Autor Tópico: Qual abertura usar quando se tem um grupo de pessoas?  (Lida 8097 vezes)

Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #15 Online: 14 de Outubro de 2017, 13:37:22
ah pessoal, muito obrigada.... pelo que vi o corretor é usar uma abertura menor mesmo, para que todos sae em foco.
nao gosto d ficar tirando essas fotos em mesa.. acho q o correto, é a pessoa ir ate a mesa do bolo,e tirar foto com o aniversariante.
acho meio q constrangedor chegar na mesa onde as pessoas estao comendo,e tirar foto rsrs
n sei se vcs tbm pensam assim.
grande abraço;

Bruna não existe certo ou errado...Eu tb nao gosto de fotos na mesa, então antes sugiro a cliente que as pessoas no minimo se levantem quando fotografar na mesa, ou então que vão todos a mesa de bolo. Mas muitos clientes fazem na mesa mesmo...com as pessoas sentadas e a mesa cheia de copos e pratos sujos...a decisão e delas.  :doh:

Abs
M Rezende


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #16 Online: 14 de Outubro de 2017, 16:22:14
Bruna, pessoal aqui adora complicar.... A resposta é fácil, fica em torno de f/4 que ta tranquilo. Boas fotos!
Resposta simplista e não educativa, companheiro..
Dar receita pronta não ajuda ninguém a aprender.

Em que DF? f/4 em 100 mm é diferente de f/4 em 18mm..

A resposta mais produtiva é a de usares o DoF Calc..

Aplicativo de smartfone leve e fácil de usar..
Brinque nele à vontade. Ele não serve pra calcular na hora do click, e sim pra veres como funciona quando aumenta ou diminui a abertura em diferentes distâncias focais. Se trabalhas com lente fixa fica bem fácil.. Se for com zoom vai ter que mexer e ir aprendendo no app pra perceber como a DF e a abertura trabalham na formação da profundidade de campo.

:ok: 
« Última modificação: 14 de Outubro de 2017, 16:23:40 por nandoespinosa »


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #17 Online: 14 de Outubro de 2017, 21:17:33
Bruna não existe certo ou errado...Eu tb nao gosto de fotos na mesa, então antes sugiro a cliente que as pessoas no minimo se levantem quando fotografar na mesa, ou então que vão todos a mesa de bolo. Mas muitos clientes fazem na mesa mesmo...com as pessoas sentadas e a mesa cheia de copos e pratos sujos...a decisão e delas.  :doh:

Abs
M Rezende

Passo por isso em todos os aniversários, uma dica é tentar pegar a mesa limpa. Normalmente tem as decorações nas mesas, ai dá para fazer uma composição legal.

Mas concordo que é difícil pegar a mesa limpa, principalmente em Buffet.  :hysterical:
Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
Resposta #18 Online: 15 de Outubro de 2017, 15:18:06
Na situação apresentada e considerando a limitação de iso alto em sua câmera, eu usaria flash com a objetiva 18-55mm na abertura f/6.3 para enquadrar as pessoas na mesa.
É fundamental perceber todas as nuances que a regulagem de seu equipamento fotográfico acarretará no resultado final da fotografia.
« Última modificação: 15 de Outubro de 2017, 15:28:26 por YVanderlei »


YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
Resposta #19 Online: 15 de Outubro de 2017, 21:51:36
Resposta simplista e não educativa, companheiro..
Dar receita pronta não ajuda ninguém a aprender.

Em que DF? f/4 em 100 mm é diferente de f/4 em 18mm.. ]

Compartilho plenamente de sua opinião.
« Última modificação: 15 de Outubro de 2017, 21:52:20 por YVanderlei »


Gabriel Arieira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 394
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 16 de Outubro de 2017, 11:02:06
Resposta simplista e não educativa, companheiro..
Dar receita pronta não ajuda ninguém a aprender.

Em que DF? f/4 em 100 mm é diferente de f/4 em 18mm..

A resposta mais produtiva é a de usares o DoF Calc..

Aplicativo de smartfone leve e fácil de usar..
Brinque nele à vontade. Ele não serve pra calcular na hora do click, e sim pra veres como funciona quando aumenta ou diminui a abertura em diferentes distâncias focais. Se trabalhas com lente fixa fica bem fácil.. Se for com zoom vai ter que mexer e ir aprendendo no app pra perceber como a DF e a abertura trabalham na formação da profundidade de campo.

:ok:


Fui simplista sim para que a pessoa que perguntou tivesse uma resposta mais direta, visto que não concordo com pessoas que mandam a pessoa praticar simplesmente. Isso que pra mim é simplista. Quando li a resposta do Levinthal fiquei indignado. E o mais interessante é que quando disse sobre a abertura que eu recomendei para foto de grupo, ele veio retrucar dizendo que vai ter gente desfocada.... vai entender.

« Última modificação: 16 de Outubro de 2017, 11:06:23 por Gabriel Arieira »
Canon 80D + Sigma Art 18-35 f/1.8


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #21 Online: 16 de Outubro de 2017, 11:39:38
Sem querer gerar confusão, mas o conselho do Levinthal, do nando e do Vangelism são coerentes, já que a autora do post não mencionou qual a lente utilizada e a distância disponível no local. Mesmo assim, ainda depende de outras variáveis...

Se eu usar uma abertura f/4 na minha 35mm, vai ocorrer o mesmo com a foto postada pelo Vangelism: quem estiver fora do plano, sairá um pouco desfocado. Numa 24mm talvez isso não ocorreria, dependendo da distância em que a foto foi tirada, ou se haverá um "crop" no tratamento.
O DOF Calc é excelente para se ter uma ideia sobre isso.


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #22 Online: 16 de Outubro de 2017, 13:31:33

Fui simplista sim para que a pessoa que perguntou tivesse uma resposta mais direta, visto que não concordo com pessoas que mandam a pessoa praticar simplesmente. Isso que pra mim é simplista. Quando li a resposta do Levinthal fiquei indignado. E o mais interessante é que quando disse sobre a abertura que eu recomendei para foto de grupo, ele veio retrucar dizendo que vai ter gente desfocada.... vai entender.

Desculpe. Nenhuma mensagem minha foi direcionada a você ou aos seus comentários, nem indiretamente. Apesar de não concordar com o que você disse, jamais quis retrucar ou ser melhor. Mas a arte fotográfica é muito mais do que uma receita de bolo, por isso supor que em qualquer situação f4 será suficiente, é no mínimo, empobrecer essa arte. Existem tantas circunstâncias que, ao meu ver, não pode gerar uma resposta dessas.

A fotografia, na sua parte mais técnica, é matemática, mas como dar o resultado se você não tem todos os números da equação? Enfim. Peço desculpas ao que se sentiram ofendidos com minha resposta. Segue o baile. :D

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
Resposta #23 Online: 17 de Outubro de 2017, 19:54:02
ah pessoal, muito obrigada.... pelo que vi o corretor é usar uma abertura menor mesmo, para que todos sae em foco.
nao gosto d ficar tirando essas fotos em mesa.. acho q o correto, é a pessoa ir ate a mesa do bolo,e tirar foto com o aniversariante.
acho meio q constrangedor chegar na mesa onde as pessoas estao comendo,e tirar foto rsrs
n sei se vcs tbm pensam assim.
grande abraço;

Em festa, procuro fotografar as mesas assim que as pessoas nela se acomodaram e antes delas começarem a comer, quando a mesa ainda está bonita e com a decoração intacta.
Por outro lado, se a festa for bem animada e informal, fotografo também depois que os pratos foram retirados da mesa e as pessoas começam a beber. Neste momento é quando elas estão ainda mais alegres.
Fotos na mesa do bolo, sempre estimulo fazerem em pequenos grupos de amigos ou parentes para dar um clima mais alegre. Acho que fotos individuais ou em casal com filhos, além de cansativo para o fotógrafo, acho que ficam muito sérias. Prefiro com mais gente - o aniversariante com mais 2 ou 3 casais de amigos, ou mesmo grupos de amigos, do trampo, da escola, do bar, etc.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2017, 19:56:27 por YVanderlei »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #24 Online: 17 de Outubro de 2017, 20:35:33
Em festa, procuro fotografar as mesas assim que as pessoas nela se acomodaram e antes delas começarem a comer, quando a mesa ainda está bonita e com a decoração intacta.
Por outro lado, se a festa for bem animada e informal, fotografo também depois que os pratos foram retirados da mesa e as pessoas começam a beber. Neste momento é quando elas estão ainda mais alegres.

Rapaz, que animo heim!! Detesto fotografar mesa.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #25 Online: 17 de Outubro de 2017, 22:35:25
Rapaz, que animo heim!! Detesto fotografar mesa.

Horrível.

Precisa tirar o arranjo de 80cm que andam colocando no centro da mesa, se espremer entre mesas apertadas, tem aquele convidado que nunca levanta e termina de estragar a foto.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
Resposta #26 Online: 18 de Outubro de 2017, 19:20:35
Rapaz, que animo heim!! Detesto fotografar mesa.

Bem, eu tento fazer do mal necessário (pra você) o mais agradável possível, tentando entrar no clima da festa, já que a temática da fotografia, nesse caso, são as pessoas.


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 19 de Outubro de 2017, 01:31:19
Ola pessoal Bom dia.
Desculpa pela pergunta, rsrs, é que surgiu uma duvida... estou "começando" agora a fazer uns trabalhos de fotografia em aniversario infantil.
a minha duvida é por exemplo, quando vou fotografar um grupo de pessoas que estao sentados na mesa,porem não estao alinhados... e o lugar por ser escuro, tentei usar aberturas maiores pra compensar a claridade...porem fica dificil manter o foco em todos, o que acaba acontecendo, é que foca em uma pessoa e as outras acabam ficando desfocadas.
qual abertura e onde eu foco para que isso nao aconteça?
 

Deixa eu te fazer uma pergunta simples .
Voce quer a simples resposta à sua pergunta .... OU
Voce quer aprender o porque da resposta à sua pergunta .
Já te deram inumeras respostas , se voce quiser tambem a minha , por favor responda a minha pergunta
Caso não queira , basta não responder .

Um abraço
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !