5300 que atende perfeitamente minhas necessidades e minha vontade de aprender mais sobre fotografia. O peso dela nunca foi problema nas minhas viagens. Se você se sentir à vontade com sua câmera, verá que não vai sentir o peso dela. Só no final do dia... :-)
Mas não demore muito para comprar a câmera que deseja... cada dia que passa é um dia que perdeu para fotografar.
Boa escolha!
Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 05 de Outubro de 2017, 22:29:44
Eu já tive a X-T10, é uma excelente câmera, mas realmente o sistema Fuji é mais caro que as opções expostas. Eu também tive uma D5500, achei excelente a pegada e o lcd, é uma câmera pequena, mas inevitavelmente irá precisar de alguma lente boa, ou seja, no fim das contas o custo se assemelha ao da Fuji. Dá pra comprar uma XF 27mm 2.8 que é uma lente fixa ok, mas que vai fazer você pensar bem em como fotografar, outra opção lega é a D5300 ou D5500 com a 35mm 1.8... Dizem que a nova lente de kit que vem na D5500 é excelente a AF-P 18-55, se vier com ela já dá pra ter um kit legal sem gastar muito.


Vinícius Coelho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Outubro de 2017, 11:30:49
Eu já tive a X-T10, é uma excelente câmera, mas realmente o sistema Fuji é mais caro que as opções expostas. Eu também tive uma D5500, achei excelente a pegada e o lcd, é uma câmera pequena, mas inevitavelmente irá precisar de alguma lente boa, ou seja, no fim das contas o custo se assemelha ao da Fuji. Dá pra comprar uma XF 27mm 2.8 que é uma lente fixa ok, mas que vai fazer você pensar bem em como fotografar, outra opção lega é a D5300 ou D5500 com a 35mm 1.8... Dizem que a nova lente de kit que vem na D5500 é excelente a AF-P 18-55, se vier com ela já dá pra ter um kit legal sem gastar muito.

Eu li num relato que você publicou aqui no fórum que você fez essa mudança da D5500 para a X-T10. Você sentiu muita diferença no que se refere a portabilidade? E sobre a facilidade de uso e comandos, existe alguma diferença muito siginificativa?


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 07 de Outubro de 2017, 00:49:10

Se vc quer uma camera fantastica , pequena , agil , com uma qualidade de imagem fenomenal , ou seja uma pequena notavel , que cabe no bolso do casaco , procure uma fuji XM-1 , dá inclusive para comprar uma zoom ( ela troca as lentes )   16-50 ou uma 18-55   ( prefiro a primeira , embora a segunda seja melhor )  ... tive uma e vendi ... se arrependimento matasse estaria morto .

Por outro lado , as nikons da serie 3 e 5 te darão de sobra o que vc procura , mas com um tamanho e peso um pouco maiores  ( 3100 , 3300 , 5000 , 5100 ) .... e embora eu seja usuario nikon ha cerca de 50 anos , ainda assim , eu te diria para ir de fuji  ( a xm-1 ) .

Espero ter ajudado .
Um abraço
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 07 de Outubro de 2017, 00:59:48

De uma olhada para ter uma ideia de valores ...

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-858968818-camera-fujifulm-x-m1-somente-corpo-_JM

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-914808936-lente-fujifilm-fujinon-16-50mm-f35-56-_JM

... só para deixar bem claro , NÃO CONHEÇO o vendedor , apenas procurei a informação para você
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 07 de Outubro de 2017, 01:10:18

Tambem é uma excelente opção , preço MENOR , camera NOVA mas tamanho MAIOR , já que vc se referiu à tamanho e peso ...

 https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-891446626-camera-nikon-d3400-lente-nikon-18-55-pronta-entrega-_JM

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-705919688-camera-nikon-d5300-kit-18-55mm32gbbolsaminitripe-c-nf-_JM

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-837967332-camera-nikon-d7000-acessorios-_JM

... como na resposta acima , NÃO CONHEÇO os vendedores , apenas fui buscar as opcoes para voce ...

De TODAS as quatro opções , lembre-se de que a fuji é USADA e as nikons são  NOVAS ... das quatro sugestoes eu iria na ultima , será o melhor que vc poderá comprar na faixa de que dispõe.  Excepcional camera , com uma boa lente .

A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 07 de Outubro de 2017, 01:13:14

Se quizer outras sugestões podes usar o meu inbox ou por email .
Disponha .
Boa compra .
Um abraço

Björn
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Vinícius Coelho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 08 de Outubro de 2017, 16:24:25
Se vc quer uma camera fantastica , pequena , agil , com uma qualidade de imagem fenomenal , ou seja uma pequena notavel , que cabe no bolso do casaco , procure uma fuji XM-1 , dá inclusive para comprar uma zoom ( ela troca as lentes )   16-50 ou uma 18-55   ( prefiro a primeira , embora a segunda seja melhor )  ... tive uma e vendi ... se arrependimento matasse estaria morto .

Por outro lado , as nikons da serie 3 e 5 te darão de sobra o que vc procura , mas com um tamanho e peso um pouco maiores  ( 3100 , 3300 , 5000 , 5100 ) .... e embora eu seja usuario nikon ha cerca de 50 anos , ainda assim , eu te diria para ir de fuji  ( a xm-1 ) .

Espero ter ajudado .
Um abraço


Muito obrigado pela ajuda.

Mas ficou uma dúvida, por que você disse que prefere a XC 16-50 à XF 18-55?


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 09 de Outubro de 2017, 17:53:48
Muito obrigado pela ajuda.
Mas ficou uma dúvida, por que você disse que prefere a XC 16-50 à XF 18-55?
     

A 16-50 equivale à uma 24-75 .... e a 18-55 equivale à uma 28-80 ...

Prefiro ter uma 24 do que uma 28 , e entre 75 e 80 não existe praticamente diferença nenhuma , PORISSO prefiro a 16-50 do que a 18-55
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #11 Online: 10 de Outubro de 2017, 18:35:21
o tamanho da câmara é muito relativo. Eu achava uma d90 grande, agora, com a d810, parece pequena. O importante é vc começar a fotografar pra ir pegando o jeito, e já buscar umas dicas pra ir fazendo as coisas de uma forma que, caso você se decida por dar um upgrade ou mesmo se profissionalizar, sirvam de aprendizado. Comigo coisas que aprendi e foram importantes pra evoluir:
- usar arquivos RAW (no início fotografava em RAW+JPEG, hoje só uso RAW e fico satisfeito como os resultados);
- aprender a usar o modo manual (totalmente manual, regulando Iso, Abertura e Velocidade sem tirar o olho do visor, sabendo os controles de cor), mesmo que eu hoje prefira usar em prioridade de abertura;
- usar o botão de trás da câmara pra focar, em modo contínuo;

Com isso, um corpo razoável e uma boa lente você vai muito longe. O resto é experiência.
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


Clautavares

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 11 de Outubro de 2017, 20:21:59
Vinicius, eu não tenho Fuji, mas já ouvi falar muito bem delas!
Eu tenho Sony e Leica Mirrorless e não troco por nenhuma Dslr.

São mais tecnológicas, rápidas, versáteis. O único probleminha é que a bateria não dura quanto de uma Dslr, mas em compensação, são muito rápidas no foco, tem muitos pontos de foco, são leves, silenciosas, muito boas.
Pensa na Sony a6000 (eu tenho uma) ou nas Fuji. Já tive a D5300 e a Sony dá um banho nela em tudo.
Espero ter ajudado e boa sorte!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 13 de Outubro de 2017, 16:50:40
     

A 16-50 equivale à uma 24-75 .... e a 18-55 equivale à uma 28-80 ...

Prefiro ter uma 24 do que uma 28 , e entre 75 e 80 não existe praticamente diferença nenhuma , PORISSO prefiro a 16-50 do que a 18-55

Concordo plenamente com essa escolha. A 24mm é mais útil em espaços fechados e para uso com maior perspectiva, sem dúvida.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 13 de Outubro de 2017, 16:53:17
Vinicius, eu não tenho Fuji, mas já ouvi falar muito bem delas!
Eu tenho Sony e Leica Mirrorless e não troco por nenhuma Dslr.

São mais tecnológicas, rápidas, versáteis. O único probleminha é que a bateria não dura quanto de uma Dslr, mas em compensação, são muito rápidas no foco, tem muitos pontos de foco, são leves, silenciosas, muito boas.
Pensa na Sony a6000 (eu tenho uma) ou nas Fuji. Já tive a D5300 e a Sony dá um banho nela em tudo.
Espero ter ajudado e boa sorte!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

O problema das Sony (tanto faz se for tv, som, camera,..) é na hora que precisar de manutenção ou de alguma peça. Ferrou.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva