Autor Tópico: Dúvidas acerca de importação de equipamento fotográfico  (Lida 5182 vezes)

Pistigrilo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 372
  • Sexo: Masculino
    • 500px
Online: 16 de Outubro de 2017, 22:36:07
Olá, pessoal! Tudo bem?

Eu estou com várias dúvidas relacionadas à importação de equipamento fotográfico. Algo bastante improvável está para acontecer comigo e eu sei que vai parecer mentira. Eu tenho um amigo americano que gosta muito de mim e que possui uma boa condição financeira. Esse ano ele resolveu me fazer um (belo) agrado, que não é qualquer pessoa que faria. Ele me perguntou qual seria a minha lente dos sonhos e eu respondi que seria a AF-S Nikkor 24-70mm F/2.8E ED VR, que custa absurdos 2.300 dólares, então ele me disse que gostaria de me dar de presente. Porém, eu sou brasileiro e vivo num país que suga até a alma do cidadão. Eu não tenho nenhuma experiência com importação de produtos e sei que comprovar que isto é um presente seria bastante difícil. De acordo com o meu conhecimento eu entendo que eu seria tributado normalmente, como se estivesse comprando a lente. E que a tributação em Minas Gerais, estado onde vivo, seria de 60% do valor do produto mais o ICMS, o que já dá um valor bastante elevado para alguém que não se planejou para gastar dinheiro agora. Eu gostaria de saber qual seria o melhor procedimento para pelo amenizar a facada. Declarar um valor mais baixo adianta alguma coisa? Qual tipo de frete eu devo escolher de um produto vindo dos EUA? Tem como colocar seguro? O meu amigo deveria enviar a nota fiscal junto? Por acaso seria mais barato e menos burocrático ele me enviar o dinheiro via Western Union ou Swift para eu mesmo comprar por aqui? Enfim... Eu estou totalmente no escuro e gostaria que alguém pudesse esclarecer estas e outras questões que sejam relevantes. Eu não estou preocupado com a espera, apenas em receber o produto inteiro e não ter que pagar um valor absurdo em tributos, ainda mais que e