Autor Tópico: Você compraria uma cêmera digital que finge ser de filme?  (Lida 8731 vezes)

ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #15 Online: 12 de Outubro de 2017, 18:42:09
Mas vamos pensar... Uma Nikon DF, a maioria das mirroless e seus botões analógicos para velocidade, ISO etc, não é uma forma de saudosismo do filme?

Não vai atingir este mesmo público saudosista/retrô/cult/whatever?



Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 12 de Outubro de 2017, 20:32:23
Mas vamos pensar... Uma Nikon DF, a maioria das mirroless e seus botões analógicos para velocidade, ISO etc, não é uma forma de saudosismo do filme?

Não vai atingir este mesmo público saudosista/retrô/cult/whatever?

Exato. Acho uma Fuji quase tão falsa quanto essa câmera, pelo menos no aspecto visual. O que salva é que as Fuji não tem uma falsa alavanca de avanço de filme, ou rolos de filmes falsos.

Tenho uma Fuji X70, e esse é o visual dela:



Já tive pessoas na rua me perguntando sobre a câmera, e quando mostrei ela em detalhes eles falaram "ah, é digital", com um ar de desapontamento.

Eu adoro a X70, ela é fantástica. Mas se ela fosse uma câmera 100% honesta, ela teria esse visual:





Funcional, moderno, sem tentar se passar por uma rangefinder de filme da década de 60.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #17 Online: 12 de Outubro de 2017, 22:28:57
Mas vamos pensar... Uma Nikon DF, a maioria das mirroless e seus botões analógicos para velocidade, ISO etc, não é uma forma de saudosismo do filme?

Não vai atingir este mesmo público saudosista/retrô/cult/whatever?


Não acho não. Para mim os controles todos a mão, diretos, sem ter que entrar em menus e ficar vendo LCD são tudo de bom.
Acho a usabilidade da Fuji X-t1 e X-t2 sensacionais.


« Última modificação: 12 de Outubro de 2017, 22:30:29 por AFShalders »


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #18 Online: 13 de Outubro de 2017, 00:52:10
Mas vamos pensar... Uma Nikon DF, a maioria das mirroless e seus botões analógicos para velocidade, ISO etc, não é uma forma de saudosismo do filme?

Não vai atingir este mesmo público saudosista/retrô/cult/whatever?
Exato. Acho uma Fuji quase tão falsa quanto essa câmera, pelo menos no aspecto visual. O que salva é que as Fuji não tem uma falsa alavanca de avanço de filme, ou rolos de filmes falsos.

Tenho uma Fuji X70, e esse é o visual dela:



Já tive pessoas na rua me perguntando sobre a câmera, e quando mostrei ela em detalhes eles falaram "ah, é digital", com um ar de desapontamento.

Eu adoro a X70, ela é fantástica. Mas se ela fosse uma câmera 100% honesta, ela teria esse visual:





Funcional, moderno, sem tentar se passar por uma rangefinder de filme da década de 60.

Não acho não. Para mim os controles todos a mão, diretos, sem ter que entrar em menus e ficar vendo LCD são tudo de bom.
Acho a usabilidade da Fuji X-t1 e X-t2 sensacionais.
Concordo com o AFShalders...

No caso das Fuji eu acho que o estilo retrô não é só estético, existe também uma "filosofia" de ergonomia e usabilidade envolvida... E, no final das coisas, são fatores que realmente funcionam e agregam no uso da câmera, e só funcionam direito se vc souber usar.

Já nessa Yashica, as coisas não têm uma real razão de ser. Pra quê um filme de mentira? Pra que uma alavanca de avanço de filme de mentira?

É como aqueles carrinhos de criança que têm um volante que não gira as rodas... É só pra ficar bonitinho.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #19 Online: 13 de Outubro de 2017, 01:03:59
Eu ainda acho que uma DSLR moderna tem tudo na mão também, por que a velocidade do obturador ou ISO precisam estar em um dial que parece analógico?  :ponder:

Eu também fotografo com minha DSLR sem tirar o olho do visor  ;)

Sem desmerecer o sistema, longe de mim, mas para mim estes recursos são um apelo às câmeras de filme, nada contra e nem é uma comparação direta com este projeto da Yashica.

Mas que o mercado e as empresas se aproveitam da filosofia/nicho deste estilo retrô, certamente, e tem um público para isso.

Eu já gostaria de uma Fuji com visual mais clean e moderno, acho que aqui vai do gosto do freguês.



Acho super normal as empresas apelarem um pouco para este estilo em um mercado tão acirrado e com necessidade de se destacarem dos modelos DSLR tradicionais.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2017, 01:09:47 por ArmandoFerreira »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #20 Online: 13 de Outubro de 2017, 11:02:48
Eu ainda acho que uma DSLR moderna tem tudo na mão também, por que a velocidade do obturador ou ISO precisam estar em um dial que parece analógico?  :ponder:

Eu também fotografo com minha DSLR sem tirar o olho do visor  ;)



Sem desmerecer a Olympus, que é capaz de produzir ótimas imagens (tive uma e ainda tenho uma E-M10) acho a usabilidade dela simplesmente horrorosa. Todas as vezes que uso me dá vontade de meter a marreta nela, nem o sistema de toque dela presta, tem etapas desnecessárias, as vezes, com 2,3 ou mesmo 4 passos para achar e ativar ou modificar o que precisa. Esse é o problema com menus e controles universais que podem ter a função modificada conforme o contexto.

Para mim, um controle dedicado que muda direto velocidade/abertura/iso/compensação é muito, muito mais confortável e não é irritante. Fora a Fuji, os sistemas de menus da Panasonic, Canon e Pentax são bem feitos e muito diretos, mas mesmo assim são menus com várias etapas (muito mais diretos e consistentes que os da Olympus, por exemplo).

Eu entendi o porque do falso filme da Yashica. É porque a câmera não tem controles, só o disparador. Mas acho que essa papagaiada poderia ter sido trocada por uma chave com 3 ou 4 posições para selecionar o tipo de foto. Na verdade, são simplesmente custom modes.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #21 Online: 13 de Outubro de 2017, 12:30:36
Eu ainda acho que uma DSLR moderna tem tudo na mão também, por que a velocidade do obturador ou ISO precisam estar em um dial que parece analógico?  :ponder:

Porque mudar um ajuste num dial dedicado é muito mais rápido do que ter que entrar em um menu pra ajustar. Mesmo em relação aos botões dedicados, o dial tem vantagem porque nos botões são precisos vários cliques pra se chegar no ajustes necessário, enquanto que no dial vc simplesmente roda até onde vc quer de uma vez.

Eu entendi o porque do falso filme da Yashica. É porque a câmera não tem controles, só o disparador. Mas acho que essa papagaiada poderia ter sido trocada por uma chave com 3 ou 4 posições para selecionar o tipo de foto. Na verdade, são simplesmente custom modes.

Sim, a câmera não tem controles. Só que quando vc a compra, ela só acompanha um filme. Ou seja, se vc quiser outro custom mode, vai ter que pagar a mais por isso... O que eu acho um belo de um absurdo...
« Última modificação: 13 de Outubro de 2017, 12:34:39 por davi_ssilva »


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #22 Online: 13 de Outubro de 2017, 13:02:23
Porque mudar um ajuste num dial dedicado é muito mais rápido do que ter que entrar em um menu pra ajustar. Mesmo em relação aos botões dedicados, o dial tem vantagem porque nos botões são precisos vários cliques pra se chegar no ajustes necessário, enquanto que no dial vc simplesmente roda até onde vc quer de uma vez.

De acordo com a imagem da Fuji, vi 2 botões superiores em formato de um dial analógico, um para velocidade do obturador e outro para compensação da exposição, não preciso entrar em nenhum menu para mudar isso na minha 80D. ISO no botão, pontos de AF, método de AF, velocidade, abertura, além de personalização, se necessário.

Como algo pessoal respeito quem use um dial que lembra um analógico, mas em meu ponto de vista isso não impacta na minha experiência fotográfica com o uso comum de uma DSLR.

Claro que se pensarmos de uma exposição de pontos inteiros apenas, durante muitos anos fotografei sempre assim e funciona bem, fica mais prático, mas também dá para configurar nas DSLR a etapa de "avanço" da fotometria, até para pontos inteiros.

Minha colocação não foi uma crítica ao sistema, apenas disse que este layout de botões também é uma estratégia para um público específico, tem um apelo que foge apenas do que poderíamos dizer mais funcional ou prático.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 13 de Outubro de 2017, 13:16:23
Eu entendo o que vc quis dizer, mas a minha bronca é que essa câmera tira artificialmente uma das principais coisas do filme, que é o limite de número de fotos que se pode tirar. Esse limite é uma parte fundamental da experiência de se usar filme, pois demandava um raciocínio, sensibilidade e julgamento que não existem tanto mais ao usar uma câmera digital...

Ela também te obriga a comprar filmes de brinquedo pra se fazer ajustes básicos de grão, cor ou ISO, mas te deixa de fora da vivência da câmara escura... Ou seja, coloca trabalho em um lugar e tira de outro. Não entendo exatamente qual o ganho que alguém vai ter ao se utilizar uma câmera dessas, em termos de diversão ou experiência. E também não vai ser nada que te obrigue a aprender algo novo... Vai ser simplesmente uma modinha...


Não faz isso, ela não te tira a experiência da câmara escura, pensando melhor eu achei bem legal a idéia dessa câmera, foco na fotografia, o resultado vc tem no lightroom depois se quiser trabalhar na "sala escura".


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #24 Online: 13 de Outubro de 2017, 13:20:33
Minha colocação não foi uma crítica ao sistema, apenas disse que este layout de botões também é uma estratégia para um público específico, tem um apelo que foge apenas do que poderíamos dizer mais funcional ou prático.

Mais funcional e prático que um dial que está com todos os ajustes escancarados na cara e 100% a prova de erros ?
Desculpe mas não faz o menor sentido. Tenho uma Pentax K3 e uma Canon 5D que são como você disse mas não chegam nem perto da usabilidade. Não há como comparar um procedimento de etapa unica com um de duas.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2017, 13:24:53 por AFShalders »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 13 de Outubro de 2017, 13:23:25

Sem desmerecer a Olympus, que é capaz de produzir ótimas imagens (tive uma e ainda tenho uma E-M10) acho a usabilidade dela simplesmente horrorosa. Todas as vezes que uso me dá vontade de meter a marreta nela, nem o sistema de toque dela presta, tem etapas desnecessárias, as vezes, com 2,3 ou mesmo 4 passos para achar e ativar ou modificar o que precisa. Esse é o problema com menus e controles universais que podem ter a função modificada conforme o contexto.

Para mim, um controle dedicado que muda direto velocidade/abertura/iso/compensação é muito, muito mais confortável e não é irritante. Fora a Fuji, os sistemas de menus da Panasonic, Canon e Pentax são bem feitos e muito diretos, mas mesmo assim são menus com várias etapas (muito mais diretos e consistentes que os da Olympus, por exemplo).

Eu entendi o porque do falso filme da Yashica. É porque a câmera não tem controles, só o disparador. Mas acho que essa papagaiada poderia ter sido trocada por uma chave com 3 ou 4 posições para selecionar o tipo de foto. Na verdade, são simplesmente custom modes.


A adição de filmes é super interessante e válida, os caras poderão lançar novos filmes ao invés de habilitar novos firmwares para isso, além disso existe a questão comercial da coisa, os caras vão vender isso aí...


Nesse aspecto a câmera é genial, muito bem pensada, talvez eu compre uma pra minha filha, se bem que hoje com 20 reais eu revelo um filme de 36 poses e me entregam já escaneado.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #26 Online: 13 de Outubro de 2017, 13:25:22
Mais funcional e prático que um dial que está com todos os ajustes escancarados na cara e 100% a prova de erros ?
Desculpe mas não faz o menor sentido. Tenho uma Pentax K3 e uma Canon 5D que são como você disse mas não chegam nem perto da usabilidade.

Pode não fazer o menor sentido para você, para mim não é um fator que impacta na minha fotografia, aliás, já usei o sistema para comparar.

E quando você precisa sair de 1/15 para 1/500, vai contando os cliques também, não é? Ou tira o rosto para ver a parte superior da câmera? 100% a prova de erros só se olhar para o botão.

My 2cents!  :ok:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #27 Online: 13 de Outubro de 2017, 13:29:59
Pode não fazer o menor sentido para você, para mim não é um fator que impacta na minha fotografia, aliás, já usei o sistema para comparar.

E quando você precisa sair de 1/15 para 1/500, vai contando os cliques também, não é? Ou tira o rosto para ver a parte superior da câmera? 100% a prova de erros só se olhar para o botão.

My 2cents!  :ok:

Ninguem conta clicks. Aparece no visor.

É o que sempre digo, cada um na sua... Se fosse assim ninguém compraria Olympus com esse sistema medonho dela.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2017, 13:30:49 por AFShalders »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #28 Online: 13 de Outubro de 2017, 13:34:25

A adição de filmes é super interessante e válida, os caras poderão lançar novos filmes ao invés de habilitar novos firmwares para isso, além disso existe a questão comercial da coisa, os caras vão vender isso aí...


Nesse aspecto a câmera é genial, muito bem pensada, talvez eu compre uma pra minha filha, se bem que hoje com 20 reais eu revelo um filme de 36 poses e me entregam já escaneado.


Como você disse, é uma Lomo da Yashica. A ideia é boa mas com viés muito comercial.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 13 de Outubro de 2017, 13:34:53
Ninguem conta clicks. Aparece no visor.

É o que sempre digo, cada um na sua... Se fosse assim ninguém compraria Olympus com esse sistema medonho dela.

Eu nunca consegui entender nem a nomenclatura das câmeras Olympus...  :ponder: