Autor Tópico: Sigma Art para FF são bem vedadas?  (Lida 2889 vezes)

YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
Online: 15 de Outubro de 2017, 03:32:00
Olá, pessoas,

Gostaria, se possível, que pessoas usuárias de objetivas Sigma Art para full frame Canon, como as 20mm, 35mm ou 85mm, todas f/1.4, relatassem as suas experiências e opiniões com essas lentes em condições climáticas severas, como chuva, poeira, vento, frio, calor etc., e saberiam opinar também se elas têm performance (nessas mesmas situações) melhor, ou não, que as próprias Canon da linha L.
Enfim, aguentam o tranco?

Obrigado!
« Última modificação: 15 de Outubro de 2017, 03:40:37 por YVanderlei »


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #1 Online: 16 de Outubro de 2017, 09:39:50
Tenho a 35mm f/1.4 Art desde 2014, e a utilizo em 70% dos casos. É a lente que sempre levo nas viagens e passeios. Tenho também a 85mm f/1.2L e 100mm f/2.8L, mas utilizo-as com frequência bem menor.

Bom, os elementos ópticos nunca desalinharam após ficar na mochila por várias viagens. Uso em ambientes urbanos e tbm nos fechados, e nunca entrou poeira. Porém ela não é selada, então não tem proteção contra respingos de água, umidade excessiva e poeiras. Então se a intenção é levar para a praia/mar, local com muito pó ou debaixo da chuva, não aconselho.

Aliás, uma observação: nem toda lente série L resiste a condições severas. A minha 85mm f/1.2L entrou 2 grãos de poeira (e aconteceu o mesmo com a lente do Zack), e também não é selada.
Já a 100mm é bem mais resistente e é selada.



 



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 16 de Outubro de 2017, 09:46:13
Algumas L só são seladas com filtro, pode ser o caso da 85mm.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
Resposta #3 Online: 16 de Outubro de 2017, 19:53:15
Tenho a 35mm f/1.4 Art desde 2014, e a utilizo em 70% dos casos. É a lente que sempre levo nas viagens e passeios. Tenho também a 85mm f/1.2L e 100mm f/2.8L, mas utilizo-as com frequência bem menor.

Bom, os elementos ópticos nunca desalinharam após ficar na mochila por várias viagens. Uso em ambientes urbanos e tbm nos fechados, e nunca entrou poeira. Porém ela não é selada, então não tem proteção contra respingos de água, umidade excessiva e poeiras. Então se a intenção é levar para a praia/mar, local com muito pó ou debaixo da chuva, não aconselho.

Aliás, uma observação: nem toda lente série L resiste a condições severas. A minha 85mm f/1.2L entrou 2 grãos de poeira (e aconteceu o mesmo com a lente do Zack), e também não é selada.
Já a 100mm é bem mais resistente e é selada.

Muito obrigado pelo comentário, conselho e observação.
Eu pretendo adquirir somente as objetivas Sigma que eu mencionei e talvez as usaria somente em algumas das condições climáticas citadas.
Na realidade, só criei essa publicação por achar que fosse de interesse geral.
« Última modificação: 16 de Outubro de 2017, 19:59:44 por YVanderlei »


YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
Resposta #4 Online: 16 de Outubro de 2017, 19:58:11
Algumas L só são seladas com filtro, pode ser o caso da 85mm.

Muito agradecido pela informação.
« Última modificação: 16 de Outubro de 2017, 19:58:25 por YVanderlei »


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 17 de Outubro de 2017, 10:55:14
Faço ensaios na praia com minha 35mm art e nunca entrou sequer uma poeira, mas não arriscaria ela na chuva ou em locais com MTA poeira no ar (estrada de terra com movimento, por exemplo)


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #6 Online: 17 de Outubro de 2017, 11:01:45
Em teoria não são vedadas. Mas isso não quer dizer que vai entrar poeira e umidade o tempo todo. Tive uma Sigma 50 Art e nunca entrou sujeira nem nada. Mas nunca tive coragem de pegar chuva com ela como eu faço com a Canon 50L. Lembrando também que nem todas as Canon L são vedadas.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #7 Online: 17 de Outubro de 2017, 15:12:09
Algumas L só são seladas com filtro, pode ser o caso da 85mm.

Acho que neste caso não, mas não tenho certeza.
A parte que o filtro é encaixado se expande no momento do foco. Se molhar e essa parte recuar, não sei se pode dar problemas.

Com a 100mm L isso não ocorre, pois só o elemento traseiro interno se expande/retrai na hora de fazer o foco.


YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
Resposta #8 Online: 22 de Outubro de 2017, 12:35:32
Agradecido por todos comentários, opiniões e impressões.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 22 de Outubro de 2017, 12:45:40
Acho que neste caso não, mas não tenho certeza.
A parte que o filtro é encaixado se expande no momento do foco. Se molhar e essa parte recuar, não sei se pode dar problemas.

Com a 100mm L isso não ocorre, pois só o elemento traseiro interno se expande/retrai na hora de fazer o foco.

Está explicado porque a lente é lenta, ficar movendo aquele elemento frontal enorme é tenso.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #10 Online: 22 de Outubro de 2017, 14:13:51
Está explicado porque a lente é lenta, ficar movendo aquele elemento frontal enorme é tenso.

Até onde eu saiba, ela move o bloco de lentes inteiro! Assim como a 50/1.2L...

Falando em lentes seladas, meu último casamento foi na praia, garoando e com o povo se jogando na piscina e espirrando água pra todos os lados. Molhou tudo o que eu tinha, mas principalmente a 50L, que estava na câmera. Não aconteceu nada com a lente, bastou secar do lado de fora. Tá certo que ela é diferente da 85L, pois o bloco óptico se movimenta dentro dos limites do corpo da câmera (como a 16-35 e a 17-40), mas eu imaginei que pudesse entrar água ali facilmente.

Fico na dúvida se teria sido tão tranquilo assim com uma Sigma 50 Art...


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 22 de Outubro de 2017, 14:33:13


Até onde eu saiba, ela move o bloco de lentes inteiro! Assim como a 50/1.2L...



Sempre achei que só um elemento se movia para fazer o foco. O frontal ou um interno.

Se todos os elementos se movessem ao mesmo tempo seria uma lente zoom, não?


Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 22 de Outubro de 2017, 14:41:08


Move tudo mesmo.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #13 Online: 22 de Outubro de 2017, 14:47:51
As três 50mm "não-macro" da Canon movem o bloco óptico todo durante o foco. Não sei se isso acontece em outras lentes (não tenho certeza sobre a 85/1.2L), mas acho que não...