Autor Tópico: Problemas com fotometria quando utilizo lente adaptada (m42) na T5i. (me ajudem)  (Lida 1850 vezes)

Eduardo Sansigolo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Olá amigos, Tenho uma T5i e recentemente comprei uma m42 50mm 1.4 da Pentax, o produto chegou e foi paixão a primeira vista, zeradíssima linda de verdade (da vontade de só pegar m42, mas sem o autofoco é uma tristeza), em fim, o adaptador com reconhecimento de foco não funcionou, logo o shuter ficava travado, fui atrás de informação sobre isso e descobri que era só tirar o chip, retirei ele e ok, funciono, bato fotos normalmente, porem o problema começa aí. Quando eu estou com 50mm e eu deixo no modo de fotografia, no visor de LCD a imagem aparentemente está subexposta, porém quando eu bato ela fica superexposta, no histograma a subexposição (que é a informação errada) é mostrada como na tela, porém quando eu sigo o fotômetro ela fica normal. Pera que fica mais bizarro ainda, quando eu ainda estou com a 50mm e coloco na função de vídeo o bug inverte, o fotômetro fica errado, porém o previw e o histograma ficam ok... Com outra objetivas isso não acontece. O que eu gostaria de saber é, se eu comprar um adaptador de modelo mais novo, que o ship funcione, será que o bug acaba? e Vcs saberiam me indicar alum?

Obrigado pela atenção para com o jovem gafanhoto!!  :ok:


jtitton

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Bom dia.

Quando você está com uma lente Canon e habilita o LiveView, a lente muda automaticamente para a maior abertura possível. Em prática, ela meio que ignora as configurações que você está utilizando. Ela até exibe mudanças quando vc troca abertura e exposição, mas é o resultado do processamento que a câmera faz.
Já o fotômetro da câmera baseia-se na luz passante no momento. Mesmo que a imagem fique escura ou sequer apareça, vc deve se ater somente ao fotômetro. Se ele estiver em "zero" (... ou o que você quiser), vai dar certo.
Tua Pentax 1.4 é toda manual, portanto não retorna para a maior abertura em liveview. Lente antiga tem quer tratada como tal, fotografe com tua digital como se ela fosse de filme e totalmente manual, utilizando técnicas de fotometria e sem o LV.
Valeu.
Canon 6D
Astrofotografia, paisagens, coisas legais e o que der vontade.


Eduardo Sansigolo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Entendi, eu só queria deixar tudo bonitinho afinal é um recurso que em outra situação eu disponibilizaria. Felizmente o problema não da diferença nenhuma na ocular q é oq eu geralmente uso. Muito obrigado pelas dicas! :)