Autor Tópico: Fui na Best Buy e testei Canon, Nikon, Mirrorless. Vou ficar nas DSLRs!!!  (Lida 6280 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
https://youtu.be/7HSDVgu2x6c

Primeiro vou postar o vídeo, depois passo aqui para tecer mais comentários.

Lembrando que o objetivo foi para avaliar usabilidade, construção e ergonomia. Qualidade de imagem não está sendo analisado aqui.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 16 de Outubro de 2017, 22:05:06
Uma coisa que vc frisa o tempo todo e que concordo é a questão da pegada, que alguns falam que quanto menor, melhor, mas que eu também gosto de câmera grande. Gosto mto da pegada da D610.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 16 de Outubro de 2017, 22:26:11
Dependo do uso, como sempre. DSLR é muito mais confortável, com certeza absoluta, ainda mais se tiver um BOM visor ótico. Mirrorless tem sempre EVF, que por melhor que seja, não me agrada muito.

Se não for para ficar carregando o dia inteiro ainda acho que uma SLR é a pedida.

Mirrorless para mim só tem a vantagem na relação peso-desempenho e olhe lá. Eu me recuso fazer uma viagem longa carregando uma SLR e seus acessórios. O meu kit padrão mirrorless pesa 1/3 do meu padrão dslr...

E lá vamos nós de novo falar trezentas mil vezes da mesma coisa kkkkkkkkkkkkk !  :D
« Última modificação: 16 de Outubro de 2017, 22:27:24 por AFShalders »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 16 de Outubro de 2017, 22:45:03
Ou corta um pedaço da mão que encaixa na câmera pequena.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.886
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Outubro de 2017, 23:22:03
Já vi review de tudo nessa vida, mas de pegada de câmera foi a primeira vez...


 :hysterical:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 16 de Outubro de 2017, 23:56:00
Ou corta um pedaço da mão que encaixa na câmera pequena.

Também kkkkk !


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.886
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 17 de Outubro de 2017, 07:14:15
Dependo do uso, como sempre. DSLR é muito mais confortável, com certeza absoluta, ainda mais se tiver um BOM visor ótico. Mirrorless tem sempre EVF, que por melhor que seja, não me agrada muito.

Se não for para ficar carregando o dia inteiro ainda acho que uma SLR é a pedida.

Mirrorless para mim só tem a vantagem na relação peso-desempenho e olhe lá. Eu me recuso fazer uma viagem longa carregando uma SLR e seus acessórios. O meu kit padrão mirrorless pesa 1/3 do meu padrão dslr...

E lá vamos nós de novo falar trezentas mil vezes da mesma coisa kkkkkkkkkkkkk !  :D


Quando eu devolver sua Sigma DP levarei minha X-T2 pra você mudar o que disse sobre viewfinder.


Tem gente fotografando beija-flor com Mirrorless, não é possível que seja tão ruim assim!


 :hysterical:


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #7 Online: 17 de Outubro de 2017, 08:56:55
Vou ver o vídeo depois (acabei de entrar na empresa), mas já estou curioso.

Antes eu criticava as ML, mas depois de viajar pro exterior e testar quase todas as câmeras disponíveis, voltei ao país desejando uma Sony FF... :D




AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 17 de Outubro de 2017, 11:07:59

Quando eu devolver sua Sigma DP levarei minha X-T2 pra você mudar o que disse sobre viewfinder.


Tem gente fotografando beija-flor com Mirrorless, não é possível que seja tão ruim assim!


 :hysterical:


Ja usei a X-T1, um amigo meu foi um dos primeiros a comprar. É bom para um EVF mas ainda prefiro mil vezes um bom visor ótico.
Resumindo, não que o da X-T1 seja ruim, acho aceitável.

O problema neles é que nunca o brilho-contraste-cor são precisos.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2017, 11:09:10 por AFShalders »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 17 de Outubro de 2017, 11:46:12
Aliás você é suspeito, Sosa... Foi a unica pessoa que eu vi que reclamou daquele visor ótico imenso e daquela tela de foco maravilhosa da Mamiya.  :assobi:


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #10 Online: 17 de Outubro de 2017, 13:28:27
Vou ver o vídeo depois (acabei de entrar na empresa), mas já estou curioso.

Antes eu criticava as ML, mas depois de viajar pro exterior e testar quase todas as câmeras disponíveis, voltei ao país desejando uma Sony FF... :D
Eu testei bastante a Sony A7 II. Realmente foi a Mirrorless de melhor pegada em termos de grip mas já achei a disposição dos botões meio estranha (mas aí é uma questão de se adaptar). O EVF é legal e já mencionei isso nos últimos anos com minhas experiências com a X-T1 e até com a X-T2. Ele te dá uma exposição em tempo real mas...... ainda gosto mais do OVF. Contudo, esse não é o ponto decisório. O que tem pegado é a usabilidade como um todo e eu gostei da X-T1 mas os botões ficaram muito pequenos. Também testei a A6500.
Resumo da ópera: se fosse para ir de Mirrorless somente pelo ponto de construção, usabilidade e ergonomia eu ficaria na Fuji. Mas sabemos que tem mais pontos a se levar em consideração.

Esse período de hiato fotográfico sem câmera profissional (já são mais de 4 meses) e usando só um iPhone 7 Plus (que por sinal é muito bom) me fez repensar e tirei fotos muito boas porque estava fácil no lugar certo e na hora certa e mesmo um sensor limitado não me limitou nos resultados.

