Autor Tópico: Ajuste o WB da D50  (Lida 1226 vezes)

Rodrigo Gil

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Online: 04 de Janeiro de 2007, 19:48:27
Olá pessoal,
Me considero um auto didata na fotografia, pelo pouco que sei, é somente de leitura de artigos e revistas. Bom, minha dúvida relaciona-se a WB da D50 quando utilizo lampadas de tungsgênio (amarela), é necessário o ajusta para lampadas especiais ou deixo no automático mesmo ?  quano faço a fotometria de algum assunto interno, sempre o fotometro da máquina acusa falta de luz e sempre pede menos velocidade ou maior abertura do diafragma, dúvida: como fotografar para que o fotometro aponte para o '' 0 '' da máquina ? se quase sempre ele acusa falta de luz ? existe uma média que posso seguir ? ou não é importante o que diz o fotômetro, quando acusa pouca luz nos ambientes internos ? Utilizo a lampada de tungsgênio pois ainda não tenho flash, e esta lampada um pouco, mas não sei como fazer para que, com a D50, as fotos não fiquem amareladas... em breve comprarei um Sb800.
Abraços.
Rodrigo Gil  
Rodrigo Gil
Sapucaia do Sul/RS
Nikon D50
Lentes 18-55 e 18-135
Flash SB800 e SB600
Olympus X775
http://www.flickr.com/photos/rodrigogil


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 04 de Janeiro de 2007, 19:50:57
Geralmente o WB automático em luz de tungstênio não fica muito bom.
Escolha o preset correspondente ou faço o WB manual. Ou então fotografe em RAW e ajeita depois.
Quanto a falta de luz não tem jeito. Use lentes claras, aumente o ISO ou use tripé.
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2007, 19:51:07 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Rodrigo Gil

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #2 Online: 04 de Janeiro de 2007, 19:54:37
Obrigado, Paulo, pelas dicas...vou testar. O ajuste do WB manual eu faço pelo cartão cinza ?
Em Raw num cartão de 1gb posso utilizar a relosução máxima da D50 ?
Obrigado. Abraço.
Rodrigo Gil
 
Rodrigo Gil
Sapucaia do Sul/RS
Nikon D50
Lentes 18-55 e 18-135
Flash SB800 e SB600
Olympus X775
http://www.flickr.com/photos/rodrigogil


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 04 de Janeiro de 2007, 20:00:04
Rodrigo, pode usar um cartão cinza ou branco. Ou uma folha branca, por exemplo.
O RAW é sempre em resolução máximo e em um cartão de 1GB deve dar umas 150 fotos.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Rodrigo Gil

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #4 Online: 05 de Janeiro de 2007, 21:19:48
Algumas dúvidas sobre WB da D50: fotografar com lâmpada branca contínua, de mais ou menos 250wts, o WB deve ser ajustado para luz de tungsgênio, auto ou cutom ? Utilizarei arquivos jpg só não sei quanto a fotometria, já que com esta luz, acho que poderei usar F5.6 e 60 velocidade, será que dá?
Rodrigo Gil
Rodrigo Gil
Sapucaia do Sul/RS
Nikon D50
Lentes 18-55 e 18-135
Flash SB800 e SB600
Olympus X775
http://www.flickr.com/photos/rodrigogil