Autor Tópico: Câmera para a vida.  (Lida 4217 vezes)

GBJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
Online: 10 de Outubro de 2017, 16:21:22
Pessoal, esta é minha primeira mensagem aqui.

Já perambulei por todas as áreas do fórum durante alguns dias, aprendi bastante, mas ainda estou um pouco perdido.

Estou procurando por uma câmera para, em resumo, registrar um pouco de tudo o que compõe a minha vida: uma viagem, o dia-a-dia na minha casa, paisagens (há muitas belezas naturais nas redondezas de onde moro), um aniversário aqui, um churrasquinho ali, mas principalmente a minha família e o crescimento da minha filha (com 2 anos atualmente).

Sobre fotografia, sei o que significam alguns termos, conheço alguns conceitos, mas, no geral, meu conhecimento e experiência estão em um nível muito básico.

Atualmente estou lendo 3 livros:

The Photographer's Eye: Composition and Design for Better Digital Photos
Understanding Exposure: How to Shoot Great Photographs with Any Camera
Learning to See Creatively: Design, Color, and Composition in Photography

Eu gosto muito de tecnologia, gosto de “gadgets”, gosto de acompanhar lançamentos, de ler e de falar sobre números e especificações, mas também gosto muito de toda a arte e história que há por trás de uma foto.

Por exemplo, gostei muito de um trabalho que vi aqui chamado “Retratos pra Yayá”. Realmente me emocionei assistindo ao vídeo de divulgação, e eu gostaria muito de, um dia, poder ter/desenvolver aquele olhar, e conhecer um pouquinho sobre todas as técnicas envolvidas.

Sobre as opções de câmeras, uma coisa (irracional, eu reconheço) que me incomoda é não ter lentes prime especificamente desenvolvidas/pensadas para um sistema. Por tudo o que já li e vi, não apenas aqui mas em outros cantos da Internet, sei que isso é irrelevante para a qualidade de uma foto (entendendo que “qualidade”, nesse contexto, está longe de ser apenas “qualidade de imagem”), mas o fato é que isso me incomoda. :) É uma questão absolutamente pessoal...

Assim sendo, eu gostaria de um corpo/sistema para o qual haja lentes (fixas) especificamente pensadas, e de uma ou duas lentes apenas (fixas, também) para compor o kit.

O orçamento para isso é de aproximadamente R$ 10.000,00. Eu sei que é muito dinheiro para algo que não vai me trazer retorno financeiro algum, mas o retorno que espero é também de outra ordem.

Tamanho e peso não são necessariamente um problema. Eu pedalo (Mountain Bike) e eventualmente posso querer levar a câmera em uma mochila, mas isso não seria tão ruim assim.

Enfim, para uma primeira mensagem acho que já escrevi demais, mas a ideia era falar também esse pouco sobre mim, até para que o texto servisse como apresentação.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 10 de Outubro de 2017, 16:40:43
Bem vindo ao fórum.

Como você deve ter percebido tem uma infinidade de marcas e modelos, então vou sugerir Nikon que é o que uso. Acredito que os demais colegas do fórum vão sugerir cada um sua marca, e aí você pode formar sua decisão.

Cameras DX (Sensor menor)
Opções interessantes seriam a D7200 (maior e mais pesada, mas mais parruda e com mais funções) em torno de 4 mil ou a D5600 (menor e mais leve, menos parruda, com menos funções) em torno de 3 mil. ou poderia ir de D500 a mais avançada DX da Nikon mas o valor dela vai chegar fácil em uns 7 a 8 mil.
Lentes interessantes seria ter uma fixa por ser leve a 35mm (900 reais) seria um custo benefício excelente. ou uma 24mm em torno de 4 mil (não tenho certeza) para fotografia de paisagens por onde vai passar com a bike.
Uma lente zoom também seria legal, o pessoal fala muito bem da Tamron 17-50 F2.8 ou uma Sigma 17-70 F2.8-4 (by Dellano :ok:) e são lentes leves, vão facilitar pra você carregar.

Também tem as FX Sensor Maior de quadro completo.
Estas câmeras são em geral mais eficientes em baixa luz, o que não acredito ser sua necessidade, e possuem lentes maiores e bem mais pesadas que as DX.
Opções delas seriam a D610 em torno de 5 mil a D750 em torno de 7 mil. e a D810 em torno de 10 mil.
Lentes interessantes seriam as primes 50mm 1.8 900 reais ou a 1.4 2200 reais. ou as Zoons 24-70 8 mil, ou a 14-24mm 9 mil.

Lembrando que tirando as lentes prime, as lentes FX zoom são lentes Pesadas e grandes.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


GBJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 10 de Outubro de 2017, 17:54:23
fabianob, obrigado.

De fato já olhei algumas coisas sobre marcas, sensores e lentes.

Sobre fotos em baixa luminosidade, eu acabo tirando muitas fotos dentro de casa, durante a noite, pois é quando eu e minha esposa mais interagimos com a filha durante a semana.

Sobre lentes, sei que com a Canon, por exemplo, temos as lentes com mount EF e EF-S (além das lentes "L"). Porém, percebo que não há um desenvolvimento/investimento em primes específicas para o mount EF-S (APS-C), e então fica parecendo que a saída é usar uma lente EF, mas que não vai entregar todo o potencial (ou ao menos não vai ser tão barata e bem dimensionada o quanto poderia ser se fosse feita pensando especificamente nesse formato).

Esse raciocínio é correto?

No caso da Nikon, ocorre isso também?


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 10 de Outubro de 2017, 18:05:21
Sim.

Não sei muito das siglas da Canon. Mas na Nikon o Apsc é Dx e realmente não tem muitas novidades pra Dx na nikon.

Mas tem ótimos exemplares considero a Dx 35mm 1.8 o melhor custo beneficio nikkor. Pois além de usar em Dx pode usar em fx com sensor completo com uma leve vinheta.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 10 de Outubro de 2017, 18:13:38
Uma conversa bem legal que tivemos a alguns dias aqui no fórum foi justamente isso. Seria muito bom se s nikon lançasse um kit de lentes Dx prime. 24mm 50mm 85mm por um preço parecido ao da já existente 35mm cerca de 900 reais ou até menos.

Iria vender que nem água, seria leve e atenderia praticamente todos que usam Dx. Porém... Acredito que não é comercialmente interessante. Já que se uma boa parte dos usuários comprassem este kit não iriam comprar as lentes primes mais caras.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


GBJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 11 de Outubro de 2017, 08:53:30
Uma conversa bem legal que tivemos a alguns dias aqui no fórum foi justamente isso. Seria muito bom se s nikon lançasse um kit de lentes Dx prime. 24mm 50mm 85mm por um preço parecido ao da já existente 35mm cerca de 900 reais ou até menos.

Seria muito bom. Mas pelo que andei vendo, para ter lentes prime feitas exclusivamente para o sistema, a opção seria ir para full frame ou, por exemplo, para série X da Fujifilm. É isso mesmo? Há os sistemas M4/3, mas tenho a impressão de que a coisa começa a ficar restrita em termos de mercado/opções para nós aqui no Brasil...
« Última modificação: 11 de Outubro de 2017, 08:53:59 por GBJ »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 11 de Outubro de 2017, 09:43:15
Seria muito bom. Mas pelo que andei vendo, para ter lentes prime feitas exclusivamente para o sistema, a opção seria ir para full frame ou, por exemplo, para série X da Fujifilm. É isso mesmo? Há os sistemas M4/3, mas tenho a impressão de que a coisa começa a ficar restrita em termos de mercado/opções para nós aqui no Brasil...

Realmente não há muita opções de prime DX, APS-C no mercado.  :(
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #7 Online: 11 de Outubro de 2017, 10:33:37
GBJ,

bem vindo ao fórum. Vou dar uma opinião que provavelmente vá na contramão daquilo que pensou até agora, mas acho que é o mais sensato no momento. Não gaste R$10.000,00 para entrar em um hobby. Acho que se começar assim, tem grande chance de dar errado. Comece devagar, aos poucos. Você ainda precisa provar de tudo um pouco para decidir o que gosta, o que te satisfaz e, inclusive, para adquirir mais conhecimento a fim de acertar na próxima escolha. Empatar R$10.000,00 num hobby que começou a descobrir agora não é a ideia mais sensata na minha opinião.

Por isso, se eu fosse você, compraria uma DSLR simples, usada talvez, com uma lente de bom zoom (18-135mm, por exemplo) para experimentar de tudo um pouco. Tenho certeza que uma DSLR, das mais antigas possíveis, será um grande salto em relação ao que conheces hoje (celular, câmeras compactas, etc.). Nesse sentido, após provar uma DSLR com uma lente que, muito embora não tenha muita qualidade, te dá versatilidade de range, você estará mais preparado para adquirir um equipamento duradouro que te assista por bons anos.

Então, no seu caso, eu compraria uma simples T3i e uma lente Canon 18-135 ou 18-55 ou até mesmo a 18-200. Esses equipamentos te trarão uma curva de aprendizado e não te restringirão a fazer nenhuma foto: paisagem, retrato, close, esporte, fotos noturnas (com o flash integrado), etc. Com certeza não serão as melhores fotos da sua vida, mas não se preocupe: o maior motivo será a sua limitação, e não a da câmera.

Após um ano, por exemplo, com uma T3i, muito conhecimento adquirido (já que você se intitulou como curioso), prática, etc., você já saberá aquilo que mais te agrada e aquilo que não te agradou tanto. Nessa hora, talvez valha a pena investir um pouco mais.

Boa sorte na escolha!  :ok:

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 11 de Outubro de 2017, 12:56:08
GBJ,

bem vindo ao fórum. Vou dar uma opinião que provavelmente vá na contramão daquilo que pensou até agora, mas acho que é o mais sensato no momento. Não gaste R$10.000,00 para entrar em um hobby. Acho que se começar assim, tem grande chance de dar errado. Comece devagar, aos poucos. Você ainda precisa provar de tudo um pouco para decidir o que gosta, o que te satisfaz e, inclusive, para adquirir mais conhecimento a fim de acertar na próxima escolha. Empatar R$10.000,00 num hobby que começou a descobrir agora não é a ideia mais sensata na minha opinião.

Por isso, se eu fosse você, compraria uma DSLR simples, usada talvez, com uma lente de bom zoom (18-135mm, por exemplo) para experimentar de tudo um pouco. Tenho certeza que uma DSLR, das mais antigas possíveis, será um grande salto em relação ao que conheces hoje (celular, câmeras compactas, etc.). Nesse sentido, após provar uma DSLR com uma lente que, muito embora não tenha muita qualidade, te dá versatilidade de range, você estará mais preparado para adquirir um equipamento duradouro que te assista por bons anos.

Então, no seu caso, eu compraria uma simples T3i e uma lente Canon 18-135 ou 18-55 ou até mesmo a 18-200. Esses equipamentos te trarão uma curva de aprendizado e não te restringirão a fazer nenhuma foto: paisagem, retrato, close, esporte, fotos noturnas (com o flash integrado), etc. Com certeza não serão as melhores fotos da sua vida, mas não se preocupe: o maior motivo será a sua limitação, e não a da câmera.

Após um ano, por exemplo, com uma T3i, muito conhecimento adquirido (já que você se intitulou como curioso), prática, etc., você já saberá aquilo que mais te agrada e aquilo que não te agradou tanto. Nessa hora, talvez valha a pena investir um pouco mais.

Boa sorte na escolha!  :ok:

Cumprimentos.

Concordo.

Mesmo que não seja uma t3i usada, mas um equipamento mais modesto do que os 10.000 podem comprar agora. Sei que, as vezes, equipamento pode dar tesão em fotografar, então é bom ter algo que realmente lhe satisfaça nas mãos.

Mas, de qualquer forma, um pouco de experiência vai lhe permitir fazer escolhas muito mais racionais para suas necessidades. Equipamento é algo mto pessoal e cada um vai lhe indicar de acordo com necessidades próprias. Experienciar lhe permite escolher aquilo que se encaixa no seu perfil.

Eu mesmo, só fotografo com lentes fixas, e poderia só recomendar essas. Mas as vezes suas necessidades são outras, então experienciar um pouco antes de investir o dinheiro todo é melhor que comprar tudo de uma vez sem saber se vai efetivamente satisfazer suas necessidades.
« Última modificação: 11 de Outubro de 2017, 12:58:59 por Rafa_Meira »


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #9 Online: 11 de Outubro de 2017, 13:15:28
Se tem os 10mil, vai fundo, compre bons equipamentos e lentes. caso, por algum motivo, com o tempo seu interesse diminua ou nao esteja satisfeito com o equipamento, comprando algo novo sempre há a possibilidade de revender para recuperar parte do investimento.

Como hobbista, eu recomendo que vá de mirrorless. são mais leves, tem tecnologias que facilitam a vida de quem ta começando (focus peaking, por exemplo) e entregam ótima qualidade. Sou usuário M4/3, mas nao vou mentir pra vc, não é facil achar equipamentos panasonic ou olympus aqui no Brasil. Assim sendo, iria de Sony. A Sony a7II, que é full frame, ta saindo por volta de 7000,00 no site oficial da sony. Da pra comprar ela e garimpar umas lentes usadas no ML.

Ainda tem as Fujis, que tem ótimas câmeras, como a XT2. Só não sei dizer se tem revenda oficial aqui no Brasil.

Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 11 de Outubro de 2017, 13:25:39
Eu tendo 10.000, investiria de forma contraria a do colega acima. 4000 em um corpo, 5000 em lentes e 1000 em acessórios (flash, bateria extra), aproximadamente. Nunca 70% do valor em um corpo e 30% pro resto.

Por isso que disse que equipamento é algo bem particular.


GBJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 11 de Outubro de 2017, 15:01:34
Levinthal, Rafa_Meira, obrigado.

O conselho de vocês é absolutamente sensato, e eu não teria argumentos racionais para não segui-lo. O problema é que estou naquela "fissura" pelo novo brinquedo. Rs.

Embora eu não tenha experiência fotografando, tive contato com 2 equipamentos de amigos, só por brincadeira e por pouco tempo. 

O primeiro contato foi com uma Nikon D700, com uma lente Sigma 24-70 (não sei dizer o modelo exato), uma de 35mm e outra de 50mm, ambas rápidas (mas também não sei dizer os exatos modelos).

O outro contato foi com uma Canon 7D, cujo dono tinha 3 lentes zoom (não sei os modelos, mas não eram lentes muito grandes).

Dessa rápida experiência eu concluí que, para meu gosto, provavelmente ter apenas uma ou duas lentes prime me agradaria mais, por alguns motivos: primeiro pela diferença que pude ver nas fotos. Eu não saberia explicar tecnicamente o que vi de diferente, mas a impressão que tive foi muito distinta. Segundo, pelo tamanho mais compacto do conjunto, embora isso seja apenas desejável e não imprescindível. Terceiro, pela forma de fotografar com as fixas. Tive a impressão (só o que tive foram impressões) de que a forma de fotografar com elas é um pouco mais ativa, demandando um pouco mais de "trabalho", o que acho bom.

Uma das minhas linhas de raciocínio se aproxima mais com o que o adrianof14 comentou. Uma facilidade é que eu teria condições de trazer esse equipamento dos EUA (com as vantagens e desvantagens que isso implica).

Tenho consideração também pela ideia de talvez investir em um modelo mais antigo, e por isso mais barato, e usar a diferença para uma ou duas lentes muito boas.

Mas não estou completamente decidido por nada ainda...
« Última modificação: 11 de Outubro de 2017, 15:22:38 por GBJ »


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 11 de Outubro de 2017, 16:38:11
APS-C ou Full Frame? Mirrorless ou DSLR? Canon ou Nikon? Primes ou zooms?

Cada uma dessas é uma escolha diferente que pode levar a vc mudar todo o seu set e são preferências que vc vai estabelecendo conforme vai aprendendo.

As fixas são interessantes, do meu ponto de vista, pela qualidade, pela abertura e por forçar vc a pensar naquela distância focal específica.

Se gosta de fixas e quer DSLR, veja e estude as opções que a Canon e Nikon oferecem e teste as opções (nem que seja comprando um equipamento mais barato pra ir testando) antes de se jogar de cabeça.


GBJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 11 de Outubro de 2017, 19:48:29
Obrigado novamente, Rafa_Meira.

Uma dúvida antes de voltar para as pesquisas:

Observei que, no caso das Canon, temos as lentes EF-S (para sensores APS-C) e as lentes EF (para sensores Full Frame), sendo que as APS-C aceitam tanto EF como EF-S. Dentro disso, temos ainda a série de lentes "L", que teoricamente são superiores. OK.

No caso das Nikon, temos os termos FX e DX para sensores Full Frame e APS-C respectivamente, porem não encontrei muito mais informações claras sobre as lentes. Existe também uma "série L" das lentes Nikon, por exemplo? E nas Nikon, as câmeras APS-C aceitam as lentes para FX também?

Já reparei que há também outras opções, como as Sigma.
« Última modificação: 11 de Outubro de 2017, 19:49:51 por GBJ »


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 11 de Outubro de 2017, 20:10:24

Seja muito bem vindo ao forum .
Suas leituras são excepcionais , CONTINUE , o retorno será muito gratificante .
Quanto ao equipamento tenho duas sugestoes , pela METADE do seu disponivel , GUARDE a outra .

Fuji XM-1 com lente 16-50 .... uns 3000 reais no maximo .
Qualidade de imagem fenomenal , num tamanho ultra compacto e praticamente sem peso .

Nikon D7000 com lente sigma 17-70 ... uns 4000 reais no maximo .
Excelente qualidade de imagem , a lente é muito boa e faz praticamente tudo . Resistente mas longe da leveza .

Equipamento é algo MUITO PESSOAL , lhe sugeri o que tenho , e que com certeza lhe trará excelente resultados , com um ótimo custo beneficio .

Um abraço
Björn
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !