Autor Tópico: Dúvida: Nikon 50mm f/1.8G vs 35mm f/1.8G e Nikon 18-140 vs 55-200mm VRII  (Lida 4832 vezes)

Jorgespneto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Boa tarde pessoal, estou iniciando no mundo da fotografia agora e gostaria da opinião de vocês entre quatro opções de lentes que estou em dúvida sobre qual devo adquirir.

Comprei recentemente uma D5500 com o kit 18-55mm após ler bastante aqui no fórum e ouvir as dicas de alguns amigos daqui que fiz e mantenho contato.
Meu objetivo seria tirar fotos de minha filhinha recém nascida e da nossa família. Pretendo utilizar bastante em viagens e por isso escolhi a D5500.

Vamos agora a polêmica das lentes.

Primeiro queria decidir entre duas lentes consagradas, qual prime inicial deveria comprar, uma 35 mm 1.8g ou uma 50 mm 1.8g ?

E a segunda dúvida seria entre qual lente mais versátil deveria comprar, uma 18-140 mm ou uma 55-200 VRII ? Pensando que deixaria essa lente mais tempo na máquina em viagens.

E uma pergunta extra, com um orçamento de até R$ 2 mil reais (com base no preço da Montemari) para as lentes vocês acham que estas escolhas acima seria a melhor ou teria melhor escolha do que essas?

Em fevereiro estarei indo para os EUA e pretendo ver a 85 mm 1.8g.




posilvano

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 470
Resposta #1 Online: 09 de Outubro de 2017, 17:32:55
Boa tarde, ja tive todas as lentes que falou, aliás ainda tenho a 50 1.8G... Vamos la: como esta começando, entre a 35 e a 50 eu iria de 35, não é uma lente tão apertada e te dá bons resultados.... quanto a 18-140 e a 55-200 são lentes que não se comparam... a 55-200 seria complementar a sua 18-55... se quer uma lente só vá de 18-140 que é uma lente boa e barata...

Agora vc tb pode pensar em ter somente uma lente, ai eu sugiro a tamron 17-50 2.8 sem vc (queridinha do fórum) e muito bem falada, eu nunca tive...

Vai muito do seu estilo e o que quer fotografar... a 85 por exemplo é uma lente top porém pro seu caso pode ser muito pouco utilizada...

Enfim, não sei se ajudei muito, a vdd é que no começo é difícil mesmo definir quais lentes são melhores pra cada situação.... vai ter gente mesmo que vai dizer pra vc não comprar nenhuma e explorar ao máximo a sua 18-55...
Um novato que curte Fotografia.
Fuji X-T2
Fujinon 35 f1.4 | Fujinon 16-55 f2.8 | Fujinon 55-200 f3.5-4.8 | Helios 44-7 58mm 2.0
Tripé Benro TGP17A + B1  | | Iphone 12 Pro | Ipad Pro 12.9


GutoOliveira

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
Resposta #2 Online: 09 de Outubro de 2017, 23:39:15
Para a sua câmera crop, eu indico a 35mm dx, é mais barata comparada com as outras (a minha eu paguei 800 reais nova na época, não sei dizer hoje) é uma lente mais aberta, pois a 50mm em diante fica muito fechado o ângulo de visão (como se estivesse dando close no assunto), assim pra foto de família como é intenção vai exigir que vc esteja em ambiente aberto pra poder se afastar o suficiente pra caber todo mundo enquanto a 35 facilita um pouco nessa questão, além de ser uma lente mais clara (1.8) que a do kit.

Depende támbem do que você fotografa nas viagens, paisagens é melhor lente grande angular, e com ela tu mostra o ambiente e a família no mesmo click.

Quanto a lente versátil, teoricamente quanto mais range coberto, mais versátil, mas qual faixa dele será melhor, vai depender do que você pretende fotografar.
A 18-140 cobre desde grande angular até tele, logo, desde paisagens passando por retratos e até "passarinhar"... Já a 55-200 vai perder um pouco de ângulo pra paisagens, mas vai "passarinhar" buscando as aves ainda mais longe!

Se me permite sugerir, em vez da 85, procure lá por uma 24-70 2.8 (conheco casamenteiros que adoram pela versatilidade e por ser clara e nítida) se quiser uma com zoom. Ou se preferir uma fixa, uma 105 macro, pois terá um range longo pra retrato tal qual a 85 e possui a função macro pra você poder tirar aquelas fotos de detalhes de objetos pequeninos! (Ambas as sugestões são mais caras que a 85mm, mas como estará nos EUA, quem sabe tu acha um preço mais amigável)

Ainda reitero, 35mm 1.8g dx, Clara, nítida, barata, leve, bokeh bonito, e você já vai vendo se acostuma com fixa ou se prefere as zoom antes de viajar e investir numa lente mais cara...
 



Enviado do meu iPad usando Tapatalk


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 10 de Outubro de 2017, 09:45:57
35mm é excelente. a melhor lente prime de baixo custo para DX. Você terá um range natural e ela é bem clara.

Vale a pena. Eu tenho e indico.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


mbruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #4 Online: 10 de Outubro de 2017, 10:30:58
Com R$2.000 eu pegaria uma 35mm e a 55-200

Usaria a lente do kit para viagens, a 35 para captar fotos de familia, e a 55-200 é um adicional nas viagens.


Jorgespneto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #5 Online: 10 de Outubro de 2017, 10:40:51
Boa pessoal, muito obrigado pelas respostas, acho que entre a 35 e a 50 todos concordam que eu deveria levar a 35, então agora no almoço já vou passar lá pra pegar a minha hehehehehe, depois posto fotos do que achei da lente, mas acredito que vou gostar muito.

Quanto a segunda opção acho que vou deixar em aberto por enquanto, tinham me falado muito da 18-140mm que ela em viagens é um coringa e a maioria das pessoas nem tira pra trocar na máquina, só dei uma broxada quando fui ver as característica dela no dxomark, mas sei que aqueles valores são relativos, e pra meu uso acho que iria me servir muito bem.
Comecei a pensar na 55-200 VRII porque ela está sendo muito elogiada nos review e no dxomark.
Como esta segunda opção seria mais para viagem vou segurar um pouco enquanto leio mais sobre o assunto.
Mas não vejo como fugir muito de uma lente versátil com zoom como essas duas.
Queria agradecer a ajuda de todos, como estou iniciando nessa arte ainda estou meio perdido hehehehe


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #6 Online: 10 de Outubro de 2017, 10:41:50
Eu não compraria nenhuma das que você citou amigo.

Eu compraria: Uma Tamron 17-50 F2.8 ou uma Sigma 17-70 F2.8-4 Contemporary, e comprado uma dessas duas, ficaria meio sem sentido uma 35 ou 50.

Depois, se tivesse optado pela Tamron, pegaria uma 85mm para completar o range, e se tivesse optado pela Sigma partiria para uma 105mm, pois a 85mm ficaria meio sem sentido na questão range.

Como você optou pela D5500, não poderás desfrutar da fabulosa 105mm F2 DC (até dá, mas tem que fazer foco manual), então resta a 105mm F2.8G, que também é formidável.


Esqueça essas lentes "pato" (18-140 e outras de grande range e escuras), elas fazem um pouco de tudo, mas nada com primor, como os patos, andam, nadam, e voam, mas tudo meia boca.

Um abraço.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 10 de Outubro de 2017, 10:52:53
Dellano tá doido pela  105mm F2 DC hein...  :wub:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #8 Online: 10 de Outubro de 2017, 11:16:25
Dellano tá doido pela  105mm F2 DC hein...  :wub:

Nada, eu estou doido pela 135mm DC, a irmã maior, é que para ele que usa crop a 105 é mais interessante.

 :D


Jorgespneto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #9 Online: 10 de Outubro de 2017, 12:06:39
Eu não compraria nenhuma das que você citou amigo.

Eu compraria: Uma Tamron 17-50 F2.8 ou uma Sigma 17-70 F2.8-4 Contemporary, e comprado uma dessas duas, ficaria meio sem sentido uma 35 ou 50.

Depois, se tivesse optado pela Tamron, pegaria uma 85mm para completar o range, e se tivesse optado pela Sigma partiria para uma 105mm, pois a 85mm ficaria meio sem sentido na questão range.

Como você optou pela D5500, não poderás desfrutar da fabulosa 105mm F2 DC (até dá, mas tem que fazer foco manual), então resta a 105mm F2.8G, que também é formidável.


Esqueça essas lentes "pato" (18-140 e outras de grande range e escuras), elas fazem um pouco de tudo, mas nada com primor, como os patos, andam, nadam, e voam, mas tudo meia boca.

Um abraço.
Entendi, ótima dica, ainda não tinham me dado essa. Essa Sigma 17-70 F2.8-4 Contemporary  é interessante porque atinge um range maior, podendo ser utilizada o tempo todo em viagens, se pudesse resolver isso e a questão das fotos de minha filhinha com uma lente só mesmo que seja mais cara seria bem interessante. Ela faria autofoco na minha D5500? Vou ver se pesquiso mais sobre ela aqui, tem algum comentário específico dos prós e contra dela ?


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #10 Online: 10 de Outubro de 2017, 12:47:18
... tem algum comentário específico dos prós e contra dela ?

Ela seria perfeita se fosse F2.8 em todo o range como a Tamron, mas isso nem chega a ser um problema, pois segundo a galera já tem uma qualidade muito boa em F4, não precisando fechar mais para ter nitidez. Agora, a semana que vem posso te falar com mais certeza, pois essa semana vou comprar uma.
« Última modificação: 10 de Outubro de 2017, 12:54:27 por Roberto Dellano »


Jorgespneto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #11 Online: 10 de Outubro de 2017, 12:53:46
Ela seria perfeita se fosse F2.8 em todo o range como a Tamron, mas isso nem chega a ser um problema, pois segundo a galera já tem uma qualidade muito boa em F4, não precisando fechar mais para ter nitidez. Agora, a semana que posso te falar com mais certeza, pois essa semana vou comprar uma.
Rapaz to indo agora no Felipe na Montemari, acho que vou comprar uma agora kkkk
Um amigo me falou que teve uma linha da Sigma ou tamron que teve um problema no foco, que tinha que fazer uma atualização, foi essa ?


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 10 de Outubro de 2017, 13:06:14
Rapaz to indo agora no Felipe na Montemari, acho que vou comprar uma agora kkkk
Um amigo me falou que teve uma linha da Sigma ou tamron que teve um problema no foco, que tinha que fazer uma atualização, foi essa ?

a série art acredito que dê pra fazer atualização com o dock da sigma. a contemporany não sei.

Tenho uma 24-70 2.8 a venda nos classificados (não é art nem contemporany), o que posso dizer da minha experiência é que ela é muito boa pelo valor que se paga nela, porém a Sigma tem um problema grave no AF, muitos relatos que precisa fazer o Ajuste Fino ou acertar ela pelo Dock. Mas isso vai de modelo pra modelo, a serie Art acredito que é bem mais precisa neste quesito.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #13 Online: 10 de Outubro de 2017, 13:59:15
Rapaz to indo agora no Felipe na Montemari, acho que vou comprar uma agora kkkk
Um amigo me falou que teve uma linha da Sigma ou tamron que teve um problema no foco, que tinha que fazer uma atualização, foi essa ?

Box 38 R$1.320,00

Cotei ontem.


Jorgespneto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #14 Online: 10 de Outubro de 2017, 16:00:13

Já está na mão =)
Começar a testar assim que der
Vlw pela dica, realmente a lente é bem clara e com um range muito bom
Nem comprei a 35mm, vou usar apenas ela o tempo todo até sentir (se sentir) necessidade de outra
Uma dúvida, não estou conseguindo mais mandar mensagens aqui no fórum pelo TapaTalk, é só comigo isso ?