Autor Tópico: A consultoria - Relato  (Lida 925 vezes)

Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Online: 05 de Outubro de 2017, 21:54:42
Buenas camaradas.

Mais um dilema que venho compartilhar com vocês.
Depois de reunir algumas fotografias no portfólio, enviar por networking, finalmente me chamam para um trabalho, chegando no local, eu todo animado, fico sabendo que é para uma agência, e que na verdade eles querem fazer fotos de alguns alimentos, até aí tudo bem, mas informam que tem lá um "menino" e precisam da minha consultoria, para que o garoto faça as fotos...
Pensei, não seria mais fácil eu fazer as fotos? Então disse a eles:
– Ok, o valor da consultoria é R$XXXX,XX por dia, pela quantidade de produtos que tem aí, uns 4 dias, no mínimo...
Se olharam entre eles, e decidiram fazer as fotos comigo mesmo, sairia mais barato.
Não quis parecer arrogante, mas, poxa, fotografia de alimento envolve uma batelada de coisas, inclusive foodstylist e saber cozinhar, combinar alimentos, entre outras coisas.
Devo ter cara de otário, por que simplesmente as pessoas apenas não contratam, pagam e pronto? Tem que ter sempre essas histórias?
« Última modificação: 05 de Outubro de 2017, 22:11:01 por Macrolook »
Comida é arte.


Intrepid

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 357
Resposta #1 Online: 06 de Outubro de 2017, 14:34:59
Tem muito cliente que não tem noção mesmo.

Eu mesmo já tive um que:

- primeiro me pagou por um ensaio, cobrei o valor justo, a sessão durou 2 horas, ok.

- semanas depois me chamou pra cobrir um evento cheio de gente no qual eu teria que ficar lá em pé fotografando por 6 horas e depois entregar centenas de fotos, achou ruim que eu cobraria bem mais do que o primeiro ensaio (na cabeça dele era um valor único), acabou desistindo pq achou caro demais

- meses depois me chamou pq tinha umas fotos de família antigas scaneadas e queria que eu as convertesse pra preto e branco. MUITO fácil, fiz tudo em menos de 1h só botar em P&B, ajustes de horizonte e contraste e algum detalhe, ele ficou super feliz e me pagou mais do que esse primeiro ensaio (que deu 10x mais trabalho)

Vai entender o que se passa na cabeça desse pessoal...


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 06 de Outubro de 2017, 17:11:54
Cara pensa bem... você perdeu uma oportunidade incrível...

Consultor não faz M**** nenhuma só fala o que está errado e não resolve nada... sem contar que consultor ganha uma 1000x mais que um fotógrafo...

Você devia ter aceito o trabalho de consultor... kkkkk
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 06 de Outubro de 2017, 22:52:58
Ele aceitou, só não pagaram.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs