Autor Tópico: Dúvida upgrade D3200 para D7200  (Lida 16572 vezes)

Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 17 de Outubro de 2017, 00:01:46
Conselho... curta a sua fotografia. Tenha o seu tempo. Veja o que pode vc fazer.
Equipamento pode frustrar muito.
Veja os fotografos antigos.
Tenha prazer.



 


MarcusVM

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
Resposta #31 Online: 17 de Outubro de 2017, 07:57:53
Obrigado pelas dicas pessoal, vou ver as fotos do Noilton analisar com calma as sugestões sobre as fotos que tirei.

Marcio, você quem já avaliou um pouco as fotos.

No caso das fotos a noite, devo ter usado no máximo um F4... Se eu pulasse para um F8-F16 para tirar essas fotos, eu teria que usar um ISO de uns 1600 ou 1/2s de shutter speed no máximo.

Fotos assim de lugares e monumentos à noite serei sempre escravo de tripé? Impossível eu conseguir uma foto com qualidade em aberturas um pouco maiores? Eu tenho o tripé, porém não é todo lugar que vou conseguir carregar ou até mesmo montar tudo para tirar uma foto assim.

Alguma outra sugestão de como posso fazer? Talvez tirar sub-exposto e corrigir na pós-produção?


clayton.mota

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #32 Online: 17 de Outubro de 2017, 10:16:59
Eu vou trocar!!!


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 17 de Outubro de 2017, 10:37:50
Obrigado pelas dicas pessoal, vou ver as fotos do Noilton analisar com calma as sugestões sobre as fotos que tirei.

Marcio, você quem já avaliou um pouco as fotos.

No caso das fotos a noite, devo ter usado no máximo um F4... Se eu pulasse para um F8-F16 para tirar essas fotos, eu teria que usar um ISO de uns 1600 ou 1/2s de shutter speed no máximo.

Fotos assim de lugares e monumentos à noite serei sempre escravo de tripé? Impossível eu conseguir uma foto com qualidade em aberturas um pouco maiores? Eu tenho o tripé, porém não é todo lugar que vou conseguir carregar ou até mesmo montar tudo para tirar uma foto assim.

Alguma outra sugestão de como posso fazer? Talvez tirar sub-exposto e corrigir na pós-produção?

        Se o local nao tem boa iluminacao, vc precisa de lente que tenha qualidade. vc pode optar por cameras sony ou pentax que posssuem estabilizacao na camera ou usar lente estabilizada nikon, tamron. talvez ajude a nao usar tripe.mas tripe e uma boa solucao para se depender. cenas que tem muito contraste entre altas luzes e sombras sao complicadas. existem bons livros de fotografia noturna.
 
 


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 17 de Outubro de 2017, 10:45:22
Realmente complicado fechar o diafragma pra fotografar uma cena com pouca luz. Nesses casos, ou usa tripé ou se trabalha a composição para colocar os elementos próximos do msm plano focal, sobretudo se forem paisagens, que vc pode tentar usar a distância hiperfocal.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2017, 10:45:57 por Rafa_Meira »


MarcusVM

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
Resposta #35 Online: 17 de Outubro de 2017, 12:35:06
        Se o local nao tem boa iluminacao, vc precisa de lente que tenha qualidade. vc pode optar por cameras sony ou pentax que posssuem estabilizacao na camera ou usar lente estabilizada nikon, tamron. talvez ajude a nao usar tripe.mas tripe e uma boa solucao para se depender. cenas que tem muito contraste entre altas luzes e sombras sao complicadas. existem bons livros de fotografia noturna.

A Sigma 17-50 2.8 que eu tenho, possui estabilização de imagens sim. Acho que a tamron concorrente que não tem.
https://www.sigmaphoto.com/17-50mm-f28-ex-dc-os-hsm
Obrigado.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 17 de Outubro de 2017, 12:39:03
A Tamron tem a versão com e sem estabilização. A queridinha da galera é a versão sem "VC" (que é a estabilização).

Sem for bom em segurar as mãos e o sistema de estabilização for bom, da pra fazer foto com 1/5s até se fizer em 17mm com a câmera na mão.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2017, 12:39:19 por Rafa_Meira »


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 17 de Outubro de 2017, 13:32:31
Obrigado pelas dicas pessoal, vou ver as fotos do Noilton analisar com calma as sugestões sobre as fotos que tirei.

Marcio, você quem já avaliou um pouco as fotos.

No caso das fotos a noite, devo ter usado no máximo um F4... Se eu pulasse para um F8-F16 para tirar essas fotos, eu teria que usar um ISO de uns 1600 ou 1/2s de shutter speed no máximo.

Fotos assim de lugares e monumentos à noite serei sempre escravo de tripé? Impossível eu conseguir uma foto com qualidade em aberturas um pouco maiores? Eu tenho o tripé, porém não é todo lugar que vou conseguir carregar ou até mesmo montar tudo para tirar uma foto assim.

Alguma outra sugestão de como posso fazer? Talvez tirar sub-exposto e corrigir na pós-produção?

Se quer a foto perfeito com o  máximo de detalhes tem que usar o tripé e a partir de F8 a F16, ISO no máximo até  800 (quanto menor o iso melhor, mas vai demorar mais tempo expondo), isso pra mim, acredito que tenha fotógrafos que consiga tirar boas fotos em velocidades muito baixas, e que aceita a qualidade da foto com ISO mais alto.

Se quer a foto  aceitável e por usar Nikon,  acredito que tirando em Raw bem sub-exposto e em F8, ISO 1600, teria uma boa foto depois de tratado.

A Tamron que tenho em F2.8 segura bem o detalhes  até un 20 m, em F4 uns 50m ou um pouco mais, pelo review que li as Sigmas antigo é inferior a Tamron e Canon até F8, até F16 a Sigma equipara ou é melhor, mas  Tamron e a Sigma perde em velocidade e precisão de foco pra Canon, sendo a Sigma superior a Tamron nesse quesito nas câmeras da Canon...



MarcusVM

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
Resposta #38 Online: 17 de Outubro de 2017, 15:05:18
Se quer a foto perfeito com o  máximo de detalhes tem que usar o tripé e a partir de F8 a F16, ISO no máximo até  800 (quanto menor o iso melhor, mas vai demorar mais tempo expondo), isso pra mim, acredito que tenha fotógrafos que consiga tirar boas fotos em velocidades muito baixas, e que aceita a qualidade da foto com ISO mais alto.

Se quer a foto  aceitável e por usar Nikon,  acredito que tirando em Raw bem sub-exposto e em F8, ISO 1600, teria uma boa foto depois de tratado.

A Tamron que tenho em F2.8 segura bem o detalhes  até un 20 m, em F4 uns 50m ou um pouco mais, pelo review que li as Sigmas antigo é inferior a Tamron e Canon até F8, até F16 a Sigma equipara ou é melhor, mas  Tamron e a Sigma perde em velocidade e precisão de foco pra Canon, sendo a Sigma superior a Tamron nesse quesito nas câmeras da Canon...

Excelente, entendido!
Eu usei ela em F4 na foto do museu a noite, e estava há uns 70m, então por isso não saiu com tanto detalhe como vc mesmo disse ali.
Obrigado!


Pistigrilo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 372
  • Sexo: Masculino
    • 500px
Resposta #39 Online: 17 de Outubro de 2017, 18:07:18
Vou falar aqui a MINHA experiência, que francamente contradiz muito do que o pessoal está falando aqui. Claro que cada um tem um ponto de vista e uma experiência diferente, então eu enxergo divergência de opiniões como algo saudável. Nada do que é falado é verdade absoluta, mas sim ponto de vista. E cada um tem o seu.

Pois bem! Eu tenho duas DSLR da Nikon, a D5300, que comprei em 2014, e a D7200, que comprei em 2016. Eu vivia perdendo foto por causa de foco errado na D5300, postei aqui no fórum dúvidas sobre se uma câmera melhor me ajudaria nisso e simplesmente TODO MUNDO quis me fazer acreditar que o erro era meu, que eu que estava usando a câmera errado e tudo mais. Pois, contrariando o que o pessoal estava querendo me fazer acreditar, eu comprei a D7200 e simplesmente eu parei de errar foco. Quando eu erro o foco agora eu tenho consciência de ter sido erro meu, exceto raríssimos casos (pois não existe produto 100% perfeito - imagino que até a D500 erre em algum momento). E isso tem acontecido bem raramente. Isso tudo utilizando a mesmíssima técnica que eu já usava antes. Eu não me adapto com botão AF-ON, eu foco sempre selecionando os pontos de foco e uso todos os pontos de foco, não só os cross type. "Milagrosamente" com a D7200 o meu problema com foco se resolveu. O "incompetente" aqui que estava errando porque "não sabia operar a câmera" do dia para a noite começou a fazer fotos melhores, somente trocando de corpo. E até hoje eu erro foco com certa frequência ao usar a D5300. Se for usar o ponto de foco central em cenas totalmente paradas, é uma maravilha, mas se você exige mais do equipamento ele pode te deixar na mão. Eu não sinto confiança em fazer fotos importantes com ela, tanto que devo vendê-la em breve. Antes que me digam que o meu exemplar está com defeito, olha, eu já usei D5100 e D3100 emprestadas e é a mesma coisa. Se você "puxa" mais do sistema de foco da câmera ele começa a te deixar na mão. Eu não estou dizendo que essas câmeras de entrada sejam ruins. Dá sim para fazer fotos incríveis mesmo com uma D40 da vida! Mas que o equipamento mais simples limita e erra mais, com certeza limita e erra sim! Não é só quantidade de ponto de foco e quais são cross type importam: tem que ver a sensibilidade deles. A D7200 "enxerga" foco do -3EV até o +19EV, enquanto todas as câmeras da série D3x00 e D5x00 vão do -1EV até o +19EV, ou seja, em situações de cenas mais escuras os pontos de foco da D7200 "enxergam" mais que os das câmeras mais simples e isso não é só marketing. Palavra de quem fotografa ação. Então, se você está tendo problemas com o sistema de foco limitado e precário da D3200, VÁ EM FRENTE E SEJA FELIZ! A D7200 é uma câmera muitíssimo melhor e que dificilmente te deixará na mão! Isso não só em sistema de foco. O desempenho de ISO dela é melhor, o alcance dinâmico é muito maior (ainda mais que o alcance dinâmico da D3200 é meio fraquinho - eu já editei uns arquivos RAW dela feitos por um amigo e senti o drama), ela tem uma pegada melhor, tem mais botões, depende menos da tela, tem view finder melhor e maior, dentre inúmeras outras vantagens. Esse papo de que equipamento não importa é balela. Quem faz a foto é o fotógrafo com certeza e fotógrafos medíocres continuarão medíocres mesmo se comprarem uma D5 (e pelas fotos que você postou te garanto COM CERTEZA de que esse não é o seu caso), mas bons fotógrafos com ferramentas melhores farão fotos melhores, por não ficarem limitados às restrições da ferramenta.

O único ponto em que não concordo é com a venda da objetiva para comprar o corpo da câmera. Venda a sua 17-50mm somente se for adquirir uma objetiva melhor. Mais importante que upgrade de corpo é upgrade de lente. E, por fim, mas não menos importante, não pense que eu estou dizendo que sua D3200 seja uma câmera ruim. Dentro da proposta dela de câmera de entrada, ela com certeza é uma bela câmera, especialmente para quem está começando, precisa de um corpo pequeno ou mesmo que possui restrições orçamentárias. Mas modelos de entrada possuem sim as suas limitações. Não pense que a Nikon vá ter o mesmo esmero nos recursos de uma D3x00 que ela possui numa D7x00. E uma limitação irritante que as D3x00 possuem (pelo menos para mim) é essa questão de poder usar somente ISO inteiros. Tipo, do 800 você já pula para o 1600, por exemplo. A partir das D5x00 as câmeras já possuem suporte aos ISO quebrados. No mesmo exemplo, depois do ISO 800 você tem o 1000, aí o 1250 e só depois o 1600. Até mesmo por uma questão de fotometria isso ajuda muito, pois abertura e velocidade de obturador você já trabalha com os números quebrados mesmo nas D3x00.

Eu te desejo uma boa compra e boas fotos!
« Última modificação: 17 de Outubro de 2017, 18:16:34 por Pistigrilo »
Nikon D7200 | Canon PowerShot G7X Mark II

AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G | AF-S Nikkor 24-70mm F/2.8G ED | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR | Nikon Speedlight SB-700

500px: https://500px.com/pistigriloxp | flickr: https://www.flickr.com/photos/pistigriloxp


sareki

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 17 de Outubro de 2017, 18:19:48
A Tamron tem a versão com e sem estabilização. A queridinha da galera é a versão sem "VC" (que é a estabilização).

Sem for bom em segurar as mãos e o sistema de estabilização for bom, da pra fazer foto com 1/5s até se fizer em 17mm com a câmera na mão.

Tamron 24-70 VC G2 que surgiu para por arreia na decisão de pegar a 24-70 sem estabilização! Na dúvida se a nitidez da Tamron me convence a pegar ela ao invés na Nikon sem estabilização.
Aprendendo, começando! Objetivo: fotografias de paisagens.
Nikon D7200 | Sigma 18-35 1.8 Art | Nikkor 50 1.8 D | Nikkor 70-300 s/VR | Tripé Manfrotto Compact Advanced Black.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #41 Online: 17 de Outubro de 2017, 18:42:40
.........

Caramba Pistigrilo!!!

Eu nunca tive Nikon de entrada, mas tive Canon, T1i, antiga, ainda está na família (com meu irmão, mas fica comigo direto), usei ela por um tempo com a lente do kit, depois peguei uma Sigma 17-70 (não a Contemporary, uma versão anterior), e não errava foco assim não. Outro dia emprestei ela para um amigo (que já foi fotógrafo) fotografar o aniversário da sobrinha, só foto cravada. E pelo que ouço, a linha de entrada da Nikon tem um foco bem melhor do que a linha de entrada Canon (falando de câmeras antigas).

Estranho esse seu relato.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #42 Online: 17 de Outubro de 2017, 18:44:50
Tamron 24-70 VC G2 que surgiu para por arreia na decisão de pegar a 24-70 sem estabilização! Na dúvida se a nitidez da Tamron me convence a pegar ela ao invés na Nikon sem estabilização.

Pra usar em Cropada?


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 17 de Outubro de 2017, 18:48:58
Caramba Pistigrilo!!!

Eu nunca tive Nikon de entrada, mas tive Canon, T1i, antiga, ainda está na família (com meu irmão, mas fica comigo direto), usei ela por um tempo com a lente do kit, depois peguei uma Sigma 17-70 (não a Contemporary, uma versão anterior), e não errava foco assim não. Outro dia emprestei ela para um amigo (que já foi fotógrafo) fotografar o aniversário da sobrinha, só foto cravada. E pelo que ouço, a linha de entrada da Nikon tem um foco bem melhor do que a linha de entrada Canon (falando de câmeras antigas).

Estranho esse seu relato.

Pois é. Eu tinha uma D3100 que era bem boa de foco com o ponto central. Acertava praticamente todas.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 17 de Outubro de 2017, 18:53:33
Agora, fato é que as câmeras de entrada tem dificuldade de acertar foco em ambiente com pouco luz. Até a minha D610 tem dificuldade nisso (por isso que quero trocar pra D750). Se vc faz mta foto de noite, pode ser o caso.