Autor Tópico: Dúvida upgrade D3200 para D7200  (Lida 16705 vezes)

Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #15 Online: 16 de Outubro de 2017, 09:24:06


Com relação a mirrorless, a minha era muito simples comparada a uma DSLR, pois apesar de lentes intercambiáveis, ela nem tinha viewfinder, então era um celular um pouco melhorado, ao meu ver.

A meu ver o único problema da NEX é o preço das lentes. Pequena, com mais pontos de foco, ISO usável até 1600... o viewfinder é o de menos, e tirando algumas perfumarias, não deve nada as minhas canon. É a camera que levo no dia-a-dia.
Meu celular não é dos piores e nunca uso ele para fotos.
« Última modificação: 16 de Outubro de 2017, 09:29:06 por Gilberto Benasse »
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 16 de Outubro de 2017, 10:54:12
Nao e verdade... Lentes D (50 1.4 e 1.8 e 85 1.8) sao mais rapidas e menos precisas. Nao tem um bom coat para lidar com contra luz em eventos, nem um bokeh cremoso como lentes mais elaboradas. Algumas vezes eu acho besteira esta questao de bokeh, outras vezes nao. 


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 16 de Outubro de 2017, 11:05:23
A questão eh que as lentes sem motor de foco são lentes antigas e a maioria já foram atualizadas com tecnologias melhores (tanto ótica quanto a adição de motor de foco). Casos como a 135mm f/2 DC ( :wub:) são excessão.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 16 de Outubro de 2017, 11:25:57
São otimas mas uma 85 faz muita coisa.Versatil.


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #19 Online: 16 de Outubro de 2017, 13:15:15
Eu tenho as seguintes lentes série D: 20mm f2.8D, 35mm f2D, 50mm f1.4D. Tenho também uma zoom 70-210mm f4-5.6AF (não é D, é mais antiga, comprei por volta de 1988, NO TEMPO QUE AINDA TINHA QUE MANDAR REVELAR AS FOTOS). Todas funcionam perfeitamente. Com esse set eu me sinto bastante satisfeito, a ponto de não ter adquirido nenhuma lente pra acompanhar a D810 quando a comprei. Já pensei em comprar uma zoom, mas a 24-70mm 2.8E (a G tá saindo de linha, né?) é MUITO CARA e meu dinheiro é escasso. Eu usava esse set na D90, que comprei nos EUA com a lente do kit (18-105), que era excelente, mas ficava na gaveta, pois não tem nada melhor do que vc sair de casa de manhã antes do sol nascer com uma lente 1.4 espetada na câmera e ver que com ela toda aberta e o ISO em 64 a câmera vai tirar fotos tranquilas em 1/100-200 e vc não vai precisar de VR nem esquentar a cabeça com a luz, ainda que a câmera seja cropada. Se quisesse abrir mais o ângulo, eu espetava a 35mm, se quisesse uma lente normal, a 35mm. Quando mudei pra D810, só comprei o corpo. A grande vantagem das câmeras com motor de foco é vc poder usar lentes antigas e montar um kit que acompanha seu crescimento e que, quando vc evoluir, não vai precisar começar do zero. Li por aí que as lentes mais modernas ficam comprometidas quando o motor de foco quebra, e que a vida útil desses motores não é muito longa. Não posso dizer que é verdade, mas o corpo de uma câmera tem um tempo de vida que tende a alcançar a obsolescência antes de quebrar. Quando não puder mais usar a D810 vou trocar o corpo por uma D950 ou seja lá o que for que esteja no topo nesse momento, mas creio que minhas lentes permanecerão em uso. Foi o que aconteceu com minha D90, e não me arrependo nem um pouco por ter usado esse kit em vez de outro que seria, numa configuração similar, o dobro do preço.
Claro, esse sou eu, essa minha opinião.
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 16 de Outubro de 2017, 13:24:56
Eu tenho as seguintes lentes série D: 20mm f2.8D, 35mm f2D, 50mm f1.4D. Tenho também uma zoom 70-210mm f4-5.6AF (não é D, é mais antiga, comprei por volta de 1988, NO TEMPO QUE AINDA TINHA QUE MANDAR REVELAR AS FOTOS). Todas funcionam perfeitamente. Com esse set eu me sinto bastante satisfeito, a ponto de não ter adquirido nenhuma lente pra acompanhar a D810 quando a comprei. Já pensei em comprar uma zoom, mas a 24-70mm 2.8E (a G tá saindo de linha, né?) é MUITO CARA e meu dinheiro é escasso. Eu usava esse set na D90, que comprei nos EUA com a lente do kit (18-105), que era excelente, mas ficava na gaveta, pois não tem nada melhor do que vc sair de casa de manhã antes do sol nascer com uma lente 1.4 espetada na câmera e ver que com ela toda aberta e o ISO em 64 a câmera vai tirar fotos tranquilas em 1/100-200 e vc não vai precisar de VR nem esquentar a cabeça com a luz, ainda que a câmera seja cropada. Se quisesse abrir mais o ângulo, eu espetava a 35mm, se quisesse uma lente normal, a 35mm. Quando mudei pra D810, só comprei o corpo. A grande vantagem das câmeras com motor de foco é vc poder usar lentes antigas e montar um kit que acompanha seu crescimento e que, quando vc evoluir, não vai precisar começar do zero. Li por aí que as lentes mais modernas ficam comprometidas quando o motor de foco quebra, e que a vida útil desses motores não é muito longa. Não posso dizer que é verdade, mas o corpo de uma câmera tem um tempo de vida que tende a alcançar a obsolescência antes de quebrar. Quando não puder mais usar a D810 vou trocar o corpo por uma D950 ou seja lá o que for que esteja no topo nesse momento, mas creio que minhas lentes permanecerão em uso. Foi o que aconteceu com minha D90, e não me arrependo nem um pouco por ter usado esse kit em vez de outro que seria, numa configuração similar, o dobro do preço.
Claro, esse sou eu, essa minha opinião.


Sem dúvida alguma, como você bem disse, já tem as lentes, mas quem inicia agora não vai garimpar lentes D, nem sabe que elas existem, essa pessoa vai nas G ou E novas, lentes com motores de foco mais precisos e modernos, lentes mais baratas como as novas AF-P, onde você pode ter uma 10-20 por 300 USD, extremamente nítida, ótimo controle de flare e aberração, pequena, leve, veloz.


Você mesmo perde em usar sua D810 com essas lentes D, perde potencial, a gente olha a lista da D850 que acabou de sair e são poucas as lentes recomendadas para uso na câmera, uma puta câmera que exige lentes que permitam extrair todo o potencial do sensor, você abdica disso por uma questão de custo talvez, mas talvez também você pudesse ter comprado uma câmera mais modesta,  já que não usa o poder de fogo que essa te oferece em sua plenitude, pois não mudou as lentes...


Então é assim, a tecnologia evolui, tudo evolui e certamente o discurso de usar lentes antigas em corpos novos é válido ainda mais de forma nativa, porém nem tudo são flores, eu tive algumas lentes D aqui comigo emprestadas e tenho uma 300mm f/4, lente lerda perto de sua nova versão, só para exemplificar.


As novas câmeras da Nikon prometem quebrar esse ciclo, ou seja, em breve não haverá mais motor de foco em câmeras, em nome da evolução tecnológica, para se manter no mercado, para aumentar velocidade de foco, nitidez e fundamentalmente: PESO  e TAMANHO.


Em tempo: Não critico sua opção.


MarcusVM

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
Resposta #21 Online: 16 de Outubro de 2017, 14:24:45
Marcus,

Entendi!

Primeiro, a Nex que vc tinha não era um celular melhorado. Era uma câmera com lentes intercambiáveis e com sensor Aps (o mesmo tamanho do sensor da sua D3200), então não menospreze! Hehehe!
Aposto que vc tinha fotos muito mais nítidas com ela do que a com a D3200.
Mas entendo a questão do viewfinder, eu tbm não abro mão do viewfinder.

Eu sou suspeita pra falar de Mirrorless. Há dois anos e meio vendi minha D7100 (tive a lente 18-105mm e 35 mm 1. e embarquei no caminho sem volta da Sony A6000, A7II.

São tecnologias totalmente diferentes, não abro mão da minha Sony por nada! Mas se vc quer a Dslr, tem paixão por ela, acho que deve ir fundo sim. A D7200 é sem dúvida muito melhor que a D3200, embora elas tenham o mesmo tamanho de sensor. A D7200 tem wifi, é mais robusta, tem 51 pontos de foco sendo 15 cruzados. A sua tem apenas um ponto de foco cruzado, não é?
Só esse quesito já vai ajudar vc a ter fotos com foco mais acertado.
Boa sorte na escolha. Espero ter ajudado.

Olá, então essa NEX era a entrada da entrada... tinha fotos excelentes tenho que reconhecer.
Muito mais nítidas? Nem sempre, mas tinha alguns casos sim... vou explicar essa questão do foco na próxima citação aqui que acho melhor explicar o que eu ando "passando" de problemas com o conjunto.

Questão de mirrorless, o que me impede muito é o valor mesmo... uma A7II ou a nova A9 são uma fortuna, quem dera eu tivesse grana de ter uma dessas, acho que abandonaria as DSLR sim, pois vi vários reviews dessas câmeras e são realmente fantásticas e fáceis de carregar. Para hobby, é até mais facil carregar um kit desse para viagem não é?

Questão dos focos, sim, a minha tem apenas 1 ponto de foco cruzado, e se não me engano 9 pontos totais, é mais uma coisa que eu vou levantar na proxima citação ali.

Obrigado novamente pela ajuda! A discussão aqui está excelente!



Uma outra dica que lembrei agora: Colocar o foco no botão AF-ON ajuda bastante e sempre usar a técnica de focar e recompor, isso vai manter o ponto de foco no local que você quer, usando esses dois artifícios e garantindo que a bolinha verde no teu viewfinder esteja acessa não há por que não ter fotos nítidas com seu conjunto atual.

Sim, utilizo o foco no botão AF-ON, não gosto de apertar metade do botão de disparo para focar, a chance de errar é enorme.
A questão de nitidez, é como eu ia explicar pra Clautavares ali acima, seguinte:

Quando vou fotografar, eu sinto que se eu não uso (em caso de AF-S) o foco central da minha camera, a lente não foca bem... Não acho em hipótese alguma que tenho problemas com minha lente... Pode ser limitação dos pontos de foco da minha câmera e inexperiência minha como fotógrafo.

A minha idéia era pegar uma D7200 ou similar para ter uma melhoria com essa composição de foto não necessariamente ser no foco central sempre, e também por ela ter mais algumas features interessantes, como bracketing, HDR, wi-fi etc... Acredito que isso me daria oportunidade de aprender coisas melhores e mais avançadas...

Outra coisa com relação a câmera ter motor de foco, é que como o pessoal ai abaixo comentou, quem compra procura lentes novas e atualizadas, mas se vc olhar hoje essas lentes D, elas tem uma qualidade de imagem próxima a perfeição, comparando as mais novas, tem um pouco mais de aberração cromática e tal, mas não acho que isso me faria perder muito comparando com o kit que tenho hoje de D3200 + sigma 17-50, além de eu não trabalhar fotografando, que não é necessário ser tão exigente. No futuro, a médio-longo prazo, com certeza posso investir numa 24-70 e 70-200 da nikon... só que até isso acontecer, eu gostaria de curtir mais e aprender mais com a câmera que eu estiver utilizando.
Eu compraria umas 3-4 lentes D (novas) no preço de 2 das lentes G ou P, acredito eu... sem contar que existem umas lentes ainda muito baratas modelo D, tipo uma 300mm que gastaria talvez umas 4 ou 5x mais para ter nas novas versões... Faz sentido isso que disse?


Sosa, acho que você não conhece muito bem as lentes Nikkor (nem eu conheço pra falar a verdade). Todas as minhas câmeras tem motor de foco, não abro mão das lentes D, minha 180mm comprei depois, é formidável, só vou substituí-la pela 200mm, mas esssa custa um carro 0km.
Minha próxima aquisição será uma 135 F2 DC, lente inigualável, e sem motor de foco, tem ainda a 105 F2 DC, tão fod* quanto a 135. Até mesmo a minha 50 é aversão D que foi minha ultima compra. A unica lente minha que possui motor de foco é a Tamron 17-50.

Quando migrei para Nikon e peguei as duas 50 na mão, a D e a G, pensei: "Essas lentes sem motor de foco devem ser uma porcaria", eu estava enganado.

As lentes são formidáveis, e mais baratas.

É claro que se a pessoa já tem lentes G, não precisa vender, mas a vantagem de se ter uma câmera com motor de foco é gigantesca.

Me diga uma coisa, o motor de foco da câmera é lento, comparado as lentes que já possuem? Eu seria bem satisfeito com uma 50mm 1.8D não é?


Acha q sua lente seja um pouco lenta na focagem? Porque isso também é um dos maiores problemas de nitidez. Lentes que demoram um bocaquinho para focar.
Não conheço as lentes que vc usa.

Não não, ela é até rápida, o problema está em usar outros pontos de foco e iso 800 (e acima), como explicado ali na segunda citação.


Não vou polemizar, mas de modo geral ninguém compra lentes D hoje em dia brother, são mais lentas, com muita aberração cromática e geralmente com problemas no coating devido a idade que está chegando pra elas também.


Sem contar que não tem conserto, tô com uma 300mm f/4 sem motor de foco encostada aqui por causa disso, virou peso pra papel.


Claro que tem gente que compra de tudo, até lentes de 1960, eu mesmo tenho várias, mas não é o caso, uma lente 50mm 1.8G custa R$ 500,00/ R$ 600,00 dificilmente se encontram lentes D por menos que isso também, o mesmo vale pra 35mm 1.8 DX.


É claro que sempre existem as jóias da coroa, mas pra um cara que está se perguntando se suas fotos estão nítidas obviamente que uma fixa com defocus control não está em pauta, ele quer mais é saber se troca de câmera ou se compra uma nova zoom pro seu hobbie. 


 :ok:

Aí que está... você não acha que compensaria comprar uma 50mm 1.8D por 300 reais no lugar de pagar 600 numa 1.8G ? Nesse caso compraria a 35 e a 50mm no preço de uma 50mm atualizada...
Não acho que a qualidade seja muito superior para dizer que o investimento o dobro maior faça valer. será? Vocês tem mais experiência, se sim, não trocarei a camera e vou comprar lentes D.

A meu ver o único problema da NEX é o preço das lentes. Pequena, com mais pontos de foco, ISO usável até 1600... o viewfinder é o de menos, e tirando algumas perfumarias, não deve nada as minhas canon. É a camera que levo no dia-a-dia.
Meu celular não é dos piores e nunca uso ele para fotos.

Já existem mirrorless com o viewfinder digital, mas essas custam um rim ...
E realmente eu não consigo tirar foto com live view, acho que é um costume, mas é preferencia minha hehehe.

Eu tenho as seguintes lentes série D: 20mm f2.8D, 35mm f2D, 50mm f1.4D. Tenho também uma zoom 70-210mm f4-5.6AF (não é D, é mais antiga, comprei por volta de 1988, NO TEMPO QUE AINDA TINHA QUE MANDAR REVELAR AS FOTOS). Todas funcionam perfeitamente. Com esse set eu me sinto bastante satisfeito, a ponto de não ter adquirido nenhuma lente pra acompanhar a D810 quando a comprei. Já pensei em comprar uma zoom, mas a 24-70mm 2.8E (a G tá saindo de linha, né?) é MUITO CARA e meu dinheiro é escasso. Eu usava esse set na D90, que comprei nos EUA com a lente do kit (18-105), que era excelente, mas ficava na gaveta, pois não tem nada melhor do que vc sair de casa de manhã antes do sol nascer com uma lente 1.4 espetada na câmera e ver que com ela toda aberta e o ISO em 64 a câmera vai tirar fotos tranquilas em 1/100-200 e vc não vai precisar de VR nem esquentar a cabeça com a luz, ainda que a câmera seja cropada. Se quisesse abrir mais o ângulo, eu espetava a 35mm, se quisesse uma lente normal, a 35mm. Quando mudei pra D810, só comprei o corpo. A grande vantagem das câmeras com motor de foco é vc poder usar lentes antigas e montar um kit que acompanha seu crescimento e que, quando vc evoluir, não vai precisar começar do zero. Li por aí que as lentes mais modernas ficam comprometidas quando o motor de foco quebra, e que a vida útil desses motores não é muito longa. Não posso dizer que é verdade, mas o corpo de uma câmera tem um tempo de vida que tende a alcançar a obsolescência antes de quebrar. Quando não puder mais usar a D810 vou trocar o corpo por uma D950 ou seja lá o que for que esteja no topo nesse momento, mas creio que minhas lentes permanecerão em uso. Foi o que aconteceu com minha D90, e não me arrependo nem um pouco por ter usado esse kit em vez de outro que seria, numa configuração similar, o dobro do preço.
Claro, esse sou eu, essa minha opinião.

Sim, a minha questão é esse dobro do preço que pra mim, que não sou fotógrafo profissional posso acabar economizando e tendo fotos excelentes.
Eu não acredito que vou comprar lentes de 1988, mas se eu comprar uma hoje, devo carregar ela comigo por vários anos, e a atualização vai acontecer se sair uma lente nova no mesmo range que faça muita diferença na minha vida.

Acho que vc explicou exatamente o que eu fiquei em dúvida aqui. E a D7200 é para ter mais pontos de foco e algumas técnicas que não são possíveis na D3200 hoje. Mas gostaria de trocar e até me desfazer da Sigma 17-50 em prol de ter uma camera muito melhor e me contentar com algumas de foco fixo mais baratas... Até mesmo para me preparar para comprar no futuro uma 24-70 que sei que dá um show nessa Sigma que tenho.


Sem dúvida alguma, como você bem disse, já tem as lentes, mas quem inicia agora não vai garimpar lentes D, nem sabe que elas existem, essa pessoa vai nas G ou E novas, lentes com motores de foco mais precisos e modernos, lentes mais baratas como as novas AF-P, onde você pode ter uma 10-20 por 300 USD, extremamente nítida, ótimo controle de flare e aberração, pequena, leve, veloz.


Você mesmo perde em usar sua D810 com essas lentes D, perde potencial, a gente olha a lista da D850 que acabou de sair e são poucas as lentes recomendadas para uso na câmera, uma puta câmera que exige lentes que permitam extrair todo o potencial do sensor, você abdica disso por uma questão de custo talvez, mas talvez também você pudesse ter comprado uma câmera mais modesta,  já que não usa o poder de fogo que essa te oferece em sua plenitude, pois não mudou as lentes...


Então é assim, a tecnologia evolui, tudo evolui e certamente o discurso de usar lentes antigas em corpos novos é válido ainda mais de forma nativa, porém nem tudo são flores, eu tive algumas lentes D aqui comigo emprestadas e tenho uma 300mm f/4, lente lerda perto de sua nova versão, só para exemplificar.


As novas câmeras da Nikon prometem quebrar esse ciclo, ou seja, em breve não haverá mais motor de foco em câmeras, em nome da evolução tecnológica, para se manter no mercado, para aumentar velocidade de foco, nitidez e fundamentalmente: PESO  e TAMANHO.


Em tempo: Não critico sua opção.

Sim, pode ser que para uma D810 essas lentes já não extraiam tudo que ela pode entregar, mas isso se aplicaria a D7200 também?
E a Sigma que tenho hoje está extraindo o melhor da minha D3200? Pode ser que precisaria de uma lente melhor, mas se comparar as que andei sondando e essa, acho que ficaria na mesma qualidade, só resolvendo as falhas que tenho pela falta de recursos do corpo da D3200.

Não sei, muito a se pensar... mas estou ouvindo todo mundo aqui antes de fazer qualquer coisa...



Não respondi um a um, mas estou acompanhando aqui, de antemão agradeço todo mundo que tirou um tempinho para discutir aqui a minha indecisão.
Abraço!!


Clautavares

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Feminino
Resposta #22 Online: 16 de Outubro de 2017, 14:33:10
Marcus, entendo sim seu ponto e entendo vc!

Busque sempre todo esse conhecimento pra tirar suas dúvidas mesmo antes de comprar sua nova camera.

A A7 da Sony estava 990 euros esses dias. Nao sei no Brasil.

E a Sony a6000 vc acha por uns 2500 no Mercado Livre e ambas tem viewfinder eletrônico. Se comparado com a D7200 deve ser o mesmo preço. Mas o problema são as lentes neh?
As da Sony sao bem mais caras e tem menos opcoes que da Nikon. Mas as lentes da Sony são muito boas. Enfim!

Foca no seu objetivo. Eu acho que a D7200 vai melhorar muito sua fotografia sim. Se queres continuar com Dslr evolua mesmo! Minha opinião. Abraços


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 16 de Outubro de 2017, 17:01:14
Veja, eu poderia lhe recomendar que fosse logo numa D850, que deve ser a câmera com mais recursos do mercado, mas pelo teor de suas respostas às considerações feitas por mim e por vários colegas eu cheguei à conclusão que você está bem perdido e é muito iniciante.


Uma câmera melhor ou com mais recursos não fará você fazer fotos melhores, me desculpe mas é a verdade.


Uma lente ou mil lentes também não melhoram tua fotografia, talvez lhe deem mais comodidade em alguns aspectos e modifiquem a linguagem da sua fotografia, mas se você compõe mal uma foto e edita mal, não sabe usar a luz ou as técnicas, sua foto continuará ruim, só que agora será ruim tendo gastado mais.


O fórum é bom, mas as pessoas têm mania de acreditar que mais recursos ajudam quando na verdade podem te atrapalhar e ainda te frustrar, uma vez que você pode gastar uma bela quantia e continuar tendo os mesmos problemas dos quais reclama, porque não era o equipamento.


Eu fotógrafo com câmera de filme atualmente, em determinado momento eu busquei isso porque queria uma foto mais pensada, melhor, minha câmera não deixa de fazer nenhuma foto que faço com digital e as pessoas continuam gostando das minhas fotos boas e odiando as ruins.




Em tempo: eu tenho duas câmeras digitais que uso também.
« Última modificação: 16 de Outubro de 2017, 17:04:46 por cfcsosa »


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #24 Online: 16 de Outubro de 2017, 17:16:05


Aí que está... você não acha que compensaria comprar uma 50mm 1.8D por 300 reais no lugar de pagar 600 numa 1.8G ? Nesse caso compraria a 35 e a 50mm no preço de uma 50mm atualizada...
Não acho que a qualidade seja muito superior para dizer que o investimento o dobro maior faça valer. será? Vocês tem mais experiência, se sim, não trocarei a camera e vou comprar lentes D.

Já existem mirrorless com o viewfinder digital, mas essas custam um rim ...
E realmente eu não consigo tirar foto com live view, acho que é um costume, mas é preferencia minha hehehe.

Sim, a minha questão é esse dobro do preço que pra mim, que não sou fotógrafo profissional posso acabar economizando e tendo fotos excelentes.
Eu não acredito que vou comprar lentes de 1988, mas se eu comprar uma hoje, devo carregar ela comigo por vários anos, e a atualização vai acontecer se sair uma lente nova no mesmo range que faça muita diferença na minha vida.

Acho que vc explicou exatamente o que eu fiquei em dúvida aqui. E a D7200 é para ter mais pontos de foco e algumas técnicas que não são possíveis na D3200 hoje. Mas gostaria de trocar e até me desfazer da Sigma 17-50 em prol de ter uma camera muito melhor e me contentar com algumas de foco fixo mais baratas... Até mesmo para me preparar para comprar no futuro uma 24-70 que sei que dá um show nessa Sigma que tenho.

Sim, pode ser que para uma D810 essas lentes já não extraiam tudo que ela pode entregar, mas isso se aplicaria a D7200 também?
E a Sigma que tenho hoje está extraindo o melhor da minha D3200? Pode ser que precisaria de uma lente melhor, mas se comparar as que andei sondando e essa, acho que ficaria na mesma qualidade, só resolvendo as falhas que tenho pela falta de recursos do corpo da D3200.



Marcus:

As decisões sobre o que é melhor são complicadas quando a gente não tem parâmetros suficientes. Todos nós temos fatores limitantes, e devemos trabalhar nos limites deles. Dinheiro é normalmente o fator mais limitante que tem.

Vou te contar minha experiência e talvez com isso eu possa te ajudar:

Eu fotografo desde 1984, trabalhei profissionalmente até mais ou menos 1990. Na época um profissional tinha que usar filme 120, em câmeras Mamiya ou Hasselblad, senão era visto como de segunda ou terceira categoria. Ninguém fazia fotos de casamento com 35mm. Eu trabalhava com uma Hasselblad que valia mais que todo o meu patrimônio, e era da empresa, porque eu nem sonhava em ter equipamento de ponta.

Fotografia é trabalho, mas também é hobby. Consegui, com muito sacrifício, comprar uma Nikon 35mm para uso pessoal, em 1987. Usei essa câmera por décadas, mesmo após mudar de ramo, sempre fazendo fotos analógicas. Vivia satisfeito com ela, e quando começou a onda digital deixei passar batido. Até que, lá por 2005 ou 6, a realidade me alcançou como um caminhão alcança um cadeirante na faixa de pedestres: com brutalidade.

De repente não tinha mais filme 35mm pra vender. Ninguém mais revelava em 24h. Tudo era digital. Comprei uma Sony Cybershot e toquei a vida. Fui ver como que era. Passei a achar legal ver a foto na câmera logo após o click. Nesse ponto alguns fotógrafos mais safos tinham levado minhas lentes mais legais. Fiquei com uma 35-70 e outra 70-210, anacrônicas como esta besta que vos fala. Fiquei também com minha velha N4004, que ainda hoje funcionaria perfeitamente se tivesse filme e revelação aqui por Alagoas.

Em viagem aos EUA comprei a D90. Como já estava acostumado com o sistema, não quis mudar. Trouxe a câmera com a lente do kit e passei a fotografar novamente. Aí fui recompondo meu kit: comprei a 50mm 1.4D, que considero uma BAITA lente, capaz de fotos memoráveis, mas que ficava limitada por conta do sensor cropado, que fecha muito o ângulo. Comprei a 35mm pra dar uma opção de lente "normal", depois a 20 pra ter uma boa grande angular. Nessa época não havia ainda lentes prime para câmeras DX: as opções eram, ao que me recordo, as zoom DX ou as prime FX. A série G já existia, as lentes eram boas mas sempre o dobro do preço das equivalentes da série D e a D90 aceitava bem essas lentes. Eu nem sabia que a Nikon fazia câmeras autofoco sem o motor de foco! Como lhe disse, sou anacrônico e defasado.

Tudo de bom tem um fim. Chegou num ponto que comecei a perceber que a D90 não estava acompanhando minha necessidade pessoal. 12 megapixels é bom pra caramba se vc vai postar online ou imprimir até um tamanho A4, por aí. Mas estava faltando aquele detalhe nas sombras, um foco melhorado, etc. Comecei a pesquisar e me surpreendi. A evolução era imensa. Resolvi comprar uma full-frame, e ia pegar uma D610. Como dito alhures, a D810 é areia demais pro meu caminhãozinho. Eu sei disso. A 610 seria mais do que suficiente. Mas veja só: eu fiquei quase 10 anos com a D90. Minhas lentes não têm fungo ou riscos, mesmo as de 1980. Eu sou chato com equipamento. Conservo. As coisas duram na minha mão. Eu achei que a D610 ia ser boa por alguns anos, e eu ia acabar partindo pra outra. Dei uma apertada e peguei a D810. Espero que ela dure 10 anos, quando, então, farei nova avaliação e verificarei se vou continuar fotografando ou se vou arrumar outro hobby. Talvez mágico de festas, não sei.

O que quero lhe dizer é: nossas atividades têm limitações. É como um balde que tem furos nele: você consegue encher o balde só até a altura em que o furo permite. Se quiser encher mais, tem que tampar esse furo. Minha primeira limitação foi a falta de uma SLR. Depois, a falta de filme. Depois, o sensor DX. Talvez a próxima seja a lente. Ando tentado a expandir meu kit, e fico na dúvida entre a 85mm 1.8G ou a 85mm 1.4D. Talvez parta pra uma 105mm 1.4G e o porquinho que se dane, vai quebrar mesmo. Quem tem que olhar o balde e verificar qual o próximo furo a tampar é você. Claro que é muito bom pegar a opinião dos outros, mas opinião é que nem nariz, cada um tem um e é tudo diferente, não tem jeito. Eu, no seu lugar, pegaria uma D7200 com um kit de lentes D, já pensando em migrar pra uma full frame daqui a algum tempo. A Nikon não vai perder o mercado de profissionais que ela tem no mundo inteiro lançando câmeras incompatíveis com as lentes que o pessoal já tem no kit. A Canon fez isso lá por 84-86, não lembro direito, e na época ninguém comprava Canon pra trabalho profissional pois era mais fácil usar uma Nikon nova com uma lente Canon velha do que uma Canon nova com as lentes Canon velhas. A Canon levou uns dez anos ou mais pra recuperar o mercado profissional que perdeu, e só não se acabou porque na época era muito forte nas snapshots amadoras. Outra opção é pegar o kit da Nikon D7200+ a zoom 18-140, que anda num precinho bacana, e com isso pra começar  ir adicionando devagar outras lentes. Vc já parte de um conjunto bacana e só vai melhorar conforme for percebendo suas necessidades.

Finalmente, ouça as palavras de um velho anacrônico: a vida tá acontecendo lá fora enquanto vc resolve aqui dentro. Resolva logo e vá ser feliz. Qualquer decisão é melhor do que a indecisão...
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


MarcusVM

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
Resposta #25 Online: 16 de Outubro de 2017, 17:48:54
Veja, eu poderia lhe recomendar que fosse logo numa D850, que deve ser a câmera com mais recursos do mercado, mas pelo teor de suas respostas às considerações feitas por mim e por vários colegas eu cheguei à conclusão que você está bem perdido e é muito iniciante.


Uma câmera melhor ou com mais recursos não fará você fazer fotos melhores, me desculpe mas é a verdade.


Uma lente ou mil lentes também não melhoram tua fotografia, talvez lhe deem mais comodidade em alguns aspectos e modifiquem a linguagem da sua fotografia, mas se você compõe mal uma foto e edita mal, não sabe usar a luz ou as técnicas, sua foto continuará ruim, só que agora será ruim tendo gastado mais.


O fórum é bom, mas as pessoas têm mania de acreditar que mais recursos ajudam quando na verdade podem te atrapalhar e ainda te frustrar, uma vez que você pode gastar uma bela quantia e continuar tendo os mesmos problemas dos quais reclama, porque não era o equipamento.


Sim, sou iniciante, mas consigo tirar algumas fotos boas, sinto limitante algumas situações como as descritas de iso mais alto para fotos noturnas ou até mesmo usar o foco em um objeto ao canto sem ficar sempre recompondo após focar.

Perdido estou com relação a investir num equipamento melhor
1- Lentes mais baratas (primes), com uma camera com um pouco mais de recursos (pois sei que vários deles me beneficiariam)
2- Manter câmera e lente, trabalhar mais nas minhas fotos e talvez investir num flash
3- Manter câmera, trocar por outra lente, de outro estilo ou até mesmo comprar duas primes para conseguir melhor qualidade, ou as vezes trabalhar com maior abertura sem perder a definição da foto.

Você poderia me dar algumas dicas em cima das fotos que postei na primeira pagina?
Lightroom eu já tenho muita intimidade com a ferramenta, não tenho dificuldades em aprender e usar, posso não ter aquele feeling para fotos, que vai pegando aos poucos.

Marcus:

As decisões sobre o que é melhor são complicadas quando a gente não tem parâmetros suficientes. Todos nós temos fatores limitantes, e devemos trabalhar nos limites deles. Dinheiro é normalmente o fator mais limitante que tem.

Vou te contar minha experiência e talvez com isso eu possa te ajudar:

Eu fotografo desde 1984, trabalhei profissionalmente até mais ou menos 1990. Na época um profissional tinha que usar filme 120, em câmeras Mamiya ou Hasselblad, senão era visto como de segunda ou terceira categoria. Ninguém fazia fotos de casamento com 35mm. Eu trabalhava com uma Hasselblad que valia mais que todo o meu patrimônio, e era da empresa, porque eu nem sonhava em ter equipamento de ponta.

Fotografia é trabalho, mas também é hobby. Consegui, com muito sacrifício, comprar uma Nikon 35mm para uso pessoal, em 1987. Usei essa câmera por décadas, mesmo após mudar de ramo, sempre fazendo fotos analógicas. Vivia satisfeito com ela, e quando começou a onda digital deixei passar batido. Até que, lá por 2005 ou 6, a realidade me alcançou como um caminhão alcança um cadeirante na faixa de pedestres: com brutalidade.

De repente não tinha mais filme 35mm pra vender. Ninguém mais revelava em 24h. Tudo era digital. Comprei uma Sony Cybershot e toquei a vida. Fui ver como que era. Passei a achar legal ver a foto na câmera logo após o click. Nesse ponto alguns fotógrafos mais safos tinham levado minhas lentes mais legais. Fiquei com uma 35-70 e outra 70-210, anacrônicas como esta besta que vos fala. Fiquei também com minha velha N4004, que ainda hoje funcionaria perfeitamente se tivesse filme e revelação aqui por Alagoas.

Em viagem aos EUA comprei a D90. Como já estava acostumado com o sistema, não quis mudar. Trouxe a câmera com a lente do kit e passei a fotografar novamente. Aí fui recompondo meu kit: comprei a 50mm 1.4D, que considero uma BAITA lente, capaz de fotos memoráveis, mas que ficava limitada por conta do sensor cropado, que fecha muito o ângulo. Comprei a 35mm pra dar uma opção de lente "normal", depois a 20 pra ter uma boa grande angular. Nessa época não havia ainda lentes prime para câmeras DX: as opções eram, ao que me recordo, as zoom DX ou as prime FX. A série G já existia, as lentes eram boas mas sempre o dobro do preço das equivalentes da série D e a D90 aceitava bem essas lentes. Eu nem sabia que a Nikon fazia câmeras autofoco sem o motor de foco! Como lhe disse, sou anacrônico e defasado.

Tudo de bom tem um fim. Chegou num ponto que comecei a perceber que a D90 não estava acompanhando minha necessidade pessoal. 12 megapixels é bom pra caramba se vc vai postar online ou imprimir até um tamanho A4, por aí. Mas estava faltando aquele detalhe nas sombras, um foco melhorado, etc. Comecei a pesquisar e me surpreendi. A evolução era imensa. Resolvi comprar uma full-frame, e ia pegar uma D610. Como dito alhures, a D810 é areia demais pro meu caminhãozinho. Eu sei disso. A 610 seria mais do que suficiente. Mas veja só: eu fiquei quase 10 anos com a D90. Minhas lentes não têm fungo ou riscos, mesmo as de 1980. Eu sou chato com equipamento. Conservo. As coisas duram na minha mão. Eu achei que a D610 ia ser boa por alguns anos, e eu ia acabar partindo pra outra. Dei uma apertada e peguei a D810. Espero que ela dure 10 anos, quando, então, farei nova avaliação e verificarei se vou continuar fotografando ou se vou arrumar outro hobby. Talvez mágico de festas, não sei.

O que quero lhe dizer é: nossas atividades têm limitações. É como um balde que tem furos nele: você consegue encher o balde só até a altura em que o furo permite. Se quiser encher mais, tem que tampar esse furo. Minha primeira limitação foi a falta de uma SLR. Depois, a falta de filme. Depois, o sensor DX. Talvez a próxima seja a lente. Ando tentado a expandir meu kit, e fico na dúvida entre a 85mm 1.8G ou a 85mm 1.4D. Talvez parta pra uma 105mm 1.4G e o porquinho que se dane, vai quebrar mesmo. Quem tem que olhar o balde e verificar qual o próximo furo a tampar é você. Claro que é muito bom pegar a opinião dos outros, mas opinião é que nem nariz, cada um tem um e é tudo diferente, não tem jeito. Eu, no seu lugar, pegaria uma D7200 com um kit de lentes D, já pensando em migrar pra uma full frame daqui a algum tempo. A Nikon não vai perder o mercado de profissionais que ela tem no mundo inteiro lançando câmeras incompatíveis com as lentes que o pessoal já tem no kit. A Canon fez isso lá por 84-86, não lembro direito, e na época ninguém comprava Canon pra trabalho profissional pois era mais fácil usar uma Nikon nova com uma lente Canon velha do que uma Canon nova com as lentes Canon velhas. A Canon levou uns dez anos ou mais pra recuperar o mercado profissional que perdeu, e só não se acabou porque na época era muito forte nas snapshots amadoras. Outra opção é pegar o kit da Nikon D7200+ a zoom 18-140, que anda num precinho bacana, e com isso pra começar  ir adicionando devagar outras lentes. Vc já parte de um conjunto bacana e só vai melhorar conforme for percebendo suas necessidades.

Finalmente, ouça as palavras de um velho anacrônico: a vida tá acontecendo lá fora enquanto vc resolve aqui dentro. Resolva logo e vá ser feliz. Qualquer decisão é melhor do que a indecisão...

