Autor Tópico: Problemas com YN-E3-RT  (Lida 3785 vezes)

rodirib

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Online: 12 de Outubro de 2017, 13:08:34
Olá!
Chegou ontem para mim um rádio YN-E3-RT, que por sinal gostei muito, até testar com meu flash 600EX RTII. Bem, o problema que estou tendo é com o High Sync. Vou relatar da seguinte ordem:
1-Com o flash ligado diretamente na câmera, (Canon T5), eu consigo fazer fotos em alta velocidade do obturador.
2-Quando ligo o rádio YN-E3-RT na câmera, em alta velocidade aparece uma faixa na parte superior da foto. (o rádio também com a opção high sync ativada) em modo manual.
Bem, eu acredito que seja um problema de software.
Agora minha pergunta. Alguém já passou por esse problema?
Obs, Vou tentar trocar com o vendedor, mas se for um problema fácil de resolver, como talvez ressetar o rádio... O que acham?
Obrigado!
Fabiano


rodirib

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #1 Online: 05 de Novembro de 2017, 21:40:25
bem, hoje testei numa canon t5i e funcionou corretamente.
Alguém aqui tem exatamente esse equipamento e não tem esse problema? Canon T5 com rádio YN-E3-RT e flash 600EX RT II
Por favor, alguém tem esse equipamento e funciona o high sync?


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #2 Online: 05 de Novembro de 2017, 22:04:53
Não tenho exatamente esse equipamento, mas já tive um YN-E3-RT. Acho que nunca usei ele em HSS, mas quando aparece uma faixa escura é sempre problema de sincronismo mesmo. Deve ter algo no conjunto que está incompatível. Já tive problemas do tipo com rádios de terceiros, mas também sem usar em HSS (no caso, eu usando em 1/200s aparecia a faixa, precisava baixar pra 1/160s).

Acho que é o caso de fazer alguns testes em diferentes velocidades pra ver até onde a faixa continua aparecendo...


rodirib

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #3 Online: 05 de Novembro de 2017, 22:14:33
Olá Humberto, obrigado pelo retorno.
Já testei em várias velocidades... Todas acima de 1/200 acontece isso, porém abaixo fica tudo ok.
O estranho é que só acontece quando uso o rádio. Primeiramente pensei que fosse o rádio e até mandei para o vendedor. Ele trocou e me mandou outro. Com ele não teve problemas mas comigo sim, e o problema continuou.
Então eu fiquei grilado quanto a parte do obturador da câmera, mas não faz sentido algum, pois teria o mesmo problema com o flash ligado direto na camera, coisa que não acontece. Com o flash direto, qualquer velocidade funciona.
Hoje encontrei um amigo que tem um T5i, então levei o conjunto todo e fiz vários testes.
Pesquisando um pouco mais descobri que a T5 tem algo em comum com a T3, aí cheguei a conclusão que realmente é problema no firmware da T5. Mas, porém, ( :aua:) não perdendo as esperanças, estou a procura ainda de uma solução para esse problema, pois minha camera é muito nova, só tem 1300 cliks!


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 05 de Novembro de 2017, 22:25:37
Pra saber se é problema no obturador, faça uns testes sem flash com velocidades bem altas. Mas acho pouco provável, se de 1/200s pra baixo a faixa não aparece, deve ser incompatibilidade do HSS mesmo...

Não tem nenhum firmware mais atual pra T5? Também dá pra ver se tem algum firmware mais recente pro transmissor, esses YN permitem atualização de firmware.


rodirib

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #5 Online: 05 de Novembro de 2017, 22:37:58
eu fiz esses testes com o obturador, com flash sem falsh...
Fiz o update de firmware do youngnuo (rádio) e flash tb... todos na última versão.
Fiz o da máquina tb, versão 1.0.2 é a última...
Ufa, não tá fácil!
Vi uma observação no rádio que ele funciona com cameras a partir de 2011...
Pensei seriamente em passar minha camera e pegar uma 60D, mas ela está zero bala! Acho que não é o melhor caminho por enquanto.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 06 de Novembro de 2017, 00:27:59
Amigo, estou com problema igual.

Duas Canon T3 + radio godox, o HSS não funciona.

O mesmo radio faz HSS com uma 5D.

A T3 faz HSS com o flash na câmera.

E a T3 faz HSS com o flash em cima do rádio e o rádio em cima da câmera, no by pass.

Com o seu relato parece que a série de entrada da canon não faz HSS fora da câmera.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


rodirib

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #7 Online: 06 de Novembro de 2017, 09:13:19
Amigo, estou com problema igual.

Duas Canon T3 + radio godox, o HSS não funciona.

O mesmo radio faz HSS com uma 5D.

A T3 faz HSS com o flash na câmera.

E a T3 faz HSS com o flash em cima do rádio e o rádio em cima da câmera, no by pass.

Com o seu relato parece que a série de entrada da canon não faz HSS fora da câmera.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

Acho que câmeras com firmware antigo não fazem essa função pelo rádio... Escrevi para a Canon, vamos ver se eles dão alguma atenção para isso. Acredito que não.


rodirib

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #8 Online: 06 de Novembro de 2017, 09:21:44
Ah, sim... mais uma coisa.
Falei que escrevi para a canon, apesar que o problema ainda vou relatar para a youngnuo. Talvez lá eles possam ainda colocar um up de firmware no rádio que resolva isso. Pois lançam firmware um atrás do outro!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 06 de Novembro de 2017, 09:27:12
Acho que câmeras com firmware antigo não fazem essa função pelo rádio... Escrevi para a Canon, vamos ver se eles dão alguma atenção para isso. Acredito que não.

Não creio que seja isso, a 5D é mais antiga que a T3.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


rodirib

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #10 Online: 06 de Novembro de 2017, 10:47:09
...vi um vídeo em que o cara fez um upgrade de firmware na 5D para corrigir um outro problema...
Seguinte, agora escrevi para a youngnuo... vamos ver a resposta.
Quanto a canon, eles não se responsabilizam pelo problema ocorrido, pois o rádio não é da marca deles... tá certo né?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 06 de Novembro de 2017, 11:16:53
Eles poderiam pelo menos confirmar se faz HSS com flash fora da camera com alguma solução Canon.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Vanquish

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #12 Online: 06 de Novembro de 2017, 11:37:18
Talvez lá eles possam ainda colocar um up de firmware..

O ultimo firmware disponível para o YN-E3-RT
http://yongnuo.com.cn/app/YN-E3-RT_FW_V1.24.zip

Software para atualização
http://yongnuo.com.cn/app/YN_Trigger_Updater.zip

Uma alternativa é arrumar um ST-E3-RT para testar o HSS fora da camera da T5
« Última modificação: 06 de Novembro de 2017, 11:40:43 por Vanquish »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #13 Online: 06 de Novembro de 2017, 11:53:39
Uma alternativa é arrumar um ST-E3-RT para testar o HSS fora da camera da T5

Ou mesmo outro flash 600 RT ou 430 RT (porque o ST-E3-RT é um pouco mais difícil de achar, rsrs). Se o problema for incompatibilidade, deve acontecer a mesma coisa usando o transmissor ou então outro flash de master...

Se for de São Paulo e quiser, eu tenho tanto um 600 RT como um 430 RT (além de um YN 600 RT), que podem ser usados como master e daria pra testar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 06 de Novembro de 2017, 11:58:34
Ou mesmo outro flash 600 RT ou 430 RT (porque o ST-E3-RT é um pouco mais difícil de achar, rsrs). Se o problema for incompatibilidade, deve acontecer a mesma coisa usando o transmissor ou então outro flash de master...

Se for de São Paulo e quiser, eu tenho tanto um 600 RT como um 430 RT (além de um YN 600 RT), que podem ser usados como master e daria pra testar.

Seria um bom teste. Pode me salvar de comprar um flash Godox só para testar como master.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs