Autor Tópico: Guerreira t3i-Luz é tudo  (Lida 1867 vezes)

Raoni Franco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
    • Raoni Franco Fotografia
Online: 06 de Outubro de 2017, 11:03:38
Salve pessoal! Tenho acompanhado de vez em quando o Forum no anonimato e hoje resolvi fazer minha primeira publicação. Minha ideia com esse post é ilustrar um pouco meu trabalho, receber o feedback de vcs e, principalmente, estimular aqueles que ficam pra baixo por ter um equipamento muito simplório ou que nunca estão satisfeitos com seus equipos.

Acredito que muitas vezes as discussões sobre fotografia ficam reféns das pressões do consumismo e da propaganda. Não sou extremista, nem hipócrita: adoro tecnologia, novas câmeras, lentes, etc. Porém a pressão do mercado, que muitas vezes se traveste de preciosismo técnico, pode ter um efeito negativo muito grave na vida de fotógrafos, principalmente os iniciantes.

Enfim, tenho certeza que discussões desse tipo já foram extensamente desenvolvidas por aqui (infelizmente ainda não explorei devidamente os tópicos do fórum). Portanto, com a intenção de ilustrar a possibilidade de fazer um trabalho fotográfico legal com equipamentos baratos, posto abaixo fotos feitas com a minha guerreira Canon T3i e a lente do kit 18-55mm, além de 2 flashes Yongnuo 560 III (na maioria dessas fotos de estúdio utilizo apenas 1). Espero que gostem! Forte abraço


http://imageshack.com/a/img923/3339/OtKR7K.jpg

http://imageshack.com/a/img923/6210/bTkmSE.jpg

http://imageshack.com/a/img924/6585/8XscQl.jpg

http://imageshack.com/a/img924/4287/qarQzk.jpg


REGRAS DE USO DOS RECURSOS

3.1. As imagens postadas diretamente nos tópicos poderão ter no máximo 200KB.
   3.1.1. Imagens maiores poderão ser postadas apenas através de links externos, com ou sem miniaturas, não podendo ser incorporadas diretamente às mensagens.


« Última modificação: 06 de Outubro de 2017, 11:49:36 por Rafa_Meira »
www.raonifranco.com
Instagram: raoni.franco


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 06 de Outubro de 2017, 11:51:34
Bem-vindo ao forum. Mto bacana que todos participemos para podermos agregar mais a esse espaço.

Quanto as fotos, gostei bastante da primeira. Ficou bem iluminada. A última tem uma composição legal, mas que podia ser melhorada (mais bem organizada). Mas vejo que tem estudado bastante uso de luz em diferentes materiais.



Raoni Franco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
    • Raoni Franco Fotografia
Resposta #2 Online: 06 de Outubro de 2017, 12:12:59
Obrigado pelas boas-vindas Rafa, e pelo feedback também!

Realmente tenho estudado diferentes materiais e iluminação como um todo. Aliás, atualmente é só o que tenho feito em relação a fotografia. Dei uma pausa nos trabalhos pagos (estavam consumindo mais a minha paz de espírito do que estou disposto a suportar) e tenho focado em testes e experimentos no meu "estúdio" (um quartinho rsrs). Estou aprendendo muito e tirando o máximo que consigo do meu equipamento básico e pretendo inspirar os outros com essa pegada. Fico feliz que tenha gostado de pelo menos uma!! rsrs Forte abraço

ps: desculpe por não respeitar a regra referente ao tamanho das imagens. Na próxima eu acerto!
« Última modificação: 06 de Outubro de 2017, 12:13:43 por Raoni Franco »
www.raonifranco.com
Instagram: raoni.franco


Raoni Franco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
    • Raoni Franco Fotografia
Resposta #3 Online: 06 de Outubro de 2017, 12:17:49
« Última modificação: 06 de Outubro de 2017, 12:21:25 por Raoni Franco »
www.raonifranco.com
Instagram: raoni.franco


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #4 Online: 06 de Outubro de 2017, 12:53:26
achei as fotos bacanas.
a que mais gostei foi a última (ferramentas).
Na primeira, o copo em si está ótimo, mas a base (um tecido) jogou contra.
na segunda, do vegetal, novamente a base (uma forma de alumínio) também jogou contra.
Na dos óculos, idem a base com duas tonalidades.

mas é só minha opinião.
Fotos de natureza morta e objetos, há de se pensar muito onde estão apoiados para realçar o objeto principal e não brigar com sua atenção.
 :ok:


Raoni Franco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
    • Raoni Franco Fotografia
Resposta #5 Online: 06 de Outubro de 2017, 13:05:15
achei as fotos bacanas.
a que mais gostei foi a última (ferramentas).
Na primeira, o copo em si está ótimo, mas a base (um tecido) jogou contra.
na segunda, do vegetal, novamente a base (uma forma de alumínio) também jogou contra.
Na dos óculos, idem a base com duas tonalidades.

mas é só minha opinião.
Fotos de natureza morta e objetos, há de se pensar muito onde estão apoiados para realçar o objeto principal e não brigar com sua atenção.
 :ok:


Concordo 100%! Realmente a base é tão importante quanto os objetos. Em minha defesa devo dizer que na foto do copo eu consegui quebrar  :aua:  o vidro que eu iria utilizar de base. Daí tentei quebrar o galho com esse TNT amassado kkkk. Obrigado pelo feedback!
www.raonifranco.com
Instagram: raoni.franco


cquevedo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.749
  • Sexo: Masculino
    • Todas as Minhas Fotos
Resposta #6 Online: 06 de Outubro de 2017, 13:13:13
Da primeira leva, gostei muito da primeira e última. Já as da segunda, gostei de todas.

Como você disse: "Luz é tudo". Parabéns
"O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem."


posilvano

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 470
Resposta #7 Online: 06 de Outubro de 2017, 13:25:42
Gostei bastante das primeiras fotos  :clap: :clap: Não sei nada de luz, pode me indicar algum material, vídeos ou site pra estudo? Abraço!
Um novato que curte Fotografia.
Fuji X-T2
Fujinon 35 f1.4 | Fujinon 16-55 f2.8 | Fujinon 55-200 f3.5-4.8 | Helios 44-7 58mm 2.0
Tripé Benro TGP17A + B1  | | Iphone 12 Pro | Ipad Pro 12.9


Raoni Franco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
    • Raoni Franco Fotografia
Resposta #8 Online: 06 de Outubro de 2017, 15:34:35
Da primeira leva, gostei muito da primeira e última. Já as da segunda, gostei de todas.

Como você disse: "Luz é tudo". Parabéns

Que bom que gostou!! Muito obrigado pela força!! A luz é o segredo, com certeza!


Gostei bastante das primeiras fotos  :clap: :clap: Não sei nada de luz, pode me indicar algum material, vídeos ou site pra estudo? Abraço!

Bom que gostou, obrigado!

Cara, manjar de iluminação demanda estudo, tempo, observação e prática (e paciência! rsrs). O assunto pode ser abordado de N formas diferentes e cada pessoa tem uma percepção e uma relação diferente com esse elemento que é a base de toda fotografia. Vi na sua descrição de equipamentos que você já tem um kit de flash e isso já é meio caminho andando. Digo isso porque, para mim, foi a partir dos meus estudos de fotografia com flash que comecei a realmente me sensibilizar para as características da luz: qualidade, cor, intensidade, ângulos de incidência, etc etc. A partir daí comecei a não só compreender melhor a iluminação artificial do flash mas também a iluminação natural.

Manja de inglês? Isso vai ajudar muito pq as melhores referências que já encontrei são em inglês. Claro que com a possibilidade de tradução das páginas dá para extrair muita coisa sem problemas. A fonte mais extensa e valiosa sobre iluminação que já encontrei na internet é o famoso Strobist (http://strobist.blogspot.com.br/), do David Hobby. É um material que já meio antigo mas que cobre tudo que é importante. Os livros do Joe Mcnally também são muito bons (pesquisa aí!).

Na prática mesmo? Arranja um softbox médio e explore suas possibilidades. Aproxime de seu objeto ou pessoa, afaste, aponte para o lado oposto, direcione para o teto, de baixo pra cima, de cima para baixo, brinque com rebatedores, etc. Faça isso por uns meses e te garanto que sua percepção e habilidade com a luz estarão muito melhores! Forte abraço!

www.raonifranco.com
Instagram: raoni.franco


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 06 de Outubro de 2017, 17:48:28
Mais algumas.....(postando os links pq no momento estou incapacitado de reduzir as imagens para postar a foto direto)

http://imageshack.com/a/img922/9084/gZawuP.jpg

http://imageshack.com/a/img922/6886/aqqiQ7.jpg

http://imageshack.com/a/img923/6893/w00S1F.jpg

http://imageshack.com/a/img923/1524/yIzqwi.jpg

http://imageshack.com/a/img924/7526/R3MP4A.jpg

Caramba, essas mostraram ainda mais um trabalho de iluminação bem feito que as do primeiro post.
 :clap: :clap:


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #10 Online: 07 de Outubro de 2017, 07:27:47
Mais algumas.....(postando os links pq no momento estou incapacitado de reduzir as imagens para postar a foto direto)


Essa segunda leva ficou ótima.
 :ok:


panet

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 602
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 07 de Outubro de 2017, 11:58:20
   Gostei muito das fotos. A primeira me fez vontade de beber, e olha que sou abstêmio...
   Afiei meus dentes numa T3i, que uso frequentemente.
Dum senesco addisco


 Canon T3i - Nikon P900/p7800 - Canon G15/G16


Raoni Franco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
    • Raoni Franco Fotografia
Resposta #12 Online: 08 de Outubro de 2017, 13:37:47
Caramba, essas mostraram ainda mais um trabalho de iluminação bem feito que as do primeiro post.
 :clap: :clap:

Legal que gostou Rafa! Obrigado!


Essa segunda leva ficou ótima.
 :ok:

Valeuu!!


   Gostei muito das fotos. A primeira me fez vontade de beber, e olha que sou abstêmio...
   Afiei meus dentes numa T3i, que uso frequentemente.

kkkk Acho que isso é um bom sinal!! rsrs Obrigado pela força! A t3i é uma ótima câmera, uma ferramenta barata e muito versátil. Manda ver!!
www.raonifranco.com
Instagram: raoni.franco


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 08 de Outubro de 2017, 16:08:16
Ótimas!!! Mais uma vez a prova de que a pecinha atrás da câmera é a mais importante do conjunto...  :clap: :clap: :clap:


Raoni Franco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
    • Raoni Franco Fotografia
Resposta #14 Online: 10 de Outubro de 2017, 10:02:20
Ótimas!!! Mais uma vez a prova de que a pecinha atrás da câmera é a mais importante do conjunto...  :clap: :clap: :clap:

Obrigado pelo reconhecimento Bretas!! Seguimos na luta!
www.raonifranco.com
Instagram: raoni.franco