Autor Tópico: Montando o estúdio ideal  (Lida 1778 vezes)

alberto.whyte

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Masculino
    • Alberto Whyte | Fotografia e Video
Online: 18 de Fevereiro de 2019, 10:03:55
Bom dia pessoal, tudo bom?

Estou fazendo uma pesquisa sobre estúdios fotográficos e equipamentos e gostaria de pedir a opinião de vocês.

Numa situação hipotética, se você pudesse investir em equipamentos para montar um estúdio fotográfico num espaço de 7x7metros (e pé direito alto), com objetivo de fotografar retratos, produtos e publicidade principalmente:

   -Qual seria o setup de iluminação ideal para você? (sem exageros, mas sem faltar nada)
   -Qual a melhor marca nacional e/ou internacional para investir na iluminação? Porque?
   -Fundo infinito: tecido ou TNT? (se o local não permitir pintura)
   -Quais outras estruturas são essenciais? (ex: Camarim, etc)
   -Qual estúdio em São Paulo você diria que é o melhor em termos de equipamentos e estrutura? (pode ser em outra cidade também)
   -O que você, como fotógrafo, julga como DIFERENCIAL quando faz a locação de um estúdio?

Suponha sem limite de orçamento por hora (tipo um sonho  :D), mas investindo em bons produtos e bom custo benefício!

Abs e obrigado!
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2019, 10:08:32 por alberto.whyte »
Alberto Whyte
Fotógrafo e Videomaker
www.albertowhyte.com
+55 (11) 991221170


Millano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 77
Resposta #1 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 23:03:27
Esse assunto de estúdio muito me interessa. Não posso te ajudar com tudo, mas segue minha breve contribuição, pensando principalmente em retratos, books e ensaios:

   -Qual seria o setup de iluminação ideal para você? (sem exageros, mas sem faltar nada)
Eu teria uma opção com flashs de estúdio, em torno de 4 (2x 200 e 2x 400) e pelo menos 2 softbox grandes, refletores, beauty dish, e tripés para isso tudo e 1 girafa grande.
E complementando isso eu teria uma opção de luz contínua pra quem tá focado mais em vídeo, aí no caso com 2 fontes de luz principal em softbox e talvez alguma luz extra.

   -Qual a melhor marca nacional e/ou internacional para investir na iluminação? Porque?
Só trabalhei com Atek (no porta malas do carro e utilizados em locações, ou em estúdios que aluguei), sempre foi OK para mim.

   -Fundo infinito: tecido ou TNT? (se o local não permitir pintura)
Sendo possível mexer no imóvel: Um branco de alvenaria, num canto, com pelo menos 3x5 esse ao meu ver é o principal. Eu pintaria uns 3 m de largura de parede com preto, ou mesmo tijolinho, para retratos mais fechados e plano americano.
Não sendo possível mexer no imóvel: Suporte com rolos de papel (suporte piso teto ou preso na parede) com rolos branco, preto e chroma key.

   -Quais outras estruturas são essenciais? (ex: Camarim, etc)
Ao meu ver:
Estrutura pra Maquiagem/Camarim
Ainda pensando em books e retratos, eu gostei de trabalhar com maquiadora no mesmo ambiente pra fotos, mas logicamente ela tinha uma bancada e cadeira pra maquiagem num dos cantos do estúdio, inclusive com espelho de camarim (aquele com lampadas a sua volta), havendo um pequeno ambiente separado pra modelo se trocar, que pode até mesmo ser um banheiro onde vc coloque uma cadeira e ganchos para facilitar a modelo se trocar, importante em ambos os locais, espelhos de corpo inteiro;
Recepção
Acho interessante você ter uma ante-sala para receber seus clientes ou qualquer pessoa que apareça no meio de um ensaio, num caso de falta extrema de espaço, pode ser apenas uma pequena saleta pra uma pessoa não interromper o ensaio, mas em condições ideais é uma recepção com sofá, mesa e cadeiras pra atender um cliente. Havendo esse espaço interessante ter água (purificador ou galão), maquina de café expresso, e até mesmo para os ensaios um frigobar; Em condições ideais uma sala de reunião complementa essa recepção;
Ar Condicionado
Estúdios para retratos/ensaios não são pequenos. Você falou em 7x7, eu acho um bom tamanho, não esqueça do pé direito, onde uns, 4 metros ao meu ver já tá legal, pois você não sofre com um grande softbox colocado mais alto por exemplo. Mas todo esse tamanho, é importante hoje você ter um ar condicionado. Faça os cálculos, mas em média você vai precisar de uns 50-60 mil BTU pra refrigerar um lugar assim, principalmente se alugar um espaço que bata muito sol, ou estiver em uma cidade quente, como é meu caso no litoral.

   -Qual estúdio em São Paulo você diria que é o melhor em termos de equipamentos e estrutura? (pode ser em outra cidade também)
Não vou citar estúdios, mas entre no CenaZero. Tem alguns estúdios bem básicos e já outros enormes, para fotos de publicidades que podem receber carros e etc (imagine o espaço necessário pra fotografar uma S-10). Mas existem alguns ótimos estúdios em tamanhos "normais", muito bem estruturados. Veja também o estúdio do Leonardo Pacheco, ele comumente participa aqui do fórum e dá um workshop de iluminação de estúdio (aliás estou ansioso pela resposta dele ao seu tópico)

   -O que você, como fotógrafo, julga como DIFERENCIAL quando faz a locação de um estúdio?
Pensando em ensaios, o que eu vejo como algo que poderia ser um diferencial, além do já citado em termos de estrutura é ter ALÉM do estúdio (com fundos infinitos e etc), alguns pequenos sets montados como locações, inclusive uma pequena área externa com plantas. Eu vejo muita gente alugando casas e apartamentos para sensual, e até mesmo para books, fotos de família, assim, alguns sets montados, ou algumas peças coringas, como uma cama, um sofá bonito, poltronas, que pudessem montar pequenos sets para mim seria um tremendo diferencial de locação.

Espero ter ajudado! Se for montar o estúdio comenta aí com o pessoal!
Canon EOS R6
EF 24-105 F4L IS II USM
Flash Godox V1c
2x Godox LED 1000C