Autor Tópico: Você compraria uma cêmera digital que finge ser de filme?  (Lida 8729 vezes)

lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Online: 11 de Outubro de 2017, 13:51:44
Loucura ou genialidade?
Depois de meses provocando com uma possível câmera digital (fullframe) retro ou uma nova câmera analógica a Yashica revelou isso.






Kickstarter parece ser um sucesso: [MEDIA=kickstarter]1940283777/expect-the-unexpected-digifilmtm-camera-by-yashica[/MEDIA]
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #1 Online: 11 de Outubro de 2017, 13:56:34
 :ponder: :ponder: :ponder:
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 11 de Outubro de 2017, 14:08:28
Do ponto de vista "marketeiro", é genial! Pegar esta vibe de oldschool, cult, hipster...

Já fotográfico... não me atrai nada, a graça do analógico não pode ser emulação de filme!

Nas Fuji este pensamento foi diferenciado, principalmente para quem fotografa em JPG.

Mais um brinquedinho caro para "pagar" de cult com os amigos!  :D


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 11 de Outubro de 2017, 18:10:19
Depois que a Lomo conseguiu empurrar um monte de câmeras da pior qualidade possível a preços exorbitantes, eu não duvido mais de nada.

O problema da Yashica é que nada que ela produziu de equipamentos fotográficos nos últimos 25 anos prestou. Só produziu lixo mesmo. Até que me provem o contrário não acredito em qualidade.

A idéia é bacana, desde que muito bem implementada e com uma ótica de fazer inveja. Senão é só um brinquedo.

Eu nem pensaria em comprar, a não ser que fosse uma câmera realmente com excepcional qualidade de imagem.
« Última modificação: 11 de Outubro de 2017, 18:11:32 por AFShalders »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 11 de Outubro de 2017, 19:24:35
A Yashica perdeu uma boa chance de lançar uma câmera digital, full frame que simplesmente não tivesse nada de lcd, simplesmente o bom foco manual e colocar um mount Contax C/Y. Só isso já faria uma legião de pessoas comprarem a câmera e poderia até ter esse esquema dos filmes pra complementar se quisessem.


Poderia ser uma full frame bem em conta, mirrorless, sem LCD que gasta grana, apenas o mecanismo de foco tal qual é na Leica M-D.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 11 de Outubro de 2017, 19:29:36
Se fosse 1º de abril eu acharia que é piada...


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 11 de Outubro de 2017, 19:59:09

Pelas fotos me parece ser bem fraquinha de tudo ... nem de graça eu queria .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 11 de Outubro de 2017, 22:16:59
Eles já arrecadaram 7x mais do que precisavam, 38 dias antes do fim da campanha. Obviamente já é um sucesso, mesmo que somente com um pequeno grupo.

Essa câmera é pura afetação; é tipo uma caricatura digital do que uma câmera de filme é. Não compraria uma simplesmente por conta de todo esse ar de falsidade.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 11 de Outubro de 2017, 22:19:27
A idéia é bacana, desde que muito bem implementada e com uma ótica de fazer inveja. Senão é só um brinquedo.

Eu nem pensaria em comprar, a não ser que fosse uma câmera realmente com excepcional qualidade de imagem.

Eles obviamente não estão fazendo essa câmera pra quem gosta de ficar debatendo qualidade de lente e sensor e tirando foto inane como desculpa para pixel peeping. Eles fizeram essa câmera pra quem gosta de fotografia, se sair para tirar fotos no mundo real e fazer fotos com significado.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 12 de Outubro de 2017, 08:43:26
Eles obviamente não estão fazendo essa câmera pra quem gosta de ficar debatendo qualidade de lente e sensor e tirando foto inane como desculpa para pixel peeping. Eles fizeram essa câmera pra quem gosta de fotografia, se sair para tirar fotos no mundo real e fazer fotos com significado.
Mas pra tirar fotos com significado não precisa dessa afetação toda, de ficar trocando (e comprando?) filme de brinquedo... Isso inclusive é algo que causa mais transtorno do que diversão, já que os efeitos na imagem são somente emulados, então não há ganho real em nada, nem na experiência.

Quer a experiência de fotografar em filme? Fotografe em filme então! Não use uma câmera com filmes de brinquedo e um sensor ridículo de celular...

Pra mim essa câmera é uma piada hipster de péssimo gosto.
« Última modificação: 12 de Outubro de 2017, 09:13:15 por davi_ssilva »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 12 de Outubro de 2017, 10:41:22
É uma Lomo digital !  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 12 de Outubro de 2017, 11:42:50
Eles obviamente não estão fazendo essa câmera pra quem gosta de ficar debatendo qualidade de lente e sensor e tirando foto inane como desculpa para pixel peeping. Eles fizeram essa câmera pra quem gosta de fotografia, se sair para tirar fotos no mundo real e fazer fotos com significado.

Você não acha que quem tem essa mentalidade só pega qualquer câmera e pronto?


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 12 de Outubro de 2017, 17:49:28
Você não acha que quem tem essa mentalidade só pega qualquer câmera e pronto?

Sim, mas com certeza existe um subgrupo que quer ter uma experiência pseudo-analógica. Só ver o quanto de dinheiro eles arrecadaram; com certeza não foi de "fotógrafos" que só compram equipamentos tecnicamente bons.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 12 de Outubro de 2017, 18:04:07
Mas pra tirar fotos com significado não precisa dessa afetação toda, de ficar trocando (e comprando?) filme de brinquedo... Isso inclusive é algo que causa mais transtorno do que diversão, já que os efeitos na imagem são somente emulados, então não há ganho real em nada, nem na experiência.

Não precisa, e eu não disse que precisa. Essa foi justamente a minha crítica em relação a câmera, toda essa falsidade.


Citar
Quer a experiência de fotografar em filme? Fotografe em filme então! Não use uma câmera com filmes de brinquedo e um sensor ridículo de celular...

Pra mim essa câmera é uma piada hipster de péssimo gosto.

Obviamente, "vá usar uma câmera de filme ao invés dessa" não é uma proposta realista para esse público. Filme vai ser bem mais caro, menos prático de transportar da película para um arquivo digital, e boa parte do público desse produto nem deve saber como usar filme.

Tirando toda essa experiência falsa, até que essa câmera tem o seu valor. Não acho que seja um produto de péssimo gosto. De certa forma, tem mais valor do que uma nova DLSR ou mirrorless que é idêntica a todas as outras DSLRs e mirrorless no mercado e não traz nada de novo.

Acho que péssimo gosto é uma fabricante lançar uma nova lente cuja única razão de existir é estar no top do rank da DxO. Ou uma nova câmera que tem um incremento de 0,1% no DR ou alto ISO. Pra quê? Quem vai precisar de um equipamento que é 1% melhor no papel e imperceptível na vida real? Pra tirar fotos de flores, de paisagens insossas? Do por-do-sol, de um arco-íris, igual a todas as outras 300 milhões de fotos no Flickr?


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 12 de Outubro de 2017, 18:23:23
Não precisa, e eu não disse que precisa. Essa foi justamente a minha crítica em relação a câmera, toda essa falsidade.


Obviamente, "vá usar uma câmera de filme ao invés dessa" não é uma proposta realista para esse público. Filme vai ser bem mais caro, menos prático de transportar da película para um arquivo digital, e boa parte do público desse produto nem deve saber como usar filme.

Tirando toda essa experiência falsa, até que essa câmera tem o seu valor. Não acho que seja um produto de péssimo gosto. De certa forma, tem mais valor do que uma nova DLSR ou mirrorless que é idêntica a todas as outras DSLRs e mirrorless no mercado e não traz nada de novo.

Acho que péssimo gosto é uma fabricante lançar uma nova lente cuja única razão de existir é estar no top do rank da DxO. Ou uma nova câmera que tem um incremento de 0,1% no DR ou alto ISO. Pra quê? Quem vai precisar de um equipamento que é 1% melhor no papel e imperceptível na vida real? Pra tirar fotos de flores, de paisagens insossas? Do por-do-sol, de um arco-íris, igual a todas as outras 300 milhões de fotos no Flickr?
Eu entendo o que vc quis dizer, mas a minha bronca é que essa câmera tira artificialmente uma das principais coisas do filme, que é o limite de número de fotos que se pode tirar. Esse limite é uma parte fundamental da experiência de se usar filme, pois demandava um raciocínio, sensibilidade e julgamento que não existem tanto mais ao usar uma câmera digital...

Ela também te obriga a comprar filmes de brinquedo pra se fazer ajustes básicos de grão, cor ou ISO, mas te deixa de fora da vivência da câmara escura... Ou seja, coloca trabalho em um lugar e tira de outro. Não entendo exatamente qual o ganho que alguém vai ter ao se utilizar uma câmera dessas, em termos de diversão ou experiência. E também não vai ser nada que te obrigue a aprender algo novo... Vai ser simplesmente uma modinha...
« Última modificação: 12 de Outubro de 2017, 18:24:15 por davi_ssilva »