Autor Tópico: Você compraria uma cêmera digital que finge ser de filme?  (Lida 8790 vezes)

davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #30 Online: 13 de Outubro de 2017, 13:35:45
Pode não fazer o menor sentido para você, para mim não é um fator que impacta na minha fotografia, aliás, já usei o sistema para comparar.

E quando você precisa sair de 1/15 para 1/500, vai contando os cliques também, não é? Ou tira o rosto para ver a parte superior da câmera? 100% a prova de erros só se olhar para o botão.

My 2cents!  :ok:
Não precisa contar clique nem tirar o olho da câmera. Os steps aparecem na tela do EVF em tempo real, conforme vc muda, então fica um negócio muito direto e rápido.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #31 Online: 13 de Outubro de 2017, 13:39:07
Ninguem conta clicks. Aparece no visor.

É o que sempre digo, cada um na sua... Se fosse assim ninguém compraria Olympus com esse sistema medonho dela.

Sim, do mesmo modo que para mim também aparece na hora no visor, com uma etapa só também!  :ok:

Certamente há sistemas mais ergonômicos e outros menos, ou até como disse, que use um sistema como o da Olympus e goste.  :D

Lembro que há pouco tempo as DSLR Nikon passaram a ter um botão dedicado para ISO, ou apenas era encontrado nos modelos mais caros,
os fabricantes tem que aprender a deixar tudo na mão, para que o prazer de fotografar seja maior e ouvir os usuários.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #32 Online: 13 de Outubro de 2017, 13:40:18
Sim, do mesmo modo que para mim também aparece na hora no visor, com uma etapa só também!  :ok:

Certamente há sistemas mais ergonômicos e outros menos, ou até como disse, que use um sistema como o da Olympus e goste.  :D

Lembro que há pouco tempo as DSLR Nikon passaram a ter um botão dedicado para ISO, ou apenas era encontrado nos modelos mais caros,
os fabricantes tem que aprender a deixar tudo na mão, para que o prazer de fotografar seja maior e ouvir os usuários.


São duas etapas. Tem que pressionar um botão e girar o controle.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #33 Online: 13 de Outubro de 2017, 13:42:59

São duas etapas. Tem que pressionar um botão e girar o controle.

No ISO sim, eu fiz a comparação com a Fuji, velocidade do obturador e compensação de exposição, uma etapa só.  :ok:

Não vi nenhum dial na Fuji dedicado para ISO, ela possui?

EDIT: pelo que vi ISO dedicado só na flashgip X-T2, nas demais dial superior de velocidade/compensação de exposição  :ok:
« Última modificação: 13 de Outubro de 2017, 13:49:29 por ArmandoFerreira »


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 13 de Outubro de 2017, 13:54:16
Mas vamos pensar... Uma Nikon DF, a maioria das mirroless e seus botões analógicos para velocidade, ISO etc, não é uma forma de saudosismo do filme?
  ....

Até certo ponto sim , no caso da Df alem do saudosismo , a comodidade de se poder usar QUALQUER LENTE NIKKOR ( exceto duas exceções apenas ) embarcados em alta tecnologia , ainda temos o fatode que o  ... "...filme ..." ... NÃO ACABA NUNCA ....  :hysterical:

Brincadeiras a parte , esse lançamento aí é de péssimo gosto e , de quem não tem nada melhor para criar respeitando sempre que , gosto cada um tem o seu.
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #35 Online: 13 de Outubro de 2017, 14:02:50
No ISO sim, eu fiz a comparação com a Fuji, velocidade do obturador e compensação de exposição, uma etapa só.  :ok:

Não vi nenhum dial na Fuji dedicado para ISO, ela possui?

EDIT: pelo que vi ISO dedicado só na flashgip X-T2, nas demais dial superior de velocidade/compensação de exposição  :ok:

X-T1 e X-T2 tem o de iso, tipo de fotometria,compensacao, drive, velocidade e dependendo da lente, abertura


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #36 Online: 13 de Outubro de 2017, 14:25:09
X-T1 e X-T2 tem o de iso, tipo de fotometria,compensacao, drive, velocidade e dependendo da lente, abertura

Meu caro, onde que não vi? Ajuda eu! Só vi 3 dials! :shock:


  ....

Até certo ponto sim , no caso da Df alem do saudosismo , a comodidade de se poder usar QUALQUER LENTE NIKKOR ( exceto duas exceções apenas ) embarcados em alta tecnologia , ainda temos o fatode que o  ... "...filme ..." ... NÃO ACABA NUNCA ....  :hysterical:

Brincadeiras a parte , esse lançamento aí é de péssimo gosto e , de quem não tem nada melhor para criar respeitando sempre que , gosto cada um tem o seu.

Saudosismo bom, não é pejorativo de forma alguma, certamente este estilo mais analógico tem sua legião de fãs e adeptos.

Mas voltando ao tópico, até a Yashica se mobiliza em alguma coisa diferente, a Canikon está parada no tempo neste segmento!!!

Nem uma DF a gente tem  :no: , mirroless com o sistema de lentes Nikkor e Canon seria um sonho!!! Colocaria fogo no mercado!

Será que dá tempo ainda de correr atrás do prejuízo?
« Última modificação: 13 de Outubro de 2017, 14:25:40 por ArmandoFerreira »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #37 Online: 13 de Outubro de 2017, 14:34:54
Meu caro, onde que não vi? Ajuda eu! Só vi 3 dials! :shock:


Veja a visao por tras. O ajuste do drive esta em torno do de ISO e o de fotometria em torno do de velocidade.



