Autor Tópico: Dúvidas acerca de importação de equipamento fotográfico  (Lida 5182 vezes)

Pistigrilo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 372
  • Sexo: Masculino
    • 500px
Online: 16 de Outubro de 2017, 22:36:07
Olá, pessoal! Tudo bem?

Eu estou com várias dúvidas relacionadas à importação de equipamento fotográfico. Algo bastante improvável está para acontecer comigo e eu sei que vai parecer mentira. Eu tenho um amigo americano que gosta muito de mim e que possui uma boa condição financeira. Esse ano ele resolveu me fazer um (belo) agrado, que não é qualquer pessoa que faria. Ele me perguntou qual seria a minha lente dos sonhos e eu respondi que seria a AF-S Nikkor 24-70mm F/2.8E ED VR, que custa absurdos 2.300 dólares, então ele me disse que gostaria de me dar de presente. Porém, eu sou brasileiro e vivo num país que suga até a alma do cidadão. Eu não tenho nenhuma experiência com importação de produtos e sei que comprovar que isto é um presente seria bastante difícil. De acordo com o meu conhecimento eu entendo que eu seria tributado normalmente, como se estivesse comprando a lente. E que a tributação em Minas Gerais, estado onde vivo, seria de 60% do valor do produto mais o ICMS, o que já dá um valor bastante elevado para alguém que não se planejou para gastar dinheiro agora. Eu gostaria de saber qual seria o melhor procedimento para pelo amenizar a facada. Declarar um valor mais baixo adianta alguma coisa? Qual tipo de frete eu devo escolher de um produto vindo dos EUA? Tem como colocar seguro? O meu amigo deveria enviar a nota fiscal junto? Por acaso seria mais barato e menos burocrático ele me enviar o dinheiro via Western Union ou Swift para eu mesmo comprar por aqui? Enfim... Eu estou totalmente no escuro e gostaria que alguém pudesse esclarecer estas e outras questões que sejam relevantes. Eu não estou preocupado com a espera, apenas em receber o produto inteiro e não ter que pagar um valor absurdo em tributos, ainda mais que eu não estou comprando, mas sim ganhando. (E sim, eu sei que esta história está parecendo perfeita demais para ser verdade.)

Agradeço a todos que puderem me ajudar.
Nikon D7200 | Canon PowerShot G7X Mark II

AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G | AF-S Nikkor 24-70mm F/2.8G ED | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR | Nikon Speedlight SB-700

500px: https://500px.com/pistigriloxp | flickr: https://www.flickr.com/photos/pistigriloxp


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 16 de Outubro de 2017, 22:41:35
Não era mais fácil ter ido fazer uma viagem lá pra Miami e trazer a lente que ele te deu de presente.

Aconteceu algo parecido comigo. Um amigo ia viajar pra Miami e pedi pra ele trazer a 24-70e vr. Ele levou o corpo da D750 que tenho e trouxe na volta montada. Alfandega nem perguntou nada. E se perguntassem ele fez um documento dizendo que a câmera saiu do Brasil.
Lente muito boa.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 16 de Outubro de 2017, 23:10:30
Só não mande via currier porque é 100% de chance de taxar.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Pistigrilo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 372
  • Sexo: Masculino
    • 500px
Resposta #3 Online: 16 de Outubro de 2017, 23:26:55
Não era mais fácil ter ido fazer uma viagem lá pra Miami e trazer a lente que ele te deu de presente.

Aconteceu algo parecido comigo. Um amigo ia viajar pra Miami e pedi pra ele trazer a 24-70e vr. Ele levou o corpo da D750 que tenho e trouxe na volta montada. Alfandega nem perguntou nada. E se perguntassem ele fez um documento dizendo que a câmera saiu do Brasil.
Lente muito boa.

Acho que você não me entendeu... Eu nunca fui aos EUA, então "não era mais fácil". Ele ainda vai comprar a lente (daqui mais ou menos um mês, que é a data onde ele vai poder dispor dessa quantia) e pretende me enviar.

Só não mande via currier porque é 100% de chance de taxar.

Qual forma de envio você me recomenda? Repito que eu não tenho nenhuma experiência com importações.
Nikon D7200 | Canon PowerShot G7X Mark II

AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G | AF-S Nikkor 24-70mm F/2.8G ED | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR | Nikon Speedlight SB-700

500px: https://500px.com/pistigriloxp | flickr: https://www.flickr.com/photos/pistigriloxp


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #4 Online: 17 de Outubro de 2017, 00:19:07
Acho que no final sai mais em conta vc comprar uma passagem e dar pra ele de presente e ele traz a lente para vc.


Pistigrilo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 372
  • Sexo: Masculino
    • 500px
Resposta #5 Online: 17 de Outubro de 2017, 01:09:13
Acho que no final sai mais em conta vc comprar uma passagem e dar pra ele de presente e ele traz a lente para vc.

Triste viver num país onde precisamos raciocinar assim. Mas eu gostaria de me ater dentro do contexto “enviar - receber” do exterior. Dicas sobre se declarar valor mais baixo ajuda, qual tipo de frete escolher, enfim... Nem eu nem meu amigo vamos viajar no momento. Aí isso de viajar já está fugindo do assunto e não está matando a minha dúvida.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2017, 01:21:35 por Pistigrilo »
Nikon D7200 | Canon PowerShot G7X Mark II

AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G | AF-S Nikkor 24-70mm F/2.8G ED | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR | Nikon Speedlight SB-700

500px: https://500px.com/pistigriloxp | flickr: https://www.flickr.com/photos/pistigriloxp


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 17 de Outubro de 2017, 02:00:49

Meu amigo ... dificilmente sua lente entrará via correios ou outro modo de envio , sem ser taxada .

Já  disseram por aqui que seria mais barato vc ir busca - la , e é verdadeiro , pois existem inumeras promoções,  principalmente para EUA por volta de 400 dolares ida e volta , muito mais em conta do que os teoricos 60% .... podem ser mais de 2300 tramps + imposto .... que dariam cerca de 1480 tramps ou cerca de 1000 dolares à mais .

Enviar seu dinheiro , voce tambem se ferra pois vais receber dolar turismo , cerca de 7800 reais menos a taxa do banco AQUI , cerca de 250 a 300 reais para esse valor .

Em nenhum dos modos vai valer a pena .

Existe um site de viagens , eu esqueci - me do nome , onde vc se inscreve e podes escolher cidade , pais ou simplesmente deixar as preferencias em branco . Tenho colegas do trabalho que passarem 5 dias na Franca , 3 na Grecia , 7 na Alemanha , por miseros 350 REAIS , o unico ponto negativo é  que sua passagem só servirá,  tanto ida quanto a volta para aquele voo em especial . Perdeu o vôo vais ter de comprar uma passagem .

De outro modo , ou alguem trazendo ou vc indo buscar .
Apesar de SER AMIGO , voce ganhou sim um PRESENTE DE GREGO .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 17 de Outubro de 2017, 08:12:54
Triste viver num país onde precisamos raciocinar assim. Mas eu gostaria de me ater dentro do contexto “enviar - receber” do exterior. Dicas sobre se declarar valor mais baixo ajuda, qual tipo de frete escolher, enfim... Nem eu nem meu amigo vamos viajar no momento. Aí isso de viajar já está fugindo do assunto e não está matando a minha dúvida.

triste viver num país onde as pessoas valorizam mais uma lente que uma viagem para aprender e absorver cultura...

seria muito mais importante pra sua vida uma viagem ao exterior, já que seu amigo quer te dar um presente, porque não uma viagem...

mas quem sou eu pra dizer alguma coisa sobre sua vida... a vida é sua...  :hysterical:
« Última modificação: 17 de Outubro de 2017, 08:13:56 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Marcelo Porto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 924
  • Sexo: Masculino
    • Ventura Fotografia
Resposta #8 Online: 17 de Outubro de 2017, 08:37:30
Pede para ela enviar por alguém que virá ao Brasil, pode-se entrar no Brasil com equipamentos vindos do EUA...
Mas eu comprei está lente:
Tokina AT-X 24-70 F2.8 PRO FX Nikon
Bem mais barata....
Veja o desempenho dela na minha Nikon d600:
https://www.dxomark.com/Lenses/Tokina/Tokina-AT-X-24-70-F28-PRO-FX-Nikon-mounted-on-Nikon-D600---Measurements__834
E custa menos de 1000 dólares...
« Última modificação: 17 de Outubro de 2017, 08:40:40 por Marcelo Porto »
Nikon d600, lente 24-85mm f 3.5 -4.5
Nikon d7000, lente 18-105mm f3.5 - 5.6
Flash Metz Nikon Mecablitz 58 Af-2;   Flash sb-700 Nikon
Lente Nikon 50mm Af-s F/1.4g
Lente Tamron SP 70-200MM F/2.8 DI VC USD


GBJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 17 de Outubro de 2017, 08:54:11
Infelizmente o risco de ser taxado está presente em todos os cenários. Mas há outros riscos, embora menores: danos e extravio, por exemplo.

Sinceramente, como alguns já sugeriram aqui, e considerando que esperar não seria problema, acho que sai mais em conta você ficar de olho em passagens e ir lá buscar a lente.

É claro que isso pode dar um pouco de trabalho (por exemplo, você terá que tirar passaporte e obter o visto, terá que obter dispensa ou aproveitar férias de um eventual trabalho), mas se houver essa possibilidade, acho que você deveria considera-la seriamente.


Pistigrilo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 372
  • Sexo: Masculino
    • 500px
Resposta #10 Online: 17 de Outubro de 2017, 09:50:30
Vou pedir para ele me dar um presente mais barato, cuja taxa de importação caiba no meu orçamento. Eu estava pensando em comprar uma Canon PowerShot G7X Mark II daqui uns meses para usar em passeios e lugares onde eu não carrego bolsa de câmera, fora para fazer vídeos casuais, então talvez seja uma boa ideia optar por esse presente menor, menos chamativo e mais barato, pois mesmo pagando 60% mais ICMS continua sendo mais barato que comprar aqui.

Agradeço a quem se dispôs a ajudar de verdade e lamento muito por quem quis ser sarcástico sem nem saber nada da minha vida.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2017, 09:52:00 por Pistigrilo »
Nikon D7200 | Canon PowerShot G7X Mark II

AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G | AF-S Nikkor 24-70mm F/2.8G ED | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR | Nikon Speedlight SB-700

500px: https://500px.com/pistigriloxp | flickr: https://www.flickr.com/photos/pistigriloxp


MarcusVM

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
Resposta #11 Online: 17 de Outubro de 2017, 12:56:01
Vou pedir para ele me dar um presente mais barato, cuja taxa de importação caiba no meu orçamento. Eu estava pensando em comprar uma Canon PowerShot G7X Mark II daqui uns meses para usar em passeios e lugares onde eu não carrego bolsa de câmera, fora para fazer vídeos casuais, então talvez seja uma boa ideia optar por esse presente menor, menos chamativo e mais barato, pois mesmo pagando 60% mais ICMS continua sendo mais barato que comprar aqui.

Agradeço a quem se dispôs a ajudar de verdade e lamento muito por quem quis ser sarcástico sem nem saber nada da minha vida.

Taxa de importação é uma caixinha de surpresa... Vc pode pedir uma camera bem mais em conta que a lente, e a alfandega resolver taxar no valor que eles quiserem.
Você vai pagar outra camera para a alfandega liberar essa sua, possivelmente.

Não existe almoço gratis, se seu amigo quer te dar e você não quer se lascar, prepare o visto e vai la buscar em uma oportunidade futura, de quebra conhecerá os EUA que é uma experiencia fascinante.


Pistigrilo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 372
  • Sexo: Masculino
    • 500px
Resposta #12 Online: 17 de Outubro de 2017, 17:33:21
Taxa de importação é uma caixinha de surpresa... Vc pode pedir uma camera bem mais em conta que a lente, e a alfandega resolver taxar no valor que eles quiserem.
Você vai pagar outra camera para a alfandega liberar essa sua, possivelmente.

Não existe almoço gratis, se seu amigo quer te dar e você não quer se lascar, prepare o visto e vai la buscar em uma oportunidade futura, de quebra conhecerá os EUA que é uma experiencia fascinante.

Vocês estão insistindo nisso de viagem, mas EU NÃO TENHO DISPONIBILIDADE DE VIAJAR AGORA! A minha dúvida é SOMENTE sobre importação. Eu quero muito viajar para um monte de lugar, mas as coisas não são tão simples assim. Inclusive já estou pensando em um produto mais barato para a tributação ficar abaixo de uma viagem dessas. Porém, isto que você falou sobre taxar "o valor que eles quiserem" eu sei que cabe recurso quando o valor ultrapassa o devido (60%).

existe um regra para presentes , pela lei, não pode taxar.

Tem que estar claro que é um presente, pessoa física para pessoa física.

Informe-se na receita federal

Será que isto é válido até para presentes caros? Eu estou achando que vou ter que ir ao atendimento da Receita mesmo, pois está difícil obter essas informações por outros meios.
Nikon D7200 | Canon PowerShot G7X Mark II

AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G | AF-S Nikkor 24-70mm F/2.8G ED | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR | Nikon Speedlight SB-700

500px: https://500px.com/pistigriloxp | flickr: https://www.flickr.com/photos/pistigriloxp


Marcelo Porto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 924
  • Sexo: Masculino
    • Ventura Fotografia
Resposta #13 Online: 18 de Outubro de 2017, 08:33:12
Pede para ela enviar por alguém que virá ao Brasil, pode-se entrar no Brasil com equipamentos vindos do EUA...
Mas eu comprei está lente:
Tokina AT-X 24-70 F2.8 PRO FX Nikon
Bem mais barata....
Veja o desempenho dela na minha Nikon d600:
https://www.dxomark.com/Lenses/Tokina/Tokina-AT-X-24-70-F28-PRO-FX-Nikon-mounted-on-Nikon-D600---Measurements__834
E custa menos de 1000 dólares...

https://www.youtube.com/results?search_query=tokina+24-70+vs+nikon+24-70
https://www.youtube.com/watch?v=sXAP3w_s3ug
« Última modificação: 18 de Outubro de 2017, 08:35:00 por Marcelo Porto »
Nikon d600, lente 24-85mm f 3.5 -4.5
Nikon d7000, lente 18-105mm f3.5 - 5.6
Flash Metz Nikon Mecablitz 58 Af-2;   Flash sb-700 Nikon
Lente Nikon 50mm Af-s F/1.4g
Lente Tamron SP 70-200MM F/2.8 DI VC USD


MarcusVM

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
Resposta #14 Online: 18 de Outubro de 2017, 14:12:31

O mais esperto do que viajar é ele te dar a grana pelo PAYPAL e você pegar aqui. Onde o preço é próximo dos EUA, não terá frete alto e tem garantia  :ok:

A regra de presentes se aplica a residentes legalizados nos EUA enviando a residentes legalizados no Brasil e tinha limite de uns 10mil reais por 6 meses por CPF e tem produtos proibidos, sim (como automóveis). Câmeras tem um histórico de não fazer parte da lista negra. Mas as leis aqui mudam muito...


Boa... desculpe ter insistido na viagem também.
Mas a do paypal e comprar aqui não é tão má.

Mas Pistigrilo, saca só... é um caso bobo mas aconteceu com um amigo meu que importou jogo de PS4 (quando lançou).

Ele comprou um jogo, mandaram como pessoa fisica, colocaram lá que custava 45 dolares (abaixo dos 50 por lei), veio uma multa de 180 reais (mais caro que comprar o jogo aqui se somar ambos).
Então esse amigo foi nos correios contestar o valor, ele preencheu uma ficha, ficou incriveis 3 meses esperando a resposta da receita, e eles desceram para 175 reais se ele quisesse, senão tinha que voltar.

Brasil é um país triste, onde o governo tiver a oportunidade de enfiar a mão, eles vão enfiar.
Tirando esse caso do amigo, eu já perdi vários produtos importados, que sumiram ao chegar no Brasil, imagino que os caras da alfândega devem ter uma casa cheia de bugingangas.

Abraço.