Autor Tópico: CÉU DE JUNDIAÍ - 2  (Lida 2524 vezes)

Gustavo Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 974
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Amador: O que ama a Fotografia!
Online: 12 de Outubro de 2017, 23:02:36
Após várias tentativas saiu essa, só percebi na edição que o ideal seria ter feito com a câmera em posição retrato.


CEU JUNDIAI - 2 - IMG_2042
by Gustavo Fernandes, no Flickr


cquevedo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.749
  • Sexo: Masculino
    • Todas as Minhas Fotos
Resposta #1 Online: 13 de Outubro de 2017, 12:45:17
Show. Está em P&B?
"O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem."


Gustavo Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 974
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Amador: O que ama a Fotografia!
Resposta #2 Online: 15 de Outubro de 2017, 23:16:08
Olá Quevedo!
Obrigado pelo comentário!
Não está em PB, mas ficou (rsrs) o RAW saiu um marron claro, quase arroxeado, no CameraRaw fui corrigindo até que saiu essa aí. Aliás vc me deu uma boa ideia, na próxima vez vou setar em PB pra ver como fica.
Uma outra que fiz no mesmo lugar, porém há um ano +/- eu não fiz essas correções...acho que vou refazer a edição.
Abraço.
Gustavo
« Última modificação: 15 de Outubro de 2017, 23:17:47 por Gustavo Fernandes »


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 15 de Outubro de 2017, 23:29:11
Fernandes, algumas q fiz de ceu com WB no automático também ficaram com cores bem quentes, mas  corrigi facilmente no LR.
Coincidentemente estava editando algumas do tipo pra postar.. Voce vai ter "concorrência"  daqui a pouco  :D
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Outubro de 2017, 08:57:01
Gustavo, brinca com o WB jogando pro frio e pro magenta. Isso é normal em fotos noturnas.


cquevedo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.749
  • Sexo: Masculino
    • Todas as Minhas Fotos
Resposta #5 Online: 16 de Outubro de 2017, 11:36:01
Olá Quevedo!
Obrigado pelo comentário!
Não está em PB, mas ficou (rsrs) o RAW saiu um marron claro, quase arroxeado, no CameraRaw fui corrigindo até que saiu essa aí. Aliás vc me deu uma boa ideia, na próxima vez vou setar em PB pra ver como fica.
Uma outra que fiz no mesmo lugar, porém há um ano +/- eu não fiz essas correções...acho que vou refazer a edição.
Abraço.
Gustavo

Eu gosto dos tons azulados das fotos de estrelas. As cores do lado azul do espectro têm vão mais longe do que as outras.
"O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem."


Gustavo Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 974
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Amador: O que ama a Fotografia!
Resposta #6 Online: 17 de Outubro de 2017, 12:12:59
Fernandes, algumas q fiz de ceu com WB no automático também ficaram com cores bem quentes, mas  corrigi facilmente no LR.
Coincidentemente estava editando algumas do tipo pra postar.. Voce vai ter "concorrência"  daqui a pouco  :D

E aí Ângelo!!
Vi lá seu post, fotão, gostei muito do tom azulado do céu!!! Aliás admiro muito suas fotos de paisagens.
Abraço.
Gustavo
« Última modificação: 17 de Outubro de 2017, 12:20:44 por Gustavo Fernandes »


Gustavo Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 974
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Amador: O que ama a Fotografia!
Resposta #7 Online: 17 de Outubro de 2017, 12:16:07
Gustavo, brinca com o WB jogando pro frio e pro magenta. Isso é normal em fotos noturnas.

Oi Carlos!
Vou testar esses WBs que vc sugere, aliás eu sou bem ruinzinho nesse quesito "WB", sempre vou de automático e depois jeito no Camera Raw ou no LR.
Obrigado pelas dicas!!
Abraço.
Gustavo


Gustavo Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 974
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Amador: O que ama a Fotografia!
Resposta #8 Online: 17 de Outubro de 2017, 12:19:37
Eu gosto dos tons azulados das fotos de estrelas. As cores do lado azul do espectro têm vão mais longe do que as outras.

Oi Quevedo!

Esse tom azulado que vc fala é o que o Ângelo deu na foto que ele postou, Fire in the Sky?

Abraço.

Gustavo


Gustavo Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 974
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Amador: O que ama a Fotografia!
Resposta #9 Online: 20 de Outubro de 2017, 10:45:34
Olá pessoal!
Essa fiz com a Zuiko 1.4, e fiz um tratamento mais azulado, sem grandes (quase nenhum rsrsrs) conhecimentos de Camera Raw ou PS.
O interessante que achei foi que essa teve um pouco de star trail, más o tempo de exposição foi de 15s, metade da anterior. :ponder: :ponder:
Infelizmente quando coloquei essa lente o tempo estava mudando, começou a ventar e algumas nuvens começaram a aparecer no céu...essa foi uma das mais "limpas".
Agradeço as opiniões.
Um abraço.
Gustavo


CÉU de JUNDIAí 2 - IMG_2065
by Gustavo Fernandes, no Flickr
« Última modificação: 20 de Outubro de 2017, 10:45:52 por Gustavo Fernandes »


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #10 Online: 20 de Outubro de 2017, 13:51:31
ficou parecendo PB aqui

coincidentemente fui tirar esse fds em Santo Antonio no Pinhal umas fotos de estrela tbm

foi a primeira vez e usei  a fuji x100T com conversor pra 19mm.

Acabei usando o setting em ISO1600 F/4 e 25-30" de tempo. Uma coisa q aprendi é que posso aumentar um pouco mais o ISO e diminuir o tempo. Deu um leve star trail. Pelo q li o limite é 20+-. Ainda preciso testar isso pra comprovar. Não li nada sobre fotografar estrelas :/ Foi na tentativa, acertando e errando aqui e ali. E talvez eu tenha deixado o F fechado demais. Achei q ficaria meio embaçado (suposição minha) mas não tenho certeza. Alguém que tenha conhecimento sobre o assunto poderia me esclarecer.

De fato a foto crua é um pouco sem graça. Um punch na edição e puxar pro frio+magenta ajuda muito a equilibrar a imagem. Só que no meu caso não ficou parecendo uma foto PB não.

aliás aqui deu aberração cromática com contorno azul nos pontos das estrelas. Tirei com a edição e ficou sossegado. Talvez seja por conta do conversor de lente mas enfim. Não atrapalhou
« Última modificação: 20 de Outubro de 2017, 13:56:47 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Gustavo Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 974
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Amador: O que ama a Fotografia!
Resposta #11 Online: 20 de Outubro de 2017, 15:52:36
Oi Lee!
Aqui no meu monitor as estrelas tem tom azulado nessa foto que postei, e estava escuro mesmo!
Nessa outra, pra preservar o tom verde das folhas o céu ficou cinza...não gostei muito!


CÉU de JUNDIAÍ 3 - IMG_2021
by Gustavo Fernandes, no Flickr

E nessa, do ano passado, preciso refazer o tratamento, o céu ficou feio pra caramba :no: :no:

CÉU de JUNDIAÍ - IMG_7064
by Gustavo Fernandes, no Flickr


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #12 Online: 20 de Outubro de 2017, 17:49:13
o comentario era sobre a primeira foto lá encima

essa segunda foto ta azulado pra mim tbm.

Eu tbm não sei qual é o ponto certo por nunca ter tirado antes. Fui "a gosto" mesmo. Parei quando o resultado me agradou
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Gustavo Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 974
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Amador: O que ama a Fotografia!
Resposta #13 Online: 20 de Outubro de 2017, 18:02:31
Oi Lee!
Posta pra vermos... :ok:

Um abraço!
Gustavo
« Última modificação: 20 de Outubro de 2017, 18:03:04 por Gustavo Fernandes »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 20 de Outubro de 2017, 19:37:48
ficou parecendo PB aqui

coincidentemente fui tirar esse fds em Santo Antonio no Pinhal umas fotos de estrela tbm

foi a primeira vez e usei  a fuji x100T com conversor pra 19mm.

Acabei usando o setting em ISO1600 F/4 e 25-30" de tempo. Uma coisa q aprendi é que posso aumentar um pouco mais o ISO e diminuir o tempo. Deu um leve star trail. Pelo q li o limite é 20+-. Ainda preciso testar isso pra comprovar. Não li nada sobre fotografar estrelas :/ Foi na tentativa, acertando e errando aqui e ali. E talvez eu tenha deixado o F fechado demais. Achei q ficaria meio embaçado (suposição minha) mas não tenho certeza. Alguém que tenha conhecimento sobre o assunto poderia me esclarecer.

De fato a foto crua é um pouco sem graça. Um punch na edição e puxar pro frio+magenta ajuda muito a equilibrar a imagem. Só que no meu caso não ficou parecendo uma foto PB não.

aliás aqui deu aberração cromática com contorno azul nos pontos das estrelas. Tirei com a edição e ficou sossegado. Talvez seja por conta do conversor de lente mas enfim. Não atrapalhou


O limite varia com a DF escolhida. Uma lente de 50mm (do Gustavo por exemplo) não pode ter esse tempo. Tem um cáculo para determinar o tempo de exposição:


Essa regra é uma simplificação do seguinte fórmula:
Tm = 550 / (F1 * cos (d))
Onde:
Tm = Tempo máx. de exposição para fotos do céu c/ câmera fixa:
F1 = Distância focal da objetiva
d = Declinação do centro do campo

Mais informações aqui:
https://usoproprio.wordpress.com/2013/04/24/fotografia-fundamentos-da-regra-dos-600/
« Última modificação: 20 de Outubro de 2017, 19:38:28 por cfcsosa »