Tudo que é importante à mão.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2017, 14:36:06 por AFShalders »


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #38 Online: 13 de Outubro de 2017, 14:43:01
Veja a visao por tras. O ajuste do drive esta em torno do de ISO e o de fotometria em torno do de velocidade.

EDIT: os seletores são semelhantes às DSLR Nikon, drive, AF etc

Na Canon também tenho tudo isso à mão, vai depender do jeito de fotografar, por exemplo, ergonomicamente eu não acho que botões à esquerda facilitam muito, pois é a mão que segura a lente, eu prefiro 2 etapas para selecionar o drive na mão direita, ou até mesmo configurar um botão com função direta para isso.  :ok:




Ou seja, realmente fica aqui o gosto de cada um mesmo, não vi nada revolucionário em termos de ergonomia/facilidade/velocidade de operação.  :ok:

Ainda vou experimentar o sistema Fuji, só ele baixar de preço para um patamar Canikon que estamos dentro!  :D
« Última modificação: 13 de Outubro de 2017, 14:48:41 por ArmandoFerreira »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #39 Online: 13 de Outubro de 2017, 14:43:17
Mas voltando ao tópico, até a Yashica se mobiliza em alguma coisa diferente, a Canikon está parada no tempo neste segmento!!!

Nem a Canon nem a Nikon são conhecidas por grandes inovações. A única grande inovação que vi deles foi quando a Canon lançou as primeiras EOS de filme. Mesmo assim foi bem chupada da Minolta. A Canon criou aquele dial de seleção de modos que todo mundo copiou. A Nikon nem isso, insistiu decadas com bizarrices ergonomicas como as N70/90, N4004 a 8008 e por ai vai. Até que resolveu copiar a Canon. De todos a Nikon é a que menos inova.

Na linha oposta, dos fabricantes que sobreviveram, tem a Fuji, a Olympus, a Ricoh-Pentax e a Panasonic.

Como disse, é bom ver que alguém solta uma novidade por ai de vez em quando, mesmo que bem marketeira como a Yashica. 


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #40 Online: 13 de Outubro de 2017, 14:47:07
Mas ai seriam como os dials frontal ou traseiro de uma DSLR, não é? Dial com posição "analógica" apenas os 3 superiores?




Ué ! A ideia é um acesso 100% direto em etapa única, com indicação direta e inequivoca, e isso ela faz com perfeição. Eles não tem necessariamente que ser em cima. Apesar de eu gostar muito da usabilidade da 5D, não dá para comparar.


Essa Yashica faz todos os ajustes ao inserir o "filme". Não tem menus.

« Última modificação: 13 de Outubro de 2017, 15:07:25 por AFShalders »


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 13 de Outubro de 2017, 15:57:41

São duas etapas. Tem que pressionar um botão e girar o controle.

Uhm, isso não são duas etapas. Os movimentos acontecem ao mesmo tempo.

Tipo, na Fuji Xpro2 e X100F você precisa levantar e girar o dial para trocar o ISO. Duas etapas! (só que não)
« Última modificação: 13 de Outubro de 2017, 16:03:59 por Bucephalus »


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 13 de Outubro de 2017, 16:03:25
Minha única experiência com DSLRs é a Canon 5D, e nunca tive nenhum problema em ajustar ela rapidamente. De certa forma, tanto com a Fuji quanto com a 5D as etapas são as mesmas: eu olho o topo da câmera (a câmera em si no caso da Fuji, o LCD no caso da 5D), eu ajusto velocidade/abertura/compensação com um único movimento, e fim. Mesmo tempo gasto para as duas. Talvez a única vantagem da Fuji é poder ajustar a câmera desligada, mas isso não é nenhuma grande vantagem.

E, parando pra pensar, na Fuji eu preciso usar a mão esquerda para ajustar a abertura; na Canon eu faço tudo com a mão direita.

E vamos ser sinceros, as Fuji tem esse visual não por ergonomia, mas por marketing. Se eles quisessem uma câmera com controle analógico eles não precisariam fazer uma com um visual tão retro assim.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #43 Online: 13 de Outubro de 2017, 16:40:02
E vamos ser sinceros, as Fuji tem esse visual não por ergonomia, mas por marketing. Se eles quisessem uma câmera com controle analógico eles não precisariam fazer uma com um visual tão retro assim.

Nisso eu concordo. Mas convenhamos que ninguém compra (ou deveria comprar) uma Fuji só pelo design retrô. As câmeras dela têm outros atributos/qualidades que são tão chamativos quanto seu visual, e são suficientes pra justificar sua compra (sistema de lentes, portabilidade, EVF top de linha...). Já essa câmera da Yashica tem uma proposta mais vazia, pois ela não agrega nada de verdade à fotografia.

O DpReview publicou um artigo sobre essa Yashica ( https://www.dpreview.com/articles/4898970350/the-yashica-digifilm-y35-exemplifies-everything-wrong-with-retro-styling )

Resumindo:
"You can plausibly make an argument that vinyl records have an acoustic advantage over low resolution streamed audio, that a handmade knife is more balanced and sharper than a factory manufactured version, but you can’t convince me that the Y35 yields any advantage in any aspect of photography whatsoever.

The only unprecedented aspect of this comeback is how unprecedentedly disappointing it is."


Acho que esse autor conseguiu expressar melhor o que eu penso dessa câmera.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2017, 17:00:42 por davi_ssilva »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #44 Online: 13 de Outubro de 2017, 17:57:33
Que a Fuji tem apelo no visual da câmera, com certeza. Mas é extremamente funcional.

A marca Yashica não é mais da Kyocera, e sim de um tal grupo Jebsen chinês. Ou seja, nada a ver com a qualidade que tinha até 2003.

Tá explicado.