 :clap:
Agradecido pelas aulas mesmo, sinto que você realmente ajudou bastante nas dúvidas também (como os outros aí acima). Vou tirar uns dias para pensar e seguir o que  o coração achar melhor, se trocar a camera, vou testar ela com umas primes mais baratas, as vezes até nem tão mais baratas, mas uma com distancia focal normal (35mm) e uma mais fechada (85+mm) para as paisagens e retratos.


No mais agradeço novamente, se tiverem sugestões de técnicas ou melhoras nas fotos, estou aqui pra receber as criticas (mesmo que duras) de peito aberto.



Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #26 Online: 16 de Outubro de 2017, 18:29:15
Marcus, eu me habituei a usar o ponto central de foco e recompor a imagem. Fazia assim com filme, quando ainda era foco manual e tinha um prisma no centro pra focar, continuei assim com o foco automático, e até hoje só uso o ponto central da D810 pra focar, recompondo depois. Eu faço o foco com o botão de trás da câmera (AF-on), tiro o dedo, recomponho e fotografo. O problema é quando vai tirar retrato que o/a modelo se movimenta após o foco, em especial quando busco aquele efeito de desfoque com uma abertura grande, pois qualquer coisa já sai do foco. O ponto central é o mais sensível de todos, e tanto na D810 como na D7200 ele foca quando a gente quase nem consegue ver o que tá fotografando. Os demais são menos sensíveis, e os da borda, que seriam os utilizados pra focar sem recompor, só funcionam bem com uma boa luz. Quando vc usa o botão traseiro (que na 3200 deve ser o AE-AF lock, creio) aí vc deixa de usar o modo AF-S e passa a usar só o AF-C, pois perde o sentido ter o AF-S. Essas experiências vc pode fazer agora, não precisa de uma nova câmera pra tentar se adaptar com essa técnica.
Pra verificar se sua câmera pode se beneficiar de uma regulagem fina da lente, tire fotos usando o foco do Live View, que é realizado com a utilização do próprio sensor da câmera, e compare com as fotos usando o visor, que utiliza o sistema de autofoco dedicado. Se houver diferença, vc teria que calibrar a lente, mas a D3200 não permite essa calibração.
Talvez com esses testes você possa chegar melhor a uma conclusão.
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 16 de Outubro de 2017, 19:09:48
Deixo pra você como inspiração o Instagram de Noilton Pereira, fotógrafo há apenas 4 anos que tem uma simples NEX F3 é uma T2i se não me engano:


@noiltonpop


Noilton como resolveu fotografar com o que tinha pois é pobre, como resolveu sair e fotografar ao invés de se preocupar com lente A ou B, camera C ou D hoje está conseguindo ser reconhecido como um excelente fotógrafo.


Fica aí pra quem quiser ficar batendo na tecla que equipamento limita fotógrafo.


Clautavares

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Feminino
Resposta #28 Online: 16 de Outubro de 2017, 19:33:07
Deixo pra você como inspiração o Instagram de Noilton Pereira, fotógrafo há apenas 4 anos que tem uma simples NEX F3 é uma T2i se não me engano:


@noiltonpop


Noilton como resolveu fotografar com o que tinha pois é pobre, como resolveu sair e fotografar ao invés de se preocupar com lente A ou B, camera C ou D hoje está conseguindo ser reconhecido como um excelente fotógrafo.


Fica aí pra quem quiser ficar batendo na tecla que equipamento limita fotógrafo.

Noilton é maravilhoso!

E a Sony Nex é muito melhor que muitas Dslr de entrada por ai.


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 16 de Outubro de 2017, 21:27:01
Pode pegar a D7200, sem medo e testa com sua Sigma 17-50 2.8, caso persista o problema troque por  uma lente 17-50 2.8 (Sigma ou Tamron) atual eu daria preferência pra uma da Nikon, 17-55 2.8 ou a 16-80 2.8-4.
Agora caso pegue a D7200, tenha em mente que vai apanhar muito no começo,  teste todos os parâmetros novamente no novo corpo, uma configuração que na D3200 não faz muita diferença, na D7200 ferá uma grande diferença, eu levei 1 mês e meio pra me adaptar  a um corpo aps-c top, mesmo fotografando quase 4 anos com um corpo de entrada.

Mas depois de adaptado, valeu o gasto, na verdade devia ter ido direto pra FF, mas faltou grana, as fotos melhoraram muito e o mais importante perco muito menos fotos que antes, mas houve situações que o ISO alto me fez falta que se tivesse com uma FF teria as fotos perfeitas.

Analisando suas fotos (aqui está parecendo fotos feito de smartphone antigo) então não leve a mal se caso escreva algo que não foi o que você fez, devido a qualidade visto daqui não falarei sobre ruído.

  Foto 1,  foto tirado na contra luz,  fica difícil    acertar o foco principalmente se tirou  apressado.

Foto 2,  foto tirado rápido,  provavelmente  usou uma grande abertura , o que nessa distância  fica  faltando detalhes.

Foto 3, pra mim parece tremido,  além do uso da grande abertura, focando no centro do quadro, como está inclinado em relação ao objeto fotografafo, a parte de cima e de baixo automaticamente vai ficar desfocado.

Foto 4, Impossível focar o quadro inteiro, teria que ter escolhido o ponto que você  queria focado e usado uma abertura fechado F8 a F16.

Nas fotos 2, 3 e 4, não foi erro nem limitação da câmera.

Boa sorte na decisão.
« Última modificação: 16 de Outubro de 2017, 21:29:29 por Marcio WH »