Autor Tópico: Qual abertura usar quando se tem um grupo de pessoas?  (Lida 8095 vezes)

Bruna Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 56
  • Sexo: Feminino
Online: 13 de Outubro de 2017, 00:27:13
Ola pessoal Bom dia.
Desculpa pela pergunta, rsrs, é que surgiu uma duvida... estou "começando" agora a fazer uns trabalhos de fotografia em aniversario infantil.
a minha duvida é por exemplo, quando vou fotografar um grupo de pessoas que estao sentados na mesa,porem não estao alinhados... e o lugar por ser escuro, tentei usar aberturas maiores pra compensar a claridade...porem fica dificil manter o foco em todos, o que acaba acontecendo, é que foca em uma pessoa e as outras acabam ficando desfocadas.
qual abertura e onde eu foco para que isso nao aconteça?
Canon 5DMarkII | Canon t3
EF 85mm 1.8 | EF 50mm 1.8 STM | 18-55mm
https://m.facebook.com/fotografiaartederegistrar/


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #1 Online: 13 de Outubro de 2017, 00:38:25
Pergunta genérica. Depende da distância focal, da distância do objeto fotografado, do sistema utilizado (FF, APS, 4/3), etc. Com certeza não existe receita de bolo para sua pergunta. A melhor saída é a prática.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


Bruna Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 56
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 13 de Outubro de 2017, 00:41:43
Pergunta genérica. Depende da distância focal, da distância do objeto fotografado, do sistema utilizado (FF, APS, 4/3), etc. Com certeza não existe receita de bolo para sua pergunta. A melhor saída é a prática.

Cumprimentos.
certo, tenho uma ff (5d mark ii), por exemplo tinha 5 pessoas á mesa, estava fotografando em f/2.8 ... se eu focasse em uma pessoa a outra ficava desfocada... não sei como faria para q isso n acontecesse.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2017, 00:47:24 por Bruna Oliveira »
Canon 5DMarkII | Canon t3
EF 85mm 1.8 | EF 50mm 1.8 STM | 18-55mm
https://m.facebook.com/fotografiaartederegistrar/


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #3 Online: 13 de Outubro de 2017, 07:12:49
Tem um aplicativo chamado dof calc que pode te ajudar a entender.
A principio fechando a abertura vai aumentando a area nitida. Ai vc compensa na iluminação,  ISO e velocidade . É o básico.
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 13 de Outubro de 2017, 07:27:35
Na duvida fique em f/8.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Gabriel Arieira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 394
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 13 de Outubro de 2017, 08:26:01
Bruna, pessoal aqui adora complicar.... A resposta é fácil, fica em torno de f/4 que ta tranquilo. Boas fotos!
Canon 80D + Sigma Art 18-35 f/1.8


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 13 de Outubro de 2017, 08:31:37
Bruna, pessoal aqui adora complicar.... A resposta é fácil, fica em torno de f/4 que ta tranquilo. Boas fotos!

Se estiverem sentados em torno de uma mesa redonda, muito comum em eventos, vão sair metade fora de foco.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 13 de Outubro de 2017, 08:36:16


35mm em f/5.6 e a mãe com a menina saiu levemente desfocada se você olhar a foto em alta.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


tiagonn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
Resposta #8 Online: 13 de Outubro de 2017, 09:14:36
Usar distância hiperfocal nao seria uma solução neste caso né? Provavelmente em uma 35mm precisaria ficar muito longe da mesa

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk



Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #9 Online: 13 de Outubro de 2017, 09:42:43
E qual a lente usada, Bruna? Quanto maior a DF, menor a profundidade de campo. Tem que fechar bem o diafragma e, claro, adicionar um flash para compensar a perda de luz. Em f/4 com certeza haverá desfoque ainda.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 13 de Outubro de 2017, 10:07:31
Usar distância hiperfocal nao seria uma solução neste caso né? Provavelmente em uma 35mm precisaria ficar muito longe da mesa

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
Hiperfocal, assumindo que a lente tenha as marcações, é coisa pra f/16 pra cima, exagero para a situação.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #11 Online: 13 de Outubro de 2017, 10:21:46
Além do que o pessoal já falou, é bom lembrar também que a área de foco é maior atrás do ponto que você está focando do que à frente dele.

Nessa foto por exemplo:



Quatro pessoas em distâncias diferentes.
A pessoa ideal para se focar nesse caso seria o pai para otimizar a área frontal de foco que é menor do que a área traseira de foco.
Sempre deixe mais pessoas atrás do ponto que você está focando do que à frente dele e ajuste sua distância (quanto mais longe, mais foco) e sua abertura (quanto mais fechada, mais foco) para deixar todo um grupo melhor focado.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2017, 10:22:07 por Di Torres »


Bruna Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 56
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 14 de Outubro de 2017, 09:56:42
ah pessoal, muito obrigada.... pelo que vi o corretor é usar uma abertura menor mesmo, para que todos sae em foco.
nao gosto d ficar tirando essas fotos em mesa.. acho q o correto, é a pessoa ir ate a mesa do bolo,e tirar foto com o aniversariante.
acho meio q constrangedor chegar na mesa onde as pessoas estao comendo,e tirar foto rsrs
n sei se vcs tbm pensam assim.
grande abraço;
Canon 5DMarkII | Canon t3
EF 85mm 1.8 | EF 50mm 1.8 STM | 18-55mm
https://m.facebook.com/fotografiaartederegistrar/


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 14 de Outubro de 2017, 12:36:03
ah pessoal, muito obrigada.... pelo que vi o corretor é usar uma abertura menor mesmo, para que todos sae em foco.
nao gosto d ficar tirando essas fotos em mesa.. acho q o correto, é a pessoa ir ate a mesa do bolo,e tirar foto com o aniversariante.
acho meio q constrangedor chegar na mesa onde as pessoas estao comendo,e tirar foto rsrs
n sei se vcs tbm pensam assim.
grande abraço;
Com certeza, eu recomendo isso a todos os clientes mas ainda é difícil a execução.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #14 Online: 14 de Outubro de 2017, 13:34:03
Bruna, pessoal aqui adora complicar.... A resposta é fácil, fica em torno de f/4 que ta tranquilo. Boas fotos!

Isso!!! Ou 5.6 e boas fotos!