Autor Tópico: Dúvida upgrade D3200 para D7200  (Lida 16717 vezes)

MarcusVM

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
Online: 15 de Outubro de 2017, 15:58:44
Boa tarde pessoal,
Acompanho o fórum mais lendo os tópicos mas me surgiu uma dúvida sobre troca de equipamento.

Uma breve descrição do meu uso:
- Usei por alguns anos a Sony Nex-F3k para aprender um pouco sobre uso da câmera e tudo mais, e realmente entender se peguei gosto. Troquei a mesma faz uns 2 anos por uma D3200 com lente do kit, para começar.
- Depois de alguns meses brincando com a lente do kit, desfiz dela e comprei a Sigma 17-50 2.8. Adorei a transição para uma lente melhor que a do kit e principalmente uma lente mais clara, acredito estar com ela por 1 ano e meio.
- Meu uso de fotos é mais para capturar lembranças de viagens e eventualmente alguma festinha de família, uso bem básico, mas adoro fotos de paisagens como montanhas, cachoeiras etc. Até tenho interesse em tirar fotos de natureza com tele, mas ainda não me programei para comprar a tão sonhada 70-200 (mesmo que uma tamron).

Minha dúvida começou quando eu comecei a sentir que as fotos nem sempre ficam nítidas a nível de "text sharp", vejo várias fotografias em canais de youtube testando lentes e cameras, e fotos retrato por exemplo é possivel ver até o reflexo nos olhos da modelo.

Sei que posso ser eu quem estou ainda "apanhando" da camera ou da lente, mas sinto algumas dificuldades com a minha atual.
1- A câmera tem muito pouco Focus points, então eu sempre faço aquela recomposição (me corrijam se falei o nome errado), como por exemplo focar no olho da pessoa e mudar a posição da camera para pegar o sujeito no canto da foto junto com a paisagem.
2- Tenho a impressão que é o corpo meu ponto fraco, pois as vezes tiro 5-6 fotos parado, ou até com tripé de alguma coisa e apenas uma das imagens saiu com o foco perfeito. O erro é o fotógrafo mesmo, ou a camera por ser um modelo de entrada tem mais perda de fotos boas?
3- Para fotos no entardecer e anoitecer, sinto que quando utilizo ISO 800 ou mais, as fotos já ficam muito granuladas, parece que a câmera não foi feita para tirar fotos em ISO 1600 em hipótese alguma.


Estou certo com as afirmações acima, vocês acreditam que um upgrade do corpo ajudaria?
Sei também que a lente não terá uma performance aceitável se sempre usar em aberturas maiores (2.8 por exemplo), então grande parte das fotos tiro em F4 adiante.
Minha idéia seria vender a D3200 com a lente, comprar uma D7200 nova com uma ou duas primes sem motor de foco (preço) e adquirir um flash yonguo para ajudar também nas fotografias (independente de ter a 3200 ou a 7200 nesse caso).



Algumas fotos de paisagem recentes para terem uma idéia do estilo que curto e as vezes me ajudarem com os erros também.
Não guardei os arquivos RAW, então segue processadas já  :(






Desde já agradeço!
Marcus.
« Última modificação: 15 de Outubro de 2017, 16:01:55 por MarcusVM »


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 15 de Outubro de 2017, 16:47:19
Sei que posso ser eu quem estou ainda "apanhando" da camera ou da lente, mas sinto algumas dificuldades com a minha atual.
1- A câmera tem muito pouco Focus points, então eu sempre faço aquela recomposição (me corrijam se falei o nome errado), como por exemplo focar no olho da pessoa e mudar a posição da camera para pegar o sujeito no canto da foto junto com a paisagem.
2- Tenho a impressão que é o corpo meu ponto fraco, pois as vezes tiro 5-6 fotos parado, ou até com tripé de alguma coisa e apenas uma das imagens saiu com o foco perfeito. O erro é o fotógrafo mesmo, ou a camera por ser um modelo de entrada tem mais perda de fotos boas?
3- Para fotos no entardecer e anoitecer, sinto que quando utilizo ISO 800 ou mais, as fotos já ficam muito granuladas, parece que a câmera não foi feita para tirar fotos em ISO 1600 em hipótese alguma.

1- Fotografar em f/4, com a técnica certa (evitando mudar o plano focal) já é mais que suficiente pra resolver a questão. A D7200, apesar de ter mais pontos de focos, apenas os 15 centrais são cruzados (eu acho isso uma idiotice, mas é assim que é), fazendo com que os outros se tornem menos confiáveis, o que não resolveria seu problema. No fim das contas, a técnica acaba se tornando mais importante que o corpo usado.

2- Ai tem que ver a forma como está focando. Se usa AF-S, AF-C ou AF-A, qual ponto de foco usa e onde coloca ele (se tenta colocar em lugar com alto contraste ou foca em qualquer lugar)

3- Não haverá ganho significante em ISO trocando uma APS-C por outra. Vc falou do ISO em fotos no entardecer/anoitecer, lembre-se que fotos subexpostas causam tanto ou mais ruído que fotos bem expostas com ISO mais elevado. Além do que, a questão do ISO depende da finalidade da foto. As vezes vc da zoom na foto procurando ruído (o famoso pixel peeping) e evidentemente a foto vai ter ruído, mas em visualização "normal" o ruído não é minimamente evidente. Vc está caçando ruído na foto? Eu faço revelação de fotos com ISO elevado em tamanho 30x60cm (álbum laminado aberto) e o ruído existente no arquivo digital não fica minimamente evidente. Claro que se a foto vai ser utilizada para campanhas publicitárias, com grandes ampliações e necessidade de retenção de detalhes enorme, ai é outro patamar.
 
Inicialmente, não acho que vc terá ganhos fazendo a troca. Experimente usar outra lente na sua câmera pra ver se a inconsistência de foco possa ser de sua lente.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 15 de Outubro de 2017, 16:50:03
Resposta simples e objetiva: não
Óbvio que um corpo mais top sempre ajuda pra aprender mais rápido as técnicas mas você precisa treinar e aprimorar as técnicas básicas.

Agora, fotografia é hobby. Se a nova máquina for lhe dar motivação para aperfeiçoar as técnicas e buscar a melhoria, vá em frente.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #3 Online: 15 de Outubro de 2017, 16:51:20
E complementando, o fórum é um dos melhores lugares para aprender. Use a galeria e a seção arte fotográfica.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


MarcusVM

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
Resposta #4 Online: 15 de Outubro de 2017, 17:09:33
1- Fotografar em f/4, com a técnica certa (evitando mudar o plano focal) já é mais que suficiente pra resolver a questão. A D7200, apesar de ter mais pontos de focos, apenas os 15 centrais são cruzados (eu acho isso uma idiotice, mas é assim que é), fazendo com que os outros se tornem menos confiáveis, o que não resolveria seu problema. No fim das contas, a técnica acaba se tornando mais importante que o corpo usado.

2- Ai tem que ver a forma como está focando. Se usa AF-S, AF-C ou AF-A, qual ponto de foco usa e onde coloca ele (se tenta colocar em lugar com alto contraste ou foca em qualquer lugar)

3- Não haverá ganho significante em ISO trocando uma APS-C por outra. Vc falou do ISO em fotos no entardecer/anoitecer, lembre-se que fotos subexpostas causam tanto ou mais ruído que fotos bem expostas com ISO mais elevado. Além do que, a questão do ISO depende da finalidade da foto. As vezes vc da zoom na foto procurando ruído (o famoso pixel peeping) e evidentemente a foto vai ter ruído, mas em visualização "normal" o ruído não é minimamente evidente. Vc está caçando ruído na foto? Eu faço revelação de fotos com ISO elevado em tamanho 30x60cm (álbum laminado aberto) e o ruído existente no arquivo digital não fica minimamente evidente. Claro que se a foto vai ser utilizada para campanhas publicitárias, com grandes ampliações e necessidade de retenção de detalhes enorme, ai é outro patamar.
 
Inicialmente, não acho que vc terá ganhos fazendo a troca. Experimente usar outra lente na sua câmera pra ver se a inconsistência de foco possa ser de sua lente.

1- Alguma dica para evitar a mudança do plano focal? Diversas vezes quero focar algo que está mais próximo ao canto, como por exemplo uma pessoa, porém pegando um castelo ao fundo, e me parece que utilizando aquele ponto focal lá da ponta não dá nitidez... nesse caso eu focaria no olho dessa pessoa e jogaria um F6.3 ou mais, para realmente capturar o assunto e a paisagem. (É um exemplo que passa pela minha cabeça diversas vezes).

2- A forma que estou focando é em AF-S (single servo) para retratos e paisagens, e AF-C para fotos em movimento, como pessoas fazendo uma corrida ou cidade movimentada. Nunca utilizo AF-A.
A minha prioridade de foco em paisagem é algum ponto de contraste sempre, em retrato ou pessoas com paisagens, a pessoa é sempre o foco, geralmente nos olhos.

3- Sim, pixel peeping é meu problema, adivinhou bem, sempre que dou um zoom durante a edição, as fotos parecem bem horríveis, vou deixar esse vício de lado.
Com relação ao ganho do ISO, eu disse por não acreditar que a D3200 se comporte igualmente em um ISO 800 ou 1600 que uma D7200.
Além disso, minha maior preocupação é com o desperdícios de fotos, parece que consigo salvar uma em cinco quase sempre... as vezes perco um momento legal por ter tirado 2 ou 3 fotos que ficaram sem nitidez. Não digo usar um shutter speed lento em algo de movimento, e sim a foto sem aquela perfeição nos detalhes nos olhos de uma pessoa por exemplo.

Com relação a experimentar outra lente, eu fiz alguns testes de foco com essa para verificar se a camera ou ela estava com foco desalinhado.
Coloquei 5 pilhas lado a lado, porém em profundidades diferentes, utilizei um tripé e controle remoto para tirar foto focando na pilha do meio, evitando qualquer interferencia de ambiente ou balanço natural do corpo.
A pilha do meio voce conseguia ler as linhas no detalhe, as outras vão borrando conforme estão mais a frente ou atrás. Não acho que seja algo da lente ou da câmera em questão do foco, talvez possa ser a qualidade da imagem produzida por um dos dois, não sei.

Mas já agradeço as dicas, vou me policiar e tentar utilizar a câmera sem mudar o plano focal, mesmo que tenha que mudar um pouco a posição que gostaria dos objetos na foto.


Resposta simples e objetiva: não
Óbvio que um corpo mais top sempre ajuda pra aprender mais rápido as técnicas mas você precisa treinar e aprimorar as técnicas básicas.

Agora, fotografia é hobby. Se a nova máquina for lhe dar motivação para aperfeiçoar as técnicas e buscar a melhoria, vá em frente.

Obrigado também pela resposta Thales, pensei na troca pela melhor qualidade do corpo e tentar lentes primes nela sem motor de foco, pois são extremamente baratas e provavelmente tenha uma qualidade de imagem melhor que o conjunto D3200+ 17-50mm 2.8.
Posso estar enganado com isso também. Se não for pra ter melhoras expressivas, mantenho a D3200 e depois procuro as primes 1.8G para brincar, apesar de serem o dobro no mínimo de preço.

Com relação a galeria e seção arte fotográfica, estou conferindo nesse momento.

No mais obrigado!!


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 15 de Outubro de 2017, 17:18:30
Cara, eu nunca vi problema de focar e recompor com DOF tão grande assim. E vc fez esse teste das pilhas e focou corretamente. Talvez deva ser algo na forma como vc esteja focando. Faça mais testes pra ver.


Clautavares

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 16 de Outubro de 2017, 07:55:40
A d7200 é bem mais atual que a sua câmera, é só colocar nas comparações de câmeras em sites por ai que você vê as diferenças.

Câmeras são como qualquer equipamento tecnológico. Envelhecem / melhoram!

Você saiu da Nex para uma D3200, não pensa em voltar pras Mirrorless?
« Última modificação: 16 de Outubro de 2017, 07:56:43 por Clautavares »


MarcusVM

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
Resposta #7 Online: 16 de Outubro de 2017, 08:46:58
A d7200 é bem mais atual que a sua câmera, é só colocar nas comparações de câmeras em sites por ai que você vê as diferenças.

Câmeras são como qualquer equipamento tecnológico. Envelhecem / melhoram!

Você saiu da Nex para uma D3200, não pensa em voltar pras Mirrorless?

Olá, sim é um belo upgrade em vários aspectos, mas a dúvida é se compensa vender tudo que tenho, e recomeçar com um corpo melhor e usar umas duas lentes primes sem motor de foco, se traria um ganho real na qualidade das minhas capturas ou se até seria pior comparado a D3200 + Sigma 17-50 2.8.

Com relação a mirrorless, a minha era muito simples comparada a uma DSLR, pois apesar de lentes intercambiáveis, ela nem tinha viewfinder, então era um celular um pouco melhorado, ao meu ver.

Mas acredito que uma Sony Alpha ou uma Fuji seria algo animal. Porém se estou na dúvida de vender meu kit e comprar um corpo melhor com lentes mais baratas (não necessariamente pior), grana para investir em um bom kit de equipamentos mirrorless está fora de cogitação.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.880
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 16 de Outubro de 2017, 08:49:39
Você estava com uma ótima câmera, a NEX, ela te daria fotos mais nítidas justamente por ser mirrorless que é o que vejo que busca, mas deixe eu lhe fazer uma pergunta, as fotos com a lente do kit eram igualmente ruins? Pergunto porque pode haver um problema com essa lente, as lentes antigas da Sigma como é o caso da 17-50 2.8 podiam apresentar back/front focus sem que se conseguissem ajustes.


Sobre o motor de foco da D7200: Exceto a turma que usa isso como discurso pra justificar uma compra de equipamento, nunca vi ninguém comprar uma lente antiga pra usar na sua D7200 depois que a compra, isso é o maior papo furado, se o cara já tiver uma lente antiga ok, mas de modo geral, as pessoas compram as novas lentes e não as antigas. Além disso a 35mm 1.8 pra DX e a 50mm 1.8 pra FX são baratas e seriam as lentes que você certamente compraria.


Para mim parece simplesmente pixel peeping e um pouco de falta de técnica. Experimente focar em 1/3 da imagem com o live view e veja se o problema de nitidez persiste ao fotografar paisagens.


Outra coisa: Ao fotografar paisagens é legal ficar entre 5.6 e 8 de abertura com essa lente.


Clautavares

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 16 de Outubro de 2017, 09:02:36
Olá, sim é um belo upgrade em vários aspectos, mas a dúvida é se compensa vender tudo que tenho, e recomeçar com um corpo melhor e usar umas duas lentes primes sem motor de foco, se traria um ganho real na qualidade das minhas capturas ou se até seria pior comparado a D3200 + Sigma 17-50 2.8.

Com relação a mirrorless, a minha era muito simples comparada a uma DSLR, pois apesar de lentes intercambiáveis, ela nem tinha viewfinder, então era um celular um pouco melhorado, ao meu ver.

Mas acredito que uma Sony Alpha ou uma Fuji seria algo animal. Porém se estou na dúvida de vender meu kit e comprar um corpo melhor com lentes mais baratas (não necessariamente pior), grana para investir em um bom kit de equipamentos mirrorless está fora de cogitação.

Marcus,

Entendi!

Primeiro, a Nex que vc tinha não era um celular melhorado. Era uma câmera com lentes intercambiáveis e com sensor Aps (o mesmo tamanho do sensor da sua D3200), então não menospreze! Hehehe!
Aposto que vc tinha fotos muito mais nítidas com ela do que a com a D3200.
Mas entendo a questão do viewfinder, eu tbm não abro mão do viewfinder.

Eu sou suspeita pra falar de Mirrorless. Há dois anos e meio vendi minha D7100 (tive a lente 18-105mm e 35 mm 1. e embarquei no caminho sem volta da Sony A6000, A7II.

São tecnologias totalmente diferentes, não abro mão da minha Sony por nada! Mas se vc quer a Dslr, tem paixão por ela, acho que deve ir fundo sim. A D7200 é sem dúvida muito melhor que a D3200, embora elas tenham o mesmo tamanho de sensor. A D7200 tem wifi, é mais robusta, tem 51 pontos de foco sendo 15 cruzados. A sua tem apenas um ponto de foco cruzado, não é?
Só esse quesito já vai ajudar vc a ter fotos com foco mais acertado.
Boa sorte na escolha. Espero ter ajudado.
« Última modificação: 16 de Outubro de 2017, 09:08:57 por Clautavares »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.880
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 16 de Outubro de 2017, 09:08:14
Uma outra dica que lembrei agora: Colocar o foco no botão AF-ON ajuda bastante e sempre usar a técnica de focar e recompor, isso vai manter o ponto de foco no local que você quer, usando esses dois artifícios e garantindo que a bolinha verde no teu viewfinder esteja acessa não há por que não ter fotos nítidas com seu conjunto atual.





Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #11 Online: 16 de Outubro de 2017, 09:10:00
Sobre o motor de foco da D7200: Exceto a turma que usa isso como discurso pra justificar uma compra de equipamento, nunca vi ninguém comprar uma lente antiga pra usar na sua D7200 depois que a compra, isso é o maior papo furado, se o cara já tiver uma lente antiga ok, mas de modo geral, as pessoas compram as novas lentes e não as antigas. Além disso a 35mm 1.8 pra DX e a 50mm 1.8 pra FX são baratas e seriam as lentes que você certamente compraria.

Sosa, acho que você não conhece muito bem as lentes Nikkor (nem eu conheço pra falar a verdade). Todas as minhas câmeras tem motor de foco, não abro mão das lentes D, minha 180mm comprei depois, é formidável, só vou substituí-la pela 200mm, mas esssa custa um carro 0km.
Minha próxima aquisição será uma 135 F2 DC, lente inigualável, e sem motor de foco, tem ainda a 105 F2 DC, tão fod* quanto a 135. Até mesmo a minha 50 é aversão D que foi minha ultima compra. A unica lente minha que possui motor de foco é a Tamron 17-50.

Quando migrei para Nikon e peguei as duas 50 na mão, a D e a G, pensei: "Essas lentes sem motor de foco devem ser uma porcaria", eu estava enganado.

As lentes são formidáveis, e mais baratas.

É claro que se a pessoa já tem lentes G, não precisa vender, mas a vantagem de se ter uma câmera com motor de foco é gigantesca.


Clautavares

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 16 de Outubro de 2017, 09:13:05
Acha q sua lente seja um pouco lenta na focagem? Porque isso também é um dos maiores problemas de nitidez. Lentes que demoram um bocaquinho para focar.
Não conheço as lentes que vc usa.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.880
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 16 de Outubro de 2017, 09:17:26
Sosa, acho que você não conhece muito bem as lentes Nikkor (nem eu conheço pra falar a verdade). Todas as minhas câmeras tem motor de foco, não abro mão das lentes D, minha 180mm comprei depois, é formidável, só vou substituí-la pela 200mm, mas esssa custa um carro 0km.
Minha próxima aquisição será uma 135 F2 DC, lente inigualável, e sem motor de foco, tem ainda a 105 F2 DC, tão fod* quanto a 135. Até mesmo a minha 50 é aversão D que foi minha ultima compra. A unica lente minha que possui motor de foco é a Tamron 17-50.

Quando migrei para Nikon e peguei as duas 50 na mão, a D e a G, pensei: "Essas lentes sem motor de foco devem ser uma porcaria", eu estava enganado.

As lentes são formidáveis, e mais baratas.

É claro que se a pessoa já tem lentes G, não precisa vender, mas a vantagem de se ter uma câmera com motor de foco é gigantesca.


Não vou polemizar, mas de modo geral ninguém compra lentes D hoje em dia brother, são mais lentas, com muita aberração cromática e geralmente com problemas no coating devido a idade que está chegando pra elas também.


Sem contar que não tem conserto, tô com uma 300mm f/4 sem motor de foco encostada aqui por causa disso, virou peso pra papel.


Claro que tem gente que compra de tudo, até lentes de 1960, eu mesmo tenho várias, mas não é o caso, uma lente 50mm 1.8G custa R$ 500,00/ R$ 600,00 dificilmente se encontram lentes D por menos que isso também, o mesmo vale pra 35mm 1.8 DX.


É claro que sempre existem as jóias da coroa, mas pra um cara que está se perguntando se suas fotos estão nítidas obviamente que uma fixa com defocus control não está em pauta, ele quer mais é saber se troca de câmera ou se compra uma nova zoom pro seu hobbie. 


 :ok:
« Última modificação: 16 de Outubro de 2017, 09:18:23 por cfcsosa »


Clautavares

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Feminino
Resposta #14 Online: 16 de Outubro de 2017, 09:17:33
Sosa, acho que você não conhece muito bem as lentes Nikkor (nem eu conheço pra falar a verdade). Todas as minhas câmeras tem motor de foco, não abro mão das lentes D, minha 180mm comprei depois, é formidável, só vou substituí-la pela 200mm, mas esssa custa um carro 0km.
Minha próxima aquisição será uma 135 F2 DC, lente inigualável, e sem motor de foco, tem ainda a 105 F2 DC, tão fod* quanto a 135. Até mesmo a minha 50 é aversão D que foi minha ultima compra. A unica lente minha que possui motor de foco é a Tamron 17-50.

Quando migrei para Nikon e peguei as duas 50 na mão, a D e a G, pensei: "Essas lentes sem motor de foco devem ser uma porcaria", eu estava enganado.

As lentes são formidáveis, e mais baratas.

É claro que se a pessoa já tem lentes G, não precisa vender, mas a vantagem de se ter uma câmera com motor de foco é gigantesca.

Mais um ponto pra D7200, pois tem motor de foco no corpo.