Óbvio que eu quero ter o melhor que os dólares podem pagar mas tenho outras prioridades e estou pensando seriamente em ir numa "câmera de entrada". Afinal hoje uma T7i tem recursos que, por exemplo, uma 70D ou D7100 não tem ou são similares.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #11 Online: 17 de Outubro de 2017, 14:34:29
Uma coisa que vc frisa o tempo todo e que concordo é a questão da pegada, que alguns falam que quanto menor, melhor, mas que eu também gosto de câmera grande. Gosto mto da pegada da D610.

Já eu nunca entendi isso. Vim de uma T4i, que como a maioria deve conhecer, é da linha de entrada das "cropadas" da Canon e migrei para uma 5D, full-frame toda brutona... pra mim foi um choque, no mau sentido. Quando pego para fotografar por mais tempo, tipo um aniversário da minha sobrinha, meu pulso fica destruído, e olhe que sou metido a maromba, faço treino de ante-braço, etc.

Claro que uma câmera pequena demais também é estranho. A experiência que tenho fotografando com a minha RX100 (compacta de lente embutida) é bem frustrante neste quesito, sou bem mais uma DSLR. Mas como disseram, carregar o peso todo de um combo com espelho nem sempre é viável, ainda mais não sendo para trabalho.

Esse período de hiato fotográfico sem câmera profissional (já são mais de 4 meses) e usando só um iPhone 7 Plus (que por sinal é muito bom) me fez repensar e tirei fotos muito boas porque estava fácil no lugar certo e na hora certa e mesmo um sensor limitado não me limitou nos resultados.

Também venho seguindo bastante esse caminho. Entrei no mundo fotográfico querendo comprar equipamento, achando que isso melhoraria as minhas fotos de viagens. De fato, o equipamento no sentido de ferramenta ajuda e facilita muito. Mas o grande salto foi aprender a fotografar de verdade (dentro das minhas limitações, longe de mim querer dizer que sou "o bonzão" ou qualquer coisa assim). Comprei minha primeira câmera, fiz a famosa "migração para full-frame", mas quando consegui viajar novamente para um destino legal, investi numa compacta (RX100 que mencionei acima) ao invés de querer levar a DSLR. Fora as fotos do dia-a-dia que você bem mencionou, sempre com celular.

Aqui já entraríamos naquelas discussões de "será que os celulares dominarão o mercado de câmeras" e outros debates parecidos. Mas realmente, acredito que equipamentos dedicados assim devem ficar cada vez mais restritos a uso profissional ou a quem encare isso como um hobby sério, assim como aqueles que gastam fortunas com bicicletas, com aeromodelos, e assim por diante. Se até você, Thales, que é um pai de família, que provavelmente fotografa pouco para "justificar" um gasto alto em equipamentos, mas que ao mesmo tempo tem esse gosto já no sangue, está considerando ficar só no celular, imagine aquele usuário que só quer uma "point and shoot" para suas fotos do dia-a-dia.

E voltando ao assunto inicial do tópico, eu sempre vi e continuo vendo as mirrorless, falando de forma bem geral, como um meio-termo. Hoje prefiro uma compacta de verdade para os momentos de portabilidade (uma viagem, um churrasco na casa de um amigo, pra deixar de espera no porta-luvas do carro) e uma DSLR grandona e com lentes variadas para quando quero brincar de fotógrafo. Talvez um dia pense que faz mais sentido um equipamento só que faça os dois...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 17 de Outubro de 2017, 14:47:01
Já eu nunca entendi isso. Vim de uma T4i, que como a maioria deve conhecer, é da linha de entrada das "cropadas" da Canon e migrei para uma 5D, full-frame toda brutona... pra mim foi um choque, no mau sentido. Quando pego para fotografar por mais tempo, tipo um aniversário da minha sobrinha, meu pulso fica destruído, e olhe que sou metido a maromba, faço treino de ante-braço, etc.

Mas ai entra o fator lente. Lentes pesadas costumam, pelo menos pra mim, serem mais significativas nessa parte de dor no pulso que a câmera em si, sobretudo pelo deslocamento do centro de massa da câmera. Eu fotografando com a D610 + Sigma 35mm art por longos períodos (pelo menos antigamente, hoje já me acostumei) deixava meu pulso dolorido, mas com a 85mm f/1.8g, que é bem levinha, era bem mais tranquilo. Agora pior seria fotografar com a D3100 (que eu tinha uma) com a Sigma art, pois além do peso grande ainda teria uma câmera leve (o que desloca ainda mais o centro de massa pra ponta da lente) e com pegada pior.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 17 de Outubro de 2017, 16:19:49
Essa questão de peso não seria mais o modo de segurar a câmera? concordo que carregar 1kg é diferente de carregar 3kg mas acredito que dá pra acostumar.

Uma coisa que tem funcionado comigo é o modo de segurar o equipamento, analogamente a um soldado, se ele segurar um rifle em posição de mira o tempo todo vai ficar destruído e errar o tiro. por isso ele fica em posição de descanso o tempo todo.

Nas minhas experiências o modo de segurar o equipamento influencia e muito no desgaste durante as horas.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #14 Online: 17 de Outubro de 2017, 16:40:49
Essa questão de peso não seria mais o modo de segurar a câmera? concordo que carregar 1kg é diferente de carregar 3kg mas acredito que dá pra acostumar.

Uma coisa que tem funcionado comigo é o modo de segurar o equipamento, analogamente a um soldado, se ele segurar um rifle em posição de mira o tempo todo vai ficar destruído e errar o tiro. por isso ele fica em posição de descanso o tempo todo.

Nas minhas experiências o modo de segurar o equipamento influencia e muito no desgaste durante as horas.

Dor no pulso? Vocês não estão praticando muita "pulseta"?

Nunca senti dor no pulso, 12h a fio, duas câmeras no strap e tudo mais, sinto dor na lombar, nas panturrilhas e calcanhares, mas no pulso nunca.