Autor Tópico: Canon 80D ou T7i?  (Lida 4982 vezes)

Jpv

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 16 de Outubro de 2017, 12:38:43
Olá Pessoal.

Não sou fotógrafa, sou apenas curiosa querendo aprender mais para melhorar as fotos que faço de produtos.

Basicamente quero trocar a minha nikon d3100 por uma canon 80d ou a T7i. A minha nikon está desfocando muito sempre no mesmo lugar (do lado direito). Eu faço fotos de produtos de papel com fundo branco infinito, são pequenas, mas não preciso de uma macro. As fotos que eu faço hoje não ficam legais, mas consigo melhorar editando por algum tempo. Gostaria de otimizar o tempo que eu gasto editando, melhorando a foto. Como eu notei que a minha nikon está estranha de um tempo para cá resolvi trocar.

Pode ser que eu não saiba como tirar fotos melhores sim, e que isso não seja a camera, mas notei que as fotos não estão tão boas como quando comprei ela (2011).

Se puderem me indicar algum bom curso online para iniciantes, agradeço. E claro uma boa camera para esse tipo de foto.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #1 Online: 16 de Outubro de 2017, 14:36:41
Não sei o que os outros colegas acham, mas quando eu tiro fotos still (produtos e até de comidas), uso o foco manual + liveview + diafragma com abertura pequena.
As vezes preciso recorrer ao emparelhamento de foto pra ficar bom.

Se vc usa foco automático para isso (produtos pequenos), creio que uma outra câmera não vai resolver, mas espere pelas respostas dos mais experientes.


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #2 Online: 16 de Outubro de 2017, 15:02:34
Não sei o que os outros colegas acham, mas quando eu tiro fotos still (produtos e até de comidas), uso o foco manual + liveview + diafragma com abertura pequena.
As vezes preciso recorrer ao emparelhamento de foto pra ficar bom.

Se vc usa foco automático para isso (produtos pequenos), creio que uma outra câmera não vai resolver, mas espere pelas respostas dos mais experientes.

Talvez vc não saiba, mas no modo liveview vc pode dar um zoom na imagem da tela, ajudando muito na focagem. É o mesmo botão de zoom para ampliar as fotos batidas. Uso muito em fotos tele, como nas fotos desta galeria, onde estava distante e o foco as vezes não ia no lugar certo: https://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=129309.0
« Última modificação: 16 de Outubro de 2017, 15:05:51 por Gilberto Benasse »
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #3 Online: 16 de Outubro de 2017, 15:10:36
Talvez vc não saiba, mas no modo liveview vc pode dar um zoom na imagem da tela, ajudando muito na focagem. É o mesmo botão de zoom para ampliar as fotos batidas. Uso muito em fotos tele, como nas fotos desta galeria, onde estava distante e o foco as vezes não ia no lugar certo: https://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=129309.0

Mas eu uso justamente o Liveview para isso: dar o "zoom" e focar manualmente apenas o que me interessa. Ou focar as partes e usar o empilhamento no PS depois...rs


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #4 Online: 16 de Outubro de 2017, 15:17:50
Mas eu uso justamente o Liveview para isso: dar o "zoom" e focar manualmente apenas o que me interessa. Ou focar as partes e usar o empilhamento no PS depois...rs

O que eu quiz dizer é que vc pode ampliar a imagem no lcd até 10X. Acho que vc sabe disso.
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #5 Online: 16 de Outubro de 2017, 15:24:38
O que eu quiz dizer é que vc pode ampliar a imagem no lcd até 10X. Acho que vc sabe disso.

Sim, eu sabia.  :ok:
É a forma mais prática para tirar fotos das minhas action figures: boto a câmera no tripé, ligo o Liveview, aperto no botão da lupa (5x e 10x de ampliação, enquadro nos olhos e focalizo manualmente. Com o foco automático seria quase impossível, ainda mais com figuras de 12cm e com olhos medindo 3mm de diâmetro. Talvez nesse ponto que a colega esteja com problemas.


Jpv

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #6 Online: 16 de Outubro de 2017, 16:38:35
Ah já tentei isso também do liveview. mesmo assim fica desfocado, mesmo eu tentando mudar o foco, fica pior ainda.  :(
por isso que estou achando que o problema é ela, embora foto ao ar livre não tive problemas, só o que preciso tirar mesmo que não fica bom rs


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #7 Online: 16 de Outubro de 2017, 16:50:05
Ah já tentei isso também do liveview. mesmo assim fica desfocado, mesmo eu tentando mudar o foco, fica pior ainda.  :(
por isso que estou achando que o problema é ela, embora foto ao ar livre não tive problemas, só o que preciso tirar mesmo que não fica bom rs

E se vc colocar um papel bem colorido, cheio de contraste em frente ao objeto só para focar. Assim que focar, vc passa para  foco manual , não ajuda?
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 16 de Outubro de 2017, 21:43:55
80D sem pensar, mas vai ter que explorar bem a máquina pra si familiarizar logo com novos comandos  e algumas particularidades da nova marca.
Por favor poderia postar uma foto de exemplo do problema?

Boa sorte na escolha!
« Última modificação: 16 de Outubro de 2017, 21:53:28 por Marcio WH »


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 16 de Outubro de 2017, 22:00:03
Não acredito que o problema seja na câmera ou lente, e sim na técnica usada, o que pode vir a ocorrer com a 80D ou seja lá qual câmera for.
Qual lente vc está usando pra fazer as fotos, a abertura usada? Tudo isso influencia no resultado, ainda mais de objetos pequenos.
Posta uma foto do "defeito" pra gente ajudar.
« Última modificação: 16 de Outubro de 2017, 22:15:19 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #10 Online: 17 de Outubro de 2017, 05:52:01
Os únicos motivos pra ir de 80D ao invés de t7i ou 77D é o viewfinder pentaprisma e o corpo parcialmente selado da 80D.
Ou seja, a 80D tem um viewfinder de maior qualidade e aguenta condições climáticas mais críticas (respingos, chuva, areia, temperaturas baixas, etc), não é uma selagem climática total como nas câmeras cargo chefe da Canon, mas já é alguma coisa.

De resto, essas três câmeras são a mesma coisa.
Vai de você decidir se esses dois pontos vale a diferença de quase R$1000 pela 80D.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #11 Online: 17 de Outubro de 2017, 06:29:53
Ah, adicionando, na verdade são 3 pontos.
A bateria da 80D também é melhor.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #12 Online: 18 de Outubro de 2017, 00:42:33
T7i e 80D tem o mesmo sistema de foco. Eu gostei mais da T7i. Tem melhor pegada e tem praticamente todos os mesmos recursos importantes da 80D.

Assista esse vídeo:
https://youtu.be/7HSDVgu2x6c
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #13 Online: 18 de Outubro de 2017, 11:11:48
Não é o mesmo sistema de foco, é semelhante:
- sem sensibilidade f/8 para o uso de TC no ponto central
- opções avançadas de SERVO/Tracking/Focus

Ainda temos:
- MFA - micro ajuste de foco que na densidade de 24MP é ideal/importante
- Saída de fones de ouvido
- Sync de flash de 1/250

Certamente a T7i é uma excelente opção se as vantagens acima não são importantes para você.

Para mim só MFA e configurações de AF já vale a diferença,  :ok: 


Jpv

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #14 Online: 18 de Outubro de 2017, 12:13:33
Aqui está uma imagem, eu editei até chegar na foto de baixo. mas todas as fotos saem com o canto desfocado e não ficam boas, por isso pensei em trocar de camera. Não precisa ser exatamente a 80d ou a t7i, pode ser alguma outra que eu chegue num bom resultado. Recomendam